Sobre Estação Ferroviária de Ibirité
Estação Ferroviária - - SecretariasPlanejamentoFazendaDesenv. EconômicoDesenvolvimento SocialSaúdeEducaçãoObrasSemasEsporte, Cultura e LazerLicitaçãoLegislaçãoPortal do CidadãoConcursosControladoriaDownload de ArquivosLinks ÚteisTelefones ÚteisPublicaçõesPublicações dos ConselhosPortal TributárioHorário de ônibusChamamento PúblicoContatoAcesso Servidor Voce está: Secretarias Esporte, Cultura e Lazer Patrimônio Bens Tombados Estação Ferroviária Estação Ferroviária Sex, 13 de Janeiro de 2012 14:39 Estação Ferroviária Endereço: Rua Arthur Campos, sem número, Bairro: Centro. Histórico da Estação Ferroviária de Ibirité As movimentações para a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil – Ramal do Paraopeba se iniciaram em 1910 quando se sentiu a necessidade da construção da linha de trem que passasse pelo Vale do Paraopeba, ou seja, uma linha que saísse da linha do centro em Congonhas, passasse pelas várias cidades do Vale do Paraopeba (região mineradora) e voltasse a reencontrar com a linha do centro em Belo Horizonte. Os grandes depósitos de minério de ferro existentes no Vale do Paraopeba é que determinaram a construção do Ramal do Paraopeba, da Central do Brasil, que saia da Estação de Joaquim Murtinho, no Município de Congonhas, até Belo Horizonte e General Carneiro, onde se encontrava novamente com a linha do Centro, ou seja, um desvio que passa pelo Vale do Paraopeba. O começo da construção da Estrada de Ferro Central do Brasil, no ramal do Paraopeba em 1910 fez com que a população tivesse uma tendência de crescimento e diferenciações. Em Ibirité, mesmo que de forma lenta a população deixou de ser apenas descendentes de sesmeiros e escravos, para aglomerar representativa parte de pessoas adventícias que vinham para a construção da Estrada de Ferro e acabaram por ficar na região. A Estação Ferroviária de Ibirité foi inaugurada em 1917, mesmo ano em que a linha do Paraopeba atingiu Belo Horizonte, com 21 quilômetros de extensão até a Capital. Foi a partir da inauguração da Estação Ferroviária de Ibirité, com distância de 613,135 km do Rio de Janeiro, 883 metros de altitude, em relação ao nível do mar e inaugurada em 20/06/1917, que ocorreu um desenvolvimento econômico notável na região, pois o Distrito de Ibirité até então contava apenas com atividades como a agricultura, a pecuária e demais atividades primárias, que de certa forma deixava a população local espalhada por todo o distrito, impedindo a formação clara de um centro urbano. Ibirité se inseriu neste importante empreendimento, proporcionando grande impulso de caráter social e econômico, possibilitando assim, grande abertura à modernização. No decorrer das décadas, várias empresas se instalaram na cidade, sendo todo este processo de instalação de empresas explicado pela existência da Linha Férrea, que proporcionou acesso e transporte facilitado também de passageiros, produtos hortifruti e animais, uma vez que em tempos passados o transporte rodoviário era complicado e quase ausente. A formação do centro de Ibirité se deu próximo à Estação Ferroviária, pois a Prefeitura, o Fórum, a Igreja Matriz e o Centro Comercial ficam nestas proximidades, o que leva a uma percepção da importância que a Estrada de Ferro teve para Ibirité, trazendo para a cidade como foi dito empresas, pessoas e desenvolvimento, uma vez que a Estrada de Ferro significou a ligação de Ibirité a várias outras Cidades e Estados. A Central do Brasil começou a morrer quando foi criada a Rede Ferroviária Federal, pela lei nº. 3115 de 16 de março de 1957. Com isso, o passar dos anos fez com que a Central do Brasil fosse perdendo sua identidade, suas linhas deficitárias começaram a ser erradicadas e outras segmentadas, passando a fazer parte dos outros sistemas. Hoje em dia, os sistemas suburbanos que foram parte da lendária Central do Brasil funcionam de forma separada. Foram segregados os sistemas de passageiros e os de carga, sendo que o sistema de passageiros de longo percurso foi erradicado em 1998. A linha de Bitola Larga, está arrendada à MRS Logística S.A, com suas linhas indo desde Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro, Sepetiba e à ilha de Guaíba em Mangaratiba, e a antiga linha de bitola métrica da Central do Brasil foi arrendada pela Ferrovia Centro Atlântica – FCA. A história da Estação Ferroviária é um relato de muitas idas e vindas, despedidas e reencontros, que colaboraram para as mudanças ocorridas em Ibirité e em muitas cidades mineiras. Por isso a Processo de Tombamento da Estação Ferroviária em nível municipal, objetivou reunir informações para preservação do bem identificado como portador de enorme valor afetivo para a comunidade de Ibirité. Tal iniciativa levará a vivência estética e contemplação do mesmo. A mobilização ao longo dos tempos da sociedade civil ibiriteense, trouxe o resgate deste bem que é tão representativo para a nossa sociedade. Em 2009 a Estação Ferroviária foi totalmente reformada e se encontra em ótimo estado de conservação, com projetos para se tornar a Casa de Cultura de Ibirité. For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting LicitaçãoLegislaçãoPortal do CidadãoContatoAcesso Servidor Curta Nosso Facebook
Informações de Contato
320 - R. Artur Campos, 172 - Aluoto, Ibirité - MG, 32400-000, Brasil