Minist?rio da Sa?de - - ADVERTÊNCIA Este texto n?o substitui o publicado no Diário Oficial da Uniã...Minist?rio da Sa?de - - ADVERTÊNCIA Este texto n?o substitui o publicado no Diário Oficial da União Minist?rio da Sa?de Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 Redefine o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD III) e os respectivos incentivos financeiros. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental; Considerando o Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010, que institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, cria o seu Comitê Gestor e dá outras providências; Considerando as disposições constantes do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que dispõe sobre a organização do SistemaÚnico de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa; Considerando a Portaria nº 336/GM/MS, de 19 de fevereiro de 2002, que regulamenta as modalidades de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e estabelece normas de funcionamento e composição de equipe; Considerando a Portaria nº 816/GM/MS, de 30 de abril de 2002, que institui o Programa Nacional de Atenção Comunitária Integrada a Usuários de Álcool e outras Drogas; Considerando a Portaria nº 2.197/GM/MS, de 14 de outubro de 2004, que redefine e amplia a atenção integral para usuários deálcool e outras drogas, no âmbito do SUS; Considerando a Portaria nº 1.190, de 2 de junho de 2009, que institui o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas no SUS (PEAD); Considerando a Portaria nº 3088, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial para Pessoas com Transtorno Mental e com Necessidades Decorrentes do Uso de Crack,Álcool e Outras Drogas, no âmbito do SUS; Considerando a Portaria nº 3089, de 23 de dezembro de 2011, que institui repasse financeiro fixo (componente fixo) para os CAPS cadastrados pelo Ministério da saúde, com vistas ao custeio das ações de atenção psicossocial realizadas; Considerando as recomendações do Relatório Final da IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial, realizada em junho/julho de 2010; Considerando a necessidade de intensificar, ampliar e diversificar as ações orientadas para prevenção, promoção da saúde e redução dos riscos e danos associados ao consumo de crack, álcool e outras drogas, resolve: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Esta Portaria redefine o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD III). Art. 2º O CAPS AD III é o Ponto de Atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Art. 3º O CAPS AD III poderá se destinar a atender adultos ou crianças e adolescentes, conjunta ou separadamente. Parágrafo único. Nos casos em que se destinar a atender crianças e adolescentes, exclusivamente ou não, o CAPS AD III deverá se adequar ao que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Art. 4º O CAPS AD III poderá constituir-se como referência regional, de acordo com implantação pactuada pela Comissão Intergestores Regional (CIR) respectiva e desde que previsto no plano de Ação da Região de Saúde ou em instrumento equivalente. § 1º O CAPS AD III regional será retaguarda para grupo populacional de 200 a 300 mil habitantes. § 2º No caso do caput, o Plano de Ação da Região de Saúde ou o instrumento equivalente deverá indicar o Hospital Geral de referência para o CAPS III regional, garantindo-se apoio qualificado aos usuários que apresentem quadros de abstinência, intoxicação aguda ou outros agravos clínicos relacionados ao consumo de álcool,crack e outras drogas. CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 5º O CAPS AD III observará as seguintes características de funcionamento: I - constituir-se em serviço aberto, de base comunitária que funcione segundo a lógica do território e que forneça atenção contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados; II - ser lugar de referência de cuidado e proteção para usuários e familiares em situações de crise e maior gravidade (recaídas, abstinência, ameaças de morte, etc); III - ter disponibilidade para acolher casos novos e já vinculados, sem agendamento prévio e sem qualquer outra barreira de acesso, em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, das 07 às 19 horas; IV - condicionar o recebimento de usuários transferidos de outro Ponto de Atenção, para abrigamento noturno, ao prévio contato com a equipe que receberá o caso; V - produzir, em conjunto com o usuário e seus familiares, um Projeto Terapêutico Singular que acompanhe o usuário nos contextos cotidianos, promovendo e ampliando as possibilidades de vida e mediando suas relações sociais; VI - regular o acesso aos leitos de acolhimento noturno, com base em critérios clínicos, em especial desintoxicação, e/ou em critérios psicossociais, como a necessidade de observação, repouso e proteção, manejo de conflito, dentre outros; VII - promover inserção proteção e suporte de grupo para seus usuários, no