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IBGE | Portal do IBGE - - Busque no IBGE CIDADES E ESTADOS DO BRASIL Consulta de área, população e dados básicos dos municípios Selecione. Acre - 12Rio Branco ( AC ) - 1200401Alagoas - 27Maceió ( AL ) - 2704302Amapá - 16Macapá ( AP ) - 1600303Amazonas - 13Manaus ( AM ) - 1302603Bahia - 29Salvador ( BA ) - 2927408Ceará - 23Fortaleza ( CE ) - 2304400Distrito Federal - 53Brasília ( DF ) - 5300108Espírito Santo - 32Vitória ( ES ) - 3205309Goiás - 52Goiânia ( GO ) - 5208707Maranhão - 21São Luís ( MA ) - 2111300Mato Grosso - 51Cuiabá ( MT ) - 5103403Mato Grosso do Sul - 50Campo Grande ( MS ) - 5002704Minas Gerais - 31Belo Horizonte ( MG ) - 3106200Pará - 15Belém ( PA ) - 1501402Paraíba - 25João Pessoa ( PB ) - 2507507Paraná - 41Curitiba ( PR ) - 4106902Pernambuco - 26Recife ( PE ) - 2611606Piauí - 22Teresina ( PI ) - 2211001Rio de Janeiro - 33Rio de Janeiro ( RJ ) - 3304557Rio Grande do Norte - 24Natal ( RN ) - 2408102Rio Grande do Sul - 43Porto Alegre ( RS ) - 4314902Rondônia - 11Porto Velho ( RO ) - 1100205Roraima - 14Boa Vista ( RR ) - 1400100Santa Catarina - 42Florianópolis ( SC ) - 4205407São Paulo - 35São Paulo ( SP ) - 3550308Sergipe - 28Aracaju ( SE ) - 2800308Tocantins - 17Palmas ( TO ) - 1721000 Estimativa da População PRÓXIMAS DIVULGAÇÕES
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Congregação Cristã no Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre - - Saltar para o conteúdo Alternar barra lateral Busca Ferramentas pessoais Criar uma contaEntrar Páginas para editores conectados saiba mais português Mais Navegação Colaboração Ferramentas Imprimir/exportar Noutros projetos Idiomas Nesta Wikipédia, os atalhos de idioma estão na parte superior da página, em frente ao título do artigo. Conteúdo 1.2Início no Brasil 1.3Desdobramentos 2Doutrina 3Práticas Toggle Práticas subsection 3.2Aspectos organizacionais-eclesiásticos 3.3Música 3.4Sociologia e hábitos 3.5Sociologia e hábitos 4Demografia e Estatísticas Toggle Demografia e Estatísticas subsection 4.2A Congregação Cristã em outros países 5Ver também 6Notas 7Referências 8Ligações externas 19 línguas Editar hiperligações Congregação Cristã no Brasil Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para procurar por congregações em outros países, veja Congregação Cristã (desambiguação).Este artigo ou parte de seu texto pode não ser de natureza enciclopédica. Justifique o uso dessa marcação e tente resolver essas questões na página de discussão. (Setembro de 2021)Congregação Cristã no BrasilClassificaçãoCristãOrientaçãoProtestante TradicionalAssociaçõesConvenção Internacional das Congregações CristãsÁrea geográficaBrasil (embora atue internacionalmente em: Portugal; Itália; Estados Unidos; e outros mais de 70 países[1][2])FundadorLouis FrancesconOrigem1910 (112 anos) (Em 1928 é registrada como Congregação Cristã do Brasil, anos mais tarde alterando para: Congregação Cristã no Brasil) Santo Antônio da PlatinaMembros4.500.000 de membros (2020)Templos20 650 (2021)[3]Congregação Cristã no Brasil[4] é uma igreja cristã de matriz pentecostal[nota 1][5] fundada no Brasil. Foi iniciada no Brasil como comunidade cristã por via de pregação de Louis Francescon,[5][6] missionário ítalo-americano, co-fundador, dentre outras, das Assembleias Cristãs na Argentina, Congregações Cristãs Pentecostais na Itália e da Assembleia de Deus na Itália.[7]As primeiras casas de oração da Congregação Cristã no Brasil foram fundadas no Paraná em Santo Antônio da Platina e em São Paulo no Bairro do Brás.[8] Em 2021, segundo o próprio relatório anual oficial da comunidade religiosa, estima-se que ela esteja presente em 78 países.[9] A Congregação Cristã no Brasil figura entre as maiores denominações evangélicas no Brasil, com 2 289 634 membros.[10] Em 2019, as estatísticas da denominação sugeriram aproximadamente mais de 20 000 templos espalhados pelas cinco regiões brasileiras, segundo Relatório nº 83 Edição 2019/2020.[2][9] Em 2010, a Congregação era a 3ª maior denominação protestante no Brasil por número de membros.A Congregação Cristã no Brasil inicialmente aderiu aos resultados da Convenção realizada em 1927, na cidade de Niagara Falls, nos Estados Unidos,[8] da Convenção da Igreja Cristã Italiana da América do Norte, na qual foram definidos e adotados os 12 Artigos de Fé.