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EDUCAÇÃO [ BLOG do JACSON ] | Espaço dedicado aos alunos da escola pública E. E. Edir Paulino Albuquerque - - NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS, POIS ELES PODEM MUDAR O MUNDO! EDUCAÇÃO [ BLOG do JACSON ] Espaço dedicado aos alunos da escola pública E. E. Edir Paulino Albuquerque FACEBOOK do JACSON TWITTER do JACSON MATEMÁTICA: 1ºA,B, C e D 22/07/2020 profjacmar Deixe um comentário Ola alunos!Espero que todos estejam bem!Pelo motivo de alguns alunos não conseguirem acessar o ClassRoom vou postar as vídeo aulas aqui!Matemática – Proporcionalidades – Parte I https://youtu.be/duCpsGt2CAYMatemática – Funções: Parte II https://youtu.be/5-Wxj_PtkxUMatemática – Funções do 1º grau: Parte III https://youtu.be/QOv6vBIfqjAMatemática – Funções do 1º grau: Parte IV https://youtu.be/R-vPP3pjLYoMatemática – Contextualização de funções do 1º grau: Parte VII https://youtu.be/leMNMXL0qskMatemática – Funções do 2º grau: Parte V https://youtu.be/yA7lkkgx86QMatemática – Funções do 2º grau: Parte VI https://youtu.be/8d1VW1ieD2YMatemática – Contextualização de funções do 2º grau: Parte VIII https://youtu.be/g6mTV6pf4uUMatemática – Contextualização de funções do 2º grau: Parte IX https://youtu.be/o8c8whqQWa8Abraços! Foco, força e fé! Vamos ficar bem! FÍSICA – 2ªF SERIE NOITE 22/07/2020 profjacmar Deixe um comentário Ola alunos!Calorimetria: -Calorimetria – Aula 01 (Calor sensível) https://youtu.be/hsjynlSYQI4-Calorimetria – Aula 02 (Exercícios Calor Sensível) https://youtu.be/1U7R5Z3IkSs-Calorimetria – Aula 03 (Calor Latente) https://youtu.be/op5vkU5srAM-Calorimetria – Aula 04 (Exercícios Calor sensível + latente) https://youtu.be/1V6D7HCi-Fs-Calorimetria – Aula 05 (Capacidade Térmica) https://youtu.be/PGIV4ythXPc-Calorimetria – Aula 06 (Exercícios Capacidade Térmica) https://youtu.be/bU3Uw2SUuLQ-Calorimetria – Aula 07 (Potência Térmica) https://youtu.be/gAtGW9P6m84-Calorimetria – Aula 08 (Trocas de Calor) https://youtu.be/BTkwrqvtUiI-Calorimetria – Aula 09 (Exercícios Trocas de Calor) https://youtu.be/-BrMuiPhNww-Calorimetria – Aula 10 (Trocas de Calor com Mudança de Fase) https://youtu.be/uEExnwys4kIDilatação Térmica: -Dilatação Térmica (Linear) – Aula 01 https://youtu.be/yoaMG4KVmzA-Dilatação Térmica (Linear) – Aula 02 https://youtu.be/eZEtZKRZO-k-Dilatação Térmica (Linear) – Aula 03 Exercícios de Aprofundamento https://youtu.be/c3AYTEM62EY-Dilatação Superficial – Aula 04 (Teoria e Exemplos) https://youtu.be/Hl4r4zXOTc8-Dilatação Volumétrica – Aula 05 (Teoria e Exemplos) https://youtu.be/smEr6AELC9Y-Dilatação Térmica dos Líquidos – Aula 06 https://youtu.be/9GkFBsr3j3kFoco, força e fé! Vamos sair melhores dessa pandemia! Física 1ºE, F, G e J 22/07/2020 profjacmar Deixe um comentário Ola! alunos!CINEMÁTICA Conceitos iniciais: -Aula 01 – Cinemática – Conceitos Iniciais https://youtu.be/vAgN3U36obA-Aula 02 – Cinemática – Posição em uma Trajetória https://youtu.be/Fb8eLUL9EdM-Aula 03 – Cinemática – Exercícios Simples https://youtu.be/j-sW3PrpOZEVelocidade Média: -Velocidade Média – Conceitos Iniciais (Aula 01) https://youtu.be/1y8x1ApGDFk-Velocidade Média – Exercícios Básicos (Aula 02) https://youtu.be/UkYx35BcRIo-Velocidade Média – Aprofundando Conceitos (Aula 03) https://youtu.be/FSh_zQB0B7U-Velocidade