processo de reabilitação psicossocial; VIII - organizar o processo de trabalho do serviço com equipe multiprofissional, sob a ótica da interdisciplinaridade, priorizado espaços coletivos; IX - estabelecer profissionais de referencia para cada usuário; X - adequar a oferta de serviços às necessidades dos usuários, recorrendo às tecnologias de baixa exigência, tais como acomodação dos horários, acolhimento de usuários mesmo sob o efeito de substâncias, dispensação de insumos de proteção à saúde e à vida (agulhas e seringas limpas, preservativos, etc), dentre outras; XI - ofertar cuidados às família de usuários, independentemente da vinculação do usuário aos serviços daquele CAPS AD III; XII - promover junto aos usuários e familiares a compreensão das Políticas Públicas, especialmente dos fundamentos legais da Política Pública de Saúde Mental Álcool e outras Drogas, e da defesa de seus direitos; XIII - orientar-se pelos princípios da Redução de Danos; XIV - responsabilizar-se, dentro de suas dependências ou em parceria com outros pontos de atenção da Rede de Saúde, pelo manejo e cuidado de situações envolvendo comorbidade psiquiátrica ou clínica; XV - compartilhar a responsabilidade pelos usuários nas internações em Hospital Geral e outros Pontos de Atenção; XVI - realizar ações de apoio matricial na Atenção Básica, no âmbito da Região de Saúde de seus usuários, compartilhando a responsabilidade com os demais pontos de atenção da Região de Saúde; XVII - funcionar de forma articulada com a Rede de Atenção às Urgências e emergências, em especial junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), participando diretamente do resgate voltado aos usuários com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com vistas a minimizar o sofrimento e a exposição, de acordo com pactuação prévia; e XVIII - articula-se com a Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Região de Saúde a que pertença, para acompanhamento compartilhado de casos, quando necessário. Seção I Da Atenção Integral ao Usuário Art. 6° A atenção integral ao usuário no CAPS AD III inclui as seguintes atividades: I - trabalhar de portas abertas, com plantões diários de acolhimento, garantindo acesso para clientela referenciada e responsabilização efetiva pelos casos, sob a lógica de equipe Interdisciplinar, com trabalhadores de formação universitária e/ou média, conforme definido nesta Portaria; II - atendimento individual para consultas em geral, atendimento psicoterápico e de orientação, dentre outros; III - oferta de medicação assistida e dispensada; IV - atendimento em grupos para psicoterapia, grupo operativo e atividades de suporte social, dentre outras; V - oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível universitário ou de nível médio, nos termos desta Portaria; VI - visitas e atendimentos domiciliares; VII - atendimento à família, individual e em grupo; VIII - atividades de reabilitação psicossocial, tais como resgate e construção da autonomia, alfabetização ou reinserção escolar, acesso à vida cultural, manejo de moeda corrente, autocuidado, manejo de medicação, inclusão pelo trabalho, ampliação de redes sociais, dentre outros; IX - estimular o protagonismo dos usuários e familiares, promovendo atividades participativas e de controle social, assembleias semanais, atividades de promoção, divulgação e debate das Políticas Públicas e da defesa de direitos no território, dentre outras; X - fornecimento de refeição diária aos pacientes assistidos, na seguinte proporção: a) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) receberão uma refeição diária; b) pacientes assistidos em dois turnos (8 horas) receberão duas refeições diárias; e c) pacientes que permanecerem no serviço durante 24 horas contínuas receberão 4 (quatro) refeições diárias; § 1º A permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno do CAPS AD III fica limitada a 14 (catorze) dias, no período de 30 (trinta) dias. § 2º Caso seja necessária permanência no acolhimento noturno por período superior a 14 (catorze) dias, o usuário será encaminhado a uma Unidade de Acolhimento. § 3º A regra estabelecidas nos §§ 1º e 2º poderá ser excepcionada a critério da equipe de serviço, quando necessário ao pleno desenvolvimento dos Projetos Terapêuticos Singulares, devendo ser justificada à Coordenação Municipal de Saúde Mental. Seção II Da Equipe Mínima Art. 7º O CAPS AD III funcionará com equipe mínima para atendimento de cada 40 (quarenta) por turno, na seguinte configuração: I - 1 (um) médico clínico; II - 1 (um) médico psiquiatra; III - 1 (um) enfermeiro com experiência e/ou formação na área de saúde mental; IV - 5 (cinco) profissionais de nível universitário pertencentes às seguintes categorias profissionais: a) psicólogo; b) assistente social; c) enfermeiro; d) terapeuta ocupacional; e) pedagogo; e f) educador físico. V - 4 (quatro) técnicos de enfermagem; VI - 4 (quatro) profissionais