Terapia Psicanalitica

Sobre Terapia Psicanalitica

Psicanálise e Psicopedagogia - - Psicanálise e PsicopedagogiaBlog para reflexao de assustos relacionados com psicanalise e psicopedagogia. quarta-feira, 18 de outubro de 2017 SPASíndrome do Pensamento Acelerado (SPA) Augusto Cury definiu essa síndrome, que de forma muito simplificada, seria o vício em pensar. Pensar é benéfico e importante, mas é prejudicial pensar demais, com excesso de informações e preocupações. Estima-se que a SPA atingi cerca de 80% da população Nossos pensamentos são construídos a partir das informações arquivadas na nossa memória e pelo autofluxo. A memória é um produto de carga genética, do ambiente e das nossas experiencias. O gatilho da memória é acionado quando entramos e contato com estímulos extrapsíquicos, intrapsíquicos ou orgânicos. Esses estímulos são checados em bilhões de dados com uma rapidez surpreendente e abrem-se janelas de memória, que são áreas de leitura da memória em um determinado momento. Essas janelas podem ser neutras, traumáticas ou prazerosas, dependendo do conteúdo emocional envolvido.O autofluxo é um fenômeno do inconsciente, que produz pensamentos sem a autorização do consciente. Causas da SPA:- Excesso de: informação, atividades, trabalho intelectual, preocupação, cobrança, uso de celulares, uso de computadores, etc Sintomas da SPA:- Ansiedade- Mente inquieta ou agitada- Insatisfação- Cansaço exagerado- Sofrimento por antecipação- Irritabilidade- Impaciência- Tédio- Dificuldade em lidas com pessoas lentas- Dificuldade em lidar com frustrações- Dor de cabeça- Dor muscular- Dificuldade de concentração- Déficit de memoria- Transtorno do sono Níveis da SPA:- 1º nível : viver distraído (a pessoa parece não estar ouvindo, move repetidamente os dedos, mãos ou pernas)- 2º nível: não desfrutar a trajetória (a pessoa não desfruta do processo, tem o foco no ponto final)- 3º nível: cultivar o tedio ( a pessoa fica inquieta, tem dificuldade imensa em lidar com a rotina e costuma achar os outros superficiais)- 4º nível: não suportar os lentos ( o sujeito fica irritado ao conviver com pessoas vagarosas, perde a paciência com as pessoas que não seguem o seu ritmo)- 5º nível: preparar as férias 10 meses antes (fica impaciente no transito, planeja exaustivamente as férias, mas quando esta acontece, não relaxa e não aproveita)- 6º nível: ansiar pela aposentadoria (qualquer coisa a irrita, esta viciado em batalhas) Consequências da SPA:- Insatisfação crônica, reclamação frequente, irritabilidade, impaciência, déficit de motivação, dificuldade para sentir prazer, não reconhecer as próprias qualidades e dificuldade para elogiar.- Imaturidade, desanimação, comportamento autoritário, não reconhecer os erros e não pedir desculpas.- Fragilidade emocional, dificuldade em lidar com a crítica, hipersensibilidade, preocupação exagerada com a imagem social.- Doenças psicossomáticas: hipertensão, taquicardia, queda de cabelo, etc- Criatividade comprometida, pois pensar excessivamente bloqueia a imaginação.- Desempenho intelectual global comprometido, pois afeta o processo de observação, assimilação, resgate e organização de dados.- Dificuldade em manter relações sociais devido a impulsividade, baixo nível de paciência, debater ideias e desenvolver empatia.  