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Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Taguatinga DF - - Confissões FormaçãoHistória da Paróquia Jubileu 50 anos - 2012 Mi...Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Taguatinga DF - - Confissões FormaçãoHistória da Paróquia Jubileu 50 anos - 2012 Missas e Intenções O Pastorinho Oblatos de Cristo Sacerdote Pároco e Vigários Paróquia Pastorais, Movimentos e Serviços Vida Religiosa Secretaria Dúvidas Frequentes Avisos Horários Buscar. Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Taguatinga-DF Maria é a Nossa Mãe PNSF: Baile de 56 Anos O aniversário de nossa Paróquia está chegando! Leia mais. Festival de Tortas e Sorvetes Todo ano a Formação de Catequistas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, tem o imenso prazer de convidar a todos a participarem do tradicional Festival de Tortas e Sorvetes. O evento contará com diversas atrações ao longo do dia. Leia mais. Curso Emaús A Escola de Evangelização Santo André - EESA nos convida para o curso Emaús, que acontecerá nos dias 15 e 16 de Setembro em nossa Paróquia! Venha aprender mais sobre a Palavra de Deus! LEIA MAIS: Informações e ficha de inscrição Sugestões de músicas para celebração do sacramento do matrimônio Veja a lista de músicas sugerida para o matrimônio Adicionar novo comentário Mais artigos. Formação para Consagração à Nossa Senhora pelo Método de São Luís Maria Grignion de Montfort Ação entre Amigos Renovação das Alianças Homilia Confira a Homilia do XXII Domingo do Tempo Comum, realizada pelo padre Durvano Dourado. (02/09/2018) Seu browser não suporta este áudio Ouça essa e outras homilias, clique aqui. Facebook PNSF Vídeos da PNSF Twitter da PNSF Fotos dos Eventos da PNSF Ver mais
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PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO – Vinde Espírito Santo - - Pesquisar. Setor De Liturgia Setor Catequético Setor P...PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO – Vinde Espírito Santo - - Pesquisar. Setor De Liturgia Setor Catequético Setor Pastoral Familiar Pastorais Sociais Demais Pastorais e Movimentos Sociedade de São Vicente de Paula – Conferências Vicentinas SecretáriaEventos ParoquialGaleriasContato Setor De Liturgia Setor Catequético Setor Pastoral Familiar Pastorais Sociais Demais Pastorais e Movimentos Sociedade de São Vicente de Paula – Conferências Vicentinas SecretáriaEventos ParoquialGaleriasContato Pesquisar. Comunidade Nossa Senhora de Lourdes Comunidade Santo Aníbal Maria Di Francia Missão da Igreja Corpo místico de Cristo Família do ROGATE 2018 Congresso Conheça nossa Igreja A Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo, está decorada e enriquecida com mensagens da catequese, para que o povo de Deus “vendo”, lembre-se dos mistérios da salvação, narrados com linhas, imagens, cores, palavras, símbolos, desenhos e mesmo pela estrutura arquitetônica. A dedicação do nome do Espírito Santo dado à nova Paróquia se deve a um grupo de pessoas que trabalhava e rezava pelas vocações. Foi talvez este, um sinal profético da destinação desta igreja que no futuro seria um centro, em Brasília, marcado pela oração Rogacionista, que implora a Deus por mais Apóstolos. Leia mais Notícias Paroquial Paróquia Divino Espírito Santo.45 ANOS. ÚLTIMAS NOTÍCIAS Notícias e Programações Paroquiais Nota à imprensa e aos Paroquianos INSCRIÇÕES PARA CATEQUISTAS INSCRIÇÕES PARA CATEQUIZANDOS Eleito Novo Governo Provincial PALAVRA DO DIA Fala do Pároco Nossa Senhora de Lourdes Que o Divino Espírito Santo nos oriente, nos guie e nos ajude e mais este projeto nos 45 anos de fundação da Paroquia. E que Nossa Senhora de Lourdes e Santo Aníbal Maria Di Francia, intercedam a Deus Por nós. ÚLTIMOS EVENTOS Eventos Paroquiais TERÇO DOS HOMENSToda Quinta-Feira às 20h15 Purchase now Skin Color Layout Options Wide Boxed Layout patterns Boxed layout images header topbar Yes No header color default Transparent header position Normal Fixed header style Header 01Header 02Header 03Header 04 Ver mais
Home - - Designer Zone - Cria??o de sites - Desenvolvimento de sites e Hospedagem de sites profissionais Menu Rádio Ma...Home - - Designer Zone - Cria??o de sites - Desenvolvimento de sites e Hospedagem de sites profissionais Menu Rádio Maria - Ao VIvo ANO MARIANO - 2017 A Paróquia São Marcos e São Lucas convida a todos para a NOVENA por CURA E LIBERTAÇÃO - RAINHA DOS MENORES Começa dia 14 de setembro as 19 horas na Matriz. Vamos honrar e tributar toda nossa gratidão, por esses memoráveis anos de bênçãos, que A Senhora Mãe de Deus, nos proporciona. 300 anos de Nossa senhora Aparecida. 100 anos de Nossa Senhora de Fátima. Jubileu e Ano Mariano. Convide seus familiares e amigos. Convide também aqueles que necessitam de milagres e prodígios e vamos todos juntos, realmente, referenciar Aquela que dentre todas as menores Tornou-se A maior serva de Deus. Frei Hoslan Guedes presidirá a Celebração Eucarística #rainhadosmenores #psmsl #smsl Últimas atualizações Paroquianos On Line Temos 4 visitantes e sem membros em linha Redes Sociais Designer Zone - Cria??o de sites - Desenvolvimento de sites e Hospedagem de sites profissionais 2011. -2015: Pascom - Pastoral da Comunicação By: Joomla Free TemplatesVer mais