de nível médio; e VII - 1 (um) profissional de nível médio para a realização de atividades de natureza administrativa. § 1º Em casos excepcionais, a equipe mínima poderá atender até o máximo de 60 (sessenta) usuários por turno. § 2º Para os períodos de acolhimento noturno, a equipe mínima ficará acrescida dos seguintes profissionais, em regime de plantão corrido de 12 (doze) horas: I - 1 (um) profissional de saúde de nível universitário, preferencialmente enfermeiro; II - 2 (três) técnicos de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro do serviço; e III - 1 (um) profissional de nível fundamental ou médio para a realização de atividades de natureza administrativa. § 3º No período diurno aos sábados, domingos e feriados, a equipe mínima será composta da seguinte forma, em plantões de 12 (doze) horas: I - 1 enfermeiro II - 3 (três) técnicos de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro do serviço; III - 1 (um) profissional de nível fundamental ou médio para a realização de atividades de natureza administrativa. § 4º Para os CAPS AD III de referência regional, que superem os limites de um Município, a equipe mínima ficará acrescida dos seguintes profissionais: I - 2 (dois) profissionais de nível universitário pertencentes às seguintes categorias profissionais; a) psicólogo; b) assistente social; c) enfermeiro; d) terapeuta ocupacional; e) pedagogo; e f) educador físico. II - 1 (um) técnico de enfermagem; § 5º Cabe ao gestor de saúde local garantir a composição da equipe mínima em situações de férias, licenças e outros afastamentos. Seção III Da Estrutura Física Mínima Art. 8º O CAPS AD III terá a seguinte estrutura física mínima: I - espaço para atendimento individual; II - espaço para atendimento de grupo; III - espaço para refeições; IV - espaço para convivência; V - banheiros com chuveiro; VI - no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) leitos de acolhimento noturno; e VII - posto de enfermagem. CAPÍTULO III DA IMPLANTAÇÃO E DA TIPOLOGIA Art. 9º O CAPS AD III será implantado conforme previsto no Plano de Ação Regional ou instrumento equivalente, e poderá ser de dois tipos: I - CAPS AD III Novo; e II - CAPS AD III Qualificado. Parágrafo único. O CAPS AD III Qualificado é aquele que é resultado da adaptação e qualificação de um CAPS tradicional préexistente e transformado para o atendimento de pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. Art. 10. O CAPS AD III Novo será implantado na proporção de um para cada grupo populacional de 200 a 300 mil habitantes. Art. 11. O CAPS AD III Qualificado será implantado com a observância das seguintes diretrizes: I - todos os CAPS Tipo II das capitais dos Estados da federação serão transformados em CAPS AD III; e II - os demais Municípios que não possuam retaguarda para acolhimento 24 (vinte e quatro) horas transformarão pelo menos 1 (um) CAPS Tipo II em CAPS AD III. Parágrafo único. O inciso I do caput poderá ser excepcionado nas capitais dos Estados da Federação cujos gestores de saúde avaliarem não ser necessária a transformação de todos os CAPS Tipo II para CAPS AD III, caso em que a decisão será formalizada por escrito, devendo-se demonstrar a existência de efetiva retaguarda de abrigamento 24 horas de pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. CAPÍTULO IV DO INCENTIVO FINANCEIRO Art. 12. Fica redefinido incentivo financeiro de custeio para implantação de CAPS AD III, no valor de: I - R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para apoiar a implantação de CAPS AD III Novo; e II - R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) para apoiar a implantação de CAPS AD III Adaptado. § 1º O incentivo financeiro de custeio redefinido neste artigo destina-se a apoiar apenas a implantação de CAPS ADIII públicos. § 2º O incentivo financeiro de custeio redefinido neste artigo será transferido em parcela única pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos Fundos de Saúde estaduais ou municipais ou do distrito federal. § 3º Os valores repassados por força deste artigo serão utilizados para reforma predial, aquisição de material de consumo e capacitação de equipe técnica, dentre outras ações de custeio. Art. 13. O gestor interessado em receber o incentivo financeiro de custeio previsto no art. 12 deverá apresentar projeto técnico que contenha os seguintes requisitos: I - proposta de acolhimento 24 horas no próprio CAPS AD III a ser implantado; II - previsão de equipe mínima, com a observância do art. 7º desta Portaria; III - previsão de leitos para abrigamento noturno, com a observância dos artigos 5º e 6º desta Portaria; IV - previsão de estrutura física adequada, com a observância do art. 8º desta Portaria; V - termo de compromisso de funcionamento do CAPS AD III em até 3 (três) meses, a contar do recebimento do incentivo financeiro, renovável uma única vez por igual período, mediante justificativa aceita pelo Ministério