[11] Em 2003, foi celebrada a Convenção Internacional das Congregações Cristãs, estabelecendo princípios comuns de gestão eclesiástica, no entanto, sem haver organização nacional prevalecente uma sobre a outra.[12][13]Índice2 Doutrina3 Práticas3.4 Sociologia e hábitos3.5 Sociologia e hábitos4 Demografia e Estatísticas5 Ver também6 Notas7 Referências8 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]Resultante de uma síntese entre elementos doutrinários de base protestante histórica presbiteriano-valdense, anabatista e o denominado Avivamento Pentecostal de Chicago (1908),[8] a Congregação Cristã apresenta-se, inicialmente, como um segmento adenominacional e categoricamente averso ao institucionalismo eclesiástico[carece de fontes?]. Seu estabelecimento em terras brasileiras ocorre em 1910, em dois distintos núcleos: Santo Antônio da Platina (PR) e São Paulo, capital.[14]Origens em Chicago[editar | editar código-fonte] Louis Francescon, considerado o missionário fundador da Congregação Cristã no Brasil.Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, Luigi/Louis Francescon, ancião da Primeira Igreja Presbiteriana de Chicago (Prima Chiesa Presbiteriana Italiana di Chicago) adere ao batismo adulto por imersão (em oposição ao batismo por aspersão).[15]Submetendo-se ao referido batismo, a ele ministrado por um correligionário que uma semana antes tinha sido batizado pelos Irmãos de Plymouth, Francescon e alguns aderentes deliberam sair do sistema denominacional, rompendo com a anterior filiação presbiteriana, dando, assim, origem a uma comunidade livre que mais tarde seria chamada Assemblea Cristiana Italiana di Chicago.[16][17]Posteriormente, em 1907, vem a inteirar-se acerca de um movimento em voga em Chicago: a Missão Pentecostal sob a liderança de William Durham[18] - 943 West North Avenue.[19] Essa missão local consistia em uma extensão do avivamento iniciado em Los Angeles, Califórnia (Rua Azuza),[20] no qual se relatava a experiência neotestamentária descrita como "Batismo do Espírito Santo" (cuja emblemática se pautava pelo "falar em novas línguas"[21][22][23]). Nesse mesmo núcleo estiveram presentes o sueco Daniel Berg (Assembleia de Deus) e a canadense Aimee McPherson (Igreja do Evangelho Quadrangular).[24] Em visita à Missão Pentecostal (após convite emitido) Francescon teria recebido, conforme suas palavras,[15] uma confirmação de que o trabalho evangelístico ali desenvolvido dispunha do aval divino. Desse modo tanto Francescon quanto seus companheiros passam a frequentar as reuniões presididas por William Durham, sendo a sua maioria agraciada com o Batismo no Espírito Santo.Em 15 de setembro de 1907, no entanto, regressam à Congregação sem nome situada na West Grand Avenue em Chicago. Essa data, descrita por Francescon como "inesquecível dia" e por Pietro Ottolini como "um dia de sacra memória", testemunha um avivamento local, determinando o marco inicial daquele que os historiadores viriam a chamar de "Movimento Pentecostal Italiano".[16][25]Início no Brasil[editar | editar código-fonte] Congregação Cristã no bairro do Brás, em São Paulo na década de 1950Em viagem de trem pela Estrada de Ferro Sorocabana, entre São Paulo e a pequena estação de Ourinhos, aberta em 1908, e Salto Grande, com destino a Santo Antonio da Platina, Louis Francescon tomou conhecimento que em Sorocaba havia um distrito por nome de Votorantim e que a colônia de imigrantes italianos era significante no vilarejo. Em Votorantim conheceu Angelo de Ciene e deixou a semente plantada, deixando com ele um hinário e uma Bíblia. Louis Francescon voltou ao Brasil em 1918, e em Votorantim já encontrou os irmão reunidos numa casa na atual Rua Cel. Augusto Cesar Nascimento nº 38. Além do italiano Angelo de Ciene, a família Ribeiro aceitou a nova religião. Eram duas famílias que formavam o primeiro grupo de oração na vila operária. Começa a nascer em Votorantim a primeira Congregação Cristã no interior do Estado de São Paulo e a terceira no Brasil, espalhando para Sorocaba, Piedade, Salto