Home - Igreja Presbiteriana da Alvorada - - Culto ao VivoMensagensContatoMembrosAdministrativo Culto ao VivoMensagensCo...Home - Igreja Presbiteriana da Alvorada - - Culto ao VivoMensagensContatoMembrosAdministrativo Culto ao VivoMensagensContatoMembrosAdministrativoslideshow A Igreja Presbiteriana da Alvorada é lugar para se viver desde sua fundação há mais de 46 anos.Faça-nos uma visita!Programações semanais Atividades Veja a agenda da igreja e fique por dentro dos próximos eventos. Além disso, você pode ouvir algumas mensagens gravadas.Próximas programações Agenda completa Últimas mensagens Ver todas Últimas pastorais Escola Dominical 2018 A Igreja Presbiteriana da Alvorada, através da Superintendência da Escola Dominical, tem a satisfação de […] 30 de janeiro de 2017O segredo é confiar O segredo é Confiar “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, […] 4 de agosto de 2015Manejar a palavra Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que […] 20 de julho de 2015Ver mais
São Pedro Apóstolo: Site Paroquial - - Alternar navegaçãoMenu Pular para o conteúdo SecretariaContato Busca Igreja, ...São Pedro Apóstolo: Site Paroquial - - Alternar navegaçãoMenu Pular para o conteúdo SecretariaContato Busca Igreja, Evangelização, MissãoInsira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!Fique tranquilo, seu email está completamente SEGURO conosco. Esta área é muito estreita para esta versão do widget. Transfira-o para uma área mais larga ou ative a versão para a barra lateral. nas opções do widget, dentro da aba "Personalização". Pascom Notícias 0 Tu, ó Cruz, és minha máxima riqueza! Pascom Notícias 0 Aniversário natalício do Papa Emérito Bento XVI Saudemos o Papa Emérito Bento XVI por seu aniversário natalício. Que Deus abençoe seus dias. Pascom Notícias 0 Confissões na Semana Santa. Compartilhe! Pascom Notícias 0 Um pouco da nossa Missa de Ramos! Pascom Notícias 0 Programação para a Semana Santa Esta é a nossa programação para a Semana Santa. Compartilhe com seus amigos, familiares e vizinhos. Pascom Notícias 0 Novos Horários Atenção Senhoras e Senhores, Padre Silvio, por motivo de segurança, estabelece novos horários de funcionamento da igreja: ? Sábado: como de costume, o portão principal será aberto às 7h00, e fechado às 12h00. O portão será reaberto às 18h00, com previsão de fechamento por volta de 22h30 ou após o término da Celebração Eucarística das Comunidades Neocatecumenais. ? Domingo: o portão principal passa ser aberto às 7h00, e fechado quando terminar a missa das 10h. No terceiro domingo, a igreja fecha após a Celebração do Continue? Pascom Notícias 0 Advento Tempo de Espera O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico e em 2018 começará no domingo, 2 de dezembro. O Advento está dividido em duas partes: as primeiras duas semanas servem para meditar sobre a vinda do Senhor quando ocorrer o fim do mundo; enquanto as duas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus e sua irrupção na história do homem no Natal. Leia Continue? Pascom Notícias 0 Catequeses Sobre o Ano do Laicato As Catequeses acontecem sempre às 20h, no Templo da nossa Paróquia! Venham e tragam sua família. Preparamos tudo com muito carinho. Pascom Notícias 0 Rogai por nós São Francisco de Assis. Pascom Notícias 0 Curso de Noivos Foi um grande aprendizado para todos os participantes do curso de noivos. 12…19Próximo artigo Avisos 1 – Estão Abertas as inscrições para o Curso de Noivos, que será nos dias, 02 e 03 de Setembro, inscrições na secretaria paroquial.2 – Próximo Sábado Curso de Batismo, inscrições até sexta- Feira na secretaria, taxa R$ 10,00. Por pessoa. PE.Sílvio Pároco Saiba mais PE.Felipe Vigário Saiba mais -| Redes Sociais | - Ver mais
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Ibma | Taguatinga | Igreja Batista Mundial do Avivamento - A IBMA foi fundada em 16 de fevereiro de 2008, pelo Pastor Sa...Ibma | Taguatinga | Igreja Batista Mundial do Avivamento - A IBMA foi fundada em 16 de fevereiro de 2008, pelo Pastor Samir Youssef Bjaije. Por meio de uma promessa da abertura de um ministério próprio. - Ver mais
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Paróquia São Pio de Pietrelcina - - VENHA CONHECER OS PRODUTOS DA NOSSA LOJINHA! EQRSW 1/2 LOTE 1 - SUDOESTENOSSOS HOR...Paróquia São Pio de Pietrelcina - - VENHA CONHECER OS PRODUTOS DA NOSSA LOJINHA! EQRSW 1/2 LOTE 1 - SUDOESTENOSSOS HORÁRIOS MISSAS TERÇA A SEXTA: 19H15 SÁBADOS: 19H DOMINGOS: 10H – 12H – 19H – 20H30 SECRETARIA SEGUNDA A SEXTA: 8H ÀS 18H SÁBADOS: 8H ÀS 12H CONFISSÕES TERÇA A SEXTA: 17h30 ÀS 18H45 SÁBADOS: 10H30 ÀS 11H45 LOJINHA SEGUNDA A SEXTA: 8H ÀS 19H SÁBADOS: 8H ÀS 13H REVISTA PAROQUIALFICA COMIGO BATISMO NA PARÓQUIAACESSE AQUI AS INFORMAÇÕES ONDE ESTAMOS CONTATOS SECRETARIA: (61) 3344-8105WHATSAPP: (61) 99294-7301 REDES SOCIAIS /paroquiasaopio@psaopio ® 2018 - Paróquia São Pio de Pietrelcina - Todos os direitos reservados × Ver mais
