Espaço Feliz

Sobre Espaço Feliz

Escola Infantil Curitiba Água Verde - Espaço Feliz - - Toggle navigation Espaço Feliz O CEI Espaço Feliz atende alunos de Berçário e Educação Infantil, de 0 a 6 anos, nas Sedes Baby e Kids. Temos como proposta de ensino o Método Natural, oferecendo uma formação integral aos nossos alunos, proporcionando aulas lúdicas e experimentos para as crianças aprenderem brincando e vivenciando. Saiba Mais Adaptação Dia da Fruta Dia do Brinquedo Metodologia de ensino Sede Baby: Av. Presidente Kennedy, 2089 Sede Kids: R. Maranhão, 335 contato@escolaespacofeliz.com.br Sede Baby: (41) 3085-3567 Sede Kids: (41) 3152-6614 Adaptação ADAPTAÇÃO: TEMPO DE CONHECIMENTO E ACOLHIMENTO MÚTUOA adaptação é um período muito especial para todos: crianças, familiares e professores. Tudo é novo, tudo precisa ser descoberto. Para isso, tempo, paciência, abertura ao novo e ao diálogo são elementos que precisam estar presentes neste período em que a criança começa a frequentar a Escola.No Centro de Educação Infantil Espaço Feliz a adaptação acontece de acordo com a realidade da criança e de sua família. Com o apoio da psicóloga, coordenadoras e pedagogas damos a esse período uma atenção especial.E como ela acontece?A adaptação é gradativa, respeitamos essa nova etapa que a família está passando, o momento, o sentimento, compartilhamos as alegrias e conquistas, e ao poucos a criança se sente segura e passa a gostar do ambiente escolar.Algumas vezes, esse processo inicia durante a visita que os pais realizam para conhecer a Escola e também no momento da matrícula, quando a criança está presente, a escola já faz o primeiro contato com a criança, começa a estabelecer laços de amizades, trocas de olhares, um colinho ainda muito desconfiado e algumas tentativas de brincar e de explorar o ambiente… Acreditamos que é importante trazer a criança para conhecer a escola antes do primeiro dia de aula.No primeiro dia de aula, a permanência na escola é de pouco tempo, cerca de 1 hora, acreditamos que a presença dos pais, é essencial neste momento. Neste dia, poderemos ver a reação da criança e então direcionar os pais como será o dia seguinte, se aumentaremos o tempo de permanência ou se continuaremos com 1 hora, respeitamos a individualidade de cada aluno, por isso uma adaptação é diferente da outra. Os responsáveis podem acompanhar toda a evolução da adaptação através do circuito interno de câmeras que temos em nossa escola, além de conhecer a nossa rotina, os nossos funcionários e assim participar um pouquinho do nosso dia-a-dia.Normalmente o período de adaptação dura cerca de 15 dias. É importante que os pais se programem para essa etapa, que tenham disponibilidade para permanecer na escola, ou que estejam a disposição neste momento, e que possam atender as orientações da Escola, dessa forma o processo de adaptação será melhor sucedido.Dicas para esse período:Despeça-se de seu(sua) filho(a), assim ele não ficará lhe procurando no espaço da escola;Não ceda a chantagens, não se culpe e tenha consciência de que os pequenos perceberão sua postura segura e confiante!Após os 2 primeiros dias seja breve e objetivo, dessa forma você transmitirá segurança à ele(a) e isso fará com que se sinta seguro(a) no novo ambiente;As dúvidas, por mais simples que você as considere, devem ser esclarecidas. Não tenha vergonha de demonstrar como se sente com a permanência de seu filho na Escola, pois nossa Equipe conhece o desenvolvimento infantil e podemos ajudá-lo muito neste processoRetire seu(a) filho(a) da escola em um momento de prazer, assim ele(a) ficará com uma sensação boa e gostará de retornar;É importante que a permanência das crianças nos primeiros dias não seja muito longa, o tempo deverá ser aumentado gradativamente.Evidencie as coisas boas da escola sem pressionar a criança, se ela não quiser comentar nada respeite.O adulto facilita a adaptação da criança na Escola quando cumpre os horários determinados para esse período; conhece a rotina e os