Telefone: (16) 3749-1492
Entre em contato diretamente clicando no número acima.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 786 - Centro, Ribeirão Corrente - SP, 14445-000, Brasil
Localização: -20.4576567, -47.588318500000014
Localização: Rua Marechal Deodoro, 786 - Centro, Ribeirão Corrente - SP, 14445-000, Brasil
Cidade: Ribeirão Corrente - SP
Consulte o mapa acima para visualizar a localização exata.
Sobre a empresa:
EMEB FARID SALOMÃO - - EMEB FARID SALOMÃO quarta-feira, 30 de setembro de 2015 Dia Nacional do IdosoIDOSO SIM, VELHO NÃO!!!!!!!!Recebemos essas visitas tão importante. Apresentação Musical Apresentação de dançaPostado porEMEB Farid Salomãoàs12:48Nenhum comentário: Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestDia da árvoreEsse ser vivo tão importante, não deve ter apenas um dia que ser lembrado, mas sim todos os dias. Crianças plantando girassóis Alunos elaborando um painel sobre o tema Produções dos alunos utilizando diferentes folhas de árvores Todos juntos pelo dia da árvoreFazemos parte do Meio AmbientePostado porEMEB Farid Salomãoàs12:34Nenhum comentário: Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 15 de abril de 2015 Sessão PipocaEm parceria com a TV Escola, os alunos tiveram uma tarde com s Sessão Pipoca, assistindo um capitulo do Musical Mardum. Depoimento de uma aluna e de uma professora, após assistirem ao musical. Aluna: Maria Eduarda Silveira - 4º ano B"Eu gostei do filme, porque as criaturinhas querem a flauta. Mas, o Kaká e a sua irmãzinha vão até o reino mágico para recuperá-la. Aprendi que não podemos pegar o que não é nosso. Professora do 3º ano B: Lenilda Maria MartinsO filme proporcionou aos alunos da escola a possibilidade de uma atividade diversificada e prazerosa. Além disso, apresentava conhecimentos matemáticos que auxiliam na aprendizagem de nossos alunos. Postado porEMEB Farid Salomãoàs03:17Nenhum comentário: Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestProjeto Brincadeiras Tradicionais - 1º anoUma das etapas do Projeto Brincadeiras, é a participação dos pais. Onde os mesmo ensinam brincadeiras que costumavam brincar em seu tempo de criança para os alunos. Postado porEMEB Farid Salomãoàs03:09Nenhum comentário: Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sexta-feira, 10 de abril de 2015 Avaliação Institucional que será aplicada à partir de 2015AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, NAPERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA Umainstituição que deseja avançar nas questões sobre a qualidade na educaçãonecessita, primeiramente, conhecer os próprios atributos e deficiências paraque possa potencializar suas forças e minimizar suas fraquezas. A finalidade da avaliação institucional éfavorecer a analise de todos que compõe a comunidade escolar buscando conhecero que cada um pensa.Essasinformações facilitarão a elaboração de planos de aperfeiçoamento, permitindootimizar a qualidade da educação que a instituição oferece.Tendocomo objetivo principal diagnosticar a realidade educacional da EMEB FaridSalomão, oportunizando uma reflexão coletiva, auxiliando a todos a somaremesforços para que realmente se efetive um maior compromisso com o trabalho naescola e com o processo ensino-aprendizagem dos alunos, organizamos uma reuniãocom o conselho de escola para a discussão.Esseinstrumento, avaliação institucional, deve visar à efetividade do processoensino aprendizagem e a necessidade de se manter a visão de totalidade,estabelecendo assim, uma diretriz para as políticas educacionais. Atravésdeste processo busca-se “olhar” a escola internamente, mobilizando a todos pararefletirem suas ações e intenções, produzindo no coletivo um novo fazerpedagógico, possibilitando uma forma de gestão democrática, comprometida com aconstrução da cidadania e da transformação social. Muitose tem