Instituto de formação Cidadã São Francisco de Assis

Localização

Sobre Instituto de formação Cidadã São Francisco de Assis

ISFA - - Pages sábado, 28 de janeiro de 2017 Escola de Formação para CidadaniaI Convocatória da Escola de Formação para a cidadania 2017.
TEMA: Agroecologia e juventude: Tudo a ver.
A Escola de Cidadania é um curso de formação destinado principalmente para os jovens, onde são realizadas palestras sobre participação popular e temas sobre consciência ambiental, juventude e culturas populares, política, ética, agroecologia etc., com a finalidade de possibilitar a cada participante condições para o desenvolvimento intelectual, moral e para o pleno exercício da cidadania.
Este é um momento de formação promovido pelo Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis (Isfa Cidadania) em Manoel Vitorino-BA.
equipe de comunicação ISFA Postado porUnknownàs08:09Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 10 de agosto de 2016 Intercâmbio Intermunicipal do Projeto Cisternas no município de CaetanosRessignificar a vida no campo é muitas vezes necessário para que o agricultor e agricultora percebam quão rico e próspero é seu pedaço de chão.
Assim, através dos intercâmbios intermunicipais as singelas interações vão alterando o cotidiano de quem visita e de quem, tão solidariamente, abre a porta de sua casa para dividir com o outro suas experiências.  Nos dias 21 a 22 de julho de 2016, agricultoras e agricultores de Planalto- BA participaram do Intercâmbio Intermunicipal em Caetanos-BA e visitaram algumas das experiências dos agricultores e agricultoras do município.
A primeira delas começou na comunidade do Estreito com a apresentação do projeto Bioágua Catingueiro do agricultor Cleiton.
Depois de conhecerem as experiências os agricultores visitantes debateram sobre o reuso da água cinza, forma de captação, distribuição e a importância desses conhecimentos para a agricultura familiar no que tange à preservação ambiental e também à segurança alimentar.  Mas o momento de trocar as experiências não parou por aí.
No dia seguinte, os agricultores e agricultoras de Planalto fizeram ainda uma visita na propriedade da agricultora Ildete, moradora na comunidade do Estreito para conhecerem seu quintal agroflorestal e visitaram ainda a propriedade  de outra agricultora familiar, dona Vagneia, moradora da comunidade do Pinga também em Caetanos.
Por: Equipe de Comunicação ISFA.
Postado porUnknownàs13:39Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 31 de março de 2016 Agricultores e agricultoras de Planalto promovendo no GAPA o debate sobre convivência no semiárido Sabidos que só, eles garantem mesa farta para as famílias.
Esses agricultores e agricultoras trazem consigo o conhecimento de gerações!
Aram a terra, plantam, colhem.
Alguns ainda são bastante tradicionais, outros por sua vez, fazem uso das tecnologias para produzir melhor no campo.
Mas tudinho de boa qualidade sim sinhô, pois, o que eles mais querem é viver bem e ter saúde.
E, como todos sabem isso começa com comida de verdade, fresquinha e sem veneno!
Mas sabe o que é mais incrível?
Mesmo com tanto trabalho lá na roça eles sempre dão um jeito de aprender e também de ensinar!
Assim tem sido nesses dias 29,30 e 31 de março em Planalto/ BA, a capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos - GAPA promovida pelo ISFA através do contrato de nº 078/2014 com a participação de agricultores e agricultoras das comunidades Castiliano, Veredinha, Lagoa do Terto, Sentido, Lagoa Nova, Lagoa Danta, Cominho, Santana e Vereda Nova.
Daí, quando o povo se reúne para a capacitação a conversa sobre alimento de qualidade, agrotóxico, autonomia feminina, cuidados com o barreiro trincheira e cisternas, defensivos naturais, combate ao mosquito da dengue, reciclagem, recaatingamento e políticas públicas passeia sobre todo o espaço.
E as discussões são tão boas que rendem debates dos mais diversos, propostas inovadoras e um desejo que é perceptível a quem assiste, de colocar em ação tudo aquilo que foi comentado.
Nas palavras de dona Maria de Fátima, beneficiária do barreiro trincheira e moradora do Castiliano “com a tecnologia que eu vou receber, eu vou ter segurança, pois enchendo o barreiro é difícil de ele secar se a gente cuidar direitinho.
Aí vou poder ter minha hortinha e criar os animais”.
E que alegria é poder ver as famílias do campo produzindo com segurança, criando com qualidade os animais e promovendo com seu esforço e dedicação, que cá para nós não é pouco, o progresso no semiárido.
Se eles já não arredavam o pé daqui por nada, agora então é que não saem, pois tendo água o viver na roça se torna ainda melhor!
Por Equipe de comunicação ISFA Postado porUnknownàs12:38Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 23 de março de 2016 A experiência da família Oliveira: família unida, autonomia garantida!A pouco mais de três anos o ISFA visitou  dona Jardelina, seu Osvaldo e sua filha  Núbia lá em Boa Nova/ BA, na comunidade Alegria, para conhecer as experiências que a família vinha implementando no campo.
Entre elas estavam o cultivo de ervas medicinais, hortaliças e árvores frutíferas.  A dedicação e amor com a terra, a preocupação com alimentação de qualidade fizeram de dona Jardelina, seu Osvaldo e sua filha  Núbia, referência na comunidade Alegria.
Certos de que essa prática ainda persiste, nós do ISFA nos sentimos imensamente felizes por termos feito parte nesta história.
