Arquivo Público - - × ☰ O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ Processamento técnico de doc...Arquivo Público - - × ☰ O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ Processamento técnico de documentos arquivísticos Conservação de documentos Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro em números Sala de consulta Anterior Próximo SOBRE APERJ O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, unidade administrativa da estrutura básica da Secretaria de Estado da Casa Civil, tem por finalidade implementar a política estadual de arquivos definida pelo Conselho Estadual de Arquivos - CONEARQ, por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e divulgação do patrimônio documental estadual, garantindo pleno acesso à informação visando apoiar a administração pública e a tomada de decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural. ACERVOS Acervo Arquivístico O APERJ possui um acervo de cerca de 4 mil metros lineares de documentos de relevância para os estudos sobre a história do estado e da sociedade fluminenses a partir da segunda metade do século XVIII, constituindo um inestimável patrimônio histórico do país tais como o arquivo da Presidência da Província do Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e a documentação das Polícias Políticas no Estado do Rio de Janeiro, nominada no Programa Memória do Mundo da Unesco. Saiba mais Acervo Bibliográfico Os acervos são compostos das coleções de livros, periódicos (jornais e revistas) e materiais especiais. Há, aproximadamente dez mil títulos e trinta e sete mil volumes. Saiba mais NOTÍCIAS O APERJ e a CEDAE firmam uma parceria de cooperação técnica. Reinauguração da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral em Petrópolis Reunião entre as equipes do APERJ e do APESP O segmento dos Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal tem novo representante no CONARQ. Estamos em manutenção! Anterior Próximo Veja a lista completa de notícias SERVIÇOS - APERJ O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro dispõe de uma equipe de profissionais qualificados, capazes de atender às demandas dos pesquisadores, agilizando e facilitando a procura dos documentos solicitados. Caso tenha interesse em ter acesso ou participar de nossos eventos você precisa entrar em contato com a nossa equipe ou fazer o download do nosso calendário mensal. O usuário deverá se identificar no Serviço de Protocolo, armazenar seus pertences em armário guarda-volumes ali disponibilizado, e portar a chave do cadeado durante toda a sua permanência na instituição. Não será permitido o ingresso de pessoas trajando bermuda ou qualquer outro traje incompatível com o decoro da instituição. O acesso do usuário externo é restrito ao Serviço de Protocolo e ao Departamento de Acesso à Informação. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo permitido o acesso às dependências do Departamento de Acesso à Informação somente até às 16h 30min. Para conhecer na integra as normas institucionais de acesso. Para cadastramento como pesquisador do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Para informações a respeito de prazos e valores de atendimento. Saiba mais RELATÓRIOS ANUAIS DE ATIVIDADES Escolha o Relatório Anual de Atividades: Selecione um relatório Relatório Anual de Atividades 2020 Relatório Anual de Atividades 2019 Relatório Anual de Atividades 2018 Relatório Anual de Atividades 2017 Relatório Anual de Atividades 2016 Relatório Anual de Atividades 2015 Relatório Anual de Atividades 2014 Relatório Anual de Atividades 2013 Relatório Anual de Atividades 2012 Relatório Anual de Atividades 2011 Relatório Anual de Atividades 2010 Relatório Anual de Atividades 2009 Relatório Anual de Atividades 2008 Relatório Anual de Atividades 2007 Relatório Anual de Atividades 2006 Relatório Anual de Atividades 2005 Relatório Anual de Atividades 2004 Relatório Anual de Atividades 2003 Relatório Anual de Atividades 2002 up Ver mais
