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Missa Tridentina em Brasília | Santa Missa no Rito Romano Tradicional - - Missa Tridentina em Brasília Santa Missa no ...Missa Tridentina em Brasília | Santa Missa no Rito Romano Tradicional - - Missa Tridentina em Brasília Santa Missa no Rito Romano Tradicional Pesquisa Menu principal Pular para o conteúdo principal Pular para o conteúdo secundário Navegação de Posts ? Posts Anteriores [Aviso] Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento pela família e contra o aborto Publicado em 29/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Prezados, Salve Maria!Como já tradicional, haverá, na Capela Nossa Senhora das Dores, a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento pela família e contra o aborto.Ela ocorrerá nesse sábado, 02/12, a partir das 18h00. E irá até o domingo, 03/12, às 8h00.É possível vir em qualquer horário. Todos estão convocados. A oração é o principal meio para vencer essa guerra. Sem a oração, todos os outros meios terão pouco ou nenhuma eficácia.PS: o horário anunciado na Capela anteriormente era até 10:00 do domingo. Todavia, a Vigília terminará às 8:00 por causa da Missa no mesmo horário. [Aviso] Peregrinação a Trindade – Avisos muito impostantes Publicado em 27/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Informações para a inscrição na Peregrinação. Como a procura está grande, nós fomos obrigados a fazer algumas alterações para as inscrições: 1. As inscrições se encerrarão no próximo domingo, dia 03/12. Todos os que quiserem ir deverão se inscrever até essa data. Somente após a Missa das 10:00. 2. O pagamento deverá ser feito até o dia 8/12 e apresentado até o dia 10/12. 3. Todos devem dar o nome e número de documento de identificação (Certidão de nascimento paras crianças sem identidade) 4. É preciso dar o nome e número do documento até mesmo das crianças de colo que não pagam. Essa informação é repassada à ANTT e só é possível viajar tendo transmitido essa informação. Se você ainda não fez isso, fazer no próximo domingo. Informações práticas sobre a Peregrinação:Informações práticas e importantes aos peregrinos: 1. A Peregrinação da Capela Nossa Senhora das Dores (IBP-Brasília) a Trindade ocorrerá no dia 16/12/2017. 2. Aqueles que desejam se juntar à Peregrinação reconhecem o seu caráter católico e se portam em conformidade com isso e com a especificidade do Instituto. 3. Quaisquer estandartes, bandeira e símbolos do tipo devem ser previamente aprovados pela organização. 4. Recomenda-se que se participe dos diversos atos da Peregrinação pela oração e devoção, procurando evitar fotos e filmes. Haverá fotógrafos designados para isso. 5. Também na caminhada deve-se preservar a decência e modéstia nos trajes e em todo comportamento. Veja aqui. 6. Se estiver levando parentes, amigos e conhecidos, é seu dever explicar essas regras. 7. A saída dos ônibus da Capela será à meia-noite da sexta-feira (15/12) para o sábado (16/12). 8. Aqueles que preferirem ir por meios próprios (ou que são de outros estados), podem juntar-se a nós nas diversas etapas da Peregrinação, sempre observando as regras acima. 9. A caminhada no trevo na saída de Goiânia para Trindade começará em torno de 5h00, talvez um pouco mais cedo. 10. Haverá café da manhã no local para os que forem nos ônibus do IBP. 11. A caminhada será de 20km aproximadamente. 12. Haverá parada rápida no meio do caminho para um lanche. 13. Haverá carros de apoio aos peregrinos para qualquer eventualidade. 14. O Reitor do Santuário do Divino Pai Eterno fará a exposição do medalhão que deu origem à devoção em nossa chegada ao Santuário, entre 10:00 e 10:30. Quem quiser pode juntar-se a nós nesse momento. Uma grande graça! 15. A Missa Solene tem início às 11h00, pontualmente, na Igreja do Santíssimo Redentor (Igreja do Padre Pelágio). Quem quiser pode juntar-se a nós nesse momento. 16. Às 15:30, rezaremos o Terço na Matriz de Trindade (Igreja Antiga) 17. Saímos de Trindade às 18:00, com parada para jantar na estrada. 18. Levar capa de chuva. [Sermão] A Meditação Católica Publicado em 23/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Sermão para o 24° Domingo depois de Pentecostes19-11-2017 – Padre Daniel Pinheiro, IBP Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.Ave Maria…“Meditando as coisas racionais, possamos executar, pelas palavras e atos, o que Vos agrada.” São as palavras da oração da coleta deste Domingo de hoje. A meditação é, de fato, necessária para que possamos executar bem aquilo que é a vontade de Deus, executar bem e com verdadeira constância. A oração da coleta nos fala das coisas racionais. O que são essas coisas racionais? São a verdade e, ainda mais propriamente, as verdades eternas, as virtudes, os fatos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos Santos.