Assim, resgatar exemplos da autonomia de quem vive e ama o campo, faz-se necessário, pois há em nosso sertão muitas Jardelinas, Osvaldos e Núbias que com dedicação e iniciativas simples tem transformado para melhor a vida no semiárido!
Então você, você mesmo que acompanhou até agora essas entrelinhas, venha com a gente conhecer ou relembrar a história da família Oliveira.
Temos certeza que você vai se emocionar!
Por Equipe de Comunicação ISFA.
Postado porUnknownàs06:59Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 7 de março de 2016 Plantando e cultivando o Umbuzeiro: uma prática que veio para ficar!Bom dia minha gente linda!
Doação de mudas de Umbu - Viveiro do ISFAPovo arretado esse povo nordestino, vai logo achando uma atividade que é pra ver logo o resultado.
Assim foi a semana de agricultores e equipe técnica do Projeto Umbu da Gente que na última semana botou quente no plantio e cuidados com o umbu.
A princípio, o técnico Edvaldo foi com alguns agricultores lá no viveiro do ISFA, em Manoel Vitorino/BA, pegar umas mudas de umbu.
Daí, enquanto a agricultora capacitadora Clemilda Rosa saia para fazer plantio de mudas de umbu de raiz nua, o agricultor capacitador Adrino orientava nos cuidados com o umbu na comunidade do Espírito Santo em Mirante/BA.
Na mesma comunidade, dias depois, dona Maria de Lourdes com o auxílio de Edvaldo plantava mudas em sua propriedade.Seu Reginaldo e Edvaldo nos cuidados com as mudas de umbu Mas não foi só no Espírito Santo que a coisa estava boa não, que o diga seu Reginaldo da comunidade Poço da Pedra em Manoel Vitorino-BA, que também recebeu a visita do técnico e esperto que só já foi pra lida!
Sabida mesmo é dona Vanúsia, agricultora familiar e cooperadora da COOPROAF que começou a plantar de forma consorciada com a palma o umbu e, já começa a ver bons resultados.  Clemilda Rosa- Agricultora Capacitadora do PUGÉ isso aí minha gente, com esse trabalhão todo, feito com amor e dedicação é que mostramos para o mundo a força do homem e mulher do campo que todos os dias têm garantido o recaatingamento com o umbuzeiro e boa safra para os anos seguintes desta fruta tão saborosa que é o umbu.
Por: Equipe de Comunicação ISFA.
Adrino- Agricultor capacitador do PUG orientando  a família sobre os cuidados com o umbu Edvaldo- Técnico agrícola do PUG com dona Maria de Lourdes plantando mudas de Umbu Edvaldo e a agricultora Vanusia na roça de umbu consorciado com a Palma Postado porUnknownàs05:56Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 Projeto Umbu da gente O ISFA como muitos já conhecem é uma entidade da sociedade civil organizada que tem atuado no semiárido com o objetivo de promover a melhoria de vida das pessoas.
 O Projeto Umbu da Gente- PUG é um dos projetos executados pelo ISFA e, que além de beneficiar a vida do agricultor e agricultora no sertão tem auxiliado no "recatingamento" de nossa flora. Quer saber mais?
Então confere o vídeo.
Postado porUnknownàs06:00Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016 Comunidade de Brejo Verde recebe equipe técnica do Projeto Cisternas 1ª Água para mais uma capacitação em GRH   Nos dias 11 e 12 de fevereiro ocorreu em Planalto- BA, comunidade Brejo Verde, mais uma capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos- GRH.
Além dos agricultores e agricultoras da comunidade, o evento também contou com a presença de moradores da comunidade Rio da Mumbuca. Comoa capacitação é um momento de troca de conhecimentos e experiências, logodepois da mística de apresentação agricultores, agricultoras e equipe técnicabateram um papo sobre convivência com o semiárido e sobre a importância das cisternas.Neste primeiro dia os agricultores e agricultora conversaram sobreassociativismo, cooperativismo, educação contextualizada e a importância damulher camponesa.
Houve ainda o resgate do passado na comunidade.
Seu GilbertoAlves de Oliveira, conhecido popularmente como Cassi lembrou-se como era BrejoVerde no passado, nas palavras do agricultor “naquela época não havia essastecnologia que tem hoje, nós não tinha estrada, a casa de farinha era manual,essas coisas, mas tinha muitas nascentes, muitos passarinho e pé de banana.Inclusive a terra era muito boa, não carecia nem adubar, bastava pranta”.
Acomparação com o presente foi inevitável e as perspectivas para o futurocomeçaram a surgir.  Assim, cada um foiexpondo o que era necessário para melhorar o lugar onde moravam, sem, contudo,degradar o meio ambiente.
Nosegundo dia da capacitação os agricultores e agricultoras debateram com maisprofundidade questões inerentes à caatinga e, posteriormente, sobre a zona damata, visto que a comunidade supracitada localiza-se em uma área de transiçãoentre os dois biomas.
Foi enfatizada a importância de se preservar e revitalizaros mananciais existentes na comunidade.
Dentre os assuntos abordados o desmatamentoé o principal responsável pela diminuição da vasão das nascentes e o usoexagerado dos agrotóxicos na monocultura do café inviabiliza, na comunidade, autilização das águas existentes nos rios.
OProjeto Cisternas 1ª água é executado pelo ISFA e financiado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social(SJDHDS).  Atendeo município de Planalto e tem como objetivo orientar asfamílias a conviverem com as peculiaridades climáticas de suas comunidades efortalecer o sentimento de união das famílias beneficiadas, possibilitando quepor meio das cisternas cada agricultor e agricultora sejam ainda mais felizes!
Por: Equipe de Comunicação ISFA.
Postado porUnknownàs13:07Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euUnknownVisualizar meu perfil completoBlog ArchivePopular Posts

