COLEGIO CELESTIN FREINET - - Galeria de Fotos Dia das Mães - 2018 Anterior Próximo Veja este Á...COLEGIO CELESTIN FREINET - - Galeria de Fotos Dia das Mães - 2018 Anterior Próximo Veja este Álbum » Todos os Álbuns » Destaques 4 dicas para fazer ótimas anotações em aula Postado em 07/10/2019 07:00:53 As anotações são ótimas maneiras de estudar e memorizar a matéria. Se você deseja desenvolver essa técnica, confira algumas dicas que podem . leia mais » Prática de atividades físicas regulares reduz risco de diabetes infantil Postado em 25/09/2019 07:00:53 Estudos mostram que crianças obesas que se exercitam de 20 a 60 minutos por dia têm redução de gordura e de resistência à insulina leia mais » Dislexia: o que é, como identificar e tratar Postado em 18/09/2019 07:00:49 Dificuldade de aprender, indisciplina, preguiça e desatenção podem ser frutos da dislexia leia mais » Aprendendo com Filmes Postado em 09/09/2019 07:00:45 Juntar uma turma para assistir a um filme no cinema ou fazer uma locação e vê-lo em casa pode ser uma boa opção para se refletir sobre algun. leia mais » Vídeos ENEM - Dicas de Matemática Postado em 01/01/0001 00:00:00 Veja todos os vídeos do site » Ver mais
Colégio Objetivo - Educação de Qualidade - - Entrar × Pais ou responsável pelo aluno: Utili...Colégio Objetivo - Educação de Qualidade - - Entrar × Pais ou responsável pelo aluno: Utilize no login o seu CPF. Se você não lembrar a senha, clique em “Esqueceu a senha”. Aluno: Utilize no login sua matrícula. Se você não lembrar a senha, clique em “Esqueceu a senha”. Esqueceu a senha? |  Problemas para acessar? Ok Unidades Atendimento AGENDE SUA VISITA Ok Unidades Atendimento AGENDE SUA VISITA Toggle navigation Acontece no Objetivo RSS (O que é?) Ver mais Alícia Duarte Silva conquista medalha de prata na Olimpíada Europeia de Física (EuPhO) Em Israel, alunos conquistam prata e bronze na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) IYPT – Polônia: alunos do Colégio Objetivo Integrado conquistam medalha de prata? Notícias do Sistema de Ensino Objetivo Ver mais Redes Sociais do Objetivo Facebook Colégio e Curso Objetivo YouTube Colégio e Curso Objetivo ERA DO RÁDIO Acompanhe o programa Duas na Tri. OBJETIVO DA NOTÍCIA Confira os eventos do Objetivo. CONTEÚDO ON-LINE Confira as atividades disponíveis no Conteúdo On-Line. Protocolo de Biossegurança Conheça o Protocolo de Biossegurança. Atividades Complementares Confira Festa de Encerramento do 1º Ano, FAC, CLICO e FICO. Atualidades On-Line Confira as aulas disponíveis e saiba mais sobre o Atualidades On-Line. Saiba Mais Ver mais BICO On-Line Confira a edição do BICO. 30 de setembro Datas Comemorativas Fatos Históricos mais efemérides Ver mais
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R. Euclídes da Cunha, 73 - Graca, Salvador - BA, 41100-540, Brasil
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COLEGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO | escolas - - Jump to Navigation escolas Ensino FundamentalEnsino MédioEducação de ...COLEGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO | escolas - - Jump to Navigation escolas Ensino FundamentalEnsino MédioEducação de Jovens e AdultosEducação IndígenaEducação do CampoEducação EspecialEducação para a DiversidadeEducação Ambiental e SaúdeEducação corporal, artística e culturalJogos EstudantisEducação IntegralCurrículoSistemática de Acompanhamento PedagógicoEducação ProfissionalA RedeCentros e UnidadesOrientações pedagógicasAcessoControle e participação socialPrograma Primeiro EmpregoProgramas FederaisJornada PedagógicaEducação SuperiorRede EscolarInfraestruturaGestão da Informação EducacionalSistemas de Informações EducacionaisEstatísticas Estaduais da EducaçãoGestão RegionalGestão EscolarProjeto de Prevenção ao Uso Abusivo de DrogasBoletim OnlineTransparência na EscolaEstudantesCentro Juvenil de Ciência e CulturaEducação corporal, artística e culturalJogos EstudantisCarteira de EstudanteGrêmio EstudantilBoletim OnlineTransparência na EscolaEnem 100%EducadoresFormaçãoProjetos EstruturantesEducação a DistânciaAtividade ComplementarSaúde do ProfessorTransparência na EscolaSAC EducaçãoBiblioteca do IATInstitucionalFórum Estadual de EducaçãoOuvidoriaSistemasComunicaçãoLegislação e documentosSeleções e Concursos PúblicosLicitações, Contratos e ConvêniosMunicípiosApoio aos municípiosApoio dos Planos Municipais de EducaçãoFormação pela escolaPrograma Estadual do Transporte Escolar - PETE/BAPDDE Interativo e Mais EducaçãoProgestãoTopaCartilha Família-Escola Você está em: escolas › COLEGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO Consulta Escola Publicado em sab, 13/06/2020 - 00:00 por PRODEB Colegio Estadual Almirante Barroso Javascript is required to view this map. Informações: Código Sec:1100400 Direc:26 Responsável:CELSINA DA SILVA BORBA Endereço:ALMIRANTE TAMANDARÉ - SN(00420);FR;FR;FR Bairro:PARIPE Município:SALVADOR CEP:40800480 Telefone:(71) 33972820 e-mail:pericles.paulo@yahoo.com.br Oferta e Alunos matriculados: Ensino Médio: 1165 alunos Ensino Fundamental - Séries Finais: 1124 alunos Ensino Profissionalizante: 171 alunos Consulte os Índices Anteriores Avaliações: IDEB 2011 Ens. Fundamental II 2 Transparência na Escola FOTOS VÍDEOS "Precisamos pensar numa nova forma de. Educadores trocam experiências durante encontros. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/. Game, Ciência e Astronomia Live Matemática Criativa DOCUMENTOS MIDIATECA Covid-19 Veja as dicas para o ENEM Notícias Relacionadas Educação Bahia estudanteseducadoresinstitucionalmunicípios SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA 5ª Avenida Nº 550, Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador, Bahia, Brasil, CEP: 41.745-004 | Tel.: (0xx71) 3115-8933, 3115-9093 e 3115-1401 Ver mais
ESCOLA ESTADUAL LEA LEAL - TEMPO INTEGRAL | escolas - - Jump to Navigation escolas Ensino FundamentalEnsino MédioEduca...ESCOLA ESTADUAL LEA LEAL - TEMPO INTEGRAL | escolas - - Jump to Navigation escolas Ensino FundamentalEnsino MédioEducação de Jovens e AdultosEducação IndígenaEducação do CampoEducação EspecialEducação para a DiversidadeEducação Ambiental e SaúdeEducação corporal, artística e culturalJogos EstudantisEducação IntegralCurrículoSistemática de Acompanhamento PedagógicoEducação ProfissionalA RedeCentros e UnidadesOrientações pedagógicasAcessoControle e participação socialPrograma Primeiro EmpregoProgramas FederaisJornada PedagógicaEducação SuperiorRede EscolarInfraestruturaGestão da Informação EducacionalSistemas de Informações EducacionaisEstatísticas Estaduais da EducaçãoGestão RegionalGestão EscolarProjeto de Prevenção ao Uso Abusivo de DrogasBoletim OnlineTransparência na EscolaEstudantesCentro Juvenil de Ciência e CulturaEducação corporal, artística e culturalJogos EstudantisCarteira de EstudanteGrêmio EstudantilBoletim OnlineTransparência na EscolaEnem 100%EducadoresFormaçãoProjetos EstruturantesEducação a DistânciaAtividade ComplementarSaúde do ProfessorTransparência na EscolaSAC EducaçãoBiblioteca do IATInstitucionalFórum Estadual de EducaçãoOuvidoriaSistemasComunicaçãoLegislação e documentosSeleções e Concursos PúblicosLicitações, Contratos e ConvêniosMunicípiosApoio aos municípiosApoio dos Planos Municipais de EducaçãoFormação pela escolaPrograma Estadual do Transporte Escolar - PETE/BAPDDE Interativo e Mais EducaçãoProgestãoTopaCartilha Família-Escola Você está em: escolas › ESCOLA ESTADUAL LEA LEAL - TEMPO INTEGRAL Consulta Escola Publicado em sab, 13/06/2020 - 01:21 por PRODEB Escola Estadual Lea Leal - Tempo Integral Javascript is required to view this map. Informações: Código Sec:1176202 Direc:26 Responsável:IVANA PEREIRA DE SOUZA Endereço:FAZ.GRANDE I QUADRA F - SN(00640) Bairro:FAZENDA GRANDE I Município:SALVADOR CEP:41340100 Telefone:(71) 32530706 e-mail:ivanaps1@hotmail.com Oferta e Alunos matriculados: Ensino Profissionalizante: 260 alunos Consulte os Índices Anteriores Avaliações: IDEB 2011 Ens. Fundamental II 2 Transparência na Escola FOTOS VÍDEOS "Precisamos pensar numa nova forma de. Educadores trocam experiências durante encontros. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/. Game, Ciência e Astronomia Live Matemática Criativa DOCUMENTOS MIDIATECA Covid-19 Veja as dicas para o ENEM Notícias Relacionadas Educação Bahia estudanteseducadoresinstitucionalmunicípios SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA 5ª Avenida Nº 550, Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador, Bahia, Brasil, CEP: 41.745-004 | Tel.: (0xx71) 3115-8933, 3115-9093 e 3115-1401 Ver mais
COLEGIO ESTADUAL OLIVEIRA BRITO | escolas - - Jump to Navigation escolas Ensino FundamentalEnsino MédioEducação de Jov...COLEGIO ESTADUAL OLIVEIRA BRITO | escolas - - Jump to Navigation escolas Ensino FundamentalEnsino MédioEducação de Jovens e AdultosEducação IndígenaEducação do CampoEducação EspecialEducação para a DiversidadeEducação Ambiental e SaúdeEducação corporal, artística e culturalJogos EstudantisEducação IntegralCurrículoJornada PedagógicaSistemática de Acompanhamento PedagógicoEducação ProfissionalA RedeCentros e UnidadesOrientações pedagógicasAcessoControle e participação socialPrograma Primeiro EmpregoProgramas FederaisEducação SuperiorRede EscolarInfraestruturaGestão da Informação EducacionalSistemas de Informações EducacionaisEstatísticas Estaduais da EducaçãoGestão RegionalGestão EscolarProjeto de Prevenção ao Uso Abusivo de DrogasBoletim OnlineTransparência na EscolaEstudantesCentro Juvenil de Ciência e CulturaEducação corporal, artística e culturalJogos EstudantisCarteira de EstudanteGrêmio EstudantilLíder