falado acerca da necessidade de melhoria da qualidade do ensino naescola pública, e não há como pensar em avanços sem um olhar avaliativo sobre ainstituição responsável pela concretização do processo ensino-aprendizagem. Emse tratando do processo ensino-aprendizagem, há que se considerar as diversasdimensões que nele interferem: Órgãos Colegiados de Gestão, Profissionais daEducação, Discentes, Funcionários em geral, Condições Físicas e Materiais,Prática Pedagógica, Ambiente Educativo, Acompanhamento e Avaliação doDesenvolvimento Educacional. Portanto,o foco da avaliação que muitas vezes estava centrado apenas no rendimentoeducacional, passa a ser ampliado para uma visão global do “fazer escolar”. Aconstrução da avaliação institucional deve envolver todo o coletivo escolar,captando qualidades e fragilidades das instituições e do sistema, embasando aspolíticas educacionais comprometidas com a transformação social e oaprimoramento da gestão escolar e da educação pública oferecida na rede. Legitimandode fato esse processo, através desta participação coletiva tanto noplanejamento como na execução da proposta, estando atrelada ao projeto políticopedagógico consolidado na escola. Durantea reunião pensou em alguns pontos que deveriam ser avaliados, ficando assimorganizados:Dimensão1: ÓrgãosColegiados de Gestão. Esta dimensão analisa o trabalho articulado do diretorcom o Conselho escolar, o Conselho de Classe e a APM, considerando o enfoque degestão democrática. Dimensão2:Profissionais da Educação. Nesta dimensão, contempla-se questões relativas aosprofissionais da escola, considerando seu papel/compromisso e responsabilidadeprofissional em relação ao seu próprio trabalho e em relação á instituição daqual faz em parte; as condições de trabalho justas e dignas; formaçãocontinuada e respeito aos direitos humanos e trabalhistasDimensão3:Ambiente/Físico, Materiais e Equipamentos.Nesta dimensão, alguns itensimportantes para a avaliação : 1. Suficiência: materiais, espaço eequipamentos. 2. Qualidade: material adequado ao trabalho pedagógico, condiçõesde uso, conservação, organização. 3. Bom aproveitamento: uso e valorização detudo que tem na escola. Dimensão4:Prática Pedagógica. É possível perceber, que não basta ter na escola,profissionais que conheçam bem a sua área de atuação, mas, sim que haja umagrande e profunda articulação entre o conhecimento que dominam e a realidadeescolar que se apresenta, considerando-se os aspectos socioeconômicos epolíticos da atualidade. Aoplanejarmos a avaliação precisamos ter como meta os critérios, padrões dejulgamento, técnicas e instrumentos, procedimentos dos dados coletados eposteriormente a análise dos resultados.Alémde avaliarmos e refletirmos sobre o trabalho do outro dentro do ambienteescolar, cada membro da comunidade, também fará uma auto-avaliação. Essatécnica já era utilizada dentro da nossa escola, entretanto somente para osalunos. Para tanto, como sugestão, citamos abaixoalguns indicadores que podem ser considerados na auto-avaliação: • se tem o hábito do estudo continuo; •se percebe a realidade , buscando meios diferentes e criativos de trabalhá-la; •se desenvolve trabalho e planejamento cooperativo com demais colegas; •a forma como domina os conteúdos e relação com a prática; •seu progresso e comportamento; •comunicação e interação. Segueabaixo o modelo de ficha de auto- avaliação dos alunos, além do modelo, que será enviado aos pais, assim como o que será respondido pelo corpo docente: FICHADE AUTO AVALIAÇÃONOMEDO ALUNO (A)________________________________________________________PROFESSOR(A)________________________ _____º ANO_____ DATA: ___/___/____ ASPECTOS AVALIADOS SIM ÀS VEZES NÃO 1- CONVIVÊNCIA SOCIAL SEI OUVIR O (A) PROFESSOR (A)? RESPEITO E NÃO ATRAPALHO O MEU COLEGA? PROCURO AJUDAR O (A) PROFESSOR (A)? FAÇO USO DE GENTILEZAS COMO: OBRIGADA, POR FAVOR. ME DIRIJO COM GENTILEZA À TODAS AS PESSOAS DA ESCOLA? 