Informações de Contato

R. da Independência, Manoel Vitorino - BA, 45240-000, Brasil

Ações

Editar Empresa

Perguntas Frequentes

Telefone: (73) 3549-2665

Entre em contato diretamente clicando no número acima.

Endereço: R. da Independência, Manoel Vitorino - BA, 45240-000, Brasil

Localização: -14.1506925, -40.245513800000026

Localização: R. da Independência, Manoel Vitorino - BA, 45240-000, Brasil

Cidade: Manoel Vitorino - BA

Consulte o mapa acima para visualizar a localização exata.

Sobre a empresa:

ISFA - - Pages sábado, 28 de janeiro de 2017 Escola de Formação para CidadaniaI Convocatória da Escola de Formação para a cidadania 2017. TEMA: Agroecologia e juventude: Tudo a ver. A Escola de Cidadania é um curso de formação destinado principalmente para os jovens, onde são realizadas palestras sobre participação popular e temas sobre consciência ambiental, juventude e culturas populares, política, ética, agroecologia etc., com a finalidade de possibilitar a cada participante condições para o desenvolvimento intelectual, moral e para o pleno exercício da cidadania. Este é um momento de formação promovido pelo Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis (Isfa Cidadania) em Manoel Vitorino-BA. equipe de comunicação ISFA Postado porUnknownàs08:09Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 10 de agosto de 2016 Intercâmbio Intermunicipal do Projeto Cisternas no município de CaetanosRessignificar a vida no campo é muitas vezes necessário para que o agricultor e agricultora percebam quão rico e próspero é seu pedaço de chão. Assim, através dos intercâmbios intermunicipais as singelas interações vão alterando o cotidiano de quem visita e de quem, tão solidariamente, abre a porta de sua casa para dividir com o outro suas experiências.  Nos dias 21 a 22 de julho de 2016, agricultoras e agricultores de Planalto- BA participaram do Intercâmbio Intermunicipal em Caetanos-BA e visitaram algumas das experiências dos agricultores e agricultoras do município. A primeira delas começou na comunidade do Estreito com a apresentação do projeto Bioágua Catingueiro do agricultor Cleiton. Depois de conhecerem as experiências os agricultores visitantes debateram sobre o reuso da água cinza, forma de captação, distribuição e a importância desses conhecimentos para a agricultura familiar no que tange à preservação ambiental e também à segurança alimentar.  Mas o momento de trocar as experiências não parou por aí. No dia seguinte, os agricultores e agricultoras de Planalto fizeram ainda uma visita na propriedade da agricultora Ildete, moradora na comunidade do Estreito para conhecerem seu quintal agroflorestal e visitaram ainda a propriedade  de outra agricultora familiar, dona Vagneia, moradora da comunidade do Pinga também em Caetanos. Por: Equipe de Comunicação ISFA. Postado porUnknownàs13:39Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 31 de março de 2016 Agricultores e agricultoras de Planalto promovendo no GAPA o debate sobre convivência no semiárido Sabidos que só, eles garantem mesa farta para as famílias. Esses agricultores e agricultoras trazem consigo o conhecimento de gerações! Aram a terra, plantam, colhem. Alguns ainda são bastante tradicionais, outros por sua vez, fazem uso das tecnologias para produzir melhor no campo. Mas tudinho de boa qualidade sim sinhô, pois, o que eles mais querem é viver bem e ter saúde. E, como todos sabem isso começa com comida de verdade, fresquinha e sem veneno! Mas sabe o que é mais incrível? Mesmo com tanto trabalho lá na roça eles sempre dão um jeito de aprender e também de ensinar! Assim tem sido nesses dias 29,30 e 31 de março em Planalto/ BA, a capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos - GAPA promovida pelo ISFA através do contrato de nº 078/2014 com a participação de agricultores e agricultoras