da Saúde; e VI - parecer favorável da CIR da Região de Saúde do Município, quando existir. § 1º No caso de CAPS AD III regional, será necessário ainda o encaminhamento de termo de compromisso dos gestores de saúde dos Municípios que compõem a Região de Saúde, com a definição das responsabilidades relacionadas ao CAPS AD III regional. § 2º O projeto técnico de que trata o caput será encaminhado à Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do DAPES/ SAS/MS, com cópia para a Secretaria de Saúde estadual respectiva. § 3º O repasse do incentivo financeiro de custeio de que trata este artigo dependerá da publicação de Portaria específica autorizativa da SAS/MS, cabendo à Área Técnica de Saúde Mental do DAPES/ SAS/MS acompanhar o cumprimento do prazo fixado no inciso V do caput. § 4º Em case de descumprimento do prazo fixado no inciso V do caput, o FNS/MS adotará as medidas necessárias para devolução do recurso repassado. Art. 14. A partir do credenciamento de cada CAPS AD III junto à Área Técnica de Saúde Mental do DAPES/SAS/MS, conforme disposto na Portaria nº 3.089, de 23 de dezembro de 2011, o Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade do respectivo Estado ou do Distrito Federal ficará acrescido de R$ 78.000,00 (setenta e oito mil reais) mensais, para o custeio dos procedimentos a serem realizados por aquele CAPS AD III efetivamente implantado e em funcionamento. Parágrafo único. No caso de CAPS AD III Qualificado, o acréscimo financeiro de que trata o caput será calculado a partir da diferença entre os valores já incorporados, referente à habilitação anterior, e o valor estabelecido no caput deste artigo. CAPÍTULO V DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 15. Compete à Secretaria de Atenção à Saúde/MS a publicação de manual e/ou documentos de apoio que tragam a descrição técnica detalhada dos procedimentos para a atenção realizada pelos CAPS AD III. Art. 16. Os recursos orçamentários relativos às ações previstas nesta Portaria correção por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar os seguintes programas de trabalho: I - para o incentivo financeiro de custeio de que trata o art. 12 desta Portaria, onera-se o Programa de Trabalho 10.302.1220.20B0 - Atenção Especializada em Saúde Mental; II - para o recurso de que trata o art. 14 desta Portaria, onerase o Programa de Trabalho 10.302.1220.8585 - Atenção à Saúde da População para Procedimentos de Média e Alta Complexidade. Art. 17. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Art. 18. Fica revogada a Portaria nº 2.841/GM/MS, de 20 de setembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União nº 181, de 21 de setembro de 2010, Seção 1, pg. 42. ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA Sa?de Legis - Sistema de Legisla??o da Sa?de Ver mais
Odonto Excellence - - Idioma: PT EN ES Ligação Gratuita 0800 005 4141 ☰ MENU Como chegar a ...Odonto Excellence - - Idioma: PT EN ES Ligação Gratuita 0800 005 4141 ☰ MENU Como chegar a nós Área do Franqueado Unidades Franqueadas Fale Conosco A franquia que mais cresce no Brasil A Odonto Excellence inaugura uma franquia a cada três dias. O sucesso da franqueadora é resultado do modelo de gestão compromissado com o desenvolvimento das unidades franqueadas. Saiba mais O que você procura? Atualmente, são 503 unidades espalhadas pelo Brasil e também em Angola, Paraguai e Portugal. Total de Franquias 503 Unidades em funcionamento 349 Unidades em triagem 154 337 Unidades em funcionamento 146 Unidades em triagem 7 Unidades em funcionamento 4 Unidades em triagem 3 Unidades em funcionamento 2 Unidades em triagem 1 Unidades em funcionamento 2 Unidades em triagem Depoimentos de quem já faz sucesso com a franquia “Meu cunhado era franqueado e eu escolhi porque ele tinha uma visão bastante positiva da Odonto Excellence. Eu gosto muito de trabalhar com eles, pois o presidente e os diretores são bem acessíveis e sempre que precisamos, é fácil contatá-los. Eles escutam a necessidade dos franqueados, criam ferramentas para nos atender e sempre estão se atualizando. É uma ótima franquia para se trabalhar, além de ser muito rentável". Priscila Stertz, advogada, Manaus/AM (2 unidades). “Na Odonto Excellence me senti amparado pela franquia, recebendo, desde o início, orientações e incentivos visando o melhor para a minha unidade. A Odonto Excellence visa um crescimento mútuo entre franqueadora-franqueado, diferente de muitas outras empresas do ramo. O sistema de gestão é incomparável a qualquer outro existente no mercado, em todos os aspectos. Traz com ele uma análise pontual de todos os fatores que são essenciais para o bom andamento da unidade. A Odonto Excellence já é uma marca consolidada no mercado e ainda assim, tem espaço para crescer cada vez mais". Otávio Pereira - CRO 21680, Santa Maria/RS (3 unidades). “Recebi a indicação de outro franqueado, entrei em contato, achei o sistema de gestão excelente