Sobre Colégio Waldorf Micael
Colégio Waldorf Micael de São Paulo - O Colégio Micael tem como proposta contribuir para a formação integral de crianças e jovens. As artes e as manualidades são essenciais para isso e fazem parte do dia a dia dos alunos. O currículo segue as determinações do MEC, mas tem o diferencial de contar com a vivacidade proposta pela pedagogia Waldorf. - ‹ › CONHEÇA-NOS CONHEÇA-NOS Pedagogia Waldorf A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, tem se mostrado cada vez mais atual e capaz de formar adultos preparados para enfrentar os desafios do milênio. Isso é retratado muito bem pelo filme Learn to Change the World, produzido pelo movimento internacional Waldorf100.Na pedagogia Waldorf, o desenvolvimento intelectual, o pensar, é importantíssimo, mas não basta: ele deve ser acompanhado de força para a ação, o querer, e de um bom alicerce emocional, o sentir.Pensar, sentir e querer são cultivados desde o jardim da infância nas escolas Waldorf, sempre com respeito às particularidades de cada faixa etária. As artes, os trabalhos manuais e as atividades ligadas ao fazer estão presentes em toda a trajetória do aluno na escola. A educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano. (Rudolf Steiner) Nossa escola O Colégio Waldorf Micael de São Paulo foi fundado em 1978 por um grupo de pais e professores que acreditava que uma nova escola Waldorf precisava nascer no país. Até então, havia no Brasil a pioneira Escola Waldorf Rudolf Steiner, criada em 1955 na capital paulista, a Escola Vale Encantado, de Capão Bonito, e alguns jardins de infância. O espaço de 11 mil metros quadrados, onde antigamente havia uma chácara, foi escolhido por ter muito verde e oferecer uma atmosfera acolhedora. Quatro décadas após a fundação da escola, a força do fazer coletivo que a colocou de pé continua atuante na comunidade. O Colégio Micael sempre teve como proposta contribuir para a formação integral de crianças e jovens. As artes, as manualidades e o colocar a mão na massa e na terra são essenciais para isso e fazem parte do dia a dia dos alunos. Isso não significa que matérias como a matemática, a geografia, a química ou a física tenham menos espaço ou importância. Pelo contrário! Todas essas disciplinas são apresentadas de maneira envolvente, que faz sentido para o aluno, despertando nele o verdadeiro encantamento pelo conteúdo. O currículo segue as determinações do MEC, com o diferencial de contar com a vivacidade e o colorido propostos pela pedagogia Waldorf. Na escola não devemos aprender para saber, mas devemos aprender para sempre podermos aprender com a vida. (Rudolf Steiner) VEJA TAMBÉM Gestão escolar Participação dos pais Horário das aulas Calendário VEJA TAMBÉM Gestão escolar Participação dos pais Horário das aulas Calendário Educação infantil Durante o primeiro setênio, etapa que vai do nascimento aos 7 anos de idade, o brincar é essencial: contribui para a criança desbravar o mundo e conhecer a si mesma. Como o desenvolvimento do corpo físico está a pleno vapor, o movimento tem papel importantíssimo nessa fase.O Colégio Micael conta com três salas de jardim de infância e uma de maternal estruturadas para estimular o livre brincar e a fantasia. A área externa tem espaço para correr, árvores para subir e elementos que estimulam a motricidade, o equilíbrio, a lateralidade… Ao longo da semana, as crianças vivenciam atividades específicas para cada dia, como a culinária, a pintura de aquarela, a aula de euritmia, de kântele, de jardinagem… Preencha o formulário de entrevista VEJA TAMBÉMUma manhã em nosso jardim Euritmia elementar Kântele Festa da Lanterna Ensino fundamental Dos 7 aos 14 anos, o segundo setênio, é o desenvolvimento das emoções que se destaca. Para que a aprendizagem seja efetiva, o conteúdo precisa tocar o aluno pelo sentir. As belas imagens, as artes e os trabalhos manuais, muito presentes no dia a dia do ensino fundamental, contribuem bastante para isso.Nessa etapa, a criança vivencia aquilo que está aprendendo. Ao estudar Roma, por exemplo, pode ter a experiência de fazer uma sandália romana de couro e marchar com ela como um soldado de Júlio César. Nas aulas de geometria, vai para o pátio desenhar formas geométricas na terra, usando os dedos. Só depois desse tipo de experiência é que o compasso e outros instrumentos entram em cena. Preencha o formulário de entrevista VEJA TAMBÉMO professor de classe O ensino em épocas O ensino do alemão Música Euritmia Viagens pedagógicas Ensino médio Aos 15 anos, quando entra no terceiro setênio, o jovem passa a enxergar com mais clareza a complexidade do mundo que o rodeia. É o despertar do pensar crítico. Um dos grandes papéis da escola nessa fase é incentivar o aluno a construir sua autonomia, para que ele possa sair em busca das respostas para suas grandes questões de forma consciente.As disciplinas trazem conteúdos que exercitam a capacidade de o jovem analisar algo a partir de diferentes pontos de vista. Da matemática à história, da geografia à química, o estudante não recebe nada pronto: o grupo faz experimentos, levanta hipóteses e reflete com o professor sobre possíveis conclusões a respeito de um determinado tema. Preencha o formulário de entrevista VEJA TAMBÉMO tutor de classe e a estrutura das aulas 9º ano 10º ano 11º ano 12º ano Canto coral Ação social O Colégio Micael fica no Jardim Boa Vista, bairro carente em serviços sociais básicos. Desde a fundação da escola, existe a preocupação de se estabelecer pontes com a comunidade do entorno e, de alguma maneira, levar a ela os princípios da antroposofia e da pedagogia Waldorf.No início da década de 80, um grupo de pais, professores e amigos do Colégio Micael deu início a um trabalho sócio-educativo com crianças da comunidade. Era a semente da Associação Comunitária Micael (ACOMI), que a partir de 2000 tornou-se uma entidade civil filantrópica sem fins lucrativos. Hoje a ACOMI caminha com as próprias pernas, e a escola continua apoiando seu trabalho de diversas maneiras.Em 2013, o Colégio Micael criou o ensino médio noturno, projeto social voltado para jovens do Jardim Boa Vista e arredores. O currículo segue a pedagogia Waldorf, mas tem adaptações: como ingressam na escola no 10º ano, os alunos recebem também alguns conteúdos que normalmente são transmitidos durante o ensino fundamental. Em diversos momentos, as turmas do ensino médio diurno e noturno fazem aulas juntas.Em dezembro de 2017, a Associação de Pedagogia Antroposófica de São Paulo, mantenedora do Colégio Micael, recebeu do Ministério da Educação o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), uma conquista importante para que a escola fortaleça ainda mais seus projetos sociais, principalmente o do ensino médio noturno. Acontece no Micael Blog do Micael Acontece no Micael Blog do Micael Pátio do Micael Aquarela da professora Claudia Johnsen.
Informações de Contato
R. Pedro Alexandrino Soares, 68 - Jd B Vista, São Paulo - SP, 05584-010, Brasil