de Pirapora e toda região circunvizinha de Votorantim. Antiga Congregação Cristã no Brasil, no bairro Cerrado, município de Tibagi, no ParanáPor perseguição da direção da fábrica de tecidos pertencente ao grupo S.A. Indústrias Votorantim, que não permitia barulho na vila, os irmãos passam a reunir-se fora da vila, em casa do irmão Benedito Ribeiro no começo da antiga Rua Vossoroca (que futuramente doaria o terreno onde hoje é a Congregação Central de Votorantim) e depois na casa de Piero Bozzon,e do Camolezzi (pai de Ezequiel Camolezzi). Como ensinara o irmão Louis Francescon e conforme o hinário deixado, todos cantavam só em italiano. A vila era quase totalmente composta de imigrantes italianos.A trajetória da história da Congregação Cristã na cidade de Votorantim relata;[26] que os primeiros irmãos que iniciaram essa obra, trabalhavam na fábrica de tecidos e conheciam o José Thomaz da Costa, ou "Zé da Costa", um talentoso jogador de futebol que atuava pelo time Sport Club Savoia. E arriscaram convidá-lo a participar de um culto de oração, Zé da Costa concordou, mas com um trato: eles ficariam sócios do clube e assistiriam a ele (Zé da Costa) jogar. Todos concordaram, ficando sócios do clube e dois deles, Benedito Ribeiro e Louis Francescon, adentraram até o vestiário dos jogadores. Ali, enquanto Zé da Costa colocava seu material esportivo no corpo, eles oravam por ele. Foi o último jogo de José Thomaz da Costa. Os irmãos e nem ele, não foram mais ao campo. José Thomaz da Costa foi ungido ancião pelo Louis Francescon em 1931.Além de Francescon, diversos outros expoentes do pentecostalismo ítalo-americanos também atuaram como missionários no Brasil, tais como Giacomo Lombardi, Luis Terragnoli, Agostinho Lencioni, Lucia Menna e Giuseppe Petrelli. Francescon realizaria ainda mais dez viagens ao Brasil, sendo a última em 1948.Desdobramentos[editar | editar código-fonte] Central de Guaianases em 1950Inicialmente sem denominação alguma, o movimento pentecostal entre os italianos era conhecido como "Igreja dos Glórias",[27] ou com designações como Anduanza cristiana, radunanza cristiana, assemblea cristiana, congregazione cristiana ou ainda informalmente como Assamblea Cristiana Reuniti nel Nome del Signore Gesú ("Assembleia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus") ou Congregazione Cristiana. A partir de 1922 passa a adotar o nome "Congregação Christã". Em 1928 assume personalidade jurídica com a adoção da designação Congregação Cristã do Brasil,[28] registrada em 30 de março de 1936. Já em 1962 efetuou-se a alteração atualmente em vigor, substituindo-se a contração "do" por "no" (Congregação Cristã no Brasil).Para fins de uniformidade e respaldo teológico-doutrinário, convocou-se em 1927, de 30 de abril a 1º de maio, na cidade de Niagara Falls, NY (Estados Unidos da América),[11] a Convenção da Igreja Cristã Italiana da América do Norte,[29] na qual se definiram os "12 Articoli di Fede" (12 Artigos de Fé), posteriormente adotados pelas congêneres argentinas e italianas, e pela Congregação Cristã no Brasil, sob a designação de "Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos".Majoritariamente italiana até a década de 1930, a Congregação Cristã veio a ampliar a sua membresia estendendo-a a outras etnias. Desde 1950 faz-se presente em todo território brasileiro e em todos os demais continentes. Em 2010, contabilizou 2 289 634 membros declarados (no Brasil), conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.[30][31][32] Mais da metade destes se encontram nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Outra grande parte se encontram nos estados da Bahia, Goiás e Pernambuco. Sendo uma igreja de bases populares, propaga-se também entre minorias, tais como comunidades indígenas e em quilombos remanescentes.[33]Com sede administrativa estabelecida em São Paulo, capital (Brás), a Congregação Cristã no Brasil realiza anualmente a sua Assembleia Ministerial Geral (ou Reuniões Gerais de Ensinamentos - RGE), cujas finalidades, entre outras, são: a avaliação de seu atual estado e desempenho; a elaboração de estratégias e medidas interventivas e o estreitamento dos laços de unidade e cooperação entre os integrantes do seu corpo ministerial em exercício. Tais reuniões não são abertas a membros, mas somente para membros do conselho de anciães.O templo, que faz parte da sede administrativa localizada no Brás, é o local onde são realizados os cultos. Com 19.028 m² é o 4º maior da capital paulista.