e, realmente não tem igual no mercado. Com ele eu tenho a minha empresa na mão, mesmo não estando por lá dia todo, é um raio x completo de tudo que acontece. A parceria empresarial é um ótimo negócio e a criação do aplicativo está facilitando muito a interação com o paciente. A Odonto Excellence é um ótimo modelo de negócio e sempre recomendo aos amigos e colegas que procuram uma oportunidade de investimento”. Bruna Rotava Perottoni - CRO 21658, Santa Maria/RS (3 unidades). “Conheci a Odonto Excellence através de um professor do curso de especialização. Conversávamos sobre as dificuldades do início de carreira para o dentista, e ele, como já era franqueado, me apresentou o negócio. Optei pela Odonto Excellence devido ao modelo de gestão e ao sistema oferecido pela empresa e estou muito satisfeito! Quando existe alguma dificuldade ou dúvida, o gerente ou supervisor estão prontamente a me auxiliar, além de analisar os números das unidades diariamente, buscando melhores resultados. Há alguns anos pensava em desistir da odontologia e abrir algum negócio não relacionado com a área. A Odonto Excellence foi um divisor de águas e me fez acreditar novamente na profissão". Vinicius Penso - CRO 18880, Carlos Barbosa/RS (2 unidades). × SEJA UM FRANQUEADO Conheça as vantagens em investir na Odonto Excellence Clique aqui e conheça as vantagens Parceria Trabalhe conosco Pesquisa de satisfação Notícias 10/10/2017 Odonto Excellence realiza curso de Bichectomia e Enzima de Papada 13/09/2017 Mundo dos Apps 29/08/2017 Odonto Excellence realiza 6ª Convenção Anual » Confira todas as notícias Ver mais
SINDESAÚDE - - SINDESAÚDEPáginas sexta-feira, 4 de abril de 2014 Município de Amapá avança na luta pela implantação do ...SINDESAÚDE - - SINDESAÚDEPáginas sexta-feira, 4 de abril de 2014 Município de Amapá avança na luta pela implantação do PCCS da SaúdeNo último dia 02 de abril de 2014, oSINDESAÚDE realizou reunião com os sindicalizados da saúde do município deAmapá para tratar do PCCS (Plano de Cargo Carreira e Salários) da Saúde, o avançodo mesmo é um marco para os trabalhadores deste município, que ira ter todos osseu direitos reconhecidos e assegurados. Participaram da agenda, Maria Leia diretora do SINDESAUDE, Israel Costa delegadosindical, Marcos Vinícius presidente do Conselho Municipal de Saúde erepresentante da prefeitura do Amapá.O Sindicato junto com ostrabalhadores da saúde do município, fez valer com muita luta o direito dos trabalhadoresa emenda constitucional 51, que trata da efetivação dos ACS( Agente Comunitáriode Saúde) e ACE(Agente de Combate emEndemias) de celetista para efetivos. Além de assegurar a Homologação doEstagio Probatório dos servidores da saúde. O SINDESAÚDE esta na luta com os trabalhadoresda saúde do Amapá, e em defesa do PCCS.PCCS da Saúde do Amapá Já!!!Postado porSindesaúde Amapá às12:08Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 25 de março de 2014 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO DO SINDESAÚDE PARA O TRIÊNIO 2014-2017 Postado porSindesaúde Amapá às10:37Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 SINDESAÚDE EM DEFESA DA SAÚDE DO TRABALHADOR O SINDESAÚDE participoude encontro preparatório para organização das Conferências de Saúde dos Trabalhadorese trabalhadoras, com o TEMA: SAÚDE DO TRABALHADOR E TRABALHADORA,DIREITO DE TODOS E TODAS E DEVER DO ESTADO, que foi realizado na sededo SINDESEP, desde ontem (25), e foi até hoje (26). O debate foi muito produtivo e o sindicato fez a sua intervenção em defesa dos trabalhadores, “É necessário que os gestores exerçam sua competência e cumpram suas atribuições. Não dá mais para exercer nossas atribuições sem Mapa Oficial de Insalubridade e sem EPIS”. É preciso que os gestores direcionem suas ações na promoção e proteção da saúde do trabalhador.O SINDESAÚDEvai continuar sendo defensor dos trabalhadores e uma ferramenta para o avançoda saúde no estado do Amapá. SINDESAÚDEem defesa dos trabalhadores!! Postado porSindesaúde Amapá às14:44Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 Trabalhadores da Saúde do Município de Calçoene Recebe o SINDESAÙDE Na tardedo dia 06 de fevereiro o SINDESAÚDE realizou uma reunião com os trabalhadoresda saúde do Município de Calçoene para levantar as necessidades daquelestrabalhadores. O momento foi sublime, a capacidade daqueles trabalhadores daremresposta para a saúde sem ter condições mínimas de trabalho, e reajustesalarial para uma categoria tão importante. Esses trabalhadores são valorosos, de luta e o sindicato vai esta mais uma vez em campo para garantir melhoria salarial digna. Foi realizada a sindicalizaçãode novos companheiros no sindicato fortalecendo ainda mais a luta dos trabalhadoresda saúde o SINDESAÚDE dá as boas vindas a novos filiados.REIVINDICAÇÕESDOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE CALÇOENE:Efetivação da emenda constitucional 51, que trata daefetivação dos ACEs e ACSs, de