Média – Exercícios de Aprofundamento (Aula 04) https://youtu.be/J5m86TwB5HI-Velocidade Média – Aula 05 (Casos particulares) https://youtu.be/gM4dhXH2l5g-Velocidade Média – Aula 06 (Exercícios Especiais https://youtu.be/gM4dhXH2l5gFoco, Força e Fé! Física 2ºTA 22/07/2020 profjacmar Deixe um comentário Ola pessoal, assistam todos os vídeos e refaçam os exercícios do vídeo! -Calorimetria – Aula 08 (Trocas de Calor)https://youtu.be/BTkwrqvtUiI -Calorimetria – Aula 09 (Exercícios Trocas de Calor)https://youtu.be/-BrMuiPhNww -Calorimetria – Aula 10 (Trocas de Calor com Mudança de Fase)https://youtu.be/uEExnwys4kI -Dilatação Térmica (Linear) – Aula 01https://youtu.be/yoaMG4KVmzA -Dilatação Térmica (Linear) – Aula 02https://youtu.be/eZEtZKRZO-k -Dilatação Superficial – Aula 04 (Teoria e Exemplos)https://youtu.be/Hl4r4zXOTc8 -Dilatação Volumétrica – Aula 05 (Teoria e Exemplos) TRABALHO DE MATEMÁTICA 1º bimestre 2019 17/03/2019 profjacmar Deixe um comentário TRABALHO DE MATEMÁTICA ENTREGAR EM 15/04 Copie e resolva em folha separada  e entregue no dia 15/04! Se tiver imprevistos, entregar na próxima aula! Este trabalho vale de 0 a 10 pontos.1) Relacione os elementos e os conjuntos dados, utilizando os símbolos ? ou ?:a) ? 2 e ? b) 0,333 e ? c) ? 3 e ? d)(3 : 7) e ? e)(0,2 . 0,1) e ?* f) -234 e ?+ g) 0,777… e ?+ h) -1/1000 e ?2) Assinale com V as sentenças verdadeiras e, com F, as falsas.a) ? ? ? b) ?* ? ? c) ?* ? ? d) ?+ ? ? e) ?– ? ? f) ? ? ? g) ?–? ? h) ? ? ? i) ?* ? ?3) Represente os seguintes conjuntos por extensão de seus elementos?a) A = { X ? ?| X ? 4}b) B = { X ? ?| 1 < X < 3}c) C= {x ? ? | x ? -3}d) D = { X ? ?* | -3 ? X ? 1}e) E = { ???? ? ? | 3 ? ???? ? 10 }f) F = { ???? ? ? | ???? ? 9}g) G = { ???? ? ? | 4 < ???? ? 11}h) H = { ???? ? ? | ???? ? 6}4) Dados os conjuntos a seguir, descritos em linguagem cotidiana, encontre, em cada caso, seus elementos e traduza a descrição dada para a linguagem matemática.a) O conjunto A é formado por números naturais maiores do que 4 e menores ou iguais a 11.b) O conjunto B é formado por números naturais menores ou iguais a 9.c) O conjunto C é formado por números inteiros maiores ou iguais a -3 e menores do que 5.d) O conjunto D é formado por números inteiros maiores ou iguais a -35) Quais são os cinco menores números que pertencem a cada um dos seguintes conjuntos?a) E é o conjunto dos cinco números naturais que são divisíveis por 4.b) F é o conjunto dos cinco números naturais impares maiores do que 7.c) G é o conjunto dos cinco menores números inteiros que, elevado ao quadrado, resultam em um número menor do que 10.d) H é o conjunto dos cinco menores números naturais que, quando dobrados e somados a 1, resultam em um número maior do que 7.6) Descreva, em linguagem matemática, os conjuntos E, F, G e H, apresentados na atividade anterior.7) Determine o valor das expressões:a) (5 – ? 2 )2 b) (2?2 – ?3)(2?2 + ?3) c)( 5 + ?2 )2 d)(3 + ?2)2 e)?1000 + ?81 f)?1000 – ?818)Racionalize os denominadores das frações: a) 1/?2 b) 2/?3Legenda: ?=Naturais ;  ?=Inteiros;    ?=Racionais;  IIR =Irracionais   ?= Reais;   ?= está contido;  ?