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Missa Tridentina em Brasília | Santa Missa no Rito Romano Tradicional - - Missa Tridentina em Brasília Santa Missa no ...Missa Tridentina em Brasília | Santa Missa no Rito Romano Tradicional - - Missa Tridentina em Brasília Santa Missa no Rito Romano Tradicional Pesquisa Menu principal Pular para o conteúdo principal Pular para o conteúdo secundário Navegação de Posts ? Posts Anteriores [Aviso] Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento pela família e contra o aborto Publicado em 29/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Prezados, Salve Maria!Como já tradicional, haverá, na Capela Nossa Senhora das Dores, a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento pela família e contra o aborto.Ela ocorrerá nesse sábado, 02/12, a partir das 18h00. E irá até o domingo, 03/12, às 8h00.É possível vir em qualquer horário. Todos estão convocados. A oração é o principal meio para vencer essa guerra. Sem a oração, todos os outros meios terão pouco ou nenhuma eficácia.PS: o horário anunciado na Capela anteriormente era até 10:00 do domingo. Todavia, a Vigília terminará às 8:00 por causa da Missa no mesmo horário. [Aviso] Peregrinação a Trindade – Avisos muito impostantes Publicado em 27/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Informações para a inscrição na Peregrinação. Como a procura está grande, nós fomos obrigados a fazer algumas alterações para as inscrições: 1. As inscrições se encerrarão no próximo domingo, dia 03/12. Todos os que quiserem ir deverão se inscrever até essa data. Somente após a Missa das 10:00. 2. O pagamento deverá ser feito até o dia 8/12 e apresentado até o dia 10/12. 3. Todos devem dar o nome e número de documento de identificação (Certidão de nascimento paras crianças sem identidade) 4. É preciso dar o nome e número do documento até mesmo das crianças de colo que não pagam. Essa informação é repassada à ANTT e só é possível viajar tendo transmitido essa informação. Se você ainda não fez isso, fazer no próximo domingo. Informações práticas sobre a Peregrinação:Informações práticas e importantes aos peregrinos: 1. A Peregrinação da Capela Nossa Senhora das Dores (IBP-Brasília) a Trindade ocorrerá no dia 16/12/2017. 2. Aqueles que desejam se juntar à Peregrinação reconhecem o seu caráter católico e se portam em conformidade com isso e com a especificidade do Instituto. 3. Quaisquer estandartes, bandeira e símbolos do tipo devem ser previamente aprovados pela organização. 4. Recomenda-se que se participe dos diversos atos da Peregrinação pela oração e devoção, procurando evitar fotos e filmes. Haverá fotógrafos designados para isso. 5. Também na caminhada deve-se preservar a decência e modéstia nos trajes e em todo comportamento. Veja aqui. 6. Se estiver levando parentes, amigos e conhecidos, é seu dever explicar essas regras. 7. A saída dos ônibus da Capela será à meia-noite da sexta-feira (15/12) para o sábado (16/12). 8. Aqueles que preferirem ir por meios próprios (ou que são de outros estados), podem juntar-se a nós nas diversas etapas da Peregrinação, sempre observando as regras acima. 9. A caminhada no trevo na saída de Goiânia para Trindade começará em torno de 5h00, talvez um pouco mais cedo. 10. Haverá café da manhã no local para os que forem nos ônibus do IBP. 11. A caminhada será de 20km aproximadamente. 12. Haverá parada rápida no meio do caminho para um lanche. 13. Haverá carros de apoio aos peregrinos para qualquer eventualidade. 14. O Reitor do Santuário do Divino Pai Eterno fará a exposição do medalhão que deu origem à devoção em nossa chegada ao Santuário, entre 10:00 e 10:30. Quem quiser pode juntar-se a nós nesse momento. Uma grande graça! 15. A Missa Solene tem início às 11h00, pontualmente, na Igreja do Santíssimo Redentor (Igreja do Padre Pelágio). Quem quiser pode juntar-se a nós nesse momento. 16. Às 15:30, rezaremos o Terço na Matriz de Trindade (Igreja Antiga) 17. Saímos de Trindade às 18:00, com parada para jantar na estrada. 18. Levar capa de chuva. [Sermão] A Meditação Católica Publicado em 23/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Sermão para o 24° Domingo depois de Pentecostes19-11-2017 – Padre Daniel Pinheiro, IBP Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.Ave Maria…“Meditando as coisas racionais, possamos executar, pelas palavras e atos, o que Vos agrada.” São as palavras da oração da coleta deste Domingo de hoje. A meditação é, de fato, necessária para que possamos executar bem aquilo que é a vontade de Deus, executar bem e com verdadeira constância. A oração da coleta nos fala das coisas racionais. O que são essas coisas racionais? São a verdade e, ainda mais propriamente, as verdades eternas, as virtudes, os fatos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos Santos.