celetista para Estatutário;Formalização e efetivação devida dostrabalhadores da ESF - Estratégia da Saúde da Família;Reajuste Salarial digno;Criação do PCCS da saúde do Municípiode Calçoene;A compra de EPIs - Equipamentos deProteção individual para os trabalhadores;Ostrabalhadores da saúde do Município de Calçoene podem contar com o SINDESAÚDEque vai caminhar junto nessa empreitada. trabalhadores unidos fortalece o Sindicato!!! Postado porSindesaúde Amapá às17:38Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestNosso compromisso é com os trabalhadores Foi realizado no dia 17 de dezembro do ano de 2013,assembleia extraordinária no município do Amapá para tratar sobre asreivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde no município.REIVINDICAÇÕES: Osalário dos servidores continua defasado por falta de reajuste;Comoestá estabelecida na emenda constitucional 51, a efetivação dos ACS – Agentes Comunitáriosde Saúde e ACE – Agentes de Combates em Endemias de celetista para estatutáriosnão foi efetivado; O SINDESAÚDE elaboraram e encaminharam o Plano de Cargos Carreira e Salários-PCCS,municipal da saúde, porém o processo não teve nenhum andamento;Asseguraro pagamento do decimo terceiro salario dos ACS e ACE;Homologaçãodo estágio probatório O SINDESAÚDE e a sua assessoria jurídicareuniu com os trabalhadores da saúde no Município de Amapá, na sexta-feira dia06/02 para tratar das demandas que não avançaram, no entanto, nada de novo, oSindicato sempre buscou e busca obter suas vitórias através do diálogo, porém aPrefeitura não tem sinalizado positivamente em avançar nas reivindicações. Fizemoscontato inúmeras vezes, porém a gestão municipal não manifestou interesse sobrea saúde daquele Município. A soberania e unidade dos trabalhadores do SINDESAÚDE é a principal ferramenta de luta que o sindicato possui. Foi aprovado por ampla maioria um ato de paralisação dos servidores municipais da saúde para terça-feira (11/02). Antes do Inicio do Ato a Prefeitura reuniu com o SINDESAÚDE e com os trabalhadores, nessa conversa a gestão municipal e se comprometeu em Homologar o estagio probatório até o final do mês de fevereiro. No dia 27/02 do mês corrente. haverá reunião com o sindicato e os trabalhadores para dar continuidade as negociações Nosso compromisso é com os trabalhadores . Vamos à luta e a vitória!!! Postado porSindesaúde Amapá às17:32Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 Blog do Sindesaúde de cara nova Visite o Blog do Sindesauúde que esta de caranova. Mais moderno com atualizações de alto padrão para melhor informa eatender a categoria da saúde do Amapá. siga o Nosso blog e redes sociais efique por dentro das novidade, atualidades, contatos, história, convêniosdiretoria e fique informado.http://sindesaudeamapa.blogspot.com/Postado porSindesaúde Amapá às06:29Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 28 de janeiro de 2014 Programa Saúde em Casa é lançado no Arquipélago do BailiquePlenária O SINDESAÚDE de Macapá foi ao Arquipélago do Bailique nos dias 24, 25 e 26 do mês corrente, participar do lançamento do projeto Saúde em Casa que leva o cuidado acima de tudo preventivo, da saúde da população que tanto necessita. Médicos Cubanos Nesse período a Sede da Prefeitura Municipal de Macapá ficou instalada no distrito. Com a participação de várias secretarias levando uma série de benefício a localidade, no entanto o carro chefe da força tarefa foi a entrega de e quatro Enfermeiros, e cinco médicos cubanos e um médico da gestão municipal que vão trabalhar e morar na localidade. Que por sua vez só possuía um médico para mais de 8 mil habitantes, Agora serão cinco enfermeiros e seis médicos que vão atender a população Bailiquense, melhorando consideravelmente os índices da saúde na região. Secretário de Municipal de Saúde de Macapá Dorinaldo Malafaia Prefeito Clécio luis O Posto de Saúde foi todo reformado e equipado para melhorar o atendimento e cuidado da população dar condições de trabalho para esses profissionais. Essa ação é, portanto o pontapé inicial das agendas da PMM para o aniversário do Município de Macapá que este ano completará 256 anos. UBS da Vila Progresso Segundo o Secretário Municipal de Saúde Dorinaldo Malafaia “O custo do atendimento preventivo, é muito mais barato do que tratar depois que o paciente já esta doente, é lógico que é melhor curar uma gripe do que ter tratar uma pneumonia, e a secretaria não vai medir esforços para o tratamento preventivo”. Com a chegada dos médicos no arquipélago o numero de equipes de saúde da família vai de 1 para 5. Foram vários os procedimentos e atendimentos médicos dentre ele na região vejam na tabela abaixo.AtendimentosQTDCONSULTAS MÉDICAS337VACINAS APLICADAS221ATENDIMENTOS ODONTOLOGICOS10 EXTRAÇÕESDISTRIBUIÇÃO DE KIT SAÚDE BUCAL250TESTE RÁPIDO DO HIV12TESTE RÁPIDO SÍFILIS12VITAMINA A22 DOSES APLICADASCARTÃO SUS445COLETA DE PCCU01BOLSA