SPA x TDAHInfelizmente, é bastante comum profissionais da área da saúde confundirem SPA com TDAH. E a cultura do diagnóstico a todo custo, gera interpretações erradas. O diagnóstico certeiro orienta condutas do tratamento, mas quando é equivocada rotula e aprisiona o paciente.No TDAH existe o fator genético e os sintomas se manifestam na infância. Pode ser indicado tratamento medicamentoso.No SPA a agitação é construída aos longos dos anos e é causado pelo excesso de estimulação. Não existe alteração metabólica e a falha é funcional e social. O indivíduo tem dificuldade em pensar nas consequências e gerenciar pensamentos. Tratamento do SPA:O tratamento para o SPA demanda atribuir atividades lentas e lúdicas, ouvir músicas tranquilas, tocar instrumentos, pintar, praticar esportes, fazer teatro. Não deve ser ingerido ritalina ou outras drogasÉ necessário desenvolver a autonomia, ser livre para pensar, libertar o imaginário. Aprender a gerenciar o sofrimento por antecedência e pensar no futuro apenas para a criação de metas.   Mais informações no livro "Ansiedade-como enfrentar o mal do século" de Augusto CuryPostado porYona Sousaàs07:58Nenhum comentário: quarta-feira, 9 de agosto de 2017 Diferença entre psicopedagogia e franquias de método próprio. É comum ser confundido pelas famílias o trabalho psicopedagógicocom o de instituições de método próprio, realizado por franquiasconhecidas.  A diferença é total e umtrabalho não exclui o outro. Em alguns casos a conciliação de ambos ostrabalhos funciona e é indicada. Vou tentar esclarecer. A psicopedagogia é uma área de trabalho de estudo deaprendizagem, normal e patológica. É indicado para todos. A metodologia daintervenção psicopedagógica acontece principalmente através de materiaislúdicos, como jogos por exemplo, pois estimulam a criatividade, habilidadeslogicas, estratégias, leitura, compreensão e interpretação. Com atividades queauxiliem o indivíduo a desenvolver competências que ampliem a confiança em suacapacidade de aprender, respeitando cada modalidade de aprendizagem própria.Compreendendo o modo particular do aluno aprender e traçando estratégias paraconstruir e reconstruir conhecimentos. As franquias com sua metodologia própria, em sua maioriausam o método de repetição, com o foco na autonomia dos estudos. Onde um únicométodo é aplicado a todos. Em um local o objetivo é aprender com o erro e no outro énão errar. Não é a mesma coisa! Então fica a critério da família escolher o queconsidera como objetivo mais importante para o desenvolvimento da criança edeterminar qual das duas metodologias faz mais sentido para o que busca e parao que o aluno necessita. Postado porYona Sousaàs09:43Nenhum comentário: terça-feira, 18 de julho de 2017 Como funciona a memória?Como funciona a memória? A memória é uma função cognitiva que capacita o ser humano aarmazenar e resgatar informações que chegam ao sistema nervoso através dossentidos ou desenvolvidas pelo córtex em resposta aos estímulos recebidos. É classificada em:1)     Memória declarativa: guarda os fatos,acontecimentos e conceitos. Depende muito da atenção e do desejo. É subdivididaem:- Curto prazo: localizada nocórtex cerebral. É o breve armazenamento dos estímulos e capacidade de manterinformações de forma temporária. Ocorre perda da informação rapidamente a nãoser que esteja acompanhada de emoção ou sentimento. - Longo prazo: é o armazenamentorelativamente permanente da informação na memória de curto prazo. - Memória episódica: permitelembrar experiencias pessoais vividas num contexto próprio. - Memória semântica:armazenamento de conhecimento do mundo ao nosso redor. 2) Memória de procedimento: énecessário a pratica para armazenar o conhecimento. Uma vez adquirida ahabilidade, não é necessário a atenção adequada enquanto a atividade está sendoexecutada. Depende de uma grande interação com o emocional e com as atividadesmotoras automáticas. Aprender é guardar na memória os diferentes detalhes que oestimulo apresentado nos oferece e depende do interesse que desperta, dacapacidade de atenção, da existência de um córtex integro, da presença de umsistema de associação e integração, de conhecimentos pré-existentes, daadaptação emocional e das condições orgânicas. Quando não há déficit intelectual e mesmo assim hádificuldade em