horários da Escola; repassa todos os detalhes da rotina e as “manhas” dos filhos aos professores (jeitinho preferido de dormir, horário do sono, como é o choro de fome ou de dor, etc.); conversa com a criança, contando o que está acontecendo, passando segurança na voz e na postura; tira todas as dúvidas referentes a esse processo com os professores, Coordenação ou Direção; compreende que a socialização e todas as oportunidades de aprendizagem que a Escola praticará com a criança serão muito benéficas para o desenvolvimento infantil; distingue que o educar e o cuidar da Escola são diferentes dos da família, pois o professor tem sob sua responsabilidade outras crianças. Isso não significa que não dará atenção a cada uma delas, mas ele o fará de maneira diferente do que acontece em casa, o que favorece o exercício da autonomia e socialização; compreende que a Escola oportuniza rotina, situações desafiantes de aprendizagem e a regularidade das pessoas que educam e cuidam dos pequenos, o que é muito mais saudável do que deixar a criança apenas sob o cuidado dos avós, tios ou conhecidos.E O CHEIRINHO?A chupeta, os bichinhos de pano, os pequenos travesseiros e o famoso “cheirinho” são objetos que têm grande carga afetiva e com os quais as crianças se sentem seguras, apegam-se de tal maneira que depois de um tempo não querem mais viver sem eles.Na verdade, esses elementos têm a função de tranquilizar e trazer segurança para os pequenos. Mas devemos ficar atentos ao seu uso. Durante o dia, período em que a criança fica acordada por um tempo maior, não é recomendado que fique com o objeto a todo instante, afinal, esse é o momento de brincadeiras e descobertas.Porém, quando a criança iniciar na Escola, essa orientação deve ser revista. Essa é uma fase delicada, pois a criança pode se sentir insegura e abandonada. Nesse caso, nada melhor do que o “cheirinho” e/ou chupeta para lhe dar um pouco de segurança e lhe trazer sensações já conhecidas.Com tempo, paciência e muito carinho, logo, logo, o pequeno estará adaptado à rotina da Escola e você, contente com todos os seus progressos. Voltar Dia da Fruta No CEI Espaço Feliz, O Projeto Fruta acontece diariamente, pois nossos alunos consomem frutas e  sucos naturais todos os dias… Nas sextas-feiras na sede baby e nas quartas-feiras na sede kids enfatizamos o nosso projeto, que tem como objetivo fazer com que as crianças conheçam as frutas mais variadas possíveis, como: as suas cores, tamanhos as suas propriedades, identificando sabores e texturas. Para nós a alimentação saudável desde a Educação Infantil é prioridade e faz parte do crescimento e desenvolvimento adequado dos nossos pequenos.As crianças trazem para a escola, uma fruta in natura, de sua preferência, em sala de aula ela é explorada pelos alunos, durante a rodinha é vivenciado a sua importância, socializam e compartilham com uma deliciosa salada de frutas no final do dia. Voltar Dia do Brinquedo O brinquedo acompanha a criança durante seu desenvolvimento, em suas descobertas e nos tantos aprendizados que ela adquire sobre si mesma e sobre o mundo.Por isso, no CEI Espaço Feliz toda sexta-feira é DIA DO BRINQUEDO! As crianças  trazem de casa um brinquedo da sua preferência para socializar com os colegas, além de serem estimuladas ao aprendizado de dividir e emprestar os brinquedos.O objetivo é bem maior do que o de proporcionar alguns momentos de lazer descontraído. Ao trazer de casa o seu brinquedo, a criança traz um pouco do seu cotidiano fora da escola e vai compartilhá-lo com o grupo. É importante conter a identificação do aluno no brinquedo. Solicitamos aos pais que evitem o envio de jogos eletrônicos e brinquedos que estimulam a violência, dando preferência a jogos e brinquedos educativos. Voltar Metodologia de ensino O CEI Espaço Feliz, oferece cuidados de higiene, alimentação e educação a crianças de 0 até 6 anos, compreendendo os níveis de Berçário e Níveis 1, 2, 3, 4 e 5.A educação pré-escolar que propomos tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança que envolve aspectos biológicos: nutrição, saúde, higiênico; Aspectos psicológicos: afetivo-emocional e cognitivo: perceptivo motor, linguagem, raciocínio lógico-matemático; Aspectos sócio-culturais: socialização e conhecimento do meio físico.Através do Método Natural de Aprendizagem, autora Gilda Rizzo, que consiste na aplicação de uma série de estímulos que visam a sequência natural e espontânea da construção dos esquemas de leitura e escrita.  