[34]Doutrina[editar | editar código-fonte]Para fins de uniformidade e respaldo teológico-doutrinário, convocou-se em 1927, na cidade de Niagara Falls, New York, nos Estados Unidos da América,[11] a Convenção da Igreja Cristã Italiana da América do Norte,[29] na qual se definiram os "12 Articoli di Fede" (12 Artigos de Fé), adotados pela Congregação Cristã no Brasil, sob a designação de "Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos."Os 12 artigos de Doutrina e Fé professados pela Congregação Cristã no Brasil, atualmente possui redação própria[35][36][37][38]:Crença na inteira Bíblia Sagrada, a qual é aceita como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.[39]Crença que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, criador de todas as coisas, em cuja unidade estão: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.[40]Crença que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens.[41]Crença na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno.[42]Crença que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela fé em Jesus Cristo, que pelos pecados foi entregue e ressuscitou para a sua justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, segundo a crença, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção.[43]Crença no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo[44] e em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.[45]Crença no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale.[46]Crença na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: "Isso é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim". Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: "Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós".[47]Crença na necessidade de se abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na Assembleia de Jerusalém.[48]Crença que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados".[49]Crença que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, os que ficarem vivos, serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares e assim estarão sempre com o Senhor.[50]Crença que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.[51]Práticas[editar | editar código-fonte] Existe uma padronização arquitetônica e de cor dos templos para fácil identificação dos seus membrosConforme expresso nas seções subsequentes, a Congregação Cristã distingue-se do protestantismo convencional ou mesmo do pentecostalismo clássico sob diversos aspectos. Dentre eles, destacam-se o seu caráter declaradamente apolítico, nenhum dos que exercem cargos recebem salários, nem mesmo os ministrantes, existe um importante trabalho de ajuda para famílias de membros que estejam em extrema dificuldade financeira, sua defesa do sacerdócio universal, sua oposição ao dízimo e a outras práticas vétero-testamentárias e a espontaneidade nos cultos.[52]Liturgia[editar | editar código-fonte]Em seus cultos, a Congregação Cristã combina uma ordem pré-estabelecida com atividades espontâneas. Os membros da Congregação Cristã acreditam na espontaneidade e em uma contínua predisposição à inspiração do Espírito Santo como o condutor de toda e qualquer ação referentes ao serviço de culto, incluindo-se a leitura e explanação do texto bíblico. Prioriza-se ainda a participação coletiva em detrimento de manifestações individualizantes,[53] a exemplo do canto congregacional, em uníssono. Normalmente, facultam-se até três orações sucessivas no serviço de culto.