FAMÍLIA07CADASTRO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA22VACINA DE CÃES127VACINA DE GATOS62 farmácia da UBS de Vila Progresso O sindicato por sua vez fica feliz pela população do Bailique que vai ser melhor atendida e os trabalhadores vão ter condições melhores de trabalho. Novos sindicalizados O Sindesaúde sai desse evento muito mais fortalecido com a sindicalização de novos trabalhadores ao sindicato sejam bem vindos companheiros. Vamos à luta, Sindesaúde lutando pelos trabalhadores, trabalhadoras e em defesa da população Amapaense! BAILIQUEVale Ressaltar, que até dezembro do ano de 2013, havia somente 4 (quatro) equipes de saúde da família no Bailique, sendo 03 (três) de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e 01 (uma) de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A diferença básica entre estas modalidades é que a primeira é composta apenas por Agentes Comunitários de saúde (06 a 12) e01 (um) Enfermeiro, enquanto a segunda é composta por (01) Médico, (01) Enfermeiro, Técnicos em Enfermagem e (06 a 12) Agentes Comunitários de Saúde, ou seja, a EACS é uma modalidade de transição de estruturação de equipes em saúde da família, enquanto a ESF é a forma elaborada onde se pode ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, propiciando uma importante relação custo-efetividade. Vila de Itamatatuba Em Janeiro de 2014 com a reorganização e com a chegada dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos Para o Brasil, foi então possível realizar a reestruturação da Saúde da Família na localidade da zona rural e refazer a composição das equipes.As equipes de EACS que haviam foram transformadas em ESF e a única equipe de estratégia saúde da família que já estava implantada, transformamos em 02 ESF, na qual uma já tem equipe de Saúde Bucal. Totalizando assim 05 equipes de estratégia saúde da família no arquipélago do Bailique. E todos com cumprimento de carga horária de 40 horas semanais. Portaria MS 2.488 de 21 de outubro de 2011,Se estabelecendo a seguinte formação na composição das equipes. MARANATA I ESF- O30 PROFISSIONAL CATEGORIA ARIEL CARDOSO BENET MÉDICO MIDIAM BRITO MODESTO ENFERMEIRA MARANATA II ESF 028 PROFISSIONAL CATEGORIA JOSE LUIS LÓPEZ GUERRERO MÉDICO RIUVANA SAMPAIO CUNHA ENFERMEIRA VILA PROGRESSO – ESF 040 PROFISSIONAL CATEGORIA MANUELKIS BOCOURT SUAREZ MÉDICO LILIAN DOS SANTOS DO NASCIMENTO ENFERMEIRA VILA PROGRESSO - ____ ESF PROFISSIONAL CATEGORIA AYLET RODRIGUEZ SUAREZ MÉDICA LECILDA BARBOSA ROCHA ENFERMEIRA JOHAN IRAN ODONTOLOGO ITAMATATUBA – ESF 054 PROFISSIONAL CATEGORIA ALEXIS CHACON NUVIOLA MÉDICO ELAINE MONTEIRO FERREIRA ENFERMEIRA Todas essas equipes serão completas, formadas por Médico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, totalizando: 05 (cinco) médicos, 05 (cinco) enfermeiros, 14 (quatorze) técnicos em enfermagem e 36 (trinta e seis) Agentes Comunitários de Saúde.Postado porSindesaúde Amapá às13:05Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 21 de janeiro de 2014 CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE COMQUISTA NOVA SEDE Ontem, 20 de janeiro foi realizadoreunião do CMS – Conselho Municipal de Saúde de Macapá, com o secretario da SEMSA Dorinaldo Malafaia,para receber a chave da nova sede do conselho. Depois de muita luta conquistamos umanova sede para o conselho municipal de saúde que contará com secretario,assessor jurídico, um carro a disposição e principalmente recurso próprio,portanto dando autonomia financeira ao conselho. O apoio da secretariamunicipal de saúde de Macapá foi muito positivo. No entanto essa vitória não édo CMS mais sim da população que a partir de agora vai contar com um espaço decontrole social mais estruturado e com condições melhores de desenvolver suaatividade. O conselho já volta a funcionarregularmente na próxima semana na Avenida Piauí, numero 319, Bairro do Pacoval. Postado porSindesaúde Amapá às13:21Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 Conferência de Saúde do Trabalhador - Saúde do Trabalhador e Trabalhadora direito de todos e Todas e Dever do Estado O SINDESAÚDE participou no último dia(14), de janeiro da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador – CIST paradiscutir e tratar da Conferência de Saúde do Trabalhador, que este ano vem como tema – Saúde do Trabalhador e Trabalhadora direito de todos e Todas e Deverdo Estado. Segundo informação da coordenadora geral Sivalda da Cunha o prazo derealização das conferências municipais será 01 de janeiro a 31 de maio de 2014e as estaduais será até 31 de junho do mesmo ano.No entanto o Governo Estadual não chamoua Conferência mencionada e não fez o repassepara a realização do evento, por sinal repasseque já esta disponibilizado na conta do governo. Porém esse recurso que vem dogoverno federal é única e exclusivamente para esse fim. O sindicato por sua vez entende que a Conferênciade Saúde do Trabalhador é um instrumento democrático que ajuda inclusive