A criança apresenta progresso no desenvolvimento, pois trata-se de uma metodologia de alfabetização criativa, fundamentada nos princípios de educação através da arte.  O Método Natural promove a construção de uma prática pedagógica centrada nas potencialidades das crianças. Através de brincadeiras e da experienciação, as crianças são reconhecidas e valorizadas em suas descobertas e aprendizados.As linhas pedagógicas utilizadas no Centro de Educação Infantil Espaço Feliz é a Construtivista/ Sociointeracionista e, a vivência do Método Natural, com isso o CEI promove a construção de uma prática pedagógica democrática em que os alunos são reconhecidos e valorizados em sua diversidade.O Centro de Educação Infantil Espaço Feliz acredita que a educação deve centrar-se nas potencialidades do aluno e não nas deficiências, levando em consideração que todos os indivíduos são originais e diferentes entre si cada um com suas características especiais. Visa à educação através do BRINCAR, desenvolvendo  a partir de brincadeiras os conteúdos pedagógicos propostos no Currículo da Educação Infantil. Respeitando o desenvolvimento da criança na arte de APRENDER BRINCANDO.Assim pretendemos contribuir para a formação de pessoas criativas, seguras e felizes. Pessoas, que desenvolvam habilidades necessárias com os verdadeiros valores para que sejam capazes de pensar a realidade em que vivem e transformá-la ao mesmo tempo, saibam usar de sua consciência e ética para serem atuantes e responsáveis no mundo! Voltar Nossa escola O Centro de Educação Infantil Espaço Feliz, situado na Avenida Presidente Kennedy – 2089, fundada em 2007, atende crianças de Berçário a Educação Infantil, de 0 a 6 anos, separadamente nas Sedes Baby e Kids. Oferece as crianças um universo mágico, preparado e pensando nas suas necessidades. O seu objetivo é dar subsídios às crianças para que cresçam, se desenvolvam, construam e adquiram, conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas através das práticas de educação e dos cuidados com os hábitos de higiene, alimentação e o seu bem-estar físico, psicológico e emocional.Temos como proposta de ensino o Método Natural, oferecemos uma formação integral aos nossos alunos, proporcionando aulas lúdicas e experimentos para as crianças aprenderem brincando. Entendemos e respeitamos a criança como um ser social, psicológico e histórico, essa mesma concepção também é uma referência para a proposta Construtivista/ Interacionista, que prioriza questões relevantes à prática democrática e transformadora da realidade, a fim de formar cidadãos críticos.Nossos alunos têm aulas especiais de Arte, Educação Física, Nutrição (Horticultura e Culinária), Judô, Balé, Música, Psicomotricidade Relacional, Capoeira e Inglês.Assim, contribuímos na formação de pessoas criativas, seguras e felizes tendo como base a educação para os valores, sendo capazes de pensar e agir na realidade em que vivem, transformando-a, de forma ética e consciente. SedesEspaço BabyNo Espaço Feliz Baby, atendemos crianças de 0 a 2 anos de idade. Contamos com uma sede própria para os nossos bebês, com espaço adaptado para realizar as estimulações necessárias à faixa etária, além de uma equipe especializada e treinada, temos uma lactarista responsável pelas papinhas e mamadeiras, bem como com a higienização das mesmas, uma nutricionista que atende diariamente as necessidades relacionadas a alimentação, saúde e higiene, uma psicóloga que acompanha o desenvolvimento, crescimento e os aspectos psicológicos