É preciso meditar, caros católicos, porque as coisas espirituais não se vêem com os olhos do corpo, mas somente com os olhos da alma. Quem não medita, não vê, portanto, as coisas espirituais. Caminha sem enxergar, sem ter luz. Caminha tateando. E quem caminha tateando no escuro tem risco de errar o caminho e de cair e não levantar-se. Aquele que não tem em vista – com os olhos da alma e pela Meditação – as coisas espirituais, vai deixar-se levar facilmente pelas coisas sensíveis, pelas paixões, pelas coisas sensuais, pelas coisas do mundo.Falamos aqui, é evidente, da meditação católica, que não se confunde nem de longe com essa meditação oriental, às vezes chamada de meditação transcendental, ou de qualquer outro nome que queiramos dar. Essa meditação errônea que visa não querer nada, não desejar absolutamente nada. A meditação católica é precisamente o contrário. A meditação católica nos leva ao conhecimento da verdade, ao amor pela verdade e pelo bem. E nos leva a desejar a verdade ardentemente e nos dispõe a sofrer bem por ela. A meditação é a aplicação da nossa razão, movida ou iluminada pela fé, a uma verdade, a uma virtude, a um fato da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos Santos. Ela é a aplicação da nossa razão iluminada pela fé para considerar o bem dessa virtude ou a profundidade dessa verdade; aplicação da razão para mover nossa vontade, pela caridade, a amar esse bem, essa virtude; aplicação da razão para que eu considere como está a minha vida com relação a essa verdade, com relação a essa virtude, com relação a esse exemplo dado por Nosso Senhor, Nossa Senhora, ou os Santos; aplicação da razão para que eu possa fazer uma resolução, corrigindo, então, a minha vida nesse ponto considerado na meditação. Finalmente, ela se conclui com uma ação de graças a Deus pela meditação bem feita.Quem não medita, caros católicos, não conhece verdadeiramente seus erros e não os abomina, como nos diz São Bernardo. Quem medita, ao contrário, vê – com o tempo de meditação constante – claramente seus erros e procura remédio para os seus defeitos, os seus pecados. Ao mesmo tempo, aquele que medita, considera também as perfeições divinas e é levado assim ao amor de Deus.Portanto, a meditação considera duas coisas. Primeiro, o conhecimento de si mesmo diante de Deus, com nossas misérias, com os nossos pecados, com os nossos defeitos. Mas ao mesmo tempo, a meditação nos faz considerar as perfeições divinas, nos leva ao conhecimento de Deus. Se a meditação fosse somente para o conhecimento de nós mesmos, seríamos levados ao desespero. Se fosse somente para o conhecimento de Deus, poderíamos ser levados à presunção, a pensar que poderíamos nos salvar sem nos converter verdadeiramente. A meditação considerando as duas coisas, minhas misérias e as perfeições de Deus, me leva, então, à boa vida espiritual, a corrigir os meus defeitos, apoiando-me com confiança na graça divina.“A meditação regra nossas paixões, dirige nossas ações, corrige os nossos defeitos”, como diz São Bernardo. E Santa Teresa D’Ávila dizia que quem negligencia a meditação não precisa de demônio para levá-lo ao inferno. Quem negligencia a meditação não precisa de um demônio que o tente. Quem negligencia a meditação caminha sozinho, com seus próprios passos para o inferno, assim diz a Santa. E Santo Afonso de Ligório nos diz claramente, com toda razão, é evidente, que a meditação católica não pode coexistir com o pecado mortal. Se a pessoa se entrega à meditação cotidiana, no tempo que lhe é possível – que sejam quinze minutos por dia para começar – ou vai deixar o pecado mortal, ou deixará a meditação. É impossível que as duas coisas convivam. Isso porque, pela meditação, vamos considerar e conhecer toda a malícia do pecado e toda a bondade de Deus, nos levando assim a evitar o pecado, em primeiro lugar, para não ofender a Deus. Muitos ficam num estado de pecado mortal ou não conseguem sair dele com estabilidade, simplesmente porque não pensam, porque não meditam. Não pensam, não meditam, como dissemos mais acima, nas verdades eternas, nas virtudes, nos próprios defeitos, nas ocasiões de pecado a serem evitadas. Não meditam nas causas que o conduzem ao pecado e não meditam nas perfeições divinas, na Sua bondade, na Sua justiça, na Sua misericórdia, por exemplo. E assim dizia já o profeta Jeremias: “A terra está em desolação porque ninguém se recolhe em seu coração para meditar.” (Jer 12, 11) Ninguém pára para pensar nas verdades eternas.