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Jeofton - - Jeofton domingo, 3 de dezembro de 2017 Reportagem sobre a Nova Zelândia - 05/03/2010Postado porBlog do Jeoftonàs10:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 28 de novembro de 2017 Matrícula SEDUC 2018Utilidade pública As pré-matrículas da rede pública estadual de ensino para o período letivo de 2018 estão acontecendo e são efetuadas em caráter on-line em qualquer computador com acesso à internet no endereço abaixo.
Todas as escolas estão empenhadas na garantia da democratização do acesso ao ensino médio e os Núcleo de Tecnologia Educacionais - NTEs reforçam essa equipe nos locais onde estes atuam.
Em Santa Inês, o  NTE Santa Inês está situado na alameda carajás, 263 sabbak, nas dependências da escola CE Bandeira Tribuzzi - CAIC.
É importante que o aluno que deseja INGRESSAR no ensino médio da rede pública estadual tenha seu código do SIAEP, caso contrário, disponha dos seguintes dados: Nome completo (INDISPENSÁVEL); Nome completo da mãe (INDISPENSÁVEL); Nome completo do pai (DISPENSÁVEL/FACULTATIVO/IRRELEVANTE); Data de nascimento (INDISPENSÁVEL); Contato de celular ou telefone (INDISPENSÁVEL); E-mail em atividade/funcionando (INDISPENSÁVEL); Endereço completo com CEP atual(INDISPENSÁVEL); Número de CPF(INDISPENSÁVEL); Dados da certidão de nascimento (número do termo, número da folha, número do livro, estado, cidade, cartório e data da emissão) - (INDISPENSÁVEIS).
http://sistemas.educacao.ma.gov.br/matricula2018/ O primeiro período de pré-matrícula foi restrito a algumas escolas da capital maranhense e uma de Imperatriz e encerrou às 23h59 do dia 17 (sexta-feira).
Os estudantes que optarem por essas escolas serão classificados de acordo com média geral da carreira escolar do 9º ano.
Serão levadas em consideração as médias dos três primeiros bimestres das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e o número de faltas nos três primeiros bimestres no componente curricular Língua Portuguesa.
Esses dados deverão ser solicitados à escola atual do estudante em declaração, conforme modelo disponível no site da Seduc.
O resultado do processo classificatório para as escolas de ampla concorrência estará disponível para consulta a partir das 8h do dia 20 (segunda-feira) às 23h59 do dia 24 (sexta-feira), deste mês.O segundo período de pré-matrícula geral para a 1ª série do Ensino Médio para todas as 722 escolas da rede estadual de ensino começa a partir das 8h do dia 27 (segunda-feira) às 23h59 do dia 8 de dezembro.
No ato da pré-matrícula os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos.
Os estudantes que optarem pelo ensino médio em um dos Centros de Educação Integral ‘Educa Mais’ serão informados pelo sistema no ato da pré-matrícula, que irão frequentar a escola do turno diurno (manhã e tarde).
Ao selecionar a escola o estudante automaticamente assume a vaga disponível na escola de sua preferência.
Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola.
As vagas obedecerão à ordem de acesso ao sistema de matrícula.
Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso.
A matrícula só será validada a partir do momento em que o aluno entregar a documentação na escola.
Para isto, é importante estar atento aos périodos destinados a este procedimento.
MATRÍCULAS As matrículas do 1º ano serão efetivadas no período de 8 a 19 de janeiro de 2018.
Para a matrícula ou rematrícula no 2º e 3º anos do Ensino Médio e nas séries do Ensino Fundamental, da Rede Estadual, os pais ou responsáveis devem procurar pessoalmente às escolas para matricular seus filhos.
CALENDÁRIO • Primeiro período - Pré-matrícula – escolas de ampla concorrência (somente para 03 escolas da capital maranhense): 13/11 a 17/11.
O resultado do Processo Classificatório escolas ampla concorrência sairá entre 20/11 e 24/11 • Segundo período - Pré-matrícula geral on-line – 1º ano do ensino regular (para TODAS as demais escolas do Maranhão): 27/11 a 08/12.• Matrícula – 1º ano do ensino médio: 08/01 a 19/01/2018 - Local: Pessoalmente nas escolas• Início Ano Letivo 2018: 02/02/2018• Início Ano Letivo nos Centros de Educação Integral: 28/02/2018Postado porBlog do Jeoftonàs10:58Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 23 de novembro de 2017 Premiados OBMEP 2017 Iniciaremos nossos comentários com o que ha de melhor, destacando os premiados OBMEP 2017.
Ficamos imensamente felizes com todos os resultados por seus méritos merecidos, mas salientaremos apenas aqueles que estão jurisdicionados à Unidade Regional de Educação - URE Santa Inês e os destaques com medalhas de prata e ouro em nosso estado.
Mensões honrosas Nível 1 (Sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental) GABRIEL GREDSON DA SILVA ALMEIDA - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré VITORIA D PAULA SOUSA SILVA - COLÉGIO ALCANCE - Pio XII ALEXIA FIALHO FRAZAO - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia Nivél 2 (Oitavo e nono ano do Ensino Fundamental) THAIS LIRA LOPES - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré ARIADNE FIALHO FRAZAO - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia JOSE DE RIBAMAR NEVES SOUSA JUNIOR - EM HUMBERTO DE CAMPOS - Santa Inês MATHEUS NOGUEIRA LEITE - UI ALUIZIO DE AZEVEDO - Santa Luzia JOAO VICTOR CARVALHO SOUSA - COLÉGIO ALCANCE - Pio XII ANTONIO FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS - UI BENEDITO LEITE - Santa Luzia SOFIA LAURA GOMES COSTA SILVA - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré Nivél 3 (Ensino Médio) JOEFTON NUNES TRINDADE - IFMA Santa Inês LETHYCIA PEREIRA ROSA - IFMA Santa Inês ANDRE LIRA FRAGA DE LIMA - IFMA Santa Inês GEOVANA DA SILVA RODRIGUES - CEM PROFA.
MARCELINA NOIA ALVES - Alto Alegre do Pindaré JOEBSON NUNES TRINDADE - IFMA Santa Inês VITORIA AMORIM CAVALCANTE - IFMA Santa Inês AGATHA BIANCA DOS SANTOS ALVES - IEMA Pindaré Mirim EMANUELLE FERREIRA CARDOSO -  IEMA Pindaré Mirim JHONATAN DOS REIS FERNANDES - IEMA Pindaré Mirim MARIA APARECIDA FRAUZINO GONCALVES - CEEFM JANSEN VELOSO - Pio XII PEDRO LUCAS PARENTE DE OLIVEIRA - IFMA Santa Inês VILMA DOS SANTOS REIS - CEM PROFA.