[28]Os cultos da congregação cristã no Brasil transcorrem da seguinte maneira:Ao ser iniciado o culto, cantam-se três hinos de seu hinário. Depois disso, quem está presidindo o culto anuncia os pedidos de oração e, logo em seguida, todos os presentes se ajoelham para orar a Deus, onde todos se ajoelham e glorificarando louvores a Deus, até que algum membro movido por Deus, ore pela igreja. Feito isso, assentam-se e entoam mais um hino. Findando o cantar do hino, é aberta a liberdade para os testemunhos, momento este em que os membros, diante de toda a igreja, podem contar as obras de Deus, transmitir saudação, pagar votos e etc. Terminados os testemunhos, são feitos anúncios, tais como a leitura da lista de batismos e diversos, na qual constam as datas dos próximos batismos e alguns avisos importantes. Em seguida, é cantado mais um cântico. A seguir, é realizada a leitura de um texto bíblico e, logo após, vem o momento da pregação, no qual o texto em questão é explanado e os membros, exortados. Ao fim da pregação, os fiéis se ajoelham novamente para, numa última oração, agradecer a Deus pelo culto. Após isso, todos se põem de pé para cantar o último hino. Cantado o hino, o irmão na presidência profere a bênção apostólica, e o culto é encerrado.Outra peculiaridade diz respeito à apresentação feminina. Todas as mulheres presentes (à critério das visitantes) devem cobrir-se com véu - em atenção à primitiva orientação apostólica (I Coríntios, 11:1-15). Conserva-se ainda a saudação seguida do ósculo santo (ao término das reuniões e entre pessoas do mesmo gênero).O recinto é divido em duas alas, sendo os assentos reservados para homens e mulheres, conforme as tradições judaicas[54] e, cristãs primitivas, a exemplo, o culto amish, que também faz uso da prática.As orações de abertura e de bênção final são feitas em pé enquanto as orações de súplicas e agradecimento são feitas ajoelhadas.Instrução Infanto-juvenil: Reuniões para Jovens e MenoresA partir de 1936 e por determinação foram implantadas em território brasileiro as denominadas "Reuniões para Jovens e Menores" (inicialmente chamadas "Escolas Dominicais") cujo modelo já em prática nas congregações norte americanas tinha por escopo a instrução e a formação infanto-juvenil. Relatórios da época declaram que tal iniciativa foi "proveitosa e abençoada".[55] Seu conteúdo consistia basicamente em orações, cânticos e no exame supervisionado das Escrituras. Em conformidade com a milenar tradição valdense, crianças e jovens já alfabetizados procediam ao recitativo de versículos e fragmentos bíblicos memorizados de antemão individualmente ou em jogral. A presidência das Reuniões para Jovens e Menores bem como a leitura dos textos sagrados e sua prédica eram franqueados a auxiliares de ambos sexos.[56] Assim sucedeu, por exemplo, para com Rosina Balzano Francescon (esposa de Louis Francescon) em atuação por mais meio século junto ao núcleo inicial da Assemblea Cristiana di Chicago.[57] Atualmente, as Reuniões para Jovens e Menores transcorrem de forma correlata aos serviços regulares de culto, mantendo-se, todavia, os recitativos bíblicos e a solene oração do Pai Nosso.Recentemente, a Congregação adotou um ensino bíblico, que ocorre simultaneamente ao culto oficial, destinado a meninos e meninas menores de 12 anos. As responsáveis pelas escolas bíblicas são geralmente mulheres com um certo nível de instrução para exercer tal função, até mesmo pedagogas. O serviço da escola bíblica ocorre paralelamente a liturgia dos cultos da Congregação. Durante o serviço da escola bíblica as meninas cobrem-se com o véu, o serviço é aberto em nome de Jesus, as crianças oram, cantam hinos, leem um pré-determinado trecho da Bíblia que é seguidamente explicado pela professora, e fazem atividades lúdicas como desenhar, pintar, montar quebra-cabeças, escrever um texto, responder perguntas sobre o tema lido, etc. O ensino bíblico não ocorre em todas as congregações, somente nas maiores devido a disponibilidade do espaço físico. O ministério tem aprovado os frutos dos ensinos bíblicos às crianças.Aspectos organizacionais-eclesiásticos[editar | editar código-fonte] Sede Administrativa da Congregação Cristã no Brasil, no bairro do Brás, em São Paulo; Com capacidade de abrigar 6 675 fiéis sentados. Construído em 1948 e sua inauguração em 1954. Além da Casa de Oração, nela contém o prédio de administração e outro templo com capacidade de 2 000 pessoas sentadas, que é utilizado para reuniões dos anciãos. Geralmente todas centrais da CCB contém estes anexos, com dormitórios, cozinhas industriais, farmácias, enfermarias, etc.As atividades desenvolvidas pela Congregação Cristã encontram-se sob um corpo ministerial[53] devidamente organizado, cujas atribuições não preveem quaisquer rendimentos ou honorários de natureza salarial,[58] distribuído segundo as necessidades locais e composto por anciãos e diáconos, que são assistidos por cooperadores do ofício ministerial.