É preciso então, caros católicos, se ainda não o fazemos, começar a Meditação hoje. Aplicar a nossa razão durante alguns minutos, a uma verdade eterna, a uma virtude. Considerar o bem disso, mover a nossa vontade a amar isso, ver como está a minha vida com relação a esse ponto e tomar uma resolução firme, bem concreta, bem prática, para ser praticada no dia, e, claro, para influenciar toda a vida. Começar e perseverar. Não desistir nas primeiras distrações que virão certamente quando não temos o hábito da meditação. Perseverar apesar das eventuais omissões que faremos nas meditações em algum dia. Perseverar para alcançarmos essa estabilidade. Perseverar apesar das mais variadas dificuldades, das interrupções que teremos que fazer, eventualmente, em virtude dos nossos deveres de estado. Assim, se diz, na vida de Santa Francisca Romana, que ela começou a meditar um salmo, quando seu marido a chamou para fazer algo. Ela deixou, então, a meditação. Feito aquilo que lhe tinha sido pedido, voltou à meditação. Uma segunda vez seu marido a chamou, e novamente interrompeu a Meditação, depois voltando à oração. E assim quatro, cinco vezes, porque o dever de estado é preciso ser cumprido, mas ao mesmo tempo a Santa voltava à meditação, pois isso lhe era possível. Quando voltou na quinta vez, viu, então, os anjos em festa pela sua devoção, pela sua grande dedicação.Perseverar apesar das dificuldades, que não serão poucas. O demônio sabe o valor da meditação e o quanto ela contribui para a nossa santificação. São Luís Maria Grignion de Montfort diz que o demônio fará de tudo para que não rezemos nosso Terço cotidiano por causa do seu valor imenso. Fará ainda mais contra a meditação, que é muito mais eficaz ainda do que o Terço para a nossa santificação. Sem a meditação não é possível desejar seriamente, buscar seriamente a vida de santidade. Devemos, então, buscar as coisas profundamente pela meditação. “Duc in altum”, nos diz Nosso Senhor Jesus Cristo, “lançai as redes no mar profundo”. (Luc 5, 4)Devemos, então, nos entregarmos à meditação para nos mantermos unidos a Deus de maneira estável, inamovível, se assim podemos dizer. Estando assim unidos a Deus, encontraremos a alegria em todas as situações, mesmo nas cruzes, essa alegria profunda da alma. Se começarmos e perseverarmos na meditação bem feita, na qual vamos melhorando pouco a pouco, a nossa vida espiritual crescerá como o grão de mostarda, do qual nos fala Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho. Começará pequeno, mas se tornará uma árvore frondosa, na qual vêm habitar os pássaros, isto é, todas as virtudes. Comecemos e perseveremos na meditação, caros católicos. Meditando as coisas racionais, possamos executar, pelas palavras e atos, o que Vos agrada.Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. [Aviso] Crisma e Missa Pontifical com Dom José Aparecido Imagem [Calendário] Atualização: Calendário Vida Espiritual e Doutrina Católicas – 4º Trimestre 2017 Publicado em 16/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Calendário Vida Espiritual e Doutrina Católicas – 4º Trimestre 2017 em PDF [Sermão] Sentido Espiritual das Cerimônias da Missa – Parte 13: O Cânon Romano V – Consagração do Cálice Publicado em 14/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Sermão para o 23º Domingo depois de Pentecostes12.11.2017 – Padre Daniel Pinheiro, IBP Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.Ave Maria…Hic est enim cálix sanguinis mei.Voltamos a considerar, caros católicos, as cerimônias da Missa em seu sentido espiritual. Insisto mais uma vez para que se interessem pela liturgia romana, para que a conheçam, a fim de amar esse tesouro inestimável de nossa fé católica. E que transmitam esse conhecimento e esse amor aos filhos. Tudo o que já falamos até aqui está publicado na internet.Estamos no centro da Missa, no centro de nossa santa religião católica, no centro do mundo. Estamos na consagração, momento em que, pelas palavras do sacerdote, Nosso Senhor Jesus Cristo se faz realmente e substancialmente presente com seu corpo, sangue, alma e divindade. Já tratamos da consagração da hóstia. Passamos, então, à consagração do cálice. Simili modo, “de modo semelhante’ são as primeiras palavras que o padre diz. De modo semelhante, terminada a ceia, tomou este precioso cálice em suas santas e veneráveis mãos. Mais uma vez, como para a consagração da hóstia, se fala das santas e veneráveis mãos de Cristo. Mãos que fizeram tantas obras de santificação, mãos que foram pregadas na cruz para a nossa salvação. Mão dignas de toda a nossa devoção e veneração. Infelizmente, essa menção foi tirada de todas as orações eucarísticas no Rito de Paulo VI, permanecendo somente na oração eucarística I. São palavras que favorecem o respeito e a reverência ao sacramento. Ao dizer essas palavras, o padre pega o cálice com vinho em suas mãos e o eleva um pouco, colocando-o novamente sobre o corporal. Ao fazer menção à ação de graças, inclina novamente a cabeça e, ao mencionar a bênção, faz o sinal da cruz sobre o cálice. Tudo isso tem o mesmo sentido de quando é feito sobre o pão. Menciona ainda as palavras do Senhor: “tomai todos e bebei.”Chega, então, às palavras da consagração propriamente dita: “este é, com efeito, o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança – mistério da fé – que será derramado por vós e por muitos em remissão dos pecados”. É por essas palavras que a substância do vinho será transformada na substância do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aqui, como para a consagração do pão, o padre realiza o que está dizendo, não