MARCELINA NOIA ALVES - Alto Alegre do Pindaré Medalhas de Bronze Nivel 1 ADOLFO FERNANDO SILVA ARAUJO - UI FCO DE ASSIS SUDARIO DE OLIVEIRA - Santa Luzia HUMBERTO PEREIRA SANTOS JUNIOR - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia PAULO VITOR CARDOSO DE ALENCAR - EM BANDEIRA TRIBUZZI - Santa Inês Nivel 2 WASHINGTON LUIS CARNEIRO MELO JUNIOR - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré Parabenizamos também os alunos: Medalha de Prata Nivel 1 HENRI BRUSTOLIN ULGUIM PEREIRA - COL UNIVERSITARIO - São Luis PEDRO HENRIQUE BRITO LOPES - UI MOACIR HERACLITO DOS REMEDIOS - Carutapera Nivel 3 ENOS CARVLAHO MOTA - IFMA - CAMPUS IMPERATRIZ Medalha de Ouro Nivel 3 EDUARDO SILVA FEITOSA - CEM ROSALINA SA - Feira Nova do Maranhão A OBMEP manteve o número de medalhas a alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze – em decorrência de empate – e 38,6 mil menções honrosas.
Os alunos de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros.
Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos.
As cerimônias de premiação da OBMEP serão realizadas em 2018, em data a ser definida.
O Maranhão teve mais de 830 mil inscritos nesta 13ª edição.
Os resultados sao frutos de empenho coletivo de varios envolvidos e onde a dedicacao do aluno e preponderante.
Entre outros envolvidos estao alguns professores da disciplina, que incansavelmente insistem na busca da motivacao ou conseguem aproveitar o interesse daqueles que sentem prazer pelo conhecimento matematico.
Observamos tambem o registro de melhores resultados dos filhos cujas familias sao mais atuantes na educacao dos mesmos.
Parabenizo as secretarias municipais de educacao pela atuacao em todas as atividades exigidas pelo calendario OBMEP, em especial, as SEMEDs de Alto Alegre do Pindare e Santa Luzia, ambas premiadas nesta 13ª edição da OBMEP.
Os resultados finais da OBMEP 2017 dos muniscipios jurisdicionados a URE Santa Inês totalizam 22 mensoes honrosas e 4 medalhas de bronze.
Parabenizo tambem ao Instituto Federal do Maranhao campus Santa Ines pelo esforco revelado nos resultados lieral e numericamente mais exspressivos.
Nao obstante, o Instituto Estadual do Maranhao campus Pindare Mirim que ja conquista seus primeiros destaques, consolidando sua influencia na educacao basica da regiao.Postado porBlog do Jeoftonàs10:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 7 de novembro de 2017 Need for speed e ENEM 2018 O estudo com vistas ao sucesso nos exames selecionadores para as faculdades atuam como uma verdadeira corrida ao ingresso nos cursos superiores de todo pais.
Muitos aproveitam o percurso pelo ensino fundamental e médio(ensino básico) e outros deixam para manifestar interesse na véspera dos exames, muitas vezes tendo que estender esta dedicação, ao conhecimento outrora renegado, por mais alguns anos.
Quando o aluno aproveita seu período convencional de dedicação ao seu ensino básico, este configura como potencial concorrente a uma vaga, ingressando diretamente sem perda de tempo.
Contudo, a imensa maioria reserva sua disposição ao término do ensino médio e inicia uma verdadeira corrida desesperadora tentando recuperar o tempo desperdiçado.
Destacamos que existe ainda aqueles aventureiros que reservam apenas as vésperas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio para debruçar-se sobre o conhecimento.
Em dia de prova do ENEM, exame realizado em todo Brasil, dividimos a ansiedade com e pelos nossos pares, alguns assistindo "Need for speed: o filme" e descontraindo com a metafórica corrida automobilística transmitida em uma emissora nacional de alcance mais comum entre os lares brasileiros.
Indiferente, este need for speed com vistas à recuperação do tempo desperdiçado, apenas esgota o potencial cognitivo necessário ao bom desempenho na prova.
Temos ainda aqueles pseudoganhadores, aqueles que saem primeiro.
Estes, ou detêm um conhecimento bastante reduzido sobre as temáticas cobradas na prova(maioria), ou, eventualmente, precisam ausentar-se, tendo menos tempo que o pouco tempo da prova(pequena parcela), ou são superdotados(sérios concorrentes, mas de percentual desprezível).
Contudo, todo potencial concorrente a uma vaga deve conduzir a prova a uma velocidade, literalmente, sábia e prudente.
Dedique-se com foco e afinco ao seus objetivos.
Prepare-se com antecedência, verificando o porte de seus itens indispensáveis, entre eles, o documento de identificação, o cartão de confirmação da inscrição, canetas que atendam as exigências, o conhecimento, .
Largue antes, para não correr tanto.
Todo preparo prévio evita a necessidade, desgastante e suicida, da velocidade.
Bem vindos a faculdadePostado porBlog do Jeoftonàs04:08Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 5 de outubro de 2017 Preparatório de matemática para PM na Academia Galileu A Academia Galileu - o point da matemática, tem atenuado as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de matemática apresentadas por muitos alunos dispostos a melhorar seu desempenho na disciplina, seja para continuidade de suas carreiras acadêmicas ou para ingresso nos concursos, seletivos, exames, etc.
Tentamos construir um banco de dados sobre a evolução e sucesso alcançado por nossos alunos, mas este interesse parece surgir um tanto tardio, dificultando o levantamento de todos os nossos alunos pelo tempo de atuação da academia.
São alunos que ingressam no IFMA através do seletivo, nas diversas universidades do país através do ENEM, PMs, Bancários, Agentes dos correios ou na investidura pública municipal, estadual ou federal e muitos outros.
Atualmente, estamos com 3 turmas abertas: Além das turmas, dispomos de aulas particulares, à combinar.
Acompanhe a publicação da página do governo do Estado sobre o concurso da Polícia Militar disponível abaixo ou no próprio site aqui.  Estão abertas as inscrições para um dos mais aguardados concursos do Maranhão.
Por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), o Governo do Estado divulgou o edital para preenchimento de 1.171 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PPMA) e de 43 vagas e formação de cadastro para o cargo de 1ª Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da corporação.
Sobre o concurso, o Governador Flávio Dino destacou o papel econômico e social da iniciativa. “É também uma forma de gerar empregos”, declarou.
O concurso vai ampliar o número de policiais no Maranhão, que já chegou ao recorde de 12 mil profissionais com as nomeações feitas a partir de 2015.
As inscrições serão realizadas de 16 de outubro a 16 de novembro pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O concurso terá duas etapas e as provas serão realizadas em São Luís e região metropolitana.