de ClasseBoletim OnlineTransparência na EscolaEducadoresFormaçãoProjetos EstruturantesEducação a DistânciaAtividade ComplementarSaúde do ProfessorTransparência na EscolaSAC EducaçãoBiblioteca do IATInstitucionalFórum Estadual de EducaçãoOuvidoriaSistemasComunicaçãoCartilha Eleitoral 2018Legislação e documentosSeleções e Concursos PúblicosLicitações, Contratos e ConvêniosMunicípiosApoio aos municípiosApoio dos Planos Municipais de EducaçãoFormação pela escolaPrograma Estadual do Transporte Escolar - PETE/BAPDDE Interativo e Mais EducaçãoProgestãoTopaCartilha Família-Escola Você está em: escolas › COLEGIO ESTADUAL OLIVEIRA BRITO Consulta Escola Publicado em sab, 13/10/2018 - 01:48 por PRODEB Colegio Estadual Oliveira Brito Javascript is required to view this map. Informações: Código Sec:1176387 Direc:26 Responsável:SONIA REGINA DOS SANTOS CIRQUEIRA Endereço:CONJ. HAB. FAZENDA GRANDE II - SN(00070) Bairro:BOCA DA MATA Município:SALVADOR CEP:41340100 Telefone:(71) 33959564 e-mail:heloisassilva@yahoo.com.br Oferta e Alunos matriculados: Ensino Fundamental - Séries Finais: 219 alunos Ensino Médio: 395 alunos Consulte os Índices Anteriores Avaliações: IDEB 2011 Ens. Fundamental II 2 Transparência na Escola FOTOS VÍDEOS TV Aratu Secretaria inaugura primeira classe. TVE - Professores são qualificados através do. TV Record - Estudantes da rede de ensino pública. TV CNT - ICEIA é transformado em Centro Estadual. TVE - Virtual Educa é iniciado em Salvador DOCUMENTOS CHAMADA PÚBLICA DE 2018 Senhor do B. Indeferimento de Recurso PE 003.201. Orientação Relatório Final JA 2018. Resultado da entrevista técnica par. SELEÇÃO DAS 33 OBRAS DO TAL.pdf Resultado do Festival Anual da Canç. Edital_PJU Nº 01-2018.pdf Edital_ PJCAMPO SABERES Nº 02-2018. MIDIATECA Acesse o calendário escolar Clique e saiba quais as orientações para o ano eleitoral 2018 Notícias Relacionadas Educação Bahia estudanteseducadoresinstitucionalmunicípios SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA 5ª Avenida Nº 550, Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador, Bahia, Brasil, CEP: 41.745-004 | Tel.: (0xx71) 3115.1401/3115.9094 Ver mais
Rua H, s/n - Fazenda Grande I, Salvador - BA, 41330-100, Brasil
Escola Estadual Luíz José de Oliveira - - Escola Estadual Luíz José de Oliveira sexta-feira, 26 de agosto de 2011 Nossa...Escola Estadual Luíz José de Oliveira - - Escola Estadual Luíz José de Oliveira sexta-feira, 26 de agosto de 2011 Nossas recordações. Painel na entrada da Escola Postado porEscola Estadual Luíz José de Oliveiraàs17:18Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 15 de setembro de 2010 Projeto Mais EducaçãoO Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.Festa Happy Day. Final do ano letivo de 2009Profa. Josefa Gardênia. Coordenadora do Mais Educação(2010)Postado porEscola Estadual Luíz José de Oliveiraàs19:54Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestEstrutura física da EscolaA precariedade que caracteriza a situação das escolas públicas no estado da Bahia vem se modificando com atuações especificas da Secretaria de Educação Estadual. Na cidade de Salvador várias escolas passaram por processos licitatórios de reforma da rede física e dentre estas escolas, a Escola Estadual Luiz José de Oliveira está sendo reformada. Quando a nova equipe gestora assumiu a Unidade de Ensino encontrou o seu ambiente físico em um bom estado de conservação, porém com os espaços destinados a aprendizagem apresentavam-se desestruturados. Após a adesão da escola ao projeto Mais Educação, a Unidade Escolar pode organizar melhor a sua estrutura física adequando salas para o funcionamento da biblioteca, arquivo morto, almoxarifado, depósito de materiais esportivos, cantina e laboratório de informática.Internamente a escola passou a ser mais funcional, motivando os funcionários e professores a organizar melhor as tarefas referentes à prática pedagógica e administrativa.No ano de 2009 com o recurso do Plano de Desenvolvimento Educacional a escola adquiriu recursos materiais para iniciar novas práticas escolares e a escola passou a ter uma maior variedade de equipamentos dando o suporte necessário ao professor a sua prática docente.A escola vem planejando as salas ambientes no intuito de oferecer aos nossos alunos uma esfera de maior motivação ao processo de aprendizagem, além de oferecer ao professor da disciplina a oportunidade de organizar melhor o seu ambiente de trabalho, colocando-o como co-responsável pelos materiais destinados às suas aulas. Neste aspecto ao corpo docente é dada autonomia, o gerenciamento destes recursos de consumo é dado aos funcionários de apoio uma sobre carga menor ao seu trabalho. Recursos da unidade escolar Tipo do recursoDescriçãoQuantidade EquipamentosComputador32 Impressora4 Projetor multimídia -Data show2 DVD4 FAX1 Caixa de som amplificada2 Material didáticoLivros900 Microsysten4 TV - Pen-drive12 Globo terrestre1 MobiliárioCadeira 300 Mesa300 Centro Digital Centro Digital com rampa para cadeirantes Novas salas de aula Biblioteca Biblioteca Nova Cozinha Novo sanitário masculino Novo sanitário feminino Postado porEscola Estadual Luíz José de Oliveiraàs19:34Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestProfessores NOMES Situação Funcional Formação Ana Kátia Lemos PortoEfetivaInglês JarbianeEfetivaCiências Anailda Ramos do CarmoEfetivaMatemática Claudinéa Costa SilvaEfetivaLíngua Portuguesa Gilmar PSTHistória Desidério Bispo de MeloEfetivoHistória Evandro Jose AlcântaraEfetivoGeografia Hálisson Férrer BatistaEfetivoMatemática João Manoel CamposEfetivoGeografia Josefa Gardênia T. MartinsEfetivaLíngua Portuguesa Judinalva C. dos SantosEfetivaBiologia Alexandre ItaracyEfetivoLíngua Portuguesa Marcelo Souza OliveiraEfetivoGeografia Marcus Vinícius C. Mota EfetivoMatemática Maria Cidenísia O. Santos EfetivoMatemática Márcio Ivaldo F. dos SantosEfetivoEducação física Raidalva Silva da CostaEfetivoLíngua Portuguesa Raimundo Gonçalves DiasEfetivoArtes Elmo CamacâEfetivoGeografia Rita de Cássia B. de SantanaEfetivoArtes Rute de O. Gonçalves CruzEfetivoMatemática Paulo Francisco de FreitasEfetivoLíngua Portuguesa Patrícia Uilne R.MendesEfetivoLíngua Portuguesa Luiz Alberto Silva LavinePSTHistória Tatiana Maria O. Coelho.EfetivoInglês Solange DumasEfetivoBiologia Telma Santos SouzaEfetivoLíngua Portuguesa Valcélia Moraes dos SantosEfetivoLíngua Portuguesa Os professores que compõem o quadro de docentes são em maioria concursados da rede de ensino do Estado e todos apresentam em sua classificação profissional nível superior com especialização em diversas áreas. Apresentamos também dentro deste quadro estagiários que suprem temporariamente a falta de professores efetivos nas disciplinas de história e geografia. Anailda, Gardênia, Ricardo, Marcelo e Tatiana. Hálisson- Matemática Nadilson, vice e João Campos, Geografia Profa. Anailda-Matemática Paulo. Língua Portuguesa Márcio Ivaldo, Ed. Física e Eliomar Hálisson, Verusa, Elmo e Paulo Jarbiane e Telma Postado porEscola Estadual Luíz José de Oliveiraàs18:59Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)QUEM SOU EU.Escola Estadual Luíz José de OliveiraSalvador, Bahia, BrazilSou uma escola que está de portas abertas para te receber.Visualizar meu perfil completoVocê gostou da reforma da escola?Links ImportantesCaracterização da EscolaÉ uma escola urbana periférica da sede do município de Salvador-BA. Seu índice de desenvolvimento educacional encontra-se abaixo da média nacional com pontuação em 2009 de 2,3 percentuais. Sua modalidade de ensino abrange o Ensino Fundamental, séries finais, no turno matutino e vespertino e o Tempo Formativo eixo IV no turno noturno. Em 2009 iniciamos o projeto Mais Educação no contra turno com seis modalidades de oficinas (letramento, matemática, esporte e lazer, informática, dança e grafitagem). Este projeto trouxe uma nova formatação à Unidade Escolar, pois organizou a estrutura física e precária de alguns espaços da escola, além de motivar os alunos aos novos saberes desenvolvidos dentro destas oficinas sob a direção da coordenadora Josefa Gardênia Trindade. Atualmente a Unidade de Ensino apresenta em seu Censo Escolar aproximadamente 800 alunos matriculados e distribuídos desigualmente nos três turnos.Historicamente a Escola Estadual Luiz José de Oliveira foi inaugurada em onze de março de mil novecentos e oitenta e cinco, pelo Excelentíssimo Senhor Governador Dr. João Durval e demais autoridades como o Secretário, Senhor Luiz José de Oliveira, o Secretário de Justiça, e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, onde solenemente foi inaugurada nossa escola. No início, a escola atendia somente de 1ª à 4ª série, com capacidade para 1000 alunos. Com o passar dos anos as exigências escolares aumentaram, aumentando também sua capacidade. Em 11 de março de 1987 começa atender também da 5ª até 8ª série. Em 1998 passou a atender a aceleração I e II no noturno.Em 2004 a escola passou a oferecer o curso de Educação de Jovens e Adultos.Atualmente a escola atende os seguintes níveis de Educação: Ensino Fundamental (séries iniciais de 5ª à 8ª série), inclusive EJA (noturno) com pretensão ao Ensino Médio.Por essa Unidade Escolar passaram vários gestores e cada um deles pode dar a sua contribuição para a formatação da educação de cada época. Citaremos o nome de todos e o período de gestão de cada um deles.Tereza Boaventura (1985-1986), Everalda (1986-1987), Deuzulina Maria de Jesus (1987-1989), Neuza Borges Figueredo (1989-1992), Marilene Figueredo Andrade (1992-1996), Juarez (1996-1996), Gedean Ribeiro Nascimento (1996-1998), Simone Siqueira (1998-2008), Tais Danila (2009-2011) e Taís Danila(reeleita 2012-2014).ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLAA Direção Geral é o órgão executivo que coordena todas as tarefas da Unidade Escolar, estabelecendo medidas administrativas e técnicas e de serviços gerais necessários para a organização e funcionamento da escola. A Direção Geral é representada por uma equipe de profissionais, os quais têm habilitação, competência e experiência compatíveis com a referida função. A Direção atual apresenta-se sob o comando da Diretora Tais Danila Macêdo da Cruz, Claudinéa Costa Silva (Vice-diretora) e Nadilson José Andrade Silva (Vice-diretor), ambos assumiram suas funções no ano de 2009 com prazo até o ano de 2011. A atual equipe gestora poderá, conforme Decreto 11.218/08, concorrer a mais três anos de Gestão Escolar. O nosso trabalho é baseado no respeito e na valoração de todos que compõem a comunidade escolar e local, buscando uma maior integração na participação de todos. Como nossa Unidade de Ensino não possui coordenador pedagógico, produzimos com a equipe docente estratégias para ações escolares que envolvam todos em uma parceria de reflexão, crítica e autocrítica. A secretaria escolar é o órgão que tem ao seu cargo todo o serviço de escrituração, documentação escolar, vida funcional do corpo docente e técnico, bem como arquivo e expedição de correspondência oficial da escola. À frente deste trabalho administrativo temos a secretária Márcia Souza Lima que desempenha este papel há vários anos com responsabilidade e destreza. A equipe técnico-administrativa é responsável pela execução de tarefas que vão desde a manutenção e conservação do espaço escolar até a segurança patrimonial, sejam serviços associados ao administrativo, bem como pedagógico ou disciplinar. Nestes cargos não possuímos funcionários suficientes e também não existem supervisores, pois estes funcionários são contratados por empresas terceirizadas diretamente pela Secretaria de Educação. Ver mais
Prefeitura de Lauro de Freitas - - ×Close 1º ciclo de avaliação do PME A Semed realizará audiência pública para discut...Prefeitura de Lauro de Freitas - - ×Close 1º ciclo de avaliação do PME A Semed realizará audiência pública para discutir os resultados do 1º ciclo de avaliação do PME, no dia 21 de dezembro de 2017, às 14h, no CEFOC. Fechar Baixar relatório Toggle navigation Prefeitura Secretarias Sites Serviços Públicos Social Notícias Contato Transparência Pública IPTU 2019 Lauro de Freitas inaugura piscina semiolímpica com foco na inclusão social Prefeitura inaugura piscina semiolímpica na Itinga nesta quarta-feira (01) Grupos de dança de Lauro de Freitas encantam público em festival Pavimentação de rua leva mais qualidade de vida a moradores do Jardim Ipitanga Social 27/04/2019 Combate aos retrocessos e fortalecimento de políticas públicas são enfatizados na 5ª Conferência Territorial da Pessoa Idosa Saúde 25/04/2019 Serviço de Reabilitação Auditiva de Lauro de Freitas vai realizar 150 consultas por mês Infraestrutura 25/04/2019 Prefeitura inaugura pavimentação de rua e facilita mobilidade no Recreio Ipitanga Segurança 24/04/2019 Rui entrega quatro novas viaturas para Lauro de Freitas e anuncia mais um Ceeptic no município NOTÍCIAS Mais notícias Alvará de Funcionamento Certidões Consulta de Processos Cartão CGA DAM's Parcelamento Consulta Dívida Ativa Espelho de Cadastro Extratos de Lançamento Preço Público 2ª Via TFF Requerimento para Empreendimento Nota Fiscal Eletrônica Análise de Orientação Prévia - AOP de Empreendimen Análise de Orientação Prévia - AOP de ERB (Estação Autorização Especial para Eventos Uso do Solo - Certidão de Limites e Confrontações Licença para Ampliação e/ou Reforma Licença para Construção Licença para Construção de Guarita Licença para Construção de Muro Divisório Licença para Construção de Stand de Vendas Licença para Demolição Licença para Modificação de Projeto Licença para Obras em Vias e/ou Logradouros Públic Licença para Reparos Gerais Licença para Implantação de Loteamento IPTU Segunda Via INSS Autônomo Consulta Dívida Ativa Espelho de Cadastro Extratos de Lançamento ISS - Ofício/Autônomo Uso do Solo - Certidão de Limites e Confrontações Habite-se Licença para Ampliação e/ou Reforma Licença para Construção Licença para Construção de Guarita Licença para Construção de Muro Divisório Licença para Demolição Licença para Modificação de Projeto Licença para Reparos Gerais Contra Cheque On-line Portal do Servidor TV Lauro ATENÇÃO CARDS Ver mais