das comunidades Castiliano, Veredinha, Lagoa do Terto, Sentido, Lagoa Nova, Lagoa Danta, Cominho, Santana e Vereda Nova. Daí, quando o povo se reúne para a capacitação a conversa sobre alimento de qualidade, agrotóxico, autonomia feminina, cuidados com o barreiro trincheira e cisternas, defensivos naturais, combate ao mosquito da dengue, reciclagem, recaatingamento e políticas públicas passeia sobre todo o espaço. E as discussões são tão boas que rendem debates dos mais diversos, propostas inovadoras e um desejo que é perceptível a quem assiste, de colocar em ação tudo aquilo que foi comentado. Nas palavras de dona Maria de Fátima, beneficiária do barreiro trincheira e moradora do Castiliano “com a tecnologia que eu vou receber, eu vou ter segurança, pois enchendo o barreiro é difícil de ele secar se a gente cuidar direitinho. Aí vou poder ter minha hortinha e criar os animais”. E que alegria é poder ver as famílias do campo produzindo com segurança, criando com qualidade os animais e promovendo com seu esforço e dedicação, que cá para nós não é pouco, o progresso no semiárido. Se eles já não arredavam o pé daqui por nada, agora então é que não saem, pois tendo água o viver na roça se torna ainda melhor! Por Equipe de comunicação ISFA Postado porUnknownàs12:38Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 23 de março de 2016 A experiência da família Oliveira: família unida, autonomia garantida!A pouco mais de três anos o ISFA visitou  dona Jardelina, seu Osvaldo e sua filha  Núbia lá em Boa Nova/ BA, na comunidade Alegria, para conhecer as experiências que a família vinha implementando no campo. Entre elas estavam o cultivo de ervas medicinais, hortaliças e árvores frutíferas.  A dedicação e amor com a terra, a preocupação com alimentação de qualidade fizeram de dona Jardelina, seu Osvaldo e sua filha  Núbia, referência na comunidade Alegria. Certos de que essa prática ainda persiste, nós do ISFA nos sentimos imensamente felizes por termos feito parte nesta história. Assim, resgatar exemplos da autonomia de quem vive e ama o campo, faz-se necessário, pois há em nosso sertão muitas Jardelinas, Osvaldos e Núbias que com dedicação e iniciativas simples tem transformado para melhor a vida no semiárido! Então você, você mesmo que acompanhou até agora essas entrelinhas, venha com a gente conhecer ou relembrar a história da família Oliveira. Temos certeza que você vai se emocionar! Por Equipe de Comunicação ISFA. Postado porUnknownàs06:59Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 7 de março de 2016 Plantando e cultivando o Umbuzeiro: uma prática que veio para ficar!Bom dia minha gente linda! Doação de mudas de Umbu - Viveiro do ISFAPovo arretado esse povo nordestino, vai logo achando uma atividade que é pra ver logo o resultado. Assim foi a semana de agricultores e equipe técnica do Projeto Umbu da Gente que na última semana botou quente no plantio e cuidados com o umbu. A princípio, o técnico Edvaldo foi com alguns agricultores lá no viveiro do ISFA, em Manoel Vitorino/BA, pegar umas mudas de umbu. Daí, enquanto a agricultora capacitadora Clemilda Rosa saia para fazer plantio de mudas de umbu de raiz nua, o agricultor capacitador Adrino orientava nos cuidados com o umbu na comunidade do Espírito Santo em Mirante/BA. Na mesma comunidade, dias depois, dona Maria de Lourdes com o auxílio de Edvaldo plantava mudas em sua propriedade.Seu Reginaldo e Edvaldo nos cuidados com as mudas de umbu Mas não foi só no Espírito Santo que a coisa estava boa não, que o diga seu Reginaldo da comunidade Poço da Pedra em Manoel Vitorino-BA, que também recebeu a visita do técnico e esperto que só já foi pra lida! Sabida mesmo é dona Vanúsia, agricultora familiar e cooperadora da COOPROAF que começou a plantar de forma consorciada com a palma o umbu e, já começa a ver bons resultados.  