Um das inovações é a ampliação da idade máxima exigida para o cargo de soldado, para o qual podem concorrer candidatos entre 18 e 30 anos, dois anos a mais do que era observado nas gestões anteriores.
Os candidatos precisam ainda ter concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio.
Para o cargo de Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da PMMA, podem se inscrever candidatos de até 35 anos.
O edital completo pode ser conferido no link http://www.cespe.unb.br Professor: Jeofton Trindade Contatos: (98) 98264 0434 whatsapp, 996165551 Endereço: Travessa dois irmãos, 172 centro - Santa Inês/MA (ao lado da comunidade Nsa Sra de Fátima, duas ruas atras da maçonaria) https://www.google.com.br/maps/place/Academia+Galileu/@-3.6528548,-45.3750445,18.75z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x9ac1d9a3d9f8edd5!8m2!3d-3.6528394!4d-45.3742902?hl=pt-BR   Postado porBlog do Jeoftonàs05:05Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 3 de outubro de 2017 Oficinas no NTE Santa Inês   Secretaria Adjunta de Ensino – SAE Supervisão de Tecnologias Educacionais – STE/Proinfo Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE Tendo como base a manifestação de professores sobre a necessidade de alguns conhecimentos elementares de informática e navegações em ferramentas essenciais às práticas contemporâneas, a Supervisão de Tecnologias Educacionais – STE/PROINFO está oferecendo duas oficinas viabilizadas pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais – NTE.
Lembramos que tais conhecimentos são fundamentais à realização dos vários cursos oferecidos via plataforma E-proinfo e outras.
Oficina I E-mail institucional Google (6h) Professor Antenado - Configurações do e-mail; - Envio de e-mail, com e sem, anexos; - Criação de grupos; - Hangouts Ambiente e-proinfo (2h) - Cadastro; - Configuração da página principal; - Ferramentas de comunicação; - Certificação Oficina II Instalação e uso do SIAEP    Ações básicas - Salvar em pendrive, converter arquivos, ligar e desligar, organização de pastas, etc.
São oficinas que trablham conhecimentos básicos, conforme descrião dos itens.
Interessados contatar: (989) 8857 9339(Eliete)/8264 0434(Jeofton)/ 9616 5551(Jeofton)/8116 4093(Ezequiel) Impressão da Ficha de Inscrição dos professores da rede pública municipal e estadual.
As turmas serão compostas de 10 cursistas.
Envie sua ficha para o email ntesantaines@yahoo.com.br Postado porBlog do Jeoftonàs06:20Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 11 de setembro de 2017 Elaboração de ítensDescritores Matriz de Referência – Matemática – 3º ano do ensino médio.
O 3º ano do ensino médio é avaliado apenas no Saeb.
Em Matemática (com foco na resolução de problemas) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina.
As matrizes de Matemática do Saeb estão estruturadas em duas dimensões.
Na primeira dimensão, que é “objeto do conhecimento”, foram elencados quatro tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas pelos estudantes.
A segunda dimensão da matriz de Matemática refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes.
E dentro desta perspectiva, foram elaborados descritores específicos para cada um dos quatro tópicos descritos anteriormente, diferentes para cada uma das séries avaliadas.
Para o 3º ano do ensino médio, a Matriz de Referência completa, em Matemática, é formada pelos seguintes descritores.Descritores do:Tema I.
Espaço e FormaD1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.
D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais.
D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas.
D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema.
D5 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, co-seno, tangente).
D6 – Identificar a localização de pontos no plano cartesiano.
D7 – Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta.
D8 – Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação.
D9 – Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas.
D10 – Reconhecer entre as equações de 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.Tema II.
Grandezas e MedidaD11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D13 – Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).Tema III.
Números e Operações /Álgebra e FunçõesD14 – Identificar a localização de números reais na reta numérica.
D15 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
D16 – Resolver problema que envolva porcentagem.
D17 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
D18 – Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela.
D19 – Resolver problema envolvendo uma função de primeiro grau.
D20 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos.
D21 – Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto.
D22 – Resolver problema envolvendo PA/PG dada a fórmula do termo geral.
D23 – Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de primeiro grau por meio de seus coeficientes.
D24 – Reconhecer a representação algébrica de uma função do primeiro grau, dado o seu gráfico.
D25 – Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo o gráfico de uma função polinomial do segundo grau.
D26 – Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do primeiro grau.
D27 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial.
D28 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica reconhecendo-a como inversa da função exponencial.
D29 – Resolver problema que envolva função exponencial.
D30 – Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, co-seno, tangente) reconhecendo suas propriedades.
D31 – Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz.
D32 – Resolver o problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples e/ou combinação simples.
D33 – Calcular a probabilidade de um evento.
Tema IV.
Tratamento da InformaçãD34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
 Fonte: http://www.seed.se.gov.br/arquivos/Matriz_Mat_3o_ano_EM_PROF.pdf https://profwarles.blogspot.com.br/2012/08/descritores-de-matematica-ensino-medio.html Quais justificativas para os distratores?
 Redundância ou conflitos de propriedades no processo de resolução.
Habilidades e competências Se você já recebeu algum elogio pelo seu trabalho, saberia dizer se ele foi direcionado à sua habilidade ou à sua competência?
Pois é: pode soar estranho, mas essas são duas coisas bem distintas.
E conhecer a diferença entre habilidade e competência não é algo apenas semântico ou técnico.
Na verdade, trata-se de um entendimento que pode ser fundamental para o direcionamento correto da sua atuação profissional.
Isso porque um profissional dotado de grandes habilidades pode não ser tão requisitado pelas empresas se não tiver as competências necessárias para o trabalho em questão.
Da mesma forma, um profissional jamais será competente sem as habilidades exigidas.
Parece complexo?
Então, siga lendo este texto para entender, com exemplos simples, sobre o que estamos falando!
Confira: O que é habilidadeSegundo o dicionário Aurélio, habilidade significa: qualidade daquele que é hábil.
Capacidade, inteligência.
Destreza.
Astúcia, manha.
Aptidão, engenho.
Exercícios ginásticos de agilidade e destreza.
Sortes de prestidigitação, peloticas.Simplificadamente, podemos dizer que habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo.
É a facilidade, ou o dom, de proceder diante de uma tarefa qualquer.
Assim, quanto mais fácil você consegue lidar com uma exigência, mais habilidoso você é.
Nesse sentido, um exemplo fácil de ser entendido é a sua habilidade de dirigir.
Você pode, ou não, ter habilidades para ligar o carro sem deixar o motor morrer, mudar a marcha no tempo certo, trabalhar com os pedais, estacionar, e realizar outras ações.
E todas essas são técnicas individuais, que você aprende e pode ir treinando e aperfeiçoando até que se tornem praticamente automatizadas.