e emocionais, além de uma coordenadora especializada na faixa etária, que elabora e desenvolve atividades e estratégias pedagógicas pensando no desenvolvimento das habilidades e inteligências múltiplas dos nossos bebês.Na Sede Baby nossos alunos recebem o cuidado e atenção que precisam para se desenvolverem de acordo com suas necessidades, por isso trabalhamos com um número reduzido de alunos por turma:Berçário 1: 10 bebês para 3 profissionaisBerçário 2: 10 bebês para 3 profissionaisBerçário 3: 10 bebês para 2 profissionaisBerçário 4: 14 bebês para 3 profissionaisOs bebes vêm à escola para se socializarem e receberem estímulos, além de muito carinho e afeto…  Os cuidados com alimentação e higiene também são de extrema importância.Berçário 1 – bebês de colo (em média de 4 a 7 meses)Berçário 2 – bebês que engatinham (em média de 8 a 10 meses)Berçário 3 – bebês que estão começando a andar (em média de 11 a 15 meses)Berçário 4 – bebês que andam com firmeza (em média de 16  a 23 meses).Nível 1 – crianças que completam 2 anos durante o ano letivo (possuímos 4 turmas, as crianças são separadas por trimestre)No primeiro dia de aula os pais passam por uma entrevista com a professora, psicóloga e nutricionista, todas as informações sobre o bebê são repassadas para a escola neste momento, além de conterem registradas na Ficha de Matrícula do aluno. Desta maneira, respeitando sua individualidade e trazemos um pouco do seu dia-a-dia para Escola.O acesso dos pais as turmas de berçário é livre, desde que sejam identificados e autorizados a frequentarem a Escola, o que permite um contato maior dos pais com os bebês e com as professoras.Os bebês são entregues nas salas diretamente as professoras, bem como no horário de saída os pais recebem os seus filhos das mãos das professoras, o que possibilita um contato diário entre pais e professores, esse contato é ampliado através do preenchimento da agenda diário e detalhado, registrando a rotina do bebê. Espaço KidsO Espaço Feliz Kids possui uma sede especial para crianças de 3 a 6 anos, um ambiente de 900 m, com parque, salas amplas e área verde.Temos como proposta de ensino o Método Natural, oferecemos uma formação integral aos nossos alunos, proporcionando aulas lúdicas e experimentos para as crianças aprenderem brincando. Entendemos e respeitamos a criança como um ser social, psicológico e histórico, essa mesma concepção também é uma referência para a proposta Construtivista/ Interacionista, que prioriza questões relevantes à prática democrática e transformadora da realidade, a fim de formar cidadãos críticos.Nossos alunos têm aulas especiais de Arte, Educação Física, Nutrição (Horticultura e Culinária), Judô, Balé, Música, Psicomotricidade Relacional, Capoeira e Inglês.Assim, contribuímos na formação de pessoas criativas, seguras e felizes tendo como base a educação para os valores, sendo capazes de pensar e agir na realidade em que vivem, transformando-a, de forma ética e consciente. Voltar Horários Manhã Meio período De segunda-feira  a sexta-feira.Das 07h às 12h. Tarde Meio período De segunda-feira  à sexta-feira.Das 13h às 17h30. Integral Integral De segunda-feira a sexta-feira.Das 07h às 19h00. Semi Integral Semi Integral De segunda-feira a sexta-feira.Baby - 8h às 16h e 10h30 às 18h.Kids - 10h30 às 18h. Aulas Especiais Artes A aula de Artes para os alunos da Educação Infantil estimula a criatividade, que é natural da criança mas necessita de espaço para que possa se manifestar. Ao proporcionar o contato com diferentes materiais e a experimentação de texturas. Saiba Mais Balé Leveza, graciosidade, disciplina e dedicação são algumas das habilidades que as crianças podem adquirir nas aulas de Balé.No CEI ESPAÇO FELIZ, o Balé é direcionado para crianças de dois a seis anos de idade. Nosso objetivo. Saiba Mais Capoeira A Capoeira na Educação Infantil serve como meio de auxílio para o desenvolvimento motor dos educandos, contribuindo assim para a evolução de suas habilidades locomotoras, manipulativas