2- PONTUALIDADE E CAPRICHO CUMPRO OS PRAZOS ESTABELECIDOS PARA AS ATIVIDADES? MANTENHO MEUS CADERNOS LIMPOS E APRESENTÁVEIS? PROCURO ESCREVER COM LETRA LEGÍVEL DE FORMA QUE OS OUTROS LEIAM? 3- RESPONSABILIDADE FAÇO TODAS AS TAREFAS DE CASA? PROCURO ESTAR SEMPRE COM O MATERIAL NECESSÁRIO S CADA AULA? CONTRIBUO PARA UMA BOA DISCIPLINA DURANTE AS AULAS? CUIDO BEM DO MEU MATERIAL ESCOLAR? RESPEITO E CUIDO DO MATERIAL DOS MEUS COLEGAS? MANTENHO A ESCOLA LIMPA? 4- PRÁTICA DE LEITURA TENHO O HÁBITO DE LER QUANDO ESTOU EM CASA? FAÇO LEITURA QUANDO ESTOU NA BIBLIOTECA? LEIO O LIVRO DA BIBLIOTECA EM CASA? 5- PRÁTICA DE ESCRITA PROCURO RELER O QUE ESCREVO? APÓS RELER O QUE ESCREVO, PROCURO CORRIGIR? 6- ORGANIZAÇÃO MANTENHO MINHA MOCHILA ORGANIZADA E COM O MATERIAL NECESSÁRIO? CONTRIBUO PARA A ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS DE USO COLETIVO DA MINHA SALA? QUANDO FALTO ÀS AULAS PROCURO ME INFORMAR SOBRE O QUE FOI DADO PELO PROFESSOR? 7- HIGIENE PESSOAL PROCURO MANTER MEU UNIFORME E SAPATOS, SEMPRE LIMPOS? ESCOVO OS DENTES ANTES DE VIR PARA A ESCOLA? 8- FAMÍLIA COLO TODOS OS BILHETES ENTREGUES PELA ESCOLA? MINHA FAMILIA OLHA TODOS OS DIAS MINHA AGENDA? O serviço de portaria é realizado por Éder e Adriano. Eles recepcionam seu filho e zelam pela entrada e saída de nossa escola.O que você observa sobre a portaria/entrada e saída da escola?( ) Os porteiros são cordiais e educados.( ) Os porteiros são responsáveis.( ) Entrada organizada.( ) Entrada desorganizada.( ) Saída organizada.( ) Saída tumultuada. Comente, elogie ou dê sugestões: A secretaria da escola é o setor responsável por toda documentação referente ao seu filho (aluno). É o lugar que você procura para matricular seu filho, solicitar transferência, atualizar endereço e telefone. A secretaria resolve ainda questões ligadas aos Benefícios do Governo Federal (Bolsa Família). O trabalho na secretaria é realizado por Sandra. Ela é auxiliada pelo estagiário Daniel. Quando você precisou de serviços da Secretaria Escolar, você:( ) Ficou satisfeito com o serviço prestado.( ) Não ficou satisfeito com o serviço prestado. Comente, elogie ou dê sugestões: A equipe gestora da EM Farid é formada pela Diretora Claudia Alcântara e pela Professora Mediadora Simoni. São responsáveis pelo funcionamento da escola em seus mais amplos aspectos (financeiro, físico, gestão de pessoal, gestão de material, aspectos pedagógicos, etc.). Quando você precisou de um atendimento com a equipe gestora, você:( ) Ficou satisfeito com o atendimento.( ) Não ficou satisfeito.( ) Nunca precisou. Comente, elogie ou dê sugestões sobre a Direção: Comente, elogie ou dê sugestões sobre a Professora Mediadora: O professor realiza com seu filho o que chamamos de trabalho pedagógico. O trabalho pedagógico envolve avaliar, planejar e aplicar as atividades adequadas ao desenvolvimento escolar de seu filho. Esse trabalho é baseado no currículo do Departamento de Educação municipal e da Diretoria de Ensino Regional do estado através do PPP (Projeto Politico Pedagógico) construído coletivamente. Sobre seu filho em sala de aula, você percebe:( ) Interessado em vir à escola.( ) Interessado em realizar as atividades de sala.( ) Pesquisa em casa temas relacionados aos temas estudados na escola.( ) Conversa sobre o que aprendeu na escola.( ) Não demonstra nenhum interesse pelas atividades da escola. Dever de casa é atividade que o professor manda para criar hábitos de estudo, sempre que ele achar necessário. A responsabilidade da família com o dever de casa é proporcionar um local adequado para os estudos em casa e verificar se a criança fez. Os erros são corrigidos pelo professor em sala (coletivamente ou individualmente). Com que frequência seu filho leva dever para casa?( ) Todos os dias.