É preciso meditar, caros católicos, porque as coisas espirituais não se vêem com os olhos do corpo, mas somente com os olhos da alma. Quem não medita, não vê, portanto, as coisas espirituais. Caminha sem enxergar, sem ter luz. Caminha tateando. E quem caminha tateando no escuro tem risco de errar o caminho e de cair e não levantar-se. Aquele que não tem em vista – com os olhos da alma e pela Meditação – as coisas espirituais, vai deixar-se levar facilmente pelas coisas sensíveis, pelas paixões, pelas coisas sensuais, pelas coisas do mundo.Falamos aqui, é evidente, da meditação católica, que não se confunde nem de longe com essa meditação oriental, às vezes chamada de meditação transcendental, ou de qualquer outro nome que queiramos dar. Essa meditação errônea que visa não querer nada, não desejar absolutamente nada. A meditação católica é precisamente o contrário. A meditação católica nos leva ao conhecimento da verdade, ao amor pela verdade e pelo bem. E nos leva a desejar a verdade ardentemente e nos dispõe a sofrer bem por ela. A meditação é a aplicação da nossa razão, movida ou iluminada pela fé, a uma verdade, a uma virtude, a um fato da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos Santos. Ela é a aplicação da nossa razão iluminada pela fé para considerar o bem dessa virtude ou a profundidade dessa verdade; aplicação da razão para mover nossa vontade, pela caridade, a amar esse bem, essa virtude; aplicação da razão para que eu considere como está a minha vida com relação a essa verdade, com relação a essa virtude, com relação a esse exemplo dado por Nosso Senhor, Nossa Senhora, ou os Santos; aplicação da razão para que eu possa fazer uma resolução, corrigindo, então, a minha vida nesse ponto considerado na meditação. Finalmente, ela se conclui com uma ação de graças a Deus pela meditação bem feita.Quem não medita, caros católicos, não conhece verdadeiramente seus erros e não os abomina, como nos diz São Bernardo. Quem medita, ao contrário, vê – com o tempo de meditação constante – claramente seus erros e procura remédio para os seus defeitos, os seus pecados. Ao mesmo tempo, aquele que medita, considera também as perfeições divinas e é levado assim ao amor de Deus.Portanto, a meditação considera duas coisas. Primeiro, o conhecimento de si mesmo diante de Deus, com nossas misérias, com os nossos pecados, com os nossos defeitos. Mas ao mesmo tempo, a meditação nos faz considerar as perfeições divinas, nos leva ao conhecimento de Deus. Se a meditação fosse somente para o conhecimento de nós mesmos, seríamos levados ao desespero. Se fosse somente para o conhecimento de Deus, poderíamos ser levados à presunção, a pensar que poderíamos nos salvar sem nos converter verdadeiramente. A meditação considerando as duas coisas, minhas misérias e as perfeições de Deus, me leva, então, à boa vida espiritual, a corrigir os meus defeitos, apoiando-me com confiança na graça divina.“A meditação regra nossas paixões, dirige nossas ações, corrige os nossos defeitos”, como diz São Bernardo. E Santa Teresa D’Ávila dizia que quem negligencia a meditação não precisa de demônio para levá-lo ao inferno. Quem negligencia a meditação não precisa de um demônio que o tente. Quem negligencia a meditação caminha sozinho, com seus próprios passos para o inferno, assim diz a Santa. E Santo Afonso de Ligório nos diz claramente, com toda razão, é evidente, que a meditação católica não pode coexistir com o pecado mortal. Se a pessoa se entrega à meditação cotidiana, no tempo que lhe é possível – que sejam quinze minutos por dia para começar – ou vai deixar o pecado mortal, ou deixará a meditação. É impossível que as duas coisas convivam. Isso porque, pela meditação, vamos considerar e conhecer toda a malícia do pecado e toda a bondade de Deus, nos levando assim a evitar o pecado, em primeiro lugar, para não ofender a Deus. Muitos ficam num estado de pecado mortal ou não conseguem sair dele com estabilidade, simplesmente porque não pensam, porque não meditam. Não pensam, não meditam, como dissemos mais acima, nas verdades eternas, nas virtudes, nos próprios defeitos, nas ocasiões de pecado a serem evitadas. Não meditam nas causas que o conduzem ao pecado e não meditam nas perfeições divinas, na Sua bondade, na Sua justiça, na Sua misericórdia, por exemplo. E assim dizia já o profeta Jeremias: “A terra está em desolação porque ninguém se recolhe em seu coração para meditar.” (Jer 12, 11) Ninguém pára para pensar nas verdades eternas.É preciso então, caros católicos, se ainda não o fazemos, começar a Meditação hoje. Aplicar a nossa razão durante alguns minutos, a uma verdade eterna, a uma virtude. Considerar o bem disso, mover a nossa vontade a amar isso, ver como está a minha vida com relação a esse ponto e tomar uma resolução firme, bem concreta, bem prática, para ser praticada no dia, e, claro, para influenciar toda a vida. Começar e perseverar. Não desistir nas primeiras distrações que virão certamente quando não temos o hábito da meditação. Perseverar apesar das eventuais omissões que faremos nas meditações em algum dia. Perseverar para alcançarmos essa estabilidade. Perseverar apesar das mais variadas dificuldades, das interrupções que teremos que fazer, eventualmente, em virtude dos