Então, quando isso acontece, você é tido como uma pessoa hábil nesse tipo de procedimento.
O que é competênciaJá a competência, também de acordo com o Aurélio, significa: direito, faculdade legal que um funcionário ou um tribunal têm de apreciar e julgar um pleito ou questão.
Capacidade, suficiência (fundada em aptidão).
Atribuições.
Porfia entre os que pretendem suplantar-se mutuamente.Para entender isso melhor, continuemos no exemplo do carro.
Sabendo dirigir, ou seja, reunindo as habilidades necessárias para realizar essa ação, você já pode ir à rua, onde passará por situações que exigirão de você a capacidade para lidar com problemas diferentes.
Um outro carro pode te fechar, a chuva pode dificultar sua direção ou um acidente pode fazer com que você tenha que mudar seus planos.
Enfim: para sair dessas situações, será necessário utilizar o conjunto das habilidades que você tem, certo?
E quando você precisa de um conjunto de habilidades para resolver uma situação, produzindo uma solução inédita — ou seja, quando sua capacidade de coordenar as técnicas aprendidas é exigida —, surge a competência.
Em outros termos, para ter competência é preciso ter habilidades, mas também uma capacidade maior para apresentar soluções dentro de um contexto novo e adverso.
A diferença entre habilidade e competênciaTer habilidade para determinado tipo de ação não significa, necessariamente, ser competente.
Contudo, para ser competente é preciso, sim, que você tenha determinadas habilidades.
Inclusive, em muitos casos, o mais competente pode até ser o menos habilidoso.
Um jogador de futebol muito habilidoso pode até ter mais facilidade para driblar seus adversários, por exemplo.
Mas, se não tiver capacidade para concluir as jogadas, se livrar da marcação ou até para trabalhar em equipe, seu drible, possivelmente, não será tão importante quanto o conjunto de todas essas habilidades que um outro atleta menos habilidoso pode reunir.
No mesmo sentido, é comum vermos alunos brilhantes saírem das faculdades e não conseguirem o devido destaque no mercado de trabalho.
E isso se deve à dificuldade de transformar seu potencial em realidade, ou seja, de usar suas habilidades em função dos interesses das empresas ou escritórios.
http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/conheca-a-diferenca-entre-habilidade-e-competencia/ Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.
No entanto, esses termos têm significações conceituais diversos, dependendo da área, do lugar de interlocução, da amplitude de objetivos ou das opções ideológicas e metodológicas adotadas pelos diferentes atores educacionais.
Tomando o termo ‘alfabetização’ como uma competência, podemos dizer que ela engloba um conjunto de habilidades como, por exemplo, ler palavras, escrever palavras, interpretar textos, produzir textos compreensíveis pelo leitor.
A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos.
O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.
Reconhecida a diversidade de usos do termo, para os propósitos deste verbete são focalizadas as noções de competência e habilidades, recentemente expressas no currículo da alfabetização como Direitos de Aprendizagem.
Competência No campo da educação, o termo competência é usado para descrever a capacidade de um estudante realizar, com sucesso, as tarefas exigidas na sua vida diária.
Uma competência só está completamente especificada quando as tarefas, para as quais seu domínio é exigido, estão claramente descritas.
Duas categorias de competências, as cognitivas e as socioemocionais, são particularmente importantes.
Competências cognitivas são aquelas cujas tarefas definidoras envolvem a aquisição, compreensão, aplicação de conhecimentos científicos.
São às vezes denominadas competências escolares.
As Competências Leitora, Matemática, Científica são os seus tipos mais comuns.
As competências socioemocionais, referidas na literatura pela expressão inglesa “Big Five”, envolvem capacidades como ser organizado, ser aberto a novas experiências, ser extrovertido, ter capacidade de conviver com diferentes e ter estabilidade emocional.
Habilidade Como o número de tarefas que definem qualquer competência é muito grande, é usual agregar tarefas similares em conjuntos e denominá-los habilidades.
Assim sendo, os conceitos de habilidade e competência têm a mesma natureza teórica, diferindo apenas no escopo.
Como consequência, pode-se dizer que uma competência envolve o uso harmônico, a mobilização, de várias habilidades.  As habilidades que compõem uma competência cognitiva são descritas pela especificação dos conhecimentos e dos processos mentais, necessários para a realização da tarefa.  Os conhecimentos são especificados com a linguagem de cada área.
Em educação, com frequência, são referenciados como conteúdo.
No entanto, para a realização de tarefas, esses conhecimentos devem ser colocados em ação, através de um processo mental.
Os processos mentais mobilizados são apresentados em categorias de complexidade crescente.
Memorização, compreensão, aplicação e análise são uma sequência bastante comum.
http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/descritor-de-competencia-ou-habilidade Links https://www.youtube.com/watch?v=wCrRch6fAIY Professor Willian, parabéns pela publicação que demonstra o comportamento altruísta tentando ajudar os demais colegas interessados.
Seu vídeo usa recursos e uma dinâmica agradável.
Contudo gostaria de sugerir uma reedição sobre os comentários relativos a classificação da alternativa correta(gabarito) e que o descritor exige um pouco mais de dedicação ao tópico, mas que de forma bem simplista resumiria em uma classificação de uma competência exigida nas pretensões do item.
Continue desenvolvendo seus trabalhos de publicações.
Abç.
Material INEP  (Guia de elaboração de ítens) http://www.if.ufrj.br/~marta/enem/docs_enem/guia_elaboracao_revisao_itens_2012.pdf (Elaboração de item de lingua portuguesa) http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/02/Guia_De_-Elabora%C3%A7%C3%A3o_De_Itens_LP.pdf (Elaboração de item de matemática do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação(CAEd) da UFJF) http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/02/Guia_De_-Elabora%C3%A7%C3%A3o_De_Itens_MT.pdf (Elaboração de itens de Dioges Peres)https://www.youtube.com/watch?v=rjtuSy9KWxs Recomendações para condução da oficina Separar questões que dão abertura para respostas criativas e inusitadas.
Separar a matriz de referência de matemática para o publico adequado e algo que contenha as definições de descritores, competências e habilidades.
Separar questões de composição diferenciada(enunciado com textos, suporte, comandos, alternativas, .) Postado porBlog do Jeoftonàs13:13Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Feira permanente no local da praça da matriz em Santa Inês-MA.Digital clock - DWRO point da construçãoRua Moraes Rego, 647 CentroEnxergando mais longeTravessa 2 Irmãos, 172 CentroAcademia GalileuProf.
JeoftonVisitante númeroSTEQualidade em cosméticosSugestões de presentesMahoganyRua Moraes Rego, 647DescontraçãoBlog do JeoftonSanta Inês, MA, BrazilEste é um espaço que uso para escrever minhas opiniões sobre diversos assuntos de interesse.