( ) Nunca.( ) Outros: ___________________________________________ Comente, elogie ou dê sugestões: A nossa escola oferece aulas com professores especialistas na área de Musica, Educação Física, Arte (1º ao 3º ano) e Inglês (4º e 5º ano). O que seu filho fala sobre essas aulas? A reunião de pais acontece a cada bimestre para uma conversa sobre o desenvolvimento de seu filho. Na ultima reunião de pais, você:( ) Compareceu.( ) Não compareceu. Por quê? _____________________________________________( ) Compareceu após a reunião.( ) Participou da reunião até o final.( ) Participou só de uma parte da reunião. Por quê? ____________________________ Durante a reunião o professor avaliou a aprendizagem de seu filho como:( ) Aluno interessado, comprometido com os estudos, com bom desempenho.( ) Aluno interessado mas com dificuldade de aprendizagem.( ) Aluno desinteressado com rendimento abaixo do esperado.( ) Outros:_____________________________________________________________ Comente a sua resposta: Caso seu filho tenha tido uma avaliação negativa, assinale as alternativas que o professor apresentou como causas para esse mau rendimento.( ) Falta de interesse da criança.( ) Dificuldades. Em quê? _______________________________________________( ) Falta de atenção.( ) Brincadeiras fora de hora.( ) Não realiza as atividades propostas. Você concorda com essa avaliação? Por quê? Que estratégias do professor você percebe que tem ajudado seu filho a desenvolver a aprendizagem?( ) Reforço.( ) Dever de casa.( ) Projeto Leitura.( ) Atividades em sala de aula. O serviço de Orientação Educacional é realizado pela professora mediadora Simoni. Entre outros serviços ela atua diretamente com os alunos na prevenção, identificação e solução de problemas relacionados à disciplina e às relações interpessoais. Em alguns casos, é necessário convocar os pais ou responsáveis para uma conversa. Você já usufruiu desse serviço?( ) Sim ( ) Não Comente, elogie ou dê sugestões: A Sala de Recursos (AEE) presta atendimento aos alunos com diagnóstico de necessidades especiais ou com dificuldade de aprendizado, para que a inclusão aconteça em todos os ambientes da escola. Esse serviço é prestado pela Professora Josimara e a Coordenadora Educacional Mary Malta.Caso seu filho usufrua desse serviço, comente, elogie ou dê sugestões: A Biblioteca é um espaço destinado à apreciação da leitura. Realiza empréstimos de livros para leitura em casa. O atendimento na biblioteca é realizado pelo estagiário Daniel. Seu filho gosta desse espaço?( ) Sim. Por quê?________________________________________________________( ) Não. Por quê?________________________________________________________Comente, elogie ou dê sugestões: A limpeza de nossa escola é realizada por Sonia e Lilian. O serviço é bem executado e supervisionado pela equipe gestora da escola. Nossa escola está sempre limpa e organizada.Comente, elogie ou dê sugestões: O cardápio da merenda escolar é montado pela Nutricionista Juliana. A preparação da merenda é realizada pela equipe de merendeiras seguindo alto padrão de higiene. Comente, elogie ou dê sugestões: PENSE RAPIDO E RESPONDA:O QUE SEU FILHO FALA SOBRE:A ESCOLA:___________________________________________________________DIREÇÃO:_____________________________________________________________PROFESSOR:___________________________________________________________COLEGAS:_____________________________________________________________LANCHE:______________________________________________________________ QUANTO AO ENSINOA partir de sua experiência pessoal na EM Farid Salomão, indique o grau da satisfação ou insatisfação que você sente em relação a cada um dos indicadores ou questões propostas a seguir: TS S NS I TI 1. Qualidade do Ensino Fundamental; 2. Satisfação em relação à estrutura curricular; 3. Conhecimento do projeto pedagógico; 