nossos deveres de estado. Assim, se diz, na vida de Santa Francisca Romana, que ela começou a meditar um salmo, quando seu marido a chamou para fazer algo. Ela deixou, então, a meditação. Feito aquilo que lhe tinha sido pedido, voltou à meditação. Uma segunda vez seu marido a chamou, e novamente interrompeu a Meditação, depois voltando à oração. E assim quatro, cinco vezes, porque o dever de estado é preciso ser cumprido, mas ao mesmo tempo a Santa voltava à meditação, pois isso lhe era possível. Quando voltou na quinta vez, viu, então, os anjos em festa pela sua devoção, pela sua grande dedicação.Perseverar apesar das dificuldades, que não serão poucas. O demônio sabe o valor da meditação e o quanto ela contribui para a nossa santificação. São Luís Maria Grignion de Montfort diz que o demônio fará de tudo para que não rezemos nosso Terço cotidiano por causa do seu valor imenso. Fará ainda mais contra a meditação, que é muito mais eficaz ainda do que o Terço para a nossa santificação. Sem a meditação não é possível desejar seriamente, buscar seriamente a vida de santidade. Devemos, então, buscar as coisas profundamente pela meditação. “Duc in altum”, nos diz Nosso Senhor Jesus Cristo, “lançai as redes no mar profundo”. (Luc 5, 4)Devemos, então, nos entregarmos à meditação para nos mantermos unidos a Deus de maneira estável, inamovível, se assim podemos dizer. Estando assim unidos a Deus, encontraremos a alegria em todas as situações, mesmo nas cruzes, essa alegria profunda da alma. Se começarmos e perseverarmos na meditação bem feita, na qual vamos melhorando pouco a pouco, a nossa vida espiritual crescerá como o grão de mostarda, do qual nos fala Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho. Começará pequeno, mas se tornará uma árvore frondosa, na qual vêm habitar os pássaros, isto é, todas as virtudes. Comecemos e perseveremos na meditação, caros católicos. Meditando as coisas racionais, possamos executar, pelas palavras e atos, o que Vos agrada.Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. [Aviso] Crisma e Missa Pontifical com Dom José Aparecido Imagem [Calendário] Atualização: Calendário Vida Espiritual e Doutrina Católicas – 4º Trimestre 2017 Publicado em 16/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Calendário Vida Espiritual e Doutrina Católicas – 4º Trimestre 2017 em PDF [Sermão] Sentido Espiritual das Cerimônias da Missa – Parte 13: O Cânon Romano V – Consagração do Cálice Publicado em 14/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Sermão para o 23º Domingo depois de Pentecostes12.11.2017 – Padre Daniel Pinheiro, IBP Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.Ave Maria…Hic est enim cálix sanguinis mei.Voltamos a considerar, caros católicos, as cerimônias da Missa em seu sentido espiritual. Insisto mais uma vez para que se interessem pela liturgia romana, para que a conheçam, a fim de amar esse tesouro inestimável de nossa fé católica. E que transmitam esse conhecimento e esse amor aos filhos. Tudo o que já falamos até aqui está publicado na internet.Estamos no centro da Missa, no centro de nossa santa religião católica, no centro do mundo. Estamos na consagração, momento em que, pelas palavras do sacerdote, Nosso Senhor Jesus Cristo se faz realmente e substancialmente presente com seu corpo, sangue, alma e divindade. Já tratamos da consagração da hóstia. Passamos, então, à consagração do cálice. Simili modo, “de modo semelhante’ são as primeiras palavras que o padre diz. De modo semelhante, terminada a ceia, tomou este precioso cálice em suas santas e veneráveis mãos. Mais uma vez, como para a consagração da hóstia, se fala das santas e veneráveis mãos de Cristo. Mãos que fizeram tantas obras de santificação, mãos que foram pregadas na cruz para a nossa salvação. Mão dignas de toda a nossa devoção e veneração. Infelizmente, essa menção foi tirada de todas as orações eucarísticas no Rito de Paulo VI, permanecendo somente na oração eucarística I. São palavras que favorecem o respeito e a reverência ao sacramento. Ao dizer essas palavras, o padre pega o cálice com vinho em suas mãos e o eleva um pouco, colocando-o novamente sobre o corporal. Ao fazer menção à ação de graças, inclina novamente a cabeça e, ao mencionar a bênção, faz o sinal da cruz sobre o cálice. Tudo isso tem o mesmo sentido de quando é feito sobre o pão. Menciona ainda as palavras do Senhor: “tomai todos e bebei.”Chega, então, às palavras da consagração propriamente dita: “este é, com efeito, o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança – mistério da fé – que será derramado por vós e por muitos em remissão dos pecados”. É por essas palavras que a substância do vinho será transformada na substância do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aqui, como para a consagração do pão, o padre realiza o que está dizendo, não se trata de uma mera narração, lembrança ou comemoração. O sangue do Senhor se torna realmente presente. É o sangue da nova e eterna aliança. A palavra “eterna” não se encontra nas Sagradas Escrituras, tendo-nos sido transmitida