INSTITUTO EDUCACIONAL SOCIAL DE PORTÃO - - Nossa Metodologia O Projeto Pedagógico do...INSTITUTO EDUCACIONAL SOCIAL DE PORTÃO - - Nossa Metodologia O Projeto Pedagógico do Instituto Educacional Social de Portão se baseia na Pedagogia Waldorf que concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio fundamenta toda a prática educativa. A partir de uma visão antropológica, a Pedagogia Waldorf abrange todas as dimensões humanas, que estão em íntima relação com o mundo, explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de sete anos, denominadas setênios. SOCIAL KIDS – 02 e 03 anos, 04 e 05 anos Educação Infantil - Métodos diferenciados, estudo acompanhado e orientado, atividades lúdicas, musicalização e aula de alongamento, atendimento individualizado confortável e motivador contamos com Psicopedagogico, Psicólogo, Arte Educadores, trabalho pedagógico diferenciado, pedagogia afetiva, alimentação saudável, bem preparada e balanceada, além de preço justo. RESERVA INDÍGENA THÁ-FENE SEMENTE VIVA ESCOLA ANEXO COLÉGIO SOCIAL DE PORTÃO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA EM LAURO DE FREITAS: RESERVA THAFENE, PME E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS Nos rascunhos do infinito Regozijo-me na luz da minha alma ancestral Pura força que acalenta os meus sonhos e me faz progredir. Poesia Mística que cura minhas doresMistério do universo que incendeia minha alma com pétalas de esperança! Uma família Kariri-Xocó e Fulni-ô. Os atrativos da comunidade indígena Thá-fene, ajudam na economia indígena nos seus município de origem,por isso devemos preservá-lo como um todo. A comunidade do reserva Thá-fene conta com o Colégio Social de Portão como ponto forte para educação apoio, não podem contar com o Rio Joanes um rios com dificuldades de sobrevivência, agonizando e pedindo socorro. E também a comunidade tem eventos religioso, dança do toré, que acontece em agosto e novembro e a festa do índio. A população vive dos artesanatos, musica de Wakay e venda de livros da comunidade. Att. Professora doutora Débora Fontes. Quanto tempo os indígenas vivem no município? A preservação da cultura indígena é um compromisso de muitos guerreiros, a exemplo do líder da reserva, Wakay, índio da nação Fulni-ô e Kariri-Xocó e do professor Lymbo, índio Kariri-Xocó, que defendem com sabedoria a cultura indígena através da arte, educação e conscientização. Há mais de 23 desde 1993 anos a reserva Thá-fene se mantém firme, atualmente considerada como referência indígena na Região Metropolitana de Salvador. O espaço localizado na comunidade do Quingoma de dentro sem numero, preserva resquícios de Mata Atlântica, reprodução de animais silvestres de pequeno porte e horta com plantas medicinais oitocentas árvores frutíferas e árvores nobres em 1970 tinha três nascente e um lago, terras pertencentes a família Fontes Palmeira que doou a filha Débora Fontes, para atividades sócio ambientais Ecoterra foi no encontro com Wakay e seus ideais educacionais e prevenção cultural, junto com Iracy, lymbo,Katsan, após o batismo Kalukya, resolveram formar uma associação uma reserva indígena chama semente viva. THÁ-FENE, a qual Débora, passa a documentação 28mil metros quadrados, para cada, deixando a área da água(lago e nascentes) para todos, um bem comum da Humanidade, sendo as demais parte uso fruto de todos os proprietários ( Lycia Fontes 5mil metros, Wakay 5mil metros, Katsan na época solteira 5mil metros, Lymbo 5mil metros e Iracy im memória 3mil, Débora Fontes 5mil metros – intransferíveis ficado para uso fruto dos que, ali viverem para a cultura e preservação língua, tradições indígenas – defesa, preservação e resgate). Reserva Thá-fene preserva a memória cultural da população indígena Como eles estão organizados hierarquicamente? Presidente- Lymbo Andreliano Perigipe Santo; Vice Presidente- Edna Perigipe Pontes; Diretor Geral – Wakay Cicero Pntes da Cruz Diretora Pedagógica – Débora Fontes Palmeira de Cerqueira Língua materna, como escreve YATÊ? No que se refere à estrutura do Ia-tê, a língua dos Fulni-ô, pode-se consultar o livro de Geraldo Lapenda. Outro texto com alguma informação desta natureza é o Lemos Barbosa. e estudos da língua Tupy Antigo Professor Tyaraju Perigipe Professor Wakay do Iatê Eles vieram de quais regiões, PERNAMBUCO – Fulni-ô Os Fulni-ô são o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua - o Ia-tê - assim como um ritual a que chamam Ouricuri, que atualmente realizam no maior sigilo. Fala Relato de Wakay Cicero Pontes da Cruz para pesquisa de tese da batizada na aldeia por KLAUKYA (Débora Fontes Palmeira de Cerqueira) “Na literatura histórica, e em uma parte da literatura antropológica, os índios de Águas Belas são chamados Carnijós ou Carijós. Encontrado também nos escritos, Cajaú (Hohenthal, 1960). Não se têm notícias do ano em que foram aldeados; o certo é que, em meados do século XVIII, já eram designados pelo nome de Carnijós. É possível que nesta aldeia tenham se fundido elementos provenientes de vários grupos étnicos que mais tarde se reorganizaram