4. Qualidade dos Planos de Ensino apresentados pelos colegas; 5. Clareza em relação as melhores alternativas metodológicas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem nas suas aulas; 6. Formas de avaliação utilizadas nas disciplinas para “medir” os níveis de aprendizagem dos alunos; 7. Mecanismos adotados (Descritores da prova Brasil, Ler e Escrever e EMAI) para a definição dos conteúdos a serem tratados em cada disciplina; 8. Capacidade manifestada pelos alunos para a leitura; 9. Inovação realizada a cada ano para o desenvolvimento das suas aulas; 10. Relação entre reprovações e aprovações de alunos da sua turma; 11. Seriedade manifestada pelos docentes da escola; 12. Nível de formação atingido pelos alunos que concluem o fundamental I; 13. Dedicação dos alunos da sua turma; 14. Número de alunos na sua sala; 15. Medidas adotadas por você para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos; 16. Medidas adotadas para a melhoria da qualidade do ensino na escola; 17. Medidas adotadas para superar as dificuldades dos alunos (atendimento em horário contrário, AEE e atendimento no horário das aulas para os alunos da Zona Rural) ; 18. Medidas adotadas para aprimorar a metodologia nas suas aulas; 19. Medidas adotadas para aprimorar a avaliação dos alunos; 20. Tempo dedicado ao planejamento das aulas ( HTPI e HTPL); 21. Pauta de assuntos tratados nos HTPCs; 22. Conhecimento PPP, Regimento Escolar e Resoluções do Conselho de Classe e do Conselho Escolar; 23 Formas de comunicação/informação, fluxo e circulação de informação no interior da escola (murais, cartazes, avisos nos HTPCs e etc.); 24 Eventos realizados pela escola; 25 Acesso a equipamentos de comunicação e informação (computador, iternet, sala de vídeo, rádio e etc.); 26 Cooperação entre os docentes para o desenvolvimento das atividades coletivas; 27 Participação de alunos nas atividades do cotidiano escolar; 28 Participação dos funcionários nas atividades do cotidiano escolar; 29 Valorização do seu trabalho enquanto professor; 30 Qualidade do acervo da biblioteca; 31 Relacionamento entre Equipe gestora e Você; 32 Relacionamento entre os professores; 33 Relacionamento com os funcionários; 34 Relacionamento com os estudantes; 35 Ética nas discussões e relações internas; 36 Satisfação com as atividades que desenvolve; 37 Trabalho em equipe, espírito de cooperação e solidariedade; 38 Condições do espaço físico onde desenvolve as atividades profissionais (salas de aula, salas de docentes, etc.); 39 Condições da estrutura física da escola (limpeza, segurança, aparência estética, etc.); 40 Equipamentos e materiais disponíveis para as atividades de ensino; 41 Qualificação dos demais docentes; 42 Criatividade demonstrada pelos docentes no desempenho das atividades; 43 Medidas adotadas para a melhoria da qualidade do ensino no curso; 44 Salário em relação à função exercida; 45 Salário em comparação com outras escolas publicas municipais; 46 Salário em comparação com outras escolas publicas estaduais; 47 Plano de Carreira dos docentes Segue abaixo o modelo da avaliação que será realizada, pelos membros do conselho de escola, equipe gestora, e demais funcionários: Avaliação Institucional pela Equipe Gestora, edemais Funcionários da EM Farid Salomão Nome:____________________________________________ (opcional)1) Classifique cada item elencado e justifiquesua respostaa) Direção ( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Coordenação Pedagógica( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ c) Orientação Educacional( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ d) Coordenador educacional ( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ e) Secretaria( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ f) Limpeza( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ g) Seguranças/Inspetorde