memorizar, há cinco possibilidades:1)     Carência cultural, o que necessita de muitaleitura para resolver.2)     Falta de interesse, devendo ser resolvidoatravés de treino como ler em voz alta, escrever o que estuda, etc.3)     Distúrbio emocional onde o tratamento épsicoterápico.4)     Estresse, onde o estilo de vida deve serreavaliado e alterado.5)     Idade avançada, onde o tratamento é preventivo,com atividades que protejam os neurônios, como leitura e conhecer lugares epessoas novas. Não existe medicação para melhorar a memória. A relação entrememorizar e significar o que se precisa memorizar estão juntas. Postado porYona Sousaàs13:07Nenhum comentário: . E quando não é uma dificuldade de aprendizagem?. E quando não é uma dificuldade de aprendizagem? “É preciso ser para aprender. A aprendizagem significativa éfruto da permissão de ser, mais que isso, é fruto da sensação de ser. Estamosfalando da maneira especifica e natural de ser de cada um de nós, que setransforma a medida que interagimos significativamente com o mundo e com osoutros.” – FURTADO. A dificuldade de aprendizagem é o sintoma de que asdinâmicas do entorno do aprendiz estão inadequadas. Independente do quadro oudiagnostico, se o aluno estiver vinculado com o ato de aprender, ele aprenderá. A dificuldade aparece quando não há motivo pelo qualaprender. Os indivíduos com dificuldades de aprendizagem necessitam deuma avaliação multidisciplinar. O diagnóstico dificilmente será obtido com arealização de exames e pouco provável que a resolução do processo sejaconseguido com o uso de medicações. Nós aprendemos através dos nossos sentidos, aprendemos com ocorpo todo. A intuição, a percepção são instrumentos valiosos de leitura ecompreensão do mundo. As nossas emoções são tão poderosas do quanto nossasinteligências. Além disso, a aprendizagem requer um tempo. Muitas vezes a criança não tem dificuldade para aprender esim os adultos que possuem dificuldade em achar o modo adequado para mediar aaprendizagem. É necessário mediar a aprendizagem, valorizar os passospercorridos e reencaminhar quando necessário. É estar presente de forma afavorecer a iniciativa do aluno em buscar entendimento. Significar aaprendizagem é permitir que cada um faça esse trabalho, pois só o sujeito podedar significado às coisas.  A aprendizagem para acontecer necessita de uma pessoa prontapara aprender. É necessário arriscar-se na aventura da aprendizagem, saberinsistir, pedir ajuda, errar, acertar, buscar entender e refletir sobre aspróprias ações. Para aprender a pessoa necessita de tempo, de espaço, de umambiente educativo e afetivo emocional, além de materiais facilitadores comolivros, jogos, mediação e liberdade para se expressar e de se manifestar.  Cada pessoa tem o seu tempo, acertando,errando, duvidando, arriscando e ponderando. Muitas das dificuldades de aprendizagem tem sua principalorigem no estado emocional do aprendiz. A emoção é manifestação do campoafetivo da pessoa e é decorrente da qualidade das relações que ela estabeleceao longo da vida. Todo o indivíduo que não tem um ambiente emocionalequilibrado tem as suas aprendizagens prejudicadas. Quanto mais as crianças tiverem uma educação que lhe dêferramentas para enfrentar as dificuldades de modo geral, mais possibilidadesde aprendizagem está criança desenvolverá. Muitas vezes o problema não esta na criança e sim na maneiracomo a família introduziu a escola na vida dela, ou a maturidade desta para asresponsabilidades inerentes do aprender, ou na qualidade dos professores oumétodos utilizados. As crianças se formam conforme os modelos que receberam.Muitos pais querem que seus filhos leiam, mas eles próprios não se dispõe aler. Cada indivíduo é um mistério a ser desvendado e uma potênciaa ser descoberta. Não podemos nos apoiar em certezas, mas em probabilidades. Ensinar e aprender é um caminho que precisa ser construídocom responsabilidade e criatividade. Responsabilizar-se pelo trabalho continuodo estudo, do conhecimento, da boa vontade. Não existem atalhos quando se falaem formação e desenvolvimento.  “O potencial deaprendizagem pode ser desenvolvido, e os bloqueios derrubados, nas condiçõescertas. Aprender a aprender é uma possibilidade que está ao alcance de todos.”– CLAXTONPostado porYona Sousaàs13:06Nenhum comentário: É TDAH?É TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)? “Um dia uma mãe me telefona e me pergunta: Doutor, o senhortrabalha com Ritalina? Prontamente respondo: Não, minha senhora, trabalho comcrianças!”  - Dr José Outeiral(psiquiatra) O TDAH é um distúrbio de maturação de áreas encefálicaslocalizadas na formação reticular e no córtex pré-frontal. É de se esperar quea estimulação terapêutica seja o caminho mais viável para sua recuperação. Nãoexiste medicação capaz de determinar maturidade em neurônios. O diagnóstico não pode ser confirmado por exames clínicos,laboratoriais ou de neuroimagem. O diagnóstico só pode ser aceito apósavaliação de uma equipe multidisciplinar. Costumo dizer às famílias que não sou contra nenhum tipo demedicação, desde que seja receitada por profissionais competentes e sensíveis.Onde esta medicação realmente vai ajudar a melhorar o quadro, auxiliando oindivíduo a controlar o seu comportamento. Atualmente estamos fabricando medicamentos potentes paramanter as pessoas “iguais”. E com a quantidade e rapidez das informações nosdeixamos seduzir pela “magica” de ter os problemas resolvidos por uma pílula.Quanto mais nos tornamos dependentes de medicamentos, menos desenvolvemos nossacapacidade de resolver problemas e aprender. Não se admite mais aguardar queterapias venham a demonstrar os efeitos benéficos que produzem nas criançashiperativas. Terapias consideradas demoradas e caras. Devemos lembrar também que nem sempre a criança hiperativa éportadora de TDAH. Os sintomas típicos do transtorno podem ser encontrados emcrianças sem qualquer distúrbio neurológico, por exemplo, criança sem limite,falta de compreensão do assunto tratado, falta de interesse, espectro autista,quadros psicóticos, dislexia, entre muitos outros. A agitação, a insegurança, adesatenção, a impulsividade, a pressa e o medo estão no nosso cotidiano, dentroou fora do ambiente escolar. As famílias não tem tempo para dedicar-se aos seus filhos,os professores não tem tempo para conduzir seus trabalhos da forma queidealizam ou gostariam e as crianças ficam sem tempo para aprender. E então ascrianças ficam distraídas e/ou agitadas para receber atenção e são superestimuladas por jogos, equipamentos de tv.concluindo temos crianças maleducadas e sem compreensão necessária do mundo e adultos estressados, sem otempo necessário para viver e conviver de forma prazerosa e educativa.Postado porYona Sousaàs13:00Nenhum comentário: quinta-feira, 13 de julho de 2017 "Se ele tivesse interesse, ele aprendia" Essa é uma frase que mais costumo ouvir dos pais e às vezesaté da escola. E está correta. Realmente o interesse é o que nos estimula aaprender. Mas muitas vezes, o que tem valor para a sociedade, como matemática,português, física, química, etc.não é o mesmo valor que tem para o indivíduo. Nosso sistema de ensino é obsoleto, gastamos muito tempo,muita vida obrigando nossos alunos a passarem por conteúdos que não lhe despertam interesse e que nunca mais irão utilizar. É importante a base de todas essas disciplinas, mas oaprofundamento obrigatório que se faz por conta do nosso sistema devestibular/ENEM, ocupa um tempo precioso, que deveria estar sendo dedicado adesenvolver o talento daquele indivíduo. Eu sei que nosso sistema de ensino ainda está muito longe doideal. Mas