se trata de uma mera narração, lembrança ou comemoração. O sangue do Senhor se torna realmente presente. É o sangue da nova e eterna aliança. A palavra “eterna” não se encontra nas Sagradas Escrituras, tendo-nos sido transmitida pelo ensinamento oral de Cristo e dos apóstolos, ou seja, pela Tradição. O fato de não ser uma repetição palavra por palavra da Sagrada Escritura torna mais claro o fato de que não se trata de uma narração, mas da renovação do sacrifício de Cristo. É o sangue da nova e eterna aliança. De fato, a aliança estabelecida pelo sacrifício, pelo sangue de Cristo não passará como passou a aliança feita com os judeus. O Novo Testamento e o sacrifício de Cristo não serão substituídos por outro, pois já estamos também no máximo possível de perfeição.O padre diz em seguida: mysterium fidei, mistério da fé. No rito romano tradicional, essas palavras são ditas ainda durante a fórmula da consagração. Enquanto o sacerdote realiza esse grande milagre, ele confessa que se trata de um mistério, reconhecendo a grandeza da bondade de Cristo, reconhecendo a grandeza do que está ocorrendo. Essas palavras são uma confissão de fé profunda e instantânea no que está ocorrendo e na presença real de Cristo sob as aparências de pão e de vinho. Essas palavras inseridas nesse momento são também da Tradição. Mais uma vez, não se repetem aqui simplesmente as fórmulas presentes na Bíblia, para deixar claro que não se trata de uma narração. Tirar o mysterium fidei das palavras da consagração atenua a confissão de fé na presença real de Cristo nas espécies consagradas.O padre continua, referindo-se ao sangue de Cristo, dizendo que ele será derramado por vós e por muitos em remissão dos pecados. Será derramado por vós, isto é, pelos presentes, e por muitos, conforme o latim, pro multis, conforme também os originais gregos da Sagrada Escritura e conforme as palavras mesmas de Cristo. Infelizmente, no rito novo traduziram o “por muitos” como “por todos” em português. É uma tradução errada, contrária a todos os textos da Sagrada Escritura e à Tradição. Ora, esse derramado “por todos” em vez de “por muitos”, sobretudo nas circunstâncias atuais, em que as pessoas perderam a noção de pecado e acham que já estão salvas independentemente do que fizerem, é no mais das vezes interpretado como a confirmação de que todos se salvam, é interpretado como a afirmação da salvação universal. “Derramado por todos” pode ser bem interpretado, se entendemos que o Sangue de Cristo foi suficiente e mais do que suficiente para obter para todos as graças para se salvarem, mas não no sentido de que todos se salvarão, pois é preciso ser fiel à graça e cooperar com ela para se salvar. Assim, a tradução errônea é aberta a más interpretações, mas não é herética e não impede que a consagração ocorra, mas pode induzir a um erro sério. É altamente conveniente que seja corrigida, como, inclusive, já pediu a Santa Sé há alguns anos. O original “derramado por muitos” indica que muitos efetivamente aproveitarão o sangue de Cristo para se converterem, para obterem o perdão dos pecados, para se salvarem, mas nem todos aproveitarão o sangue de Cristo derramado por nós, infelizmente. Podemos fazer para a consagração do vinho as mesmas observações tipográficas que fizemos para a consagração do pão. Depois das palavras “tomai todos e bebei” vem um ponto final. Há um parágrafo e, em letras maiúsculas, vêm as palavras da consagração. Não temos, portanto, dois pontos, que designam uma narrativa. As palavras da consagração, ou seja, as palavras “este é o cálice do meu sangue etc.” estão separadas do resto. (O missal de fiéis de Dom Gaspar já apresenta uma tipografia narrativa, como preparação para as mudanças que viriam depois.) O que está sendo dito nas palavras da consagração se realiza efetivamente pela obra de Cristo, sacerdote principal na Missa, como já dissemos.O padre faz a genuflexão imediatamente depois da consagração e antes da elevação para significar que Cristo está todo inteiro presente no cálice consagrado, independentemente da consideração dos fiéis. Faz a genuflexão também depois da elevação, depois que os fiéis adoraram o sangue de Cristo. No rito novo sobrou apenas a genuflexão após a elevação.Pela força das palavras do sacerdote, o sangue de Cristo se faz presente sobre o altar. Como o sangue de Cristo está unido ao seu corpo, à sua alma e à sua divindade, Cristo todo inteiro se faz realmente e substancialmente presente no altar.Após a consagração o padre diz: toda vez que fizerdes isso, fazei-o em memória de mim. Ele lembra aqui o mandamento de Nosso Senhor que institui ao mesmo tempo a eucaristia, a Missa e o sacerdócio. Toda vez que o padre fizer o que Cristo fez na última ceia, vai fazê-lo para lembrar Cristo. O que fez Cristo? Transformou o pão no seu corpo, o vinho no seu sangue, celebrou a primeira Missa como sacerdote. É isso que o padre faz por ordem de Cristo na Missa. Não é um memorial somente. Ele faz exatamente