O blog é uma atividade relaxante, extravasando suas tensões quando compartilha suas ideias com a sociedade.Boa leituraVisualizar meu perfil completoArquivo do blogSeguidores

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Jeofton - - Jeofton domingo, 3 de dezembro de 2017 Reportagem sobre a Nova Zelândia - 05/03/2010Postado porBlog do Jeoftonàs10:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 28 de novembro de 2017 Matrícula SEDUC 2018Utilidade pública As pré-matrículas da rede pública estadual de ensino para o período letivo de 2018 estão acontecendo e são efetuadas em caráter on-line em qualquer computador com acesso à internet no endereço abaixo. Todas as escolas estão empenhadas na garantia da democratização do acesso ao ensino médio e os Núcleo de Tecnologia Educacionais - NTEs reforçam essa equipe nos locais onde estes atuam. Em Santa Inês, o  NTE Santa Inês está situado na alameda carajás, 263 sabbak, nas dependências da escola CE Bandeira Tribuzzi - CAIC. É importante que o aluno que deseja INGRESSAR no ensino médio da rede pública estadual tenha seu código do SIAEP, caso contrário, disponha dos seguintes dados: Nome completo (INDISPENSÁVEL); Nome completo da mãe (INDISPENSÁVEL); Nome completo do pai (DISPENSÁVEL/FACULTATIVO/IRRELEVANTE); Data de nascimento (INDISPENSÁVEL); Contato de celular ou telefone (INDISPENSÁVEL); E-mail em atividade/funcionando (INDISPENSÁVEL); Endereço completo com CEP atual(INDISPENSÁVEL); Número de CPF(INDISPENSÁVEL); Dados da certidão de nascimento (número do termo, número da folha, número do livro, estado, cidade, cartório e data da emissão) - (INDISPENSÁVEIS). http://sistemas.educacao.ma.gov.br/matricula2018/ O primeiro período de pré-matrícula foi restrito a algumas escolas da capital maranhense e uma de Imperatriz e encerrou às 23h59 do dia 17 (sexta-feira). Os estudantes que optarem por essas escolas serão classificados de acordo com média geral da carreira escolar do 9º ano. Serão levadas em consideração as médias dos três primeiros bimestres das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e o número de faltas nos três primeiros bimestres no componente curricular Língua Portuguesa. Esses dados deverão ser solicitados à escola atual do estudante em declaração, conforme modelo disponível no site da Seduc. O resultado do processo classificatório para as escolas de ampla concorrência estará disponível para consulta a partir das 8h do dia 20 (segunda-feira) às 23h59 do dia 24 (sexta-feira), deste mês.O segundo período de pré-matrícula geral para a 1ª série do Ensino Médio para todas as 722 escolas da rede estadual de ensino começa a partir das 8h do dia 27 (segunda-feira) às 23h59 do dia 8 de dezembro. No ato da pré-matrícula os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes que optarem pelo ensino médio em um dos Centros de Educação Integral ‘Educa Mais’ serão informados pelo sistema no ato da pré-matrícula, que irão frequentar a escola do turno diurno (manhã e tarde). Ao selecionar a escola o estudante automaticamente assume a vaga disponível na escola de sua preferência. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola. As vagas obedecerão à ordem de acesso ao sistema de matrícula. Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso. A matrícula só será validada a partir do momento em que o aluno entregar a documentação na escola. Para isto, é importante estar atento aos périodos destinados a este procedimento. MATRÍCULAS As matrículas do 1º ano serão efetivadas no período de 8 a 19 de janeiro de 2018. Para a matrícula ou rematrícula no 2º e 3º anos do Ensino Médio e nas séries do Ensino Fundamental, da Rede Estadual, os pais ou responsáveis devem procurar pessoalmente às escolas para matricular seus filhos. CALENDÁRIO • Primeiro período - Pré-matrícula – escolas de ampla concorrência (somente para 03 escolas da capital maranhense): 13/11 a 17/11. O resultado do Processo Classificatório escolas ampla concorrência sairá entre 20/11 e 24/11 • Segundo período - Pré-matrícula geral on-line – 1º ano do ensino regular (para TODAS as demais escolas do Maranhão): 27/11 a 08/12.• Matrícula – 1º ano do ensino médio: 08/01 a 19/01/2018 - Local: Pessoalmente nas escolas• Início Ano Letivo 2018: 02/02/2018• Início Ano Letivo nos Centros de Educação Integral: 28/02/2018Postado porBlog do Jeoftonàs10:58Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 23 de novembro de 2017 Premiados OBMEP 2017 Iniciaremos nossos comentários com o que ha de melhor, destacando os premiados OBMEP 2017. Ficamos imensamente felizes com todos os resultados por seus méritos merecidos, mas salientaremos apenas aqueles que estão jurisdicionados à Unidade Regional de Educação - URE Santa Inês e os destaques com medalhas de prata e ouro em nosso estado. Mensões honrosas Nível 1 (Sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental) GABRIEL GREDSON DA SILVA ALMEIDA - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré VITORIA D PAULA SOUSA SILVA - COLÉGIO ALCANCE - Pio XII ALEXIA FIALHO FRAZAO - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia Nivél 2 (Oitavo e nono ano do Ensino Fundamental) THAIS LIRA LOPES - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré ARIADNE FIALHO FRAZAO - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia JOSE DE RIBAMAR NEVES SOUSA JUNIOR - EM HUMBERTO DE CAMPOS - Santa Inês MATHEUS NOGUEIRA LEITE - UI ALUIZIO DE AZEVEDO - Santa Luzia JOAO VICTOR CARVALHO SOUSA - COLÉGIO ALCANCE - Pio XII ANTONIO FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS - UI BENEDITO LEITE - Santa Luzia SOFIA LAURA GOMES COSTA SILVA - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré Nivél 3 (Ensino Médio) JOEFTON NUNES TRINDADE - IFMA Santa Inês LETHYCIA PEREIRA ROSA - IFMA Santa Inês ANDRE LIRA FRAGA DE LIMA - IFMA Santa Inês GEOVANA DA SILVA RODRIGUES - CEM PROFA. MARCELINA NOIA ALVES - Alto Alegre do Pindaré JOEBSON NUNES TRINDADE - IFMA Santa Inês VITORIA AMORIM CAVALCANTE - IFMA Santa Inês AGATHA BIANCA DOS SANTOS ALVES - IEMA Pindaré Mirim EMANUELLE FERREIRA CARDOSO -  IEMA Pindaré Mirim JHONATAN DOS REIS FERNANDES - IEMA Pindaré Mirim MARIA APARECIDA FRAUZINO GONCALVES - CEEFM JANSEN VELOSO - Pio XII PEDRO LUCAS PARENTE DE OLIVEIRA - IFMA Santa Inês VILMA DOS SANTOS REIS - CEM PROFA. MARCELINA NOIA ALVES - Alto Alegre do Pindaré Medalhas de Bronze Nivel 1 ADOLFO FERNANDO SILVA ARAUJO - UI FCO DE ASSIS SUDARIO DE OLIVEIRA - Santa Luzia HUMBERTO PEREIRA SANTOS JUNIOR - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia PAULO VITOR CARDOSO DE ALENCAR - EM BANDEIRA TRIBUZZI - Santa Inês Nivel 2 WASHINGTON LUIS CARNEIRO MELO JUNIOR - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré Parabenizamos também os alunos: Medalha de Prata Nivel 1 HENRI BRUSTOLIN ULGUIM PEREIRA - COL UNIVERSITARIO - São Luis PEDRO HENRIQUE BRITO LOPES - UI MOACIR HERACLITO DOS REMEDIOS - Carutapera Nivel 3 ENOS CARVLAHO MOTA - IFMA - CAMPUS IMPERATRIZ Medalha de Ouro Nivel 3 EDUARDO SILVA FEITOSA - CEM ROSALINA SA - Feira Nova