de forma clânica, adotando então o nome do grupo anfitrião: Fulni-ô”. Os Fulni-ô foram durante muito tempo considerados, pelos estudiosos, como os últimos remanescentes dos históricos índios Karirí, cujo hábitat abarcava todo o Nordeste do Brasil (Boudin, 1949). Um exemplo desta posição é a de Mario Melo, que os considerou como o "último rebento dos Cariris que dominaram os nossos sertões" (Melo, 1929). Segundo Boudin (1949), esta confusão ocorreu porque ambos grupos habitavam a mesma região, ou seja o alto e médio São Francisco. Wakay - os Fulni-ô foram kariri ficou descartada desde o momento em que uma análise lingüística comparativa concluiu que "a língua dos índios Karnijós difere consideravelmente da dos amerícolas da família kariri" e que o Ia-tê bem pode ser uma língua autônoma. "representa as relíquias de uma família lingüística, ainda não computada na relação das línguas americanas do Brasil ou liga-se a alguma família que não tem representantes no nosso território, pelo menos devidamente conhecidos" (Sobrinho, 1935: 49). Recentemente, o lingüista Aryon Dall'Igna Rodrigues (1986) classificou tanto a família kariri como a língua ia-tê como integrantes do tronco macro-jê, embora sem incluir esta língua em uma família particular. Wakay - Atualmente todos os índios em Águas Belas falam português; em Ia-tê se comunicam principalmente os adultos e idosos; os mais jovens e as crianças usam com mais freqüência o português. Apesar de que o Ia-tê possa estar perdendo terreno para o português, tem ou cumpre um importante papel dentro da sociedade indígena. Na parte central das terras da reserva indígena se encontra assentada a cidade de Águas Belas rodeada totalmente pelo território Fulniô ALAGOAS Kariri-Xocó – “A tribo Kariri-xocó, de Alagoas, é uma das maiores reservas indígenas de nosso país. Suas terras foram invadidas por posseiros e, apesar de nada obstar, os índios nada recebem, tampouco de arrendamento. Esta tribo , de 44.000 pessoas há menos de 10 anos e ,hoje, com apenas 14.000 integrantes, busca reavivar sua cultura nos jovens, com resgate de seu idioma, macrogê, de seus ritos e cantos e danças. Ainda que recebam da FUNAI anualmente, sementes de feijão e milho, para o sustento de sua gente, INSUFICIENTE, líderes são enviados a diferentes capitais do Brasil para levar a cultura, em troca da venda de artesanato e alimentos não perecíveis e roupas. Cada um destes caciques de grupo torna-se responsável por 60 famílias e fica o ano inteiro longe de sua própria família. O choque cultural para estes índios é tremendo já que ficam imersos na civilização que os marginaliza porque não os conhece. Conhecemos o cacique de grupo Kayrrá e o convidamos a se apresentar com seus companheiros na Casa do Consolador, no início deste ano. A partir de então, temos ajudado a tribo regularmente com envio de cestas básicas e roupas todo mês. As chuvas que assolam ao nordeste brasileiro não deixaram a nação kariri-xocó incólume. Ainda que a aldeia nada tenha sofrido, a subida dos rios inundou e destruiu as plantações, conforme relatou-nos Kayrrá”. Qual a finalidade das vivências na reserva com os alunos(as)? Preservar, Defender e Educar Os encontros que ocorrem com outros indígenas fale um pouco sobre esse intercâmbio. A Reserva Thá-fene é uma rede mundial e fonte de cultura com intercâmbio que atua entre aldeias de todo pais e fora como na França, Alemanha e Estados Unidos, nos outros países, com uma equipe universitárias e experiente que permite colocar contato entre as audeias e os estudantes universitários que coloca o perto possível do interesse se conhecer e trocar idéias entres os índios e os não índios de todo o mundo. Na reserva você contrata Escola indígena com a parceria Colégio Social de Portão em Lauro de Freitas Bahia desde 1993 com aulas entre vinda e idas as aldeias. O objetivo de cada evento é oferecer práticas educacionais vivências junto ao irmãos índios com educação e lazer como forma de resgate as diretrizes de manifestações corporais e culturais indígenas. As programações culturais, dança do toré, roda de bate papo, dança do buzo, trilha, fogueira, flautas, desenhos, circulo de sonhos, exposição e comercialização de artesanato e apresentações e pinturas corporal. O município de Lauro de Freitas Bahia uma Cidade histórica com resgates afro brasileiros e indígenas. Na reserva também tem as palestras referente ao povo Fulni-ô e Kariri-Xocó, por Wakay e Lymbo. Organizado por Débora, Edna Katsan, Wakay e Lymbo o Intercâmbio escolares e universitários de todas as partes, buscam a socialização e confraternização entre as etnias. “Além de incentivar, resgatar, fomentar, valorizar e fortalecer as práticas culturais e lazer nas comunidades ao entorno, todos os eventos também busca desenvolver conteúdos que associem