o que Cristo fez: transforma o pão no Corpo de Cristo, o vinho no seu Sangue e celebra a Missa.Terminada a consagração do cálice, o sacrifício do calvário está renovado. A separação das espécies significa mística e sacramentalmente a morte de Cristo. Se houvesse a consagração apenas do corpo ou do sangue de Cristo, não haveria sacrifício. Com a consagração das duas espécies, a essência da Missa está realizada, o sacrifício é renovado. No momento da consagração, Cristo oferece novamente seu Corpo e seu Sangue à Santíssima Trindade. Na consagração, ocorre o maior mistério de nossa fé, como o padre diz nas palavras da consagração. O Verbo encarnado se oferece pela nossa salvação. Pela salvação nossa, pobres homens pecadores. Mistério tremendo do amor de Deus. Mistério tremendo do amor de Deus é a Santa Missa. Como dissemos na homilia passada sobre o assunto, a Missa é o mesmo sacrifício da cruz, mudando apenas o modo em que é oferecido. Na cruz, foi sangrento. No altar é incruento, sem sangue, sem sofrimento.A consagração é a parte mais importante da Missa, caros católicos. Nela, Nosso Senhor se faz presente e renova o seu sacrifício. Muitos pensam que a parte mais importante da Missa é a comunhão e chegam a dizer que se não é para comungar não vale a pena ir à Missa. Chegam a dizer que se a pessoa está em pecado mortal, não tem sentido ir à Missa porque não pode comungar. Isso é um erro. A parte mais importante da Missa é a consagração. Aquele que está em pecado mortal encontrará graças abundantes para o seu arrependimento e conversão vindo à Missa, ainda que não comungue. É pela Missa que nos vêm todas as graças, pois ela é o ato central da verdadeira religião. É pelo seu sacrifício renovado sobre os altares que Cristo nos aplica as graças que alcançou na cruz. Da Missa, depende todo o resto.Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. [Fotos] Jornada de Nossa Senhora Aparecida, Dia de Finados e Festa de Todos os Santos Publicado em 14/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília [Calendário] Do dia 12/11 ao 26/11/2017 Publicado em 13/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Calendário 12/11 a 26/11/2017 em PDF [Aviso] Peregrinação a Trindade da Capela Nossa Senhora das Dores Publicado em 07/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Prezados, Salve Maria! 1. A compra do pacote de transporte para a peregrinação a Trindade começará nesse próximo domingo, 12/11. 2. Ela vai ocorrer somente nos domingos 12/11, 26/11 e 10/12. 3. Ela será somente após a Missa das 10:00, sem exceção. É a própria empresa que receberá os pagamentos. 4. O horário de saída e de retorno ainda será definido em função da melhor logística. 5. Precisamos de 50 pessoas por ônibus. 6. O ônibus é parte importante da peregrinação, com as cantorias e orações. É o mais recomendável e proveitoso. 7. É possível ir de carro e nos encontrar no ponto de início da caminhada. 8. A caminhada terá entre 18 e 20 km. É para os fortes! Coragem! Havendo muitas crianças, podemos organizar trajeto mais curto para elas. 9. Ver valores no banner acima. [Sermão] O número dos que se salvam Publicado em 06/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Sermão para a Solenidade Externa da Festa de Todos os Santos05.11.2017 – Padre Daniel Pinheiro, IBP Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.Ave Maria…Depois disso, olhei e vi uma multidão grande que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e línguaPoderíamos, caros católicos, considerando nesse dia de hoje todos os santos no céu, considerando a glória da Igreja triunfante, nos perguntar como aquele judeu perguntou ao Salvador: “Senhor, são poucos os que se salvam ?” E o Senhor respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita porque vos digo que muitos procurarão entrar, e não conseguirão.” Nosso Senhor fala que é preciso esforçar-se, que é preciso entrar pela porta estreita, que o caminho é difícil, mas não responde propriamente quanto ao número de eleitos. Mesmo em outras passagens, quando o Senhor diz que muitos são os chamados e poucos os escolhidos, Ele não se refere exatamente ao número de eleitos, mas fala da maior parte dos judeus, que não quis entrar no reino de Deus, isto é, na Igreja de Cristo, a Igreja Católica.Nosso Senhor, no lugar de responder, mostra o caminho, mostra que é preciso esforçar-se, que é preciso renunciar a si mesmo, ao pecado, ao demônio, ao mundo. Nosso Senhor não quis responder para evitar que as almas se perdessem. Se Nosso Senhor respondesse que são poucos os que se salvam, muitos seriam levados ao desespero. Se Nosso Senhor falasse que é grande o número dos que se salvam, muitos seriam levados à presunção, quer dizer, seriam levados a pensar que poderiam se salvar de qualquer jeito, sem muito esforço. Nosso Senhor não responde.Dentro desse tema, não devemos acreditar que praticamente todo mundo se salva nem que praticamente todo mundo se condena. Nós podemos, todavia, com base na