pelo ensinamento oral de Cristo e dos apóstolos, ou seja, pela Tradição. O fato de não ser uma repetição palavra por palavra da Sagrada Escritura torna mais claro o fato de que não se trata de uma narração, mas da renovação do sacrifício de Cristo. É o sangue da nova e eterna aliança. De fato, a aliança estabelecida pelo sacrifício, pelo sangue de Cristo não passará como passou a aliança feita com os judeus. O Novo Testamento e o sacrifício de Cristo não serão substituídos por outro, pois já estamos também no máximo possível de perfeição.O padre diz em seguida: mysterium fidei, mistério da fé. No rito romano tradicional, essas palavras são ditas ainda durante a fórmula da consagração. Enquanto o sacerdote realiza esse grande milagre, ele confessa que se trata de um mistério, reconhecendo a grandeza da bondade de Cristo, reconhecendo a grandeza do que está ocorrendo. Essas palavras são uma confissão de fé profunda e instantânea no que está ocorrendo e na presença real de Cristo sob as aparências de pão e de vinho. Essas palavras inseridas nesse momento são também da Tradição. Mais uma vez, não se repetem aqui simplesmente as fórmulas presentes na Bíblia, para deixar claro que não se trata de uma narração. Tirar o mysterium fidei das palavras da consagração atenua a confissão de fé na presença real de Cristo nas espécies consagradas.O padre continua, referindo-se ao sangue de Cristo, dizendo que ele será derramado por vós e por muitos em remissão dos pecados. Será derramado por vós, isto é, pelos presentes, e por muitos, conforme o latim, pro multis, conforme também os originais gregos da Sagrada Escritura e conforme as palavras mesmas de Cristo. Infelizmente, no rito novo traduziram o “por muitos” como “por todos” em português. É uma tradução errada, contrária a todos os textos da Sagrada Escritura e à Tradição. Ora, esse derramado “por todos” em vez de “por muitos”, sobretudo nas circunstâncias atuais, em que as pessoas perderam a noção de pecado e acham que já estão salvas independentemente do que fizerem, é no mais das vezes interpretado como a confirmação de que todos se salvam, é interpretado como a afirmação da salvação universal. “Derramado por todos” pode ser bem interpretado, se entendemos que o Sangue de Cristo foi suficiente e mais do que suficiente para obter para todos as graças para se salvarem, mas não no sentido de que todos se salvarão, pois é preciso ser fiel à graça e cooperar com ela para se salvar. Assim, a tradução errônea é aberta a más interpretações, mas não é herética e não impede que a consagração ocorra, mas pode induzir a um erro sério. É altamente conveniente que seja corrigida, como, inclusive, já pediu a Santa Sé há alguns anos. O original “derramado por muitos” indica que muitos efetivamente aproveitarão o sangue de Cristo para se converterem, para obterem o perdão dos pecados, para se salvarem, mas nem todos aproveitarão o sangue de Cristo derramado por nós, infelizmente. Podemos fazer para a consagração do vinho as mesmas observações tipográficas que fizemos para a consagração do pão. Depois das palavras “tomai todos e bebei” vem um ponto final. Há um parágrafo e, em letras maiúsculas, vêm as palavras da consagração. Não temos, portanto, dois pontos, que designam uma narrativa. As palavras da consagração, ou seja, as palavras “este é o cálice do meu sangue etc.” estão separadas do resto. (O missal de fiéis de Dom Gaspar já apresenta uma tipografia narrativa, como preparação para as mudanças que viriam depois.) O que está sendo dito nas palavras da consagração se realiza efetivamente pela obra de Cristo, sacerdote principal na Missa, como já dissemos.O padre faz a genuflexão imediatamente depois da consagração e antes da elevação para significar que Cristo está todo inteiro presente no cálice consagrado, independentemente da consideração dos fiéis. Faz a genuflexão também depois da elevação, depois que os fiéis adoraram o sangue de Cristo. No rito novo sobrou apenas a genuflexão após a elevação.Pela força das palavras do sacerdote, o sangue de Cristo se faz presente sobre o altar. Como o sangue de Cristo está unido ao seu corpo, à sua alma e à sua divindade, Cristo todo inteiro se faz realmente e substancialmente presente no altar.Após a consagração o padre diz: toda vez que fizerdes isso, fazei-o em memória de mim. Ele lembra aqui o mandamento de Nosso Senhor que institui ao mesmo tempo a eucaristia, a Missa e o sacerdócio. Toda vez que o padre fizer o que Cristo fez na última ceia, vai fazê-lo para lembrar Cristo. O que fez Cristo? Transformou o pão no seu corpo, o vinho no seu sangue, celebrou a primeira Missa como sacerdote. É isso que o padre faz por ordem de Cristo na Missa. Não é um memorial somente. Ele faz exatamente o que Cristo fez: transforma o pão no Corpo de Cristo, o vinho no seu Sangue e celebra a Missa.Terminada a consagração do cálice, o sacrifício do calvário está renovado. A separação das espécies significa mística e sacramentalmente a morte de Cristo. Se houvesse a consagração apenas do corpo ou do sangue de Cristo, não haveria