constantemente me questiono a importância de decorarmos formulas oudatas apenas para passar em uma prova. Enquanto deveríamos gastar toda essaenergia para descobrir a nossa missão de vida e a melhor pessoa que poderíamos ser.Esse é o verdadeiro sentido da educação. Postado porYona Sousaàs13:21Nenhum comentário: domingo, 4 de junho de 2017 Amor e AprendizagemAMOR  e aprendizagem Tenho me assustado com aquantidade de cobranças com as nossas crianças, principalmente em relação aoprocesso de aprendizagem. Aprender é AMAR a descobrir as coisas. Ensinar é AMARa compartilhar o conhecimento. Mas muitas vezes percebo que é esquecido totalmenteque a aprendizagem só ocorre quando há afeto envolvido. Infelizmente percebo escolas quenão respeitam o tempo do processo de aprendizagem e a individualidade do aluno.Que não acreditam que este seja capaz de se desenvolver no decorrer do anoletivo. Há escolas que solicitam “gentilmente” para a família retirar o aluno pelo o fato do mesmo não estar acompanhando o conteúdo. É responsabilidade dainstituição se adaptar as necessidades do aluno e não o contrário! Acolher comAMOR este que esta sendo considerado “fora da curva” e incentiva-lo, apoia-lo eorienta-lo. Olhar esse sujeito como o todo que ele é. Sem rótulos. Masinfelizmente o mais comum é a exclusão. A família por sua vez é essencialpara que o processo de aprendizagem ocorra com AMOR, responsabilidade,organização e disciplina. É visível o sucesso da aprendizagem quando há importânciae o envolvimento  familiar. Que sejapermitido a esta crianças ter tempo para ser criança, que ela possa brincar,criar, exercitar a imaginação. A aprendizagem ocorre com a brincadeira também enão apenas em livros e cadernos. E a equipe multidisciplinar(psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc)devem exercer o seu trabalho com AMOR acima de tudo. Parece que é esquecido qualfoi a razão primária para escolher essa profissão: Ajudar, apoiar, AMAR!Recentemente diz um curso de reciclagem e em todas as aulas esse era o assuntocentral: atender com AMOR aquele ser que tanto depende de nós. Conceito básico e muitas vezes esquecido. Devemos aceita-lo do jeitoque é, descobrir e desenvolver seu potencial e seus talentos, motivar para aaprendizagem, ensinar a enfrentar os desafios da vida. E que no meio de tantospapeis e protocolos essa criança seja vista com olhos de ver. Com sensibilidadee AMOR. Não apenas como um cliente. Os nativos das Ilhas Salomão paraderrubar as arvores não as arrancam, e sim eles se juntam ao redor delas edurante dias gritam e falam coisas ofensivas e negativas. Como consequência elasmorrem. Sozinhas. Apenas secam e morrem. Como queremos que esse aluno sedesenvolva se estamos constantemente dizendo que ele não é capaz? Que seudesempenho não atende os objetivos? e nos piores casos.de que ele nunca iráconseguir aprender. A motivação desse aluno é morta como a vida das arvores nasIlhas Salomão, apenas com as palavras.   Então aquele aluno que vemdemonstrando dificuldade de aprendizagem, deve enfrentar essa situação cercadode AMOR. Que seja AMADO, acreditado, respeitado e incentivado. Essa é a receitapara ajudar nossas crianças. Menos rotulo e maisAMORMenos comparação emais AMORMenos exclusão e maisAMORPostado porYona Sousaàs16:22Nenhum comentário: Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euYona SousaSorocaba, São Paulo, BrazilPsicanalista / PsicopedagogaEspecialista em arteterapia, terapia de casal e familiar.Contatos: Sorocaba(15)991513655 /(15)41410186 psicanalista1@hotmail.comConvênio com OSSEL, OFEBAS, ABEC, SINPEFESP, SINTARESP, SINSESP, SINDPD, SINDESPORTE, SINDEEPRES, SEESP.Visualizar meu perfil completoPesquisar este blogArquivo do blogFollow by EmailSeguidoresPáginas

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