= não está contido . Matemática – Aula 11 – Progressão Geométrica – Parte 1 04/06/2018 profjacmar Deixe um comentário Matemática – Aula 11 – Progressão Geométrica – Parte 2 04/06/2018 profjacmar Deixe um comentário Matemática – Aula 11 – Progressão Geométrica – Parte 3 04/06/2018 profjacmar Deixe um comentário Matemática – Aula 11 – Progressão Geométrica – Parte 4 (Final) 04/06/2018 profjacmar Deixe um comentário Matemática – Aula 10 – Progressão Aritmética- Parte 1 20/05/2018 profjacmar Deixe um comentário Assista todos os 3 vídeos da aula de P.A. com muita calma e se precisar volte e assista quantas vezes for necessário.Em breve lista de exercícios! Matemática – Aula 10 – Progressão Aritmética- Parte 2 20/05/2018 profjacmar Deixe um comentário   Matemática – Aula 10 – Progressão Aritmética- Parte 3 – Final 20/05/2018 profjacmar Deixe um comentário TRABALHO DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA 11/04/2018 profjacmar Deixe um comentário  TRABALHO DE MATEMÁTICA 1º bimestre 2018  Copie e resolva em folha separada de seu caderno e entregue no dia da prova! Este trabalho vale de 0 a 7 pontos.Assista os vídeos de conjuntos numéricos e P.A.ELABORE AS RESOLUÇÕES:1) Relacione os elementos e os conjuntos dados, utilizando os símbolos ? ou ?. a) ? 2 e ? b) 0,333…e ? c) ?-3 e ? d) 3:7 e ? e) 0,2 e ?* f) -234 e ?– g) 2 e ?+2) Assinale com V as sentenças verdadeiras e, com F, as falsas. a) ? ? ? b) ?* ? ? c) ?* ? ? d) ?+ ? ? e) ?– ? ? f) ? ? ? g) ? ? ? h) ?+ ? ?+ i) ? ? ?3)Represente os seguintes conjuntos por extensão de seus elementos: a) A= {x ? ? | x ? 4} b) B= {x ? ? | 1 < x < 6} c) C= {x ? ? | x ? -3} d) D= {x ? ?* | -3 ? x ? 1} e) E= { ???? ? ? | 3 ? ???? ? 10 } f) F= { ???? ? ? | ???? ? 9} g) G= { ???? ? ? | 4 < ???? ? 11} h) H= { ???? ? ? | ???? ? 6}4) Escreva os elementos do conjunto e escreva em linguagem matemática.a) O conjunto C é formado por números inteiros maiores ou iguais a -3 e menores que 5. b) O conjunto J é formado por números naturais maiores do que 4 e menores ou iguais a 11.5) Determine os quatro primeiros termos da sequência cujo termo geral é:a) an = n3 + 2 b) an = 3n – 5 c) an = 3n d) an = 3n-46) Determine a lei de formação das sequências: a) (7, 10, 13, …) b) (1, 5, 9, 13, …)7) A figura abaixo forma uma sequência numérica, determine a lei de formação dessa sequência:????????     ????????????     ????????????????     ????????????????????????????     ????????????     ????????????????     ????????????????????fig.1        fig.2           fig.3               fig.48) Determinar o décimo primeiro termo da sequência an = 210-n.9) Escreva a definição de uma progressão aritmética. pesquise em seu caderno10) Determinar o décimo terceiro termo da P.A. (3, 5, 7, …)11) Determinar o primeiro termo de uma P.A. em que o vigésimo primeiro termo é 104 e a razão é 5.12) Uma planta cresce durante 30 dias. No primeiro dia sua altura era de 10 cm e no último, 155 cm. Qual foi seu crescimento diário sabendo-se que esse valor foi constante?13)Determine os valores das expressões: ( 5 – ?2 )2 (3 + ?2)2 × (3 – ?2)2 ?1000 + ?81 ?1000 – ?8114)Racionalize os denominadores das frações: a) 1/? 2 b) 2/? 