Página inicial - - Ir direto para menu de acessibilidade. Seu navegador de internet está sem suporte à JavaScript. Por...Página inicial - - Ir direto para menu de acessibilidade. Seu navegador de internet está sem suporte à JavaScript. Por esse motivo algumas funcionalidades do site podem não estar acessíveis. Opções de acessibilidade Arquivo Nacional Ministério da Justiça e Segurança Pública Buscar no portal Busca Buscar no portal Busca: Buscar Redes Sociais Serviços Fim do menu de serviços Menu Início do menu principal Logo comemorativa Serviços ao Cidadão Serviços ao Governo Parcerias Acesso à Informação Central de conteúdos Fim do menu principal Início do conteúdo da página Qualidade do ar e microclima - 22/fev “Arquivo Faz Escola” aborda a questão indígena no Brasil - 26/fev Chamada para o Volume 31, Nº 2 de 2018 (submissões prorrogadas até 05/03) Até 16/abril, inscrições para a 4ª edição do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas 0 1 2 3 Vídeos em destaque Carnaval do Rio em 1969 Trecho de cinejornal da Agência Nacional sobre o Carnaval do Rio. O vídeo mostra o desfile das escolas de samba e baile no Teatro Municipal. Exposição Itinerários Indígenas Exposição com documentos inéditos sobre as experiências dos contatos entre europeus e índios no Brasil. Em cartaz até fev/2018 Tutoriais de consulta ao acervo O Arquivo Nacional apresenta uma série de vídeos tutoriais sobre o ‘passo a passo’ para pesquisa no Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN Ver mais vídeos Série Arquivo Nacional 180 anos Arquivo Nacional e Brown University disponibilizam documentos dos EUA sobre o Brasil O projeto Opening the Archives é um esforço conjunto do Arquivo Nacional, Brown University, National Archives and Records Administration e Universidade Estadual de Maringá para digitalizar e indexar cem mil documentos do governo dos Estados. Série Arquivo Nacional 180 anos Documentos sonoros compõem o acervo do Arquivo Nacional O acervo sonoro do Arquivo Nacional é composto por 10.499 discos, sendo, aproximadamente, 80% de goma-laca e o restante de acetato, nitrato e vinil. Esse acervo fica sob a responsabilidade da Equipe de Documentos Sonoros, criada desde 1958. Ao. e-Arquivo Informativo eletrônico do Arquivo Nacional - nº 11 Saiu a edição nº 11 do nosso informativo eletrônico, o e-Arquivo. Clique no link abaixo e inscreva-se para receber, quinzenalmente, o exemplar atualizado. Esse é mais um meio de levarmos até você as informações sobre os eventos, as. CARNAVAL E CENSURA Da mordaça da ditadura aos atuais enredos críticos: a história da sátira política na Sapucaí Acervo do Arquivo Nacional que mostra a censura no carnaval é tema de matéria do jornal O Globo Documentos do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCPD) ilustram matéria do jornal O Globo sobre a censura a que as escolas e blocos eram. Ver mais notícias Documentos Históricos Acervos Privados Entrada de Estrangeiros Educação Portais Publicações Ditadura Militar Eventos Exposições virtuais Acessar Arquivo na História Tribunal de Segurança Nacional (1936-1945) - final Por ocasião dos 80 anos da criação do Estado Novo por Getúlio Vargas, hoje trazemos mais trechos de processos do Tribunal de Segurança Nacional, que mostram a violenta repressão do período. Toda a série apelações já está microfilmada e acessível aos consulentes. As demais ainda passam. saiba mais Folia de Reis! A Folia de Reis é uma manifestação religiosa popular que faz referência à jornada dos Reis Magos, que, de acordo com a crença cristã, foram saudar o menino Jesus poucos dias após seu nascimento. Também conhecido como Reisado ou Terno de Reis, o folguedo originou-se na Europa e aqui chegou no período da colonização portuguesa. Tradicional em diversas partes do país, a Folia de Reis brasileira agregou manifestações culturais de povos indígenas e de matriz africana, além de adquirir variações regionais. Constitui-se de grupos de músicos e cantadores, com bandeiras e instrumentos musicais, que desfilam pelas ruas das cidades, por fazendas ou sítios visitando devotos e fazendo paradas em oratórios e presépios, enquanto entoam versos religiosos em homenagem ao menino Jesus. A Folia de Reis faz parte do ciclo natalino, ocorrendo geralmente entre o Natal e o Dia de Reis, em 6 de janeiro. No vídeo, trecho de filme da Agência Nacional mostrando a Folia dos Reis realizada na sede do clube Botafogo de Futebol e Regatas, Rio de Janeiro, em 1975. Brasil Hoje n° 113, 1975. Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FIL_BHO_114 foliadereis #reisado #ternodereis #ciclonatalino #cultura #culturabrasileira #tradicao #arquivonacional #arquivonacionalbrasil #nationalarchivesofbrazil #AN180anos Uma publicação compartilhada por Arquivo Nacional (@arquivonacionalbrasil) em 6 de Jan, 2018 às 6:02 PST Tweets by ArquivoBrasil Fim do conteúdo da página Ver mais