e de equilíbrio, bem como para o desenvolvimento de suas capacidades. Saiba Mais Educação Física A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral das crianças, tanto corpo quanto mente. Assim, o CEI ESPAÇO FELIZ acredita que trabalhar com a Educação Física desde a primeira infância é muito importante, pois é nessa fase,. Saiba Mais Inglês Frente a um mundo globalizado como o nosso, hoje em dia o aprendizado de uma segunda língua tornou-se indispensável. Sendo o Inglês fundamental na atualidade e entendendo que quanto mais cedo começamos a ter contato com essa língua, melhor, o ESPAÇO FELIZ. Saiba Mais Judô O Judô (Caminho Suave, na tradução do japonês) surgiu no Japão em 1882, criado pelo Sensei Jigoro Kano, com a ideia de criar uma luta na qual não houvesse violência, com princípios éticos e morais, de respeito ao próximo,. Saiba Mais Música A Música está presente na formação das crianças, sobretudo na primeira infância, seja nas cantigas durante o desenvolvimento de atividades, para acalentar e embalar os bebês / crianças, como instrumento de organização e. Saiba Mais Nutrição Na Educação Infantil, nas aulas de Nutrição as crianças são orientadas sobre a importância de uma alimentação balanceada e variada.A nutricionista, fazendo uso de materiais lúdicos, coloridos e. Saiba Mais Psicomotricidade Relacional A Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa, de valor preventivo, que possibilita um tempo e um espaço onde a criança, de forma espontânea e criativa, possa expressar com liberdade e autenticidade todo o seu potencial motor, cognitivo, afetivo, social. Saiba Mais Artes A aula de Artes para os alunos da Educação Infantil estimula a criatividade, que é natural da criança mas necessita de espaço para que possa se manifestar. Ao proporcionar o contato com diferentes materiais e a experimentação de texturas diversas, interação com massinha, tinta, argila, giz, papéis de diferentes cores, formatos e tamanhos, a criança constrói uma relação de autoconfiança com a produção artística, sensibilidade, percepção e imaginação.Como sugere o Método Natural, trabalhamos a partir do contexto, com a vivência, por parte dos alunos, sempre relacionando os conteúdos que aprendem nas aulas com a prática artística, levando em consideração os objetivos propostos para cada faixa etária.O resultado e as criações podem ser prestigiados pelas famílias no segundo semestre,  quando realizamos a “Exposição”. Nela, o enfoque não é para o produto final, mas sim, para o processo criativo. O objetivo é, também, a parceria da família, pois para as crianças esse reconhecimento é fundamental. Voltar Balé Leveza, graciosidade, disciplina e dedicação são algumas das habilidades que as crianças podem adquirir nas aulas de Balé.No CEI ESPAÇO FELIZ, o Balé é direcionado para crianças de dois a seis anos de idade. Nosso objetivo principal não é a técnica, e sim o trabalho lúdico. As aulas são baseadas em brincadeiras, jogos que divertem e educam, pois através deles é possível construir também conceitos lógico-matemáticos como quantidade, tamanho e distância.A aula de Balé na Educação Infantil é importante, pois desenvolve aspectos físicos e mentais, capaz de manter o corpo e a mente em constante movimento, enquanto o trabalho físico é executado. Os exercícios trabalhados auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, na imaginação, criatividade e arte.A criança começa a perceber a capacidade dos movimentos que o corpo pode executar, esta é uma das primeiras noções de consciência corporal. Fazem parte da aula o alongamento e exercícios, os movimentos praticados trabalham a flexibilidade do corpo e fortalecem a musculatura. Voltar Capoeira A Capoeira na Educação Infantil serve como meio de auxílio para o desenvolvimento motor dos educandos, contribuindo assim para a evolução de suas habilidades locomotoras, manipulativas e de equilíbrio, bem como para o desenvolvimento de suas capacidades físicas que estão relacionadas à qualidade