sacrifício. Com a consagração das duas espécies, a essência da Missa está realizada, o sacrifício é renovado. No momento da consagração, Cristo oferece novamente seu Corpo e seu Sangue à Santíssima Trindade. Na consagração, ocorre o maior mistério de nossa fé, como o padre diz nas palavras da consagração. O Verbo encarnado se oferece pela nossa salvação. Pela salvação nossa, pobres homens pecadores. Mistério tremendo do amor de Deus. Mistério tremendo do amor de Deus é a Santa Missa. Como dissemos na homilia passada sobre o assunto, a Missa é o mesmo sacrifício da cruz, mudando apenas o modo em que é oferecido. Na cruz, foi sangrento. No altar é incruento, sem sangue, sem sofrimento.A consagração é a parte mais importante da Missa, caros católicos. Nela, Nosso Senhor se faz presente e renova o seu sacrifício. Muitos pensam que a parte mais importante da Missa é a comunhão e chegam a dizer que se não é para comungar não vale a pena ir à Missa. Chegam a dizer que se a pessoa está em pecado mortal, não tem sentido ir à Missa porque não pode comungar. Isso é um erro. A parte mais importante da Missa é a consagração. Aquele que está em pecado mortal encontrará graças abundantes para o seu arrependimento e conversão vindo à Missa, ainda que não comungue. É pela Missa que nos vêm todas as graças, pois ela é o ato central da verdadeira religião. É pelo seu sacrifício renovado sobre os altares que Cristo nos aplica as graças que alcançou na cruz. Da Missa, depende todo o resto.Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. [Fotos] Jornada de Nossa Senhora Aparecida, Dia de Finados e Festa de Todos os Santos Publicado em 14/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília [Calendário] Do dia 12/11 ao 26/11/2017 Publicado em 13/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Calendário 12/11 a 26/11/2017 em PDF [Aviso] Peregrinação a Trindade da Capela Nossa Senhora das Dores Publicado em 07/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Prezados, Salve Maria! 1. A compra do pacote de transporte para a peregrinação a Trindade começará nesse próximo domingo, 12/11. 2. Ela vai ocorrer somente nos domingos 12/11, 26/11 e 10/12. 3. Ela será somente após a Missa das 10:00, sem exceção. É a própria empresa que receberá os pagamentos. 4. O horário de saída e de retorno ainda será definido em função da melhor logística. 5. Precisamos de 50 pessoas por ônibus. 6. O ônibus é parte importante da peregrinação, com as cantorias e orações. É o mais recomendável e proveitoso. 7. É possível ir de carro e nos encontrar no ponto de início da caminhada. 8. A caminhada terá entre 18 e 20 km. É para os fortes! Coragem! Havendo muitas crianças, podemos organizar trajeto mais curto para elas. 9. Ver valores no banner acima. [Sermão] O número dos que se salvam Publicado em 06/11/2017 por Missa Tridentina em Brasília Sermão para a Solenidade Externa da Festa de Todos os Santos05.11.2017 – Padre Daniel Pinheiro, IBP Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.Ave Maria…Depois disso, olhei e vi uma multidão grande que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e línguaPoderíamos, caros católicos, considerando nesse dia de hoje todos os santos no céu, considerando a glória da Igreja triunfante, nos perguntar como aquele judeu perguntou ao Salvador: “Senhor, são poucos os que se salvam ?” E o Senhor respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita porque vos digo que muitos procurarão entrar, e não conseguirão.” Nosso Senhor fala que é preciso esforçar-se, que é preciso entrar pela porta estreita, que o caminho é difícil, mas não responde propriamente quanto ao número de eleitos. Mesmo em outras passagens, quando o Senhor diz que muitos são os chamados e poucos os escolhidos, Ele não se refere exatamente ao número de eleitos, mas fala da maior parte dos judeus, que não quis entrar no reino de Deus, isto é, na Igreja de Cristo, a Igreja Católica.Nosso Senhor, no lugar de responder, mostra o caminho, mostra que é preciso esforçar-se, que é preciso renunciar a si mesmo, ao pecado, ao demônio, ao mundo. Nosso Senhor não quis responder para evitar que as almas se perdessem. Se Nosso Senhor respondesse que são poucos os que se salvam, muitos seriam levados ao desespero. Se Nosso Senhor falasse que é grande o número dos que se salvam, muitos seriam levados à presunção, quer dizer, seriam levados a pensar que poderiam se salvar de qualquer jeito, sem muito esforço. Nosso Senhor não responde.Dentro desse tema, não devemos acreditar que praticamente todo mundo se salva nem que praticamente todo mundo se condena. Nós podemos, todavia, com base na Revelação e na razão, ter um otimismo moderado. Ora, mesmo a lição do livro do Apocalipse, que lemos hoje, fala de uma multidão incalculável de santos. A própria repetição do texto dá a idéia de uma grande multidão. E nós, ao comemorar todos os santos, nos lembramos também da quantidade imensa deles, de quantos nos são completamente desconhecidos e de quantos eram como nós, no mesmo estado de vida, com os mesmos problemas.Nós temos