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Serviços mais acessados: Selecion...Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Serviços mais acessados: Selecione um Serviço Disque IPTU - SMF Disqueluz - SMO Poda e remoção de árvores - Comlurb Alvará Já Teleatendimento - Comlurb Coordenadorias de Trânsito - GM Tele-Buraco - SMO Consulta de Débitos em Dívida Ativa - SMF Coleta Domiciliar - Comlurb Limpeza de Parques e Jardins - Comlurb Normas, documentação e calendário anual para a vistoria de táxis - SMTR Eliminando o mosquito (Dengue - Prevenção) - SMSDC Acolhimento para adultos e famílias - SMAS Programa Bicho Rio - SEPDA Alerta Rio - SMO Home Ouvidoria Telefones Úteis Perguntas Frequentes Mapa do Portal Acesse o Palácio da Cidade COMENTÁRIOS SOBRE O ACERVO Subgerência de Biblioteca Coleções Particulares ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FUNÇÕES SOBRE O AGCRJ ORIENTE-SE ACERVOS ON-LINE Acervo Magnético/Digital ÍNDICE DE DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL IMPRENSA ALTERNATIVA DECRETOS MUNICIPAIS DO PREFEITO MARCOS TAMOYO INFORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES INSTITUIÇÕES ARQUIVISTICAS BRASILEIRAS GOVERNANTES DO RIO DE JANEIRO PUBLICAÇÕES ATIVIDADES EDITAIS PROJETOS INCENTIVADOS 1 2 3 Informations on GENERAL ARCHIVE OF THE CITY OF RIO DE JANEIRO Lei de acesso à informação e regras de conduta aos agentes públicos da PREFEITURA DO RIO A cidade do Rio de Janeiro tem uma nova lei de transparência. Todos os orçamentos, gastos e investimentos municipais estarão, de agora em diante, ainda mais abertos aos cariocas. Com rigor e respeito ao cidadão, a Prefeitura também criou novas regras para controlar servidores e autoridades do município. Navegue pela página e conheça os principais canais de prestação de contas da Prefeitura do Rio » acesse a Lei Fique por dentro das novidaddes do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro » acesse nosso informativo Lei de Acesso à Informação – grupo de trabalho Para regulamentar este acesso foi sancionada, no dia 18 de novembro de 2011, a Lei de Acesso à Informação, e em 15 de maio de 2012, o decreto que regula em âmbito do municipal. » acesse a lei Informações sobre a Comissão » acesse o link Portal Augusto Malta Augusto Malta foi o primeiro fotógrafo da administração municipal, contratado pelo prefeito Pereira Passos para captar as imagens dos imóveis que seriam derrubados para as obras de urbanização do Rio de Janeiro, iniciadas em 1903. Sua sensibilidade de artista levou-o a fotografar inúmeros outros acontecimentos, proporcionando um painel fidedigno do Rio Antigo, entre 1903 e 1937. As imagens captadas por Malta, pertencentes do acervo do Arquivo da Cidade e ao Museu da Cidade, estão disponíveis para consulta on-line. » visite o portal Decretos do Prefeito Marcos Tamoyo Marcos Tamoyo foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro logo após a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e o estado da Guanabara, entre 1975 e 1979. Os decretos emitidos na sua gestão estão disponíveis para consulta on-line, tratando de assuntos vários, sobretudo da estruturação da administração do novo município. » acesse o conteúdo Rio um olhar no tempo Percorrendo a linha de tempo, pode-se acessar alguns dos principais acontecimentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, desde a sua fundação, em 1565, até o século XXI. As imagens pertencem ao acervo do Arquivo da Cidade e os textos foram elaboradas pela equipe da instituição. » acesse o conteúdo Biblioteca Virtual Consiste na divulgação em pdf dos livros publicados pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Arquivo da Cidade, sob os selos Biblioteca Carioca e Memória Carioca desde 1986 até os dias atuais. Estão disponíveis também em pdf os números publicados da Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, os livros premiados no Concurso de Monografias Arquivo da Cidade/Prêmio Professor Afonso Marques dos Santos e os catálogos das principais exposições organizadas pelo órgão neste período. » visite o segmento Furto ao Aquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro Em junho de 2006, em pleno feriado de Corpus Christi, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro teve furtadas peças de grande valor histórico e artístico. Para informar aos cidadãos e marchands, impedindo a comercialização das mesmas, os documentos foram listados e podem ser consultados, em caso de