3 Matemática – Aula 2 – Conjuntos Numéricos – Parte 1 26/02/2018 profjacmar Deixe um comentário Matemática – Aula 2 – Conjuntos Numéricos – Parte 1 Conjuntos dos Números Naturais e Números Inteiros Matemática – Aula 2 – Conjuntos Numéricos – Parte 2 26/02/2018 profjacmar Deixe um comentário Matemática – Aula 2 – Conjuntos Numéricos – Parte 2 Conjuntos dos Números Racionais e dos Números Irracionais Matemática – Aula 2 – Conjuntos Numéricos – Parte 3 – Final 26/02/2018 profjacmar Deixe um comentário Matemática – Aula 2 – Conjuntos Numéricos – Parte 3 – Final Conjuntos dos Números Reais e Números Número Complexos SIMULADO 2ºBIM 2017 08/06/2017 profjacmar Deixe um comentário SIMULADO 2ºBim 2017Atenção copie as questões em seu caderno e responda, para quem entregar no dia da prova vale 1(um) ponto.1- Dada a P.G. (a1, ? a2,? a3,? a4,…,an) a razão dessa P.G. pode ser: Escreve como determinar a razão de uma P.G.2- Dada a Progressão Geométrica (3, 9, 27, 81, 243, …), determine o primeiro termo, o quarto termo e a razão:3- Na P.G. (1, 2 ,4,…) o décimo termo é:Use a fórmula: an = a1 • qn – 1 4- Considerando dois conjuntos A e B (f:A?B), não-vazios e uma relação binária, dizemos que essa relação é uma relação de função de A em B se:Verifique em seu caderno (apenas texto)5- Dados dois conjuntos A={ 1, 2, 3, 4} e B={ 5, 8, 11, 14, 18, 21} e a relação R={(x,y) AXB| y=3x + 2}, determine:a.A relação na forma de pares ordenados;b.Construir o diagrama de flechas;c. Verificar se essa relação é relação de função de A e B. Caso afirmativo determine o D(f), CD(f) e Im(f);d. Determine a raiz ou zero da função dada6- Dada a função f:A?B definida por f(x)=3x – 12, determine a raiz ou zero da função: Matemática Simulado 1ºBim2017 13/04/2017 profjacmar Deixe um comentário ATENÇÃO! Apenas para os Primeiros Anos: 1ºA, 1ºB, 1ºC, 1ºD, 1ºE e 1ºF No link ao lado aulas de P.A.:  Aqui Vídeo aula de P.A. Para baixar o pdf click aqui: MATEMÁTICA  SIMULADO 20161 – Enumerar os elementos, escrevendo os conjuntos. A = { x ? N | 3 ?x ?10 } B = { x ? N | x ?9} C = { x ? N | 4 < x ?11} D = { x ? N | x ?6}2 -Escreva os elementos do conjunto e escreva em linguagem matemática.a) O conjunto C é formado por números inteiros maiores ou iguais a -3 e menores que 5. b) O conjunto J é formado por números naturais maiores do que 4 e menores ou iguais a 11.3 – Determine os quatro primeiros termos da sequência cujo termo geral é: a) an = n3 + 2 b) an = 3n – 5 c) an = 3n d) an = 3n – 44 – Determine a lei de formação das sequências: a) (7, 10, 13, … ) b) (1, 5, 9, 13, …)5 – Determinar o décimo primeiro termo da sequência an = 210 – n .6 – Escreva a definição de Progressão Aritmética.  Obs.: Pesquise em seu caderno ou na internet7 – Determinar o décimo terceiro termo da P.A. (3, 5, 7, … )8 – Determinar o primeiro termo de uma P.A. em que o vigésimo primeiro termo é 104 e a razão é 5.9 – Uma planta cresce durante 30 dias. No primeiro dia sua altura era de 10 cm e no último, 155 cm. Qual foi seu crescimento diário sabendo-se que esse valor foi constante?Estudem estes conteúdos para a prova e para o provão! Bons Estudos!Abraços! Prof. JACSON FÍSICA SIMULADO 2016 08/04/2016 profjacmar Deixe um comentário ATENÇÃO! Apenas para os primeiros anos: 1ºI, 1ºJ, 1ºK, 1ºL e 1TA .Obs.: 1ºTA não fazer exercício 5!Para baixar o pdf click aqui: FÍSICA SIMULADO 2016 pdf1 – Quais as 7 grandezas que pertencem ao Sistema Internacional de Unidades (SI)?2- Um ônibus parte de São Paulo às 15 h 30 min com transito em condições normais, percorrendo 450 km. Qual a distância percorrida pelo ônibus