nocontrole social e condições melhores de trabalho.A comissão aprovou que no próximo dia25 de fevereiro haverá o Encontro estadual de Saúde do Trabalhador, paradebater as problemáticas e ter um Raios-X da saúde do trabalhador na região,portanto qualificando o debate para as conferências que se avizinham. Vamos a Luta SINDESAÚDE na luta pelaSaúde do Trabalhador!Postado porSindesaúde Amapá às07:02Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 As irregularidas continuam, dessa vez foram achadas no Hospital da Mulher Mãe Luzia Na manhã do dia 13 de dezembrodo ano corrente, foi realizado fiscalização no HMML, para conferir se haviam irregularidades noestabelecimento.A força tarefa foi composta porvarias entidades que tem essa prerrogativa como a diretora do SINDESAÚDE representadapela senhora Maria Leia Nunes, ConselhoRegional de Enfermagem e dois fiscais do Conselho Regional de Farmácias. O Diretor Ivo Melo, acompanhou a comissão na fiscalização doestabelecimento. Já na entrada do Hospital foi visto o transporte irregular deuma criança sem os equipamentos adequados colocando em risco a saúde dacriança. Segundo enfermeiros de plantão, amomentos no atendimento de urgência e emergência que a experiência dostrabalhadores é decisiva para salvar vidas situações de risco. De acordo com os mesmo, já ouve casos de ser feito partos por técnicos, na falta de medico e leitos, no entanto esse procedimentonão é de sua responsabilidade. Enfermeira de Plantão “nós não vamos deixar as mães nem as crianças morrem diante de nossos olhos, mesmo que tenhamos de responderjudicialmente”. Nas farmácias o problema e a falta deum sistema qualificado para melhorar o fluxo de entrada e saída de remédios,mais servidores, ampliação do espaço, a falta de medicamentos. Quem vem tendoproblemas após os processos de licitação. As empresas se negam a trazer oproduto justificando a distância. Portanto quem sofre são os pacientes semremédios para os seus tratamentos. Em algumas alas a estrutura estacomprometida, paredes com infiltrações, sala sem climatização, e sujeira , vazamentos, falta de oxigênio, foi encontrado fezes de pombo próximo de uma incubadora que estava em uso, no Berçário (Ala-A) e no posto de enfermagem das enfermarias. Esse é alguns dos problemas que encontrados no HMML – Hospital da Mulher MãeLuzia.No berçário, a insuficiência detécnico de enfermagem e enfermeiros é visível, abaixo da necessidade cerca, de 15a 20 crianças por técnico. Mesmo com os novos concursados, não vai suprir odéficit de trabalhadores que o estabelecimento tem hoje. O equipamento de ultrassonografiatransvaginal esta com problema, sem previsão de manutenção. E os pacientespagando pelo serviço que já lhe é cobrado. Os problemas são muitos e adversoscomo falta de equipamentos, remédios, estrutura que atenda melhor os pacientes,humanização do atendimento, melhores condições de trabalho para essesservidores e mais profissionais. Esperamos que esses problemas sejamsolucionados urgentemente a saúde e o atendimento desses pacientes têm pressa e a vida deles esta em risco. Vamos a luta, mais saúde a nossapopulação e melhores condições de trabalho para os nossas trabalhadores.Postado porSindesaúde Amapá às12:31Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Google+ FollowersQuem sou euSindesaúde Amapá Com objetivo claro de organizar e defender os trabalhadores da saúde, o Sindesaúde já fez e faz muitas lutas através de paralisações, greves e campanhas salariais. Hoje temos muitas demandas a serem defendidas, como a efetivação do PCCS do Estado – Planos de Cargos Carreiras e Salário, melhores condições de trabalho, EPIS para todos os trabalhadores, a melhoria salarial, mapa oficial de insalubridade, a efetivação da emenda 51, concursos e a Humanização do sistema público de saúde e que seja de fato universal. Esforço, união e organização esse é o tripé que vai levar a nossa categoria, a obter mais vitorias e conquistar nossas bandeiras de luta. Hoje esta em tramitação o PCCS do município de Macapá, Amapá e Porto grande. Porém, e já efetivamos o PCCS do município de Ferreira Gomes, que foi uma grande vitória para todos os trabalhadores e trabalhadoras, desta categoria tão importante para o município. Continuamos na luta por entende que só através dela alcançaremos nosso objetivo. Viva os trabalhadores! Viva o povo! Viva a luta do nosso povo! E vamos à luta.Visualizar meu perfil completoSeguidoresArquivo do blogTotal de VisitasSINDESAÚDE indica .Minha lista de blogsCartilha em Combate ao ASSÉDIO MORALVer mais
Lab. Dr. Paulo J. Albuquerque - - RESULTADO ON-LINE Seu navegador não suporta o elemento video. Laboratório Médico Dr....Lab. Dr. Paulo J. Albuquerque - - RESULTADO ON-LINE Seu navegador não suporta o elemento video. Laboratório Médico Dr. Paulo J. Albuquerque - 2017. Rua Leopoldo Machado, n° 1808 - Centro - Macapá - Ap (96) 3225-4255 / 3225-4288. Todos os direitos reservados. Ver mais