dúvidas. » saiba mais Revista do Arquivo Geral da Cidade A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, inicialmente denominada Cidade Nova, foi inspirada na revista publicada pelo órgão nas décadas de 1890 e 1950, intitulada Revista do Arquivo do Distrito Federal. A revista atual, no entanto, tem características que a diferem da anterior, que era dedicada sobretudo à divulgação de documentos. A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro pretende constituir-se em um fórum para a discussão de assuntos referentes à urbe carioca e à sua gente. » acesse na íntegra as edições Relatório de Gestão O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, no cumprimento das exigências da Lei de Acesso à Informação, disponibiliza, desde 2005, o Balanço de Gestão anual, que contém as atividades desenvolvidas por cada setor da instituição no decorrer daquele exercício. » acesse os relatórios Acesse também o link especial sobre a Rede de Memória Virtual Brasileira design e desenvolvimento Sobre o Portal Sobre a cidade Ações da Prefeitura Copyright - creative commons - Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil Ver mais
home - Arquivo Amarelo - Yellow Archives - - Arquivo Amarelo - Yellow ArchivesO Arquivo Amarelo elabora projetos cultur...home - Arquivo Amarelo - Yellow Archives - - Arquivo Amarelo - Yellow ArchivesO Arquivo Amarelo elabora projetos culturais e de educação ambiental: educomunicação e arteducação. O Arquivo Amarelo dá vizibilidade aos assuntos esquecidos ou reprimidos. O Arquivo Amarelo é um projeto cultural e educativa contra o esquecimento global.Our objective is the preservation and support of cultures in danger and the production of videos, films, CDs and DVDs against oblivion and displacement. The Yellow Archives is a project against forgetting and to keep valuable knowledge alive. Contra o esquecimento - Against oblivionVer mais
DOTEC - Empresa Especializada em Guarda de Arquivos e Documentos - - E-mail Senha Esqueceu a senha? E-mail: &nb...DOTEC - Empresa Especializada em Guarda de Arquivos e Documentos - - E-mail Senha Esqueceu a senha? E-mail: This jQuery slider was created with the free EasyRotator software from DWUser.com. Need a powerful Flash slideshow creator with built-in iPhone/iPad/Android support? EasyRotator is supported by the XML Flash Slideshow v4 Software. OK Rotator powered by EasyRotator, a free and easy jQuery slider builder from DWUser.com. Please enable JavaScript to view. Para grandes acervos clique aqui! Seja bem vindo à DOTEC! Você encontrou a solução para a guarda de seus documentos com a economia do espaço físico que hoje mantém reservado para os mesmos, muitas vezes localizado em áreas nobres com alto custo financeiro e a disponibilidade de tempo para localizá-los. Através de um cadastro feito pelo próprio Usuário no portal da DOTEC, por um valor atrativo, você utilizará seu sistema de guarda e controle de documentos! É de fácil entendimento, podendo ser utilizado por todas as atividades, tanto a nível pessoal quanto profissional. Veja em nossos vídeos como funciona o sistema! Ao efetivar o seu cadastro e após a compensação da taxa de adesão, será enviada através de e-mail a notificação de liberação para a utilização de nosso sistema. Então você poderá montar a estrutura de seu arquivo da maneira que melhor lhe convier, facilitando a organização de sua documentação, criando através destas pastas uma metodologia própria e única para manter seus documentos arquivados e organizados. Você poderá criar usuários secundários para a visualização e solicitação de movimentação do seu banco de dados, de qualquer computador com acesso a internet, proporcionando a disseminação da informação àqueles envolvidos na tarefa profissional ou pessoal. Para facilitar a movimentação do acervo poderão ser incluídos outros endereços além do inicialmente cadastrado, desde que estejam dentro da nossa área de atendimento, como por exemplo: o de uma filial ou de cada escritório de sua Empresa ou consultório. Após o cadastro e a montagem da árvore de estrutura de seu banco de dados, você poderá solicitar a quantidade de caixas que desejar para acondicionar seus documentos. As caixas fornecidas comportam até 20 quilos de documentos em seus 408 x 360 x 247 mm. Ao solicitar uma caixa ao sistema, a mesma surgirá virtualmente em seu banco de dados para a inserção de informações: nome da caixa e descrição. A partir deste momento será