de vida (saúde da criança) melhorando a força, resistência aeróbica e a flexibilidade. A capoeira auxilia ainda no desenvolvimento da musicalização, trabalhando ritmos e cantigas. Como o aprendizado da criança está em constante desenvolvimento, nas aulas de capoeira os alunos vivenciam por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e psicomotoras, movimentações que auxiliam em seu desenvolvimento global, que de acordo com o trabalho da psicomotricidade envolve não somente o desenvolvimento motor como também o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Desta maneira as atividades propostas permitem aos educandos explorar e superar suas limitações. Com base nessas atividades nossos planejamentos visam trabalhar exercícios que auxiliem na ampliação da cultura corporal de movimento do educando, ampliando assim seu acervo motor. Bem como, aperfeiçoando sua musicalidade e seus movimentos “técnicos” da capoeira, contribuindo desta maneira para seu desenvolvimento capoeirístico e o direito à cidadania plena. Voltar Educação Física A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral das crianças, tanto corpo quanto mente. Assim, o CEI ESPAÇO FELIZ acredita que trabalhar com a Educação Física desde a primeira infância é muito importante, pois é nessa fase, dos 0 aos 6 anos de idade, que as crianças estão mais propensas a aprenderem e a desenvolverem principalmente suas habilidades motoras.É nessa fase que devemos estimular ao máximo novas e diversificadas experiências visando contribuir para a constituição da personalidade e o desenvolvimento da parte motora.As aulas de Educação Física iniciam a partir do Berçário. Nesta fase a criança passa a experimentar vivências diferentes, ou seja, aprende coisas que até então não sabia ou conhecia. Como as crianças dessa idade estão em um acelerado processo de desenvolvimento, nossa preocupação é realizar atividades que as ajudem a adquirir os padrões fundamentais do movimento: locomoção, manipulação e equilíbrio.Nas aulas, buscamos o desenvolvimento desses padrões através de jogos e brincadeiras, respeitamos os limites das crianças, realizamos estimulação através do lúdico, desenvolvendo, além disso, também a habilidade social, saber esperar sua vez, respeitar opiniões diversas, ouvir, compartilhar… Afinal, não devemos ter somente a preocupação em desenvolver os aspectos físicos de nossos alunos, mas também ensiná-los a viver em sociedade. Dessa maneira, podemos dar uma enorme contribuição para o desenvolvimento global das crianças. Voltar Inglês Frente a um mundo globalizado como o nosso, hoje em dia o aprendizado de uma segunda língua tornou-se indispensável. Sendo o Inglês fundamental na atualidade e entendendo que quanto mais cedo começamos a ter contato com essa língua, melhor, o ESPAÇO FELIZ inicia seus alunos nas aulas de Inglês aos 3 anos de idade.Nosso objetivo é que a criança desenvolva o interesse em aprender uma língua estrangeira de maneira lúdica. Brincando, focamos na pronúncia das palavras e cantamos músicas em Inglês, relacionando os conteúdos trabalhados diariamente e que têm significado para as crianças. Voltar Judô O Judô (Caminho Suave, na tradução do japonês) surgiu no Japão em 1882, criado pelo Sensei Jigoro Kano, com a ideia de criar uma luta na qual não houvesse violência, com princípios éticos e morais, de respeito ao próximo, à hierarquia e o pensamento voltado sempre para o bem da sociedade.Acreditamos na filosofia do Judô, por isso sua inserção no CEI ESPAÇO FELIZ. Seu objetivo é desenvolver os aspectos motor e físico, trabalhando o corpo de forma integral com atividades respeitando sempre a especificidade de cada faixa etária e a individualidade de cada aluno, pois o esporte deve ser prazeroso e divertido para a criança.Evitamos a especialização precoce e destacamos, nas aulas, os exercícios respiratórios, para boa postura, para o desenvolvimento motor, estimulando as habilidades motoras básicas (andar, correr, saltar, arremessar, etc.), coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular (saltos, rastejos), educativo de quedas e quedas propriamente ditas, jogos de oposição e resistência, jogos de lutas, nagewaza (técnicas de projeção), Renhakukenkawaza e kaeshiwaza (sequências e contra golpes) e katamewaza (técnicas de controle). Voltar Música A Música está presente na formação das crianças, sobretudo na primeira infância, seja nas cantigas durante o desenvolvimento de atividades, para acalentar e embalar os bebês / crianças, como instrumento de organização e recreação no cotidiano da nossa instituição.No Brasil, o musicólogo e educador Heitor Vila-Lobos, em meados do século XX (TOZETTO, 2005, p. 53) cunhou o termo educação musical, que desloca a música de uma posição de recreação e entretenimento para uma posição de linguagem participadora na formação cognitiva da criança.O nosso objetivo é desenvolver faculdades indispensáveis à criança como, por exemplo, a percepção, comunicação, concentração (autodisciplina) e o trabalho em equipe.Aqui no CEI ESPAÇO FELIZ nós consideramos a Música conteúdo fundamental na formação das crianças desde a primeira infância, por isso, nossos alunos são inseridos no mundo da Música desde o Berçário, onde a música participa ativamente no desenvolvimento da motricidade e no estímulo do desenvolvimento da linguagem oral, neste caso a “lalação”.No Maternalzinho as crianças são estimuladas à identificação dos sons e a percepção rítmica, a Música nesta fase participa ativamente no desenvolvimento do equilíbrio do corpo dos alunos.Nossos alunos dos Níveis 1 e 2 são estimulados à identificação dos sons da natureza, dos sons graves e dos sons agudos. Nesta fase a Música é um elemento essencial no desenvolvimento da socialização dos alunos.Nos Níveis 3, 4 e 5 os alunos têm a oportunidade de explorar os sons dos mais variados instrumentos musicais. Este contato proporciona ao aluno a capacidade de identificar os sons específicos de cada instrumento nas produções musicais inseridas no seu cotidiano social.Em todas essas fases, o conteúdo da Música é apresentado respeitando o tempo, a linguagem e a capacidade cognitiva de cada aluno. Para isso, são utilizados instrumentos específicos, atividades lúdicas e práticas pedagógicas que permitem ao aluno liberdade para descobrir, improvisar e recriar.  Voltar Nutrição Na Educação Infantil, nas aulas de Nutrição as crianças são orientadas sobre a importância de uma alimentação balanceada e variada.A nutricionista, fazendo uso de materiais lúdicos, coloridos e alimentos in natura, realiza atividades onde as crianças aprendem brincando sobre os nutrientes e suas funções no organismo.Nosso objetivo é que as crianças aprendam a identificar os alimentos, adquiram hábitos saudáveis, criem autonomia para escolher melhor os seus alimentos, tendo consciência dos benefícios que uma alimentação balanceada traz. As crianças vivenciam todo este trabalho no Dia da Fruta, que acontece uma vez por semana no Projeto Alimentação Saudável. Os pequenos contribuem trazendo uma fruta e, ao explorar sua cor, forma, aroma e sabor, aprendem brincando (e comendo!).Nossa nutricionista – Mauren Martins – também é responsável pelas aulas de Horticultura, por treinamentos com toda a Equipe – com relação à higiene durante as trocas e cuidados com a alimentação – e realiza o acompanhamento nutricional, medindo e pesando os alunos mensalmente.Além de tudo isso, elabora cardápios, mensalmente, específicos por faixa etária e está à disposição para atender os pais em caso de dúvidas e orientações, pensadas em parceria com a Equipe Pedagógica e o pediatra da criança. Voltar Psicomotricidade Relacional A Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa, de valor preventivo, que possibilita um tempo e um espaço onde a criança, de forma espontânea e criativa, possa expressar com liberdade e autenticidade todo o seu potencial motor, cognitivo, afetivo, social e relacional, para, a partir daí, melhorar o desenvolvimento global de sua aprendizagem e de sua capacidade de adaptação social e afetiva.