Revelação e na razão, ter um otimismo moderado. Ora, mesmo a lição do livro do Apocalipse, que lemos hoje, fala de uma multidão incalculável de santos. A própria repetição do texto dá a idéia de uma grande multidão. E nós, ao comemorar todos os santos, nos lembramos também da quantidade imensa deles, de quantos nos são completamente desconhecidos e de quantos eram como nós, no mesmo estado de vida, com os mesmos problemas.Nós temos motivos para um otimismo moderado quanto ao número dos que se salvam. Temos motivo para esse otimismo por causa da misericórdia de Deus, em virtude da sua justiça, que pune apenas os que merecem. Podemos ter um otimismo moderado porque a redenção de Cristo é superabundante. Podemos ter grande esperança porque temos a intercessão de Nosso Senhora, Mãe de Deus e nossa, advogada nossa, refúgio dos pecadores. Portanto, o número dos que se salvam não é um número ínfimo. Devemos evitar essa posição rigorista, mas, ao mesmo tempo, devemos evitar a posição de que todos se salvam, ou a posição de que o caminho para a salvação é fácil. E o dogma de que fora da Igreja católica não há salvação continua sempre válido evidentemente. Apenas se salva quem está na Igreja Católica de fato (reapse) ou por desejo.São Tomás, ao tratar do assunto, escreve que é melhor dizer que somente de Deus é conhecido o número dos eleitos que serão colocados na felicidade suprema. Nosso Senhor não responde e São Tomás também não responde abertamente à questão. Quem seríamos nós para fazê-lo?O que deve nos interessar, caros católicos, não é tanto a quantidade de pessoas que se salvam. Pode ser que a maioria dos homens se salve, mas isso não significa que eu esteja entre eles. Pode ser que poucos se salvem, mas que eu esteja entre eles. O que deve nos interessar, então, não é o número dos que se salvam, mas que estejamos entre os que se salvam. E isso é plenamente possível porque Deus quer nos tirar de nossa miséria, Deus nos dá os meios abundantes para vivermos em sua graça e para perseverarmos nela. Temos a Missa, temos os sacramentos, temos os sacramentais, temos o Terço, temos tantas outras orações. Temos a intercessão de Nossa Senhora e dos outros santos. Temos a comunhão dos santos, pela qual podemos e devemos rezar uns pelos outros.A salvação nos é possível, caros católicos. E não apenas a salvação, mas a santidade, o grande avanço nas virtudes. O caminho é que renunciemos a nós mesmos, tomemos a nossa cruz e sigamos a Jesus.Renunciar a nós mesmos é renunciar à nossa vontade própria cada vez que a nossa vontade se opõe à vontade divina. É também renunciar ao pecado mortal. E lutar seriamente também contra o pecado venial, isto é, contra o pecado leve. É também renunciar ao demônio com as suas tentações. É renunciar ao mundo, pisoteando o respeito humano, fugindo das ocasiões de pecados, em particular das diversões mundanas. Devemos afastar para longe de nós o espírito mundano, amaldiçoado por Cristo.Devemos nos apoiar na graça de Deus mais do que em nós mesmos e devemos nos conformar com a vontade de Deus em tudo. Nesse caminho de esperança em direção ao céu, não podemos desanimar. Grande armadilha do demônio é o desânimo e a tristeza. Nós vemos mesmo muitos católicos atingidos profundamente pelo desânimo e pela tristeza. Isso se vê na expressão do rosto, se vê no modo de falar e de agir. Quantos, compreendendo mal o caminho da salvação, desanimam porque não avançam tão rápido quanto idealizaram ou desistem de tudo porque caíram? Querendo avançar muito rápido, tropeçam. Querendo ficar de pé apenas com as próprias forças, caem. E têm dificuldade para levantar. Porque não se apoiam em Deus ou porque não têm paciência consigo mesmo. Claro, é preciso lutar, levantar-se o quanto antes com o propósito de não mais cair, mas com humildade e apoiados em Deus. Esforçar-se de modo sereno, suavemente e fortemente. Esse é o caminho dos santos. Força e suavidade. Sem angústia, sem ter a alma dilacerada na busca pela santidade e pela salvação. Força e suavidade.O reino dos céus é dos violentos, nos diz Nosso Senhor, isto é, daqueles que o arrebatam pela força, pela força da fé, da caridade, da conformidade com a vontade de Deus, pela força da luta contra a carne, contra o demônio e contra o mundo. Mas o reino dos céus é também dos mansos e dos humildes. É preciso ser violento, manso e humilde, ou seja, suave e forte. É preciso compreender que não há contradição em ser violento, manso e humilde, quando falamos do combate espiritual.Caros católicos, façamos a nossa parte para estar no número dos que se salvam. Não nos interessa o número dos que se salvam, mas estar entre eles. É perfeitamente possível, com suavidade e força. Deus nos dá graças abundantes para isso. Deus é bom! Confiança nEle!Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Navegação de Posts ? Posts Anteriores MISSA TRIDENTINA EM BRASÍLIA ____________________________ Capela Nossa Senhora das DoresEndereço: Jardim Botânico III, Av. das Paineiras, entrequadra 9/10. Localização no Google Maps Pe. Daniel Pinheiro, IBPPe. Marcos Mattke, IBPPe. Luiz Fernando Pasquotto, IBP – Domingo: 8h00, 10h (Cantada) e 19h– De Segunda-feira a Sexta-feira: 6h30 e 19h30 * 20h na 1ª sexta-feira do mês– Sábado: 08h30Atenção! Sujeito a alterações; consulte o calendário específico do mês para mais detalhes.Confissões antes das Missas* Apostolado com aprovação do Arcebispo de Brasília ______________________________ Seguir blog via email. Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.Junte-se a 631 outros seguidores IBP – América LatinaIBP – São PauloEditora PinusAssociação Cultural MontfortMotu ProprioPapa FranciscoPapa Bento XVI (19/04/05-28/02/13)Dom Sérgio Cardeal da Rocha, Arcebispo de BrasíliaDom José Cardeal Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília Publicar em Cancelar Ver mais
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Tesouraria SC/IPB - - Equipe Localização ContatoFinanceiroRanking da IPBWorkshopDownloads Relatórios Arquivos Select P...Tesouraria SC/IPB - - Equipe Localização ContatoFinanceiroRanking da IPBWorkshopDownloads Relatórios Arquivos Select Page Atualização Cadastral Por determinação do Banco Central do Brasil os boletos devem conter o CNPJ da Igreja.Solicitamos a regularização imediata do cadastro de sua igreja! Só assim será possível emitir novos boletos. Atualize seu cadastro agora! Relatório Anual Tesouraria do SC/IPB- 2016 - Visualize o Relatório Emissão de Boletos Simples e Rápido Acesse aqui Workshop Tesouraria Próximo Workshop: Sínodos Garanhuns e Agreste Sul de PernambucoData: 10 e 11 de novembro de 2017 NOVO ENDEREÇO A Tesouraria do SC tem novo endereço:SGAS 906 Conjunto A lote 8, Asa Sul Brasília/DF - CEP: 70.390-060Telefone: (61) 3247-7700 ? Balanço Acesse o Relatório anual da Tesouraria SC/IPB. ? Boletos Emita os boletos de sua igreja. ? Documentos Visualize documentos importantes aprovados pela CE e SC/IPB. ? Downloads Baixe documentos e modelos de arquivos da IPB. Dízimo: muito mais do que dinheiro A entrega de contribuições e ofertas financeiras é uma prática comum entre as igrejas cristãs. O reino de Deus, porém, não se edifica com dinheiro, mas com pessoas comprometidas com Jesus.Embora o dinheiro não seja o assunto mais importante na vida cristã, Jesus deixou claro que a maneira como lidamos com esse assunto indica o nível do nosso amadurecimento espiritual (Lucas 16.10-12). Portanto, esse também é um assunto espiritual.A Bíblia possui vários princípios que orientam a contribuição financeira do cristão. Abaixo relacionamos sete tópicos a esse respeito.1. O ministério de Jesus foi mantido pela contribuição de pessoas piedosas. Lucas menciona os nomes de algumas mulheres que lhe prestavam assistência com os seus bens e afirma que existiam “muitas outras” (Lucas 8.1-3).2. Jesus aprova as contribuições financeiras quando elas são feitas com a motivação correta. Na história da viúva pobre (cf. Marcos 12.41-44) ele ensinou que Deus não despreza a oferta humilde. O que Deus julga é a motivação do coração.3. Jesus não condenou a prática do dízimo, mas o mau uso que as pessoas faziam da mesma. Ele censurou os fariseus porque entregavam o “dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças”, mas desprezavam o amor de Deus (cf. Lucas 11.42). Ele reprovou o fato dos fariseus pensarem que a prática do dízimo substituiria o amor a Deus e ao próximo.4. A contribuição para atender aos necessitados é uma expressão da comunhão cristã. Na igreja primitiva os irmãos socorriam uns aos outros financeiramente (cf. Atos 4.34-35). A comunhão cristã não é apenas espiritual, mas também prática e material.5. A contribuição é parte integrante da adoração cristã. O apóstolo Paulo ensina que ela deve ser feita sistematicamente no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo (cf. 1 Coríntios 16.1-4). A contribuição deve ser voluntária e livre de qualquer coerção. As ofertas cristãs devem ser praticadas como expressão da adoração a Deus, feitas com alegria e contentamento (2 Coríntios 9.7).6. A contribuição cristã obedece aos princípios da fidelidade e da proporcionalidade. Paulo ordenou que cada um o fizesse “conforme a sua prosperidade” (cf. 1 Coríntios 16.2). O dízimo é uma excelente maneira de atender a esse princípio da proporcionalidade, pois ao ofertarem dez por cento, todos ofertam em proporção igual. Além do mais, Paulo disse que “se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem” (2 Coríntios 8.12). Deus nunca exige que seus filhos entreguem o que não têm.7. A liberalidade cristã na contribuição é fruto de uma consagração pessoal a Deus. Ao falar sobre a espontaneidade dos cristãos macedônios em contribuir, Paulo explicou que a razão pela qual eles o faziam é porque antes já haviam se dado “primeiro ao Senhor” (2 Coríntios 8.5). Somente aquele que já entregou o seu coração a Cristo não terá dificuldades de contribuir para com a obra do Mestre.Depois de ler todos esses textos