motivos para um otimismo moderado quanto ao número dos que se salvam. Temos motivo para esse otimismo por causa da misericórdia de Deus, em virtude da sua justiça, que pune apenas os que merecem. Podemos ter um otimismo moderado porque a redenção de Cristo é superabundante. Podemos ter grande esperança porque temos a intercessão de Nosso Senhora, Mãe de Deus e nossa, advogada nossa, refúgio dos pecadores. Portanto, o número dos que se salvam não é um número ínfimo. Devemos evitar essa posição rigorista, mas, ao mesmo tempo, devemos evitar a posição de que todos se salvam, ou a posição de que o caminho para a salvação é fácil. E o dogma de que fora da Igreja católica não há salvação continua sempre válido evidentemente. Apenas se salva quem está na Igreja Católica de fato (reapse) ou por desejo.São Tomás, ao tratar do assunto, escreve que é melhor dizer que somente de Deus é conhecido o número dos eleitos que serão colocados na felicidade suprema. Nosso Senhor não responde e São Tomás também não responde abertamente à questão. Quem seríamos nós para fazê-lo?O que deve nos interessar, caros católicos, não é tanto a quantidade de pessoas que se salvam. Pode ser que a maioria dos homens se salve, mas isso não significa que eu esteja entre eles. Pode ser que poucos se salvem, mas que eu esteja entre eles. O que deve nos interessar, então, não é o número dos que se salvam, mas que estejamos entre os que se salvam. E isso é plenamente possível porque Deus quer nos tirar de nossa miséria, Deus nos dá os meios abundantes para vivermos em sua graça e para perseverarmos nela. Temos a Missa, temos os sacramentos, temos os sacramentais, temos o Terço, temos tantas outras orações. Temos a intercessão de Nossa Senhora e dos outros santos. Temos a comunhão dos santos, pela qual podemos e devemos rezar uns pelos outros.A salvação nos é possível, caros católicos. E não apenas a salvação, mas a santidade, o grande avanço nas virtudes. O caminho é que renunciemos a nós mesmos, tomemos a nossa cruz e sigamos a Jesus.Renunciar a nós mesmos é renunciar à nossa vontade própria cada vez que a nossa vontade se opõe à vontade divina. É também renunciar ao pecado mortal. E lutar seriamente também contra o pecado venial, isto é, contra o pecado leve. É também renunciar ao demônio com as suas tentações. É renunciar ao mundo, pisoteando o respeito humano, fugindo das ocasiões de pecados, em particular das diversões mundanas. Devemos afastar para longe de nós o espírito mundano, amaldiçoado por Cristo.Devemos nos apoiar na graça de Deus mais do que em nós mesmos e devemos nos conformar com a vontade de Deus em tudo. Nesse caminho de esperança em direção ao céu, não podemos desanimar. Grande armadilha do demônio é o desânimo e a tristeza. Nós vemos mesmo muitos católicos atingidos profundamente pelo desânimo e pela tristeza. Isso se vê na expressão do rosto, se vê no modo de falar e de agir. Quantos, compreendendo mal o caminho da salvação, desanimam porque não avançam tão rápido quanto idealizaram ou desistem de tudo porque caíram? Querendo avançar muito rápido, tropeçam. Querendo ficar de pé apenas com as próprias forças, caem. E têm dificuldade para levantar. Porque não se apoiam em Deus ou porque não têm paciência consigo mesmo. Claro, é preciso lutar, levantar-se o quanto antes com o propósito de não mais cair, mas com humildade e apoiados em Deus. Esforçar-se de modo sereno, suavemente e fortemente. Esse é o caminho dos santos. Força e suavidade. Sem angústia, sem ter a alma dilacerada na busca pela santidade e pela salvação. Força e suavidade.O reino dos céus é dos violentos, nos diz Nosso Senhor, isto é, daqueles que o arrebatam pela força, pela força da fé, da caridade, da conformidade com a vontade de Deus, pela força da luta contra a carne, contra o demônio e contra o mundo. Mas o reino dos céus é também dos mansos e dos humildes. É preciso ser violento, manso e humilde, ou seja, suave e forte. É preciso compreender que não há contradição em ser violento, manso e humilde, quando falamos do combate espiritual.Caros católicos, façamos a nossa parte para estar no número dos que se salvam. Não nos interessa o número dos que se salvam, mas estar entre eles. É perfeitamente possível, com suavidade e força. Deus nos dá graças abundantes para isso. Deus é bom! Confiança nEle!Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Navegação de Posts ? Posts Anteriores MISSA TRIDENTINA EM BRASÍLIA ____________________________ Capela Nossa Senhora das DoresEndereço: Jardim Botânico III, Av. das Paineiras, entrequadra 9/10. Localização no Google Maps Pe. Daniel Pinheiro, IBPPe. Marcos Mattke, IBPPe. Luiz Fernando Pasquotto, IBP – Domingo: 8h00, 10h (Cantada) e 19h– De Segunda-feira a Sexta-feira: 6h30 e 19h30 * 20h na 1ª sexta-feira do mês– Sábado: 08h30Atenção! Sujeito a alterações; consulte o calendário específico do mês para mais detalhes.Confissões antes das Missas* Apostolado com aprovação do Arcebispo de Brasília ______________________________ Seguir blog via email. 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