É um método de mediação corporal que utiliza o jogo espontâneo e privilegia a comunicação não verbal, proporciona um espaço de liberdade no qual a criança pode se mostrar na sua inteireza, demonstrando seus medos, desejos e fantasias. Enfocando a relação mente e corpo, que passa pela ação motora e pela ação psí­quica, possibilita o despertar da consciência corporal através dos movimentos, sentimentos e do encontro consigo mesmo e com o outro.O psicomotricista relacional busca a construção de um ví­nculo de confiança que possa conduzir a criança à expressão de seus sentimentos. É através de seu corpo, do tônus, do olhar e de seus gestos que o profissional poderá assegurar à criança a assistência desse espaço de confiança.Esta prática favorece à criança uma relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca, possibilitando-a um melhor conhecimento de seu corpo e de suas possibilidades; desenvolve aspectos relacionados ao funcionamento do corpo e à construção de conhecimentos, como: coordenação motora, equilí­brio, postura, lateralidade, noção de espaço, de tempo e esquema corporal; auxilia na compreensão de seus sentimentos e emoções, utilizando-os de forma construtiva, bem como no desenvolvimento da autoestima; contribui para o desenvolvimento da criatividade; desperta para o desejo de aprender; potencializa a construção de ví­nculos sociais e afetivos e estimula o ajuste positivo da agressividade, da inibição, dos limites, da frustração, dos medos, da dependência, da afetividade, entre outros distúrbios de comportamento. Voltar Artes A aula de Artes para os alunos da Educação Infantil estimula a criatividade, que é natural da criança mas necessita de espaço para que possa se manifestar. Ao proporcionar o contato com diferentes materiais e a experimentação de texturas diversas, interação com massinha, tinta, argila, giz, papéis de diferentes cores, formatos e tamanhos, a criança constrói uma relação de autoconfiança com a produção artística, sensibilidade, percepção e imaginação.Como sugere o Método Natural, trabalhamos a partir do contexto, com a vivência, por parte dos alunos, sempre relacionando os conteúdos que aprendem nas aulas com a prática artística, levando em consideração os objetivos propostos para cada faixa etária.O resultado e as criações podem ser prestigiados pelas famílias no segundo semestre,  quando realizamos a “Exposição”. Nela, o enfoque não é para o produto final, mas sim, para o processo criativo. O objetivo é, também, a parceria da família, pois para as crianças esse reconhecimento é fundamental. Voltar Galeria de Fotos Colônia - Banho de mangueira. Sede Baby - 2015 Sede Kids - 2015 Ver todos os albuns Vídeo Colônia de Férias Artigos - Dicas - Informação - Curiosidades A Origem no Brasil da Educação Infantil Saiba Mais Origem da educação infantil Saiba Mais Escola Infantil Saiba Mais Páscoa Solidária Saiba Mais Desfralde: Tudo o que você precisa saber essa fase de transição. Saiba Mais A importância da leitura na Educação Infantil - Curitiba Saiba Mais A importância de uma boa creche em Curitiba. Saiba Mais O desenvolvimento da visão nos bebês. Saiba Mais Brincar ao ar livre faz bem! Saiba Mais Educação Infantil e as brincadeiras de faz de conta. Saiba Mais Música na escola infantil Saiba Mais Idade de corte na escola infantil Saiba Mais Origem da educação infantil Saiba Mais Educação Infantil Saiba Mais Atividades para as férias da Escola Infantil Saiba Mais Ver todos Contato Nome * Email * Telefone Mensagem * Mensagem enviado com Sucesso Ops! Ocorreu um erro, por favor tente mais tarde. Sede Baby: Av. Presidente Kennedy, 2089 Sede Kids: R. Maranhão, 335 contato@escolaespacofeliz.com.br Sede Baby: (41) 3085-3567 Sede Kids: (41) 3152-6614 Desenvolvimento & Design Evo Design © 2015 - Espaço Feliz Todos os direitos reservados

Informações de Contato

Av. Pres. Kennedy, 2089 - Guaíra, Curitiba - PR, 80610-010, Brasil
Editar Empresa

Localização