do Maranhão A OBMEP manteve o número de medalhas a alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze – em decorrência de empate – e 38,6 mil menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da OBMEP serão realizadas em 2018, em data a ser definida. O Maranhão teve mais de 830 mil inscritos nesta 13ª edição. Os resultados sao frutos de empenho coletivo de varios envolvidos e onde a dedicacao do aluno e preponderante. Entre outros envolvidos estao alguns professores da disciplina, que incansavelmente insistem na busca da motivacao ou conseguem aproveitar o interesse daqueles que sentem prazer pelo conhecimento matematico. Observamos tambem o registro de melhores resultados dos filhos cujas familias sao mais atuantes na educacao dos mesmos. Parabenizo as secretarias municipais de educacao pela atuacao em todas as atividades exigidas pelo calendario OBMEP, em especial, as SEMEDs de Alto Alegre do Pindare e Santa Luzia, ambas premiadas nesta 13ª edição da OBMEP. Os resultados finais da OBMEP 2017 dos muniscipios jurisdicionados a URE Santa Inês totalizam 22 mensoes honrosas e 4 medalhas de bronze. Parabenizo tambem ao Instituto Federal do Maranhao campus Santa Ines pelo esforco revelado nos resultados lieral e numericamente mais exspressivos. Nao obstante, o Instituto Estadual do Maranhao campus Pindare Mirim que ja conquista seus primeiros destaques, consolidando sua influencia na educacao basica da regiao.Postado porBlog do Jeoftonàs10:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 7 de novembro de 2017 Need for speed e ENEM 2018 O estudo com vistas ao sucesso nos exames selecionadores para as faculdades atuam como uma verdadeira corrida ao ingresso nos cursos superiores de todo pais. Muitos aproveitam o percurso pelo ensino fundamental e médio(ensino básico) e outros deixam para manifestar interesse na véspera dos exames, muitas vezes tendo que estender esta dedicação, ao conhecimento outrora renegado, por mais alguns anos. Quando o aluno aproveita seu período convencional de dedicação ao seu ensino básico, este configura como potencial concorrente a uma vaga, ingressando diretamente sem perda de tempo. Contudo, a imensa maioria reserva sua disposição ao término do ensino médio e inicia uma verdadeira corrida desesperadora tentando recuperar o tempo desperdiçado. Destacamos que existe ainda aqueles aventureiros que reservam apenas as vésperas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio para debruçar-se sobre o conhecimento. Em dia de prova do ENEM, exame realizado em todo Brasil, dividimos a ansiedade com e pelos nossos pares, alguns assistindo "Need for speed: o filme" e descontraindo com a metafórica corrida automobilística transmitida em uma emissora nacional de alcance mais comum entre os lares brasileiros. Indiferente, este need for speed com vistas à recuperação do tempo desperdiçado, apenas esgota o potencial cognitivo necessário ao bom desempenho na prova. Temos ainda aqueles pseudoganhadores, aqueles que saem primeiro. Estes, ou detêm um conhecimento bastante reduzido sobre as temáticas cobradas na prova(maioria), ou, eventualmente, precisam ausentar-se, tendo menos tempo que o pouco tempo da prova(pequena parcela), ou são superdotados(sérios concorrentes, mas de percentual desprezível). Contudo, todo potencial concorrente a uma vaga deve conduzir a prova a uma velocidade, literalmente, sábia e prudente. Dedique-se com foco e afinco ao seus objetivos. Prepare-se com antecedência, verificando o porte de seus itens indispensáveis, entre eles, o documento de identificação, o cartão de confirmação da inscrição, canetas que atendam as exigências, o conhecimento, . Largue antes, para não correr tanto. Todo preparo prévio evita a necessidade, desgastante e suicida, da velocidade. Bem vindos a faculdadePostado porBlog do Jeoftonàs04:08Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 5 de outubro de 2017 Preparatório de matemática para PM na Academia Galileu A Academia Galileu - o point da matemática, tem atenuado as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de matemática apresentadas por muitos alunos dispostos a melhorar seu desempenho na disciplina, seja para continuidade de suas carreiras acadêmicas ou para ingresso nos concursos, seletivos, exames, etc. Tentamos construir um banco de dados sobre a evolução e sucesso alcançado por nossos alunos, mas este interesse parece surgir um tanto tardio, dificultando o levantamento de todos os nossos alunos pelo tempo de atuação da academia. São alunos que ingressam no IFMA através do seletivo, nas diversas universidades do país através do ENEM, PMs, Bancários, Agentes dos correios ou na investidura pública municipal, estadual ou federal e muitos outros. Atualmente, estamos com 3 turmas abertas: Além das turmas, dispomos de aulas particulares, à combinar. Acompanhe a publicação da página do governo do Estado sobre o concurso da Polícia Militar disponível abaixo ou no próprio site aqui.  Estão abertas as inscrições para um dos mais aguardados concursos do Maranhão. Por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), o Governo do Estado divulgou o edital para preenchimento de 1.171 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PPMA) e de 43 vagas e formação de cadastro para o cargo de 1ª Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da corporação. Sobre o concurso, o Governador Flávio Dino destacou o papel econômico e social da iniciativa. “É também uma forma de gerar empregos”, declarou. O concurso vai ampliar o número de policiais no Maranhão, que já chegou ao recorde de 12 mil profissionais com as nomeações feitas a partir de 2015. As inscrições serão realizadas de 16 de outubro a 16 de novembro pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O concurso terá duas etapas e as provas serão realizadas em São Luís e região metropolitana. Um das inovações é a ampliação da idade máxima exigida para o cargo de soldado, para o qual podem concorrer candidatos entre 18 e 30 anos, dois anos a mais do que era observado nas gestões anteriores. Os candidatos precisam ainda ter concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio. Para o cargo de Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da PMMA, podem se inscrever candidatos de até 35 anos. O edital completo pode ser conferido no link http://www.cespe.unb.br Professor: Jeofton Trindade Contatos: (98) 98264 0434 whatsapp, 996165551 Endereço: Travessa dois irmãos, 172 centro - Santa Inês/MA (ao lado da comunidade Nsa Sra de Fátima, duas ruas atras da maçonaria) https://www.google.com.br/maps/place/Academia+Galileu/@-3.6528548,-45.3750445,18.75z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x9ac1d9a3d9f8edd5!8m2!3d-3.6528394!4d-45.3742902?hl=pt-BR   Postado porBlog do Jeoftonàs05:05Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 3 de outubro de 2017 Oficinas no NTE Santa Inês   Secretaria Adjunta de Ensino – SAE Supervisão de Tecnologias Educacionais – STE/Proinfo Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE Tendo como base a manifestação de professores sobre a necessidade de alguns conhecimentos elementares de informática e navegações em ferramentas essenciais às práticas contemporâneas, a Supervisão de Tecnologias Educacionais – STE/PROINFO está oferecendo duas oficinas viabilizadas pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais – NTE. Lembramos que tais conhecimentos são fundamentais à realização dos vários cursos oferecidos via plataforma E-proinfo e outras. Oficina I E-mail institucional Google (6h) Professor Antenado - Configurações do e-mail; - Envio de e-mail, com e sem, anexos; - Criação de grupos; - Hangouts Ambiente e-proinfo (2h) - Cadastro; - Configuração da página principal; - Ferramentas de comunicação; - Certificação Oficina II Instalação e uso do SIAEP    Ações básicas - Salvar em pendrive, converter arquivos, ligar e desligar, organização de pastas, etc. São oficinas que trablham conhecimentos básicos, conforme descrião dos itens. Interessados contatar: (989) 8857 9339(Eliete)/8264 0434(Jeofton)/ 9616 5551(Jeofton)/8116 4093(Ezequiel) Impressão da Ficha de Inscrição dos professores da rede pública municipal e estadual. As turmas serão compostas de 10 cursistas. Envie sua ficha para o email ntesantaines@yahoo.com.br Postado porBlog do Jeoftonàs06:20Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 11 de setembro de 2017 Elaboração de ítensDescritores Matriz de Referência – Matemática – 3º ano do ensino médio. O 3º ano do ensino médio é avaliado apenas no Saeb. Em Matemática (com foco na resolução de problemas) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. As matrizes de Matemática do Saeb estão estruturadas em duas dimensões. Na primeira dimensão, que é “objeto do conhecimento”, foram elencados quatro tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas pelos estudantes. A segunda dimensão da matriz de Matemática refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes. E dentro desta perspectiva, foram elaborados descritores específicos para cada um dos quatro tópicos descritos anteriormente, diferentes para cada uma das séries avaliadas. Para o 3º ano do ensino médio, a Matriz de Referência completa, em Matemática, é formada pelos seguintes descritores.Descritores do:Tema I. Espaço e FormaD1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade. D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais. D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. D5 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, co-seno, tangente). D6 – Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. D7 – Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta. D8 – Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação. D9 – Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas. D10 – Reconhecer entre as equações de 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.Tema II. Grandezas e MedidaD11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. D13 – Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).Tema III. Números e Operações /Álgebra e FunçõesD14 – Identificar a localização de números reais na reta numérica. D15 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas. D16 – Resolver problema que envolva porcentagem. D17 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau. D18 – Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela. D19 – Resolver problema envolvendo uma função de primeiro grau. D20 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. D21 – Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto. D22 – Resolver problema envolvendo PA/PG dada a fórmula do termo geral. D23 – Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de primeiro grau por meio de seus coeficientes. D24 – Reconhecer a representação algébrica de uma função do primeiro grau, dado o seu gráfico. D25 – Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo o gráfico de uma função polinomial do segundo grau. D26 – Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do primeiro grau. D27 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial. D28 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica reconhecendo-a como inversa da função exponencial. D29 – Resolver problema que envolva função exponencial. D30 – Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, co-seno, tangente) reconhecendo suas propriedades. D31 – Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz. D32 – Resolver o problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples e/ou combinação simples. D33 – Calcular a probabilidade de um evento. Tema IV. Tratamento da InformaçãD34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.  Fonte: http://www.seed.se.gov.br/arquivos/Matriz_Mat_3o_ano_EM_PROF.pdf https://profwarles.blogspot.com.br/2012/08/descritores-de-matematica-ensino-medio.html Quais justificativas para os distratores?  Redundância ou conflitos de propriedades no processo de resolução. Habilidades e competências Se você já recebeu algum elogio pelo seu trabalho, saberia dizer se ele foi direcionado à sua habilidade ou à sua competência? Pois é: pode soar estranho, mas essas são duas coisas bem distintas. E conhecer a diferença entre habilidade e competência não é algo apenas semântico ou técnico. Na verdade, trata-se de um entendimento que pode ser fundamental para o direcionamento correto da sua atuação profissional. Isso porque um profissional dotado de grandes habilidades pode não ser tão requisitado pelas empresas se não tiver as competências necessárias para o trabalho em questão. Da mesma forma, um profissional jamais será competente sem as habilidades exigidas. Parece complexo? Então, siga lendo este texto para entender, com exemplos simples, sobre o que estamos falando! Confira: O que é habilidadeSegundo o dicionário Aurélio, habilidade significa: qualidade daquele que é hábil. Capacidade, inteligência. Destreza. Astúcia, manha. Aptidão, engenho. Exercícios ginásticos de agilidade e destreza. Sortes de prestidigitação, peloticas.Simplificadamente, podemos dizer que habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo. É a facilidade, ou o dom, de proceder diante de uma tarefa qualquer. Assim, quanto mais fácil você consegue lidar com uma exigência, mais habilidoso você é. Nesse sentido, um exemplo fácil de ser entendido é a sua habilidade de dirigir. Você pode, ou não, ter habilidades para ligar o carro sem deixar o motor morrer, mudar a marcha no tempo certo, trabalhar com os pedais, estacionar, e realizar outras ações. E todas essas são técnicas individuais, que você aprende e pode ir treinando e aperfeiçoando até que se tornem praticamente automatizadas. Então, quando isso acontece, você é tido como uma pessoa hábil nesse tipo de procedimento. O que é competênciaJá a competência, também de acordo com o Aurélio, significa: direito, faculdade legal que um funcionário ou um tribunal têm de apreciar e julgar um pleito ou questão. Capacidade, suficiência (fundada em aptidão). Atribuições. Porfia entre os que pretendem suplantar-se mutuamente.Para