a pratica de atividades educacionais com melhoria e qualidade de vida com equilíbrio mental e na qualidade de todos que por aqui passam os índios e não índios. NOMES DOS LIVROS: para serem creditados. AUTOR: Professora FONTES, Débora Palmeira de Cerqueira. Ph.D, TÍTULO A Importância da Cultura Popular na Formação da Identidade cultural E ANO 2007 - 2013. Editora CONTEMP Um pouco de nossa gente de Santo Amaro de Ipitanga “A formação da sociedade ipitanguense foi marcada pelas contribuições culturais dos Tupinambás, os primeiros habitantes dessa região. Os costumes, a língua, a religiosidade e a culinária desses nativos influenciaram o nosso modo de ser, a nossa visão de mundo. Se hoje somos um povo celebrativo, alegre, musical, que tem uma relação mais próxima com a natureza, que gosta de dormir em rede, comer frutos e raízes da terra ou que já atravessou um rio de canoa ou jangada, é porque herdamos os valores dos Tupinambás. Se o nome antigo de Lauro de Freitas, (Ipitanga, que vem do tupi: “água vermelha”), e a maior parte do nome dos nossos bairros (Caji, Picuaia, Itinga, etc) nos remete a essa ancestralidade, é porque a própria história do nosso município se confunde com a história desses povos inaugurais, que resistiram bravamente ao processo de colonização orquestrado pelo projeto civilizatório de Garcia D’Ávila. Porém, o que poucos sabem, é que a tradição indígena continua povoando o cenário cultural da nossa amada cidade. Na região do Quingoma, onde observamos aspectos exuberantes da Mata Atlântica, existe a Reserva Thafene na qual vivem índios kariri-xoco/ Fulnio. Esses índios há mais de duas décadas desenvolvem rituais ancestrais que nos levam a cura e ao autoconhecimento, como o ritual da danças das onças e o circulo do fogo sagrado. Eles praticam também a dança, a pintura corporal, a produção do artesanato e fazem de tudo para preservar a língua, considerada por eles como um fator de unidade e resistência. É importante salientar que a Reserva Thafene (semente viva) é uma Universidade Aberta por meio da qual se produz um saber milenar, já que passam por ela índios de várias etnias, tais como: Pataxos, Tupinambá, Kiriri, etc e grupos espiritualistas. O Wakay, líder da reserva, é um profundo conhecedor dos saberes ancestrais, além de músico e terapeuta holístico. É interessante constatar que Garrincha, um dos maiores jogadores de todos os tempos, era Fulni-ô, como o Wakay. Portanto, temos em nossa cidade índios dessa etnia, originários de Alagoas e Pernambuco. Os nativos vivem da venda de artesanatos, doações e do trabalho que é desenvolvido nas escolas e na própria Reserva. Mais no âmbito das políticas públicas, o que determina o Plano Nacional Educação em relação à educação para os povos indígenas? ( Faço esse questionamento, pois a Gestão atual demonstrou receptividade quanto a ideia de ser construir uma escola ou centro sócio-cultural na Reserva ) Segundo o PME, A educação escolar indígena deverá ser implementada levando em consideração as especificidades socioculturais e lingüísticas de cada comunidade, promovendo a consulta prévia e informada a essas comunidades. Portanto, segue abaixo os nossos principais desafios: - Capacitar professores, preferencialmente indígenas, para atuar na comunidade, bem como criar matérias didáticos baseados na tradição indígena, considerando a língua materna. - Apoiar a alfabetização de crianças indígenas e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas / Respeitar a opção dos povos indígenas quanto à oferta de educação infantil - Fomentar a expansão das matrículas de ensino médio integrado à educação profissional, observando-se as peculiaridades dos povos indígenas - Fortalecer e ampliar ações ligadas à lei 11.645, provendo uma interface com a educação ambiental. - Favorecer o acesso dos professores indígenas a cursos de mestrado e doutorado. Enquanto essas políticas públicas não se concretizam, os professores precisam estimular ações que possam fomentar o estudo das tradições indígenas. Uma possibilidade é levar os alunos para conhecerem a Reserva e o seu universo simbólico ou organizar um seminário para que os discentes possam pesquisar e apresentar informações acerca da situação atual das tribos indígenas da Bahia, principalmente a partir das seguintes problemáticas: Quem são? Onde Estão? Quais os seus costumes? Seus meios de sobrevivência? Principais problemas do futuro e o que a tribo tem feito para superá-los? Portanto, somente por meio de um profundo mergulho nas culturas indígenas é que poderemos reisignificar a nossa memória/identidade e desconstruir alguns preconceitos que ainda reinam no ambiente escolar, tais como: “o índio inocente”, “ O índio que vive nu”, “ o índio que não tem cultura” Ver mais
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