Alunos( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ h) Projeto “Amor com amor se paga”( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu Sugestões para o próximo ano: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ i) Atendimentoem Grupo e Individual oferecidos aos alunos com dificuldadesde aprendizagem. ( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ j) Atendimento na Sala de Recursos ( Atendimento educacional Especializado)( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ k) Seudesempenho profissional no ano de 2014( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ l) Os temas abordados nos HTPCs forampertinentes e trouxeram contribuições para a prática em sala de aula? Considera que a mudança no horário trouxebenefícios? Deixe sugestões de pautas para os próximos anos e avalie suaparticipação nos encontros.( )Atendeu as expectativas ( )Atendeu parcialmente ( )Não atendeu _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) Avalie ainstituição:PontosPositivos:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Pontosnegativos:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________7) Qual foi sua impressão da Mostra de Açõeseste ano (apresentações, exposição)? Dê sugestões para o próximo ano._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 13 ) Outros pontos queacredita ser necessário pontuar:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Com a tabulação dessa avaliação pudemos discutir pontosfortes de nossa equipe, e o que precisa de mais atenção. No entanto, agora coma avaliação se estendendo aos pais, e consequentemente com a opinião dosalunos, teremos uma visão maior e mais completa. E os docentes terão umaavaliação a parte como segue o modelo. AVALIAÇÃOINSTITUCIONAL: DIAGNÓSTICO COM DOCENTESLegenda: TS - Totalmente Satisfatório(a)S - Satisfatório(a)NS - Não sabe ou tem dúvidasI - Insatisfatório(a)TI - Totalmente Insatisfatório(a) Sugestões,Reclamações: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ A avaliaçãoinstitucional tanto interna quanto externa contribui para o aprimoramento dasações de planejamento e gestão, na medida em que possibilita a identificação deáreas deficitárias e propicia medidas de reorientação dos procedimentos.Portanto, o processo avaliativo repercute no sistema de gestão, no tocante àmelhoria da qualidade dos processos e resultados alcançados, fortalecendo ocumprimento de sua missão.Julgamos importantecompreender e analisar, os resultados obtidos na avaliação institucional e asua necessária articulação com as práticas desenvolvidas no interior da escola,buscando oferecer um ensino de qualidade, significativo, pautado em valoreséticos, políticos e sociais, respeitando-se a diversidade, demonstrando assim,compromisso no encaminhamento e na efetivação de ações direcionadas ao sucessodo aluno.A avaliação é umaferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte do modo de agir e,por isso, é necessário que seja usada da melhor maneira possível. ( LUCKESI,2006, p.19) Entendendo a avaliação a partir desta citação, encerramos nossareflexão sobre a sua prática na instituição escolar. Compreendemos que ela éfundamental para o processo ensino–aprendizagem, sendo concebida como umsegmento da proposta pedagógica que subsidia a construção do conhecimento,acompanha a ação pedagógica, norteia o planejamento, indicando caminhos desucesso e superação de dificuldades no ensino e na aprendizagem. ReferenciasBibliograficas LUCKESI, Cipriano. Oobjetivo da avaliação é intervir para melhorar. Revista Nova Escola. ano XXI,n. 191. abr./2006. p.18-20.Postado porEMEB Farid Salomãoàs11:39Nenhum comentário: Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Ações e Projetos da EscolaEMEB FARID SALOMÃOEMEB Farid SalomãoRibeirão Corrente, Sudeste, BrazilVisualizar meu perfil completo
Outras empresas em SP