de acordo com o Sistema Internacional de Unidades?3 – Na física e na ciência é comum trabalharmos com números muito maiores que 1 e números muito menores que 1, prova disso é o volume do sol 1,4 x 1027m3e a massa do Próton 2 x 10-27kg. Escreva em notação cientifica o volume da Lua que é de 1.070.000.000.000.000.000.000 m3 e a massa de uma partícula de poeira que é 0,0000000007 kg.4 – Transforme de km/h para m/s e de m/s para km/h. a) 60 km/h     e) 20 m/s b) 44 km/h     f) 40 m/s c) 70 km/h     g) 80 m/s d) 100 km/h   h) 30 m/s5 – Um carro percorre um trecho de 40 km de uma estrada horizontal retilínea, mantendo uma velocidade constante de 60 km/h. A seguir, percorre 60 km em linha reta, mantendo uma velocidade constante de 50 km/h. Qual a velocidade média, em km/h, para todo o percurso?6 – Um Carro se desloca do Rio de Janeiro até Catanduva – SP. Sabendo-se que a distância entre as duas cidades é de 800 km e que o percurso se iniciou às 7 horas e terminou às 15 h, calcule a velocidade média do carro durante a viagem.Estudem estes conteúdos para a prova e para o provão! Bons Estudos!Abraços! Prof. JACSON 1ºTA – Aula de Física – Reposição 2015 07/07/2015 profjacmar Deixe um comentário Atividades para entregar! Data da entrega: 03/08/2015 no horário de aula. Entregar unicamente para o professor Jacson.1. Em uma estrada um carro passa pelo marco quilométrico 218 às 10h 15min e pelo marco 236 às 10h 30min. Qual a velocidade escalar média do carro? 2. Transforme: a) 45 km/h em m/s b) 15 m/s em km/h3. Um carro percorre um trecho de 30 km de uma estrada horizontal retilínea, mantendo velocidade constante de 60 km/h. A seguir, percorre 60 km em linha reta, mantendo velocidade constante de 40 km/h. Qual a velocidade escalar média, em km/h, para todo o percurso?4. Transforme 35 km/h em m/s.5. O que você precisa conhecer para calcular a velocidade escalar média de um ciclista?6. (UMC-SP) um ônibus partiu de São Paulo às 06h com destino a Mogi das Cruzes. Permaneceu parado em um grande Congestionamento por aproximadamente 20 min, chegando, finalmente, ao seu destino às 7h 30min. Sabendo-se que a distânciaAvisem os colegas do 1ºTABom trabalho!Neste blog continuaremos as aulas de Física.Prof, JACSONNesta aula estudaremos conceitos básicos de Física:– O QUE É A CINEMÁTICA;– PONTO MATERIAL E CORPO EXTENSO;– REPOUSO, MOVIMENTO E REFERENCIAL;– TRAJETÓRIA;– POSIÇÃO ESCALAR;– DESLOCAMENTO E CAMINHO PERCORRIDO;– VELOCIDADE ESCALAR;– Exercício Exemplo; – Exercícios.LEIA O TEXTO ? Clique aqui para ter acesso ao texto:1ºTA – Cinemática Escalar FÍSICA  REPOSIÇÃO 2015Bons estudos!O objetivo é fazer com que a reposição seja prazerosa, não uma punição!Observação: Logo em breve faremos uma analise de quantidades aulas a serem repostas e trabalhos a serem entregues e data de entrega. A partir de 17/07 o  professore estará na escola para tirar dúvidas.OBRIGADO! Older Entries RSS feed Twitter ACESSOS: Calendário outubro 2021 S T Q Q S S D  123 45678910 11121314151617 18192021222324 25262728293031 « jul     Topo Blog no WordPress.com. EDUCAÇÃO [ BLOG do JACSON ] Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies   Carregando comentários.   Escreva um Comentário E-mail (obrigatório) Nome (obrigatório) Site

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