bíblicos, você está disposto a contribuir e entregar o dízimo? Lembre-se que há muito mais do que dinheiro envolvido nessa prática. Rev. Valdeci Santos Secretário Geral de Apoio Pastoral “Todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores pertencem ao Senhor…”Lev. 27:30 Veja como os dízimos são importantes para o corpo de Cristo, a Igreja. Sem eles não haveria templos, ajuda aos necessitados e nem mesmo a ceia que tanto amamos. Como Deus jah nos deus gratuitamente a salvação, as coisas materiais ficam por nossa conta… Igrejas Cadastradas % Igrejas Dizimistas Workshop Arapiraca 3 de junho de 2016 Workshop Ji Paraná 13 de maio de 2016 Workshop Palmas 9 de outubro de 2015 Workshop Governador Valadares 18 de setembro de 2015 Workshop Colatina 10 de outubro de 2014 Workshop Alto Jequitibá 26 de julho de 2013 Workshop Campo Grande 30 de novembro de 2012 Workshop Recife 17 de agosto de 2012 Workshop Juiz de Fora 27 de julho de 2012 Workshop Natal 4 de maio de 2012 Ver mais
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Igreja de Deus no Brasil - - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no pr...Igreja de Deus no Brasil - - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. João 1:1-4 Início Sobre Diretoria Notícias Blog Igrejas Departamentos Agenda Galeria Downloads Contato       Início Sobre Diretoria Notícias Blog Igrejas Departamentos Agenda Galeria Downloads Contato Previous Next Blog & Notícias Falecimento do Reverendo Bryan Hersey Comunicamos, com tristeza, o falecimento do Reverendo Bryan Hersey, ex-missionário da Igreja de Deus no Brasil nos anos 70. 131 anos de história No dia 19 de Agosto a Igreja de Deus faz 131 anos de existência no Brasil. Conheça um pouco da nossa história e tudo que Deus tem feito em nosso meio! Mês Nacional da Juventude Julho é o mês da Juventude deuseana! Confira nossa programação e participe! Localizador de Igrejas Encontre uma igreja perto de você ou na cidade que você está visitando! Encontrar Igrejas 131 anos de Igreja de Deus No dia 19 de Agosto a Igreja de Deus no mundo completará 131 anos de existência e convidamos você para comemorar essa data especial juntamente com a sua igreja! Que Deus abençoe a todos! Mais Vídeos e Fotos Acompanhe nossa agenda Com a nossa agenda, é possível acompanhar todos os eventos que estão acontecendo a nível nacional e a nível regional! Fique por dentro de todas essas atividades e ajude a levar cada uma até a sua igreja local. Veja agenda completa Receba Nossas Novidades Ver mais
MINISTÉRIO ADESAM - Pr. José Barros de Azevedo: MINISTÉRIO ADESAM - - Assembléia de Deus em Santa Maria-DF, para os con...MINISTÉRIO ADESAM - Pr. José Barros de Azevedo: MINISTÉRIO ADESAM - - Assembléia de Deus em Santa Maria-DF, para os confins da terra para Glória de Deus, fazer "MISSÕES" em nome de Jesus Cristo! JESUS SALVA, CURA E BATIZA COM ESPÍRITO SANTO - O Evangelho gera vidas para vida Eterna - Santidade Páginas MINISTÉRIO ADESAMMinistério ADESAM, é um trabalho para o Reino de Deus, que nasceu no coração do Pr. José Barros de Azevedo, para abençoar muitas vidas do Brasil e dos confins da Terra pela Fé no Senhor Jesus Cristo.Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest4 comentários:Marcello Domingues13 de janeiro de 2014 11:47Boa tarde irmãos!! Convido a todos do ministério Adesam a curtirem a página da nossa igreja de São Paulo no Facebook! www.facebook.com/adesamspResponderExcluirBartimeu.11 de fevereiro de 2015 05:35A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS IRMÃOS, PEÇO ORAÇÃO EM FAVOR DO DEPARTAMENTO DE EVANGELISMO E MISSÕES DA IGREJA SEDE, ESTAMOS COMEÇANDO TRABALHO EVANGELISTICO NAS RUAS E PRAÇAS EM APOIO AS CONGREÇÕES DO CAMPO, NO EVANGELISMO RECENTE FORAM EM TORNO DE DEZ ALMAS QUE SE RENDERAM AO SENHOR JESUS, POR FAVOR OREM PELO DEPARTAMENTO DE MISSÕES E EVANGHELISMO, PELOS COORDENADORES, COOPERADORES E IRMÃOS QUE ESTÃO ABRAÇANDO ESTA CAUSA, OBRIGADO, EVANGELISTA ANGELO.ResponderExcluirBartimeu.14 de fevereiro de 2015 07:07A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS OS AMADOS, NESTE DOMINGO ESTAREMOS NA PRAÇA DA QR 312 EVANGELISANDO EM APOIO A CONGREGAÇÃO DA QR 312, VENHA PARTICIPE, VAI SER UMA BENÇÃO, A SUA PRESCENÇA É MUITO IMPORTANTE, APARTIR DAS 14 HORAS, LOUVORES, MENSAGEM DE SALVAÇÃO. EQUIPE DE MISSOES E EVANGELISMO DA IGREJA SEDE.ResponderExcluirJansen Chagas10 de outubro de 2016 21:36Olá. Que a Paz do Senhor Jesus esteja com todos os irmãos e irmãs deste ministério maravilhoso que Deus nos tem dado. Convido a todos do ministério Adesam a curtirem a página da nossa igreja no Rio de Janeiro. www.facebook.com/adesamriodejaneiroResponderExcluirAdicionar comentárioCarregar mais. Página inicialAssinar:Postagens (Atom)Pr.Presidente: José Barros de AzevedoLÉIA A BÍBLIA ONLINECLIQUE AQUI-BLOG PARCEIROBrasilEventosSite OficialMISSÕES100 ANOS DE ADJESUS CRISTOArquivo do blogArquivo do blogAgosto (2)Julho (4)Ver mais
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