cobrado, mensalmente, o valor referente ao armazenamento de cada caixa solicitada. Após a identificação da caixa virtual você poderá movê-la para dentro de qualquer outra pasta anteriormente criada. Bem! Até agora você criou sua estrutura de pastas, solicitou sua caixa e a identificou no sistema, enquanto isso nos encarregamos de entregá-la, sem qualquer custo de frete, seu endereço cadastrado para movimentação, já etiquetada para o acondicionamento dos documentos. De posse da caixa os documentos nela acondicionados serão inventariados pelo cliente em nosso sistema, clicando sobre a caixa virtual de número correspondente a que está sendo trabalhada no momento e no ícone “incluir documento”. Repetir esta tarefa para cada documento ou grupo de documentos alocados na caixa. Quando esta tarefa de acondicionamento e inventário estiver concluída, através do próprio portal você solicita a retirada da mesma de suas instalações. Serão cobrados no fechamento do período os valores correspondentes aos fretes utilizados, exceto o da entrega inicial da caixa, que é por nossa conta. Agora que você está com sua árvore de pastas e subpastas concluída e com suas caixas identificadas, ao clicar com o mouse sobre a figura da caixa o sistema apresentará a descrição de cada documento contido na mesma. Acontecendo a necessidade de pesquisa de algum documento, basta acessar o Portal DOTEC de qualquer computador, abrir o seu banco de dados utilizando sua chave e senha de acesso, colocar o cursor no campo “pesquisa”, digitar a palavra chave e realizar a mesma! Ao localizar a caixa que contém o documento procurado, clique com o botão da direita do mouse e sobre o ícone “solicitar caixa”. Em até 48h úteis estaremos entregando a você! De posse de sua caixa e ao término da utilização do documento, basta colocá-lo de volta na mesma caixa, acessar o portal e solicitar a retirada da mesma para retorno às estantes da DOTEC. Em até 48h úteis estaremos retirando a caixa de suas instalações. Cabe informar que em toda movimentação executada será cobrado o valor correspondente ao frete, tanto para entrega quanto para retirada de cada caixa solicitada. Mesmo durante o período em que a caixa estiver em suas instalações, será cobrado o valor mensal correspondente ao armazenamento por termos que disponibilizar o espaço para a mesma. Mensalmente será aferido o número de caixas utilizadas pelo cliente e todas as solicitações de movimentação. Aí então, será emitida uma fatura que estará disponibilizada no próprio portal para pagamento. Este pagamento poderá ser realizado através do portal ou na rede bancária. Acreditamos que esta ferramenta facilitará no controle dos documentos de forma rápida e eficaz, e proporcionará aos nossos Clientes economia com espaço físico, mobilidade na utilização do sistema e agilidade na localização de seus documentos. Agora só falta você se cadastrar! Bom trabalho a todos! DOTEC Pra você A DOTEC disponibiliza uma ferramenta com a qual você pode gerenciar seus documentos através da web e guardá-los conosco. Não tem perda de tempo, muito menos de dinheiro. Nosso objetivo principal é a organização da informação documental de grandes, médias, pequenas, microempresas e profissionais liberais, auxiliando-os na guarda de seus documentos. A DOTEC dá todo o suporte para você não ter problemas no futuro por uma simples perda de documentos. Temos uma área com espaço físico adequado para manter a integridade de qualquer tipo de documento. Veja em nossos vídeos como funciona o sistema. Agora só falta você se cadastrar para começar a utilizar nosso sistema. Para sua Empresa Como a informação é o quarto fator de produção, não há quem questione que a rapidez em obter as informações documentais é fundamental e, portanto, é um investimento de alto retorno. Além do serviço de Guarda de Documentos a DOTEC oferece uma grade completa de serviços para o desenvolvimento de um efetivo Programa de Gerenciamento de Documentos e Informações de uso corrente, intermediário e permanente, com o tratamento de todo o conjunto documental. A DOTEC pode fornecer grandes benefícios para sua empresa, entre eles: saber o que arquivar, onde arquivar e como fazê-lo. Entre em contato conosco que será um prazer trabalharmos juntos! Veja Como Funciona Acompanhe Nossas Redes Sociais ________________________________________________________________________________________________________ Todos os direitos reservados Ver mais