entender isso melhor, continuemos no exemplo do carro. Sabendo dirigir, ou seja, reunindo as habilidades necessárias para realizar essa ação, você já pode ir à rua, onde passará por situações que exigirão de você a capacidade para lidar com problemas diferentes. Um outro carro pode te fechar, a chuva pode dificultar sua direção ou um acidente pode fazer com que você tenha que mudar seus planos. Enfim: para sair dessas situações, será necessário utilizar o conjunto das habilidades que você tem, certo? E quando você precisa de um conjunto de habilidades para resolver uma situação, produzindo uma solução inédita — ou seja, quando sua capacidade de coordenar as técnicas aprendidas é exigida —, surge a competência. Em outros termos, para ter competência é preciso ter habilidades, mas também uma capacidade maior para apresentar soluções dentro de um contexto novo e adverso. A diferença entre habilidade e competênciaTer habilidade para determinado tipo de ação não significa, necessariamente, ser competente. Contudo, para ser competente é preciso, sim, que você tenha determinadas habilidades. Inclusive, em muitos casos, o mais competente pode até ser o menos habilidoso. Um jogador de futebol muito habilidoso pode até ter mais facilidade para driblar seus adversários, por exemplo. Mas, se não tiver capacidade para concluir as jogadas, se livrar da marcação ou até para trabalhar em equipe, seu drible, possivelmente, não será tão importante quanto o conjunto de todas essas habilidades que um outro atleta menos habilidoso pode reunir. No mesmo sentido, é comum vermos alunos brilhantes saírem das faculdades e não conseguirem o devido destaque no mercado de trabalho. E isso se deve à dificuldade de transformar seu potencial em realidade, ou seja, de usar suas habilidades em função dos interesses das empresas ou escritórios. http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/conheca-a-diferenca-entre-habilidade-e-competencia/ Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem. No entanto, esses termos têm significações conceituais diversos, dependendo da área, do lugar de interlocução, da amplitude de objetivos ou das opções ideológicas e metodológicas adotadas pelos diferentes atores educacionais. Tomando o termo ‘alfabetização’ como uma competência, podemos dizer que ela engloba um conjunto de habilidades como, por exemplo, ler palavras, escrever palavras, interpretar textos, produzir textos compreensíveis pelo leitor. A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos. O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos. Reconhecida a diversidade de usos do termo, para os propósitos deste verbete são focalizadas as noções de competência e habilidades, recentemente expressas no currículo da alfabetização como Direitos de Aprendizagem. Competência No campo da educação, o termo competência é usado para descrever a capacidade de um estudante realizar, com sucesso, as tarefas exigidas na sua vida diária. Uma competência só está completamente especificada quando as tarefas, para as quais seu domínio é exigido, estão claramente descritas. Duas categorias de competências, as cognitivas e as socioemocionais, são particularmente importantes. Competências cognitivas são aquelas cujas tarefas definidoras envolvem a aquisição, compreensão, aplicação de conhecimentos científicos. São às vezes denominadas competências escolares. As Competências Leitora, Matemática, Científica são os seus tipos mais comuns. As competências socioemocionais, referidas na literatura pela expressão inglesa “Big Five”, envolvem capacidades como ser organizado, ser aberto a novas experiências, ser extrovertido, ter capacidade de conviver com diferentes e ter estabilidade emocional. Habilidade Como o número de tarefas que definem qualquer competência é muito grande, é usual agregar tarefas similares em conjuntos e denominá-los habilidades. Assim sendo, os conceitos de habilidade e competência têm a mesma natureza teórica, diferindo apenas no escopo. Como consequência, pode-se dizer que uma competência envolve o uso harmônico, a mobilização, de várias habilidades.  As habilidades que compõem uma competência cognitiva são descritas pela especificação dos conhecimentos e dos processos mentais, necessários para a realização da tarefa.  Os conhecimentos são especificados com a linguagem de cada área. Em educação, com frequência, são referenciados como conteúdo. No entanto, para a realização de tarefas, esses conhecimentos devem ser colocados em ação, através de um processo mental. Os processos mentais mobilizados são apresentados em categorias de complexidade crescente. Memorização, compreensão, aplicação e análise são uma sequência bastante comum. http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/descritor-de-competencia-ou-habilidade Links https://www.youtube.com/watch?v=wCrRch6fAIY Professor Willian, parabéns pela publicação que demonstra o comportamento altruísta tentando ajudar os demais colegas interessados. Seu vídeo usa recursos e uma dinâmica agradável. Contudo gostaria de sugerir uma reedição sobre os comentários relativos a classificação da alternativa correta(gabarito) e que o descritor exige um pouco mais de dedicação ao tópico, mas que de forma bem simplista resumiria em uma classificação de uma competência exigida nas pretensões do item. Continue desenvolvendo seus trabalhos de publicações. Abç. Material INEP  (Guia de elaboração de ítens) http://www.if.ufrj.br/~marta/enem/docs_enem/guia_elaboracao_revisao_itens_2012.pdf (Elaboração de item de lingua portuguesa) http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/02/Guia_De_-Elabora%C3%A7%C3%A3o_De_Itens_LP.pdf (Elaboração de item de matemática do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação(CAEd) da UFJF) http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/02/Guia_De_-Elabora%C3%A7%C3%A3o_De_Itens_MT.pdf (Elaboração de itens de Dioges Peres)https://www.youtube.com/watch?v=rjtuSy9KWxs Recomendações para condução da oficina Separar questões que dão abertura para respostas criativas e inusitadas. Separar a matriz de referência de matemática para o publico adequado e algo que contenha as definições de descritores, competências e habilidades. Separar questões de composição diferenciada(enunciado com textos, suporte, comandos, alternativas, .) Postado porBlog do Jeoftonàs13:13Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Feira permanente no local da praça da matriz em Santa Inês-MA.Digital clock - DWRO point da construçãoRua Moraes Rego, 647 CentroEnxergando mais longeTravessa 2 Irmãos, 172 CentroAcademia GalileuProf. JeoftonVisitante númeroSTEQualidade em cosméticosSugestões de presentesMahoganyRua Moraes Rego, 647DescontraçãoBlog do JeoftonSanta Inês, MA, BrazilEste é um espaço que uso para escrever minhas opiniões sobre diversos assuntos de interesse. O blog é uma atividade relaxante, extravasando suas tensões quando compartilha suas ideias com a sociedade.Boa leituraVisualizar meu perfil completoArquivo do blogSeguidores