Clemilda Rosa- Agricultora Capacitadora do PUGÉ isso aí minha gente, com esse trabalhão todo, feito com amor e dedicação é que mostramos para o mundo a força do homem e mulher do campo que todos os dias têm garantido o recaatingamento com o umbuzeiro e boa safra para os anos seguintes desta fruta tão saborosa que é o umbu. Por: Equipe de Comunicação ISFA. Adrino- Agricultor capacitador do PUG orientando  a família sobre os cuidados com o umbu Edvaldo- Técnico agrícola do PUG com dona Maria de Lourdes plantando mudas de Umbu Edvaldo e a agricultora Vanusia na roça de umbu consorciado com a Palma Postado porUnknownàs05:56Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 Projeto Umbu da gente O ISFA como muitos já conhecem é uma entidade da sociedade civil organizada que tem atuado no semiárido com o objetivo de promover a melhoria de vida das pessoas.  O Projeto Umbu da Gente- PUG é um dos projetos executados pelo ISFA e, que além de beneficiar a vida do agricultor e agricultora no sertão tem auxiliado no "recatingamento" de nossa flora. Quer saber mais? Então confere o vídeo. Postado porUnknownàs06:00Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016 Comunidade de Brejo Verde recebe equipe técnica do Projeto Cisternas 1ª Água para mais uma capacitação em GRH   Nos dias 11 e 12 de fevereiro ocorreu em Planalto- BA, comunidade Brejo Verde, mais uma capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos- GRH. Além dos agricultores e agricultoras da comunidade, o evento também contou com a presença de moradores da comunidade Rio da Mumbuca. Comoa capacitação é um momento de troca de conhecimentos e experiências, logodepois da mística de apresentação agricultores, agricultoras e equipe técnicabateram um papo sobre convivência com o semiárido e sobre a importância das cisternas.Neste primeiro dia os agricultores e agricultora conversaram sobreassociativismo, cooperativismo, educação contextualizada e a importância damulher camponesa. Houve ainda o resgate do passado na comunidade. Seu GilbertoAlves de Oliveira, conhecido popularmente como Cassi lembrou-se como era BrejoVerde no passado, nas palavras do agricultor “naquela época não havia essastecnologia que tem hoje, nós não tinha estrada, a casa de farinha era manual,essas coisas, mas tinha muitas nascentes, muitos passarinho e pé de banana.Inclusive a terra era muito boa, não carecia nem adubar, bastava pranta”. Acomparação com o presente foi inevitável e as perspectivas para o futurocomeçaram a surgir.  Assim, cada um foiexpondo o que era necessário para melhorar o lugar onde moravam, sem, contudo,degradar o meio ambiente. Nosegundo dia da capacitação os agricultores e agricultoras debateram com maisprofundidade questões inerentes à caatinga e, posteriormente, sobre a zona damata, visto que a comunidade supracitada localiza-se em uma área de transiçãoentre os dois biomas. Foi enfatizada a importância de se preservar e revitalizaros mananciais existentes na comunidade. Dentre os assuntos abordados o desmatamentoé o principal responsável pela diminuição da vasão das nascentes e o usoexagerado dos agrotóxicos na monocultura do café inviabiliza, na comunidade, autilização das águas existentes nos rios. OProjeto Cisternas 1ª água é executado pelo ISFA e financiado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social(SJDHDS).  Atendeo município de Planalto e tem como objetivo orientar asfamílias a conviverem com as peculiaridades climáticas de suas comunidades efortalecer o sentimento de união das famílias beneficiadas, possibilitando quepor meio das cisternas cada agricultor e agricultora sejam ainda mais felizes! Por: Equipe de Comunicação ISFA. Postado porUnknownàs13:07Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euUnknownVisualizar meu perfil completoBlog ArchivePopular Posts