[59]Somente os anciãos e diáconos são ministros ordenados[60] uma vez que o corpo de cooperadores constitui uma classe ou ordem de extensão representativa e adjunta ao presbitério.Não havendo em seu seio a titularidade de pastor, de padre ou qualquer outra que indique liderança, porém os cargos ministeriais são sub divididos entre Ancião, Diácono, Cooperadores do ofício ministerial, Cooperadores de jovens e Menores, Administradores, Músicos, Auxiliares de jovens e Porteiros mantidos por hierarquia de cargos. Já as mulheres são sub divididas em menor quantidade de cargos ministeriais entre Irmãs da Obra da Piedade e Organistas, Auxilares de Jovens e Irmãs Auxiliares da Porta.Quanto à construção e manutenção dos seus prédios (chamados oficialmente de "casas de oração" devido a rejeição das nomenclaturas "templo" e "igreja"[carece de fontes?]) utilizam-se, na maioria dos casos, de voluntariado mobilizado em esquema de mutirão. Tarefas outras como portaria, limpeza, som, escrituração de livros e fornecimento de impressos são igualmente confiados a membros comuns e não assalariados.A Congregação Cristã normalmente não possui um registro formal ou um controle das flutuações estatísticas de sua membresia, enfatizando-se o vínculo espiritual e particular entre o fiel e Deus.[61] Abstêm-se do dízimo ou valores contributivos estipulados como uma observância restrita ao Antigo Pacto (Velho Testamento), sendo as suas coletas e ofertas respaldadas pela voluntariedade e anonimato.[62]Modelo organizacionalA organização eclesiástica da Congregação Cristã no Brasil é uma forma adaptada do governo presbiteriano?[63] um grupo de igrejas locais são reunidas em uma "região administrativa", normalmente correspondente a um município nos estados onde a igreja é maior e vários municípios onde a Congregação é menor, presidida por um conselho de anciãos e um corpo administrativo. As regiões administrativas são agrupadas em "regionais", que por sua vez se concentram nas "assembleias estaduais". A instância é a "Assembleia Geral" que ocorre na congregação do Brás anualmente sempre no mês de abril.Propostas, medidas ou quaisquer alterações organizacional-doutrinário é analisado pelo Conselho de Anciães, sendo apresentadas na Reunião Geral de Ensinamentos, de caráter anual.Conselho de Anciães Miguel Spina ao lado de Louis Francescon em Chicago no ano de 1963. Miguel Spina foi o ancião que mais tempo ficou a frente do conselho, sendo um dos principais responsáveis por diversas padronizações litúrgicas e importantes viagens missionáriasO Conselho de Anciães é formado pelos anciães mais antigos do Brasil e do mundo, ou seja, os que possuem maior tempo de ordenação, além de estarem em condições físicas e mentais compatíveis com o seu exercício do ministério. Os anciães mais antigos atendem às reuniões estaduais, nacionais ou internacionais das congregações. Estas reuniões têm por objetivo tratar de assuntos de interesse das congregações, como ordenações de novos obreiros, entre outros. O ministério só termina caso haja incapacidade física ou mental. Este conselho é presidido desde 1932 por um ancião responsável pelo atendimento das assembleias gerais. A escolha desse ancião se dá pelo tempo de ordenação. Contudo, a escolha desse moderador pode não ser o mais velho de todos, mas conforme escolha interna. Atualmente, por exemplo, o ancião mais antigo do Brasil é Natanael Agrello (ordenado em 1961), no entanto, devido à idade deste e dos anciães posteriores[carece de fontes?], o cargo passou para Cláudio Marçola (ordenado em 1976).Abaixo, estão listados todos os que já foram presidentes dos conselho de anciãos da Congregação Cristã no Brasil e seu respectivo tempo de exercício:[carece de fontes?]Luiz Pedroso (1932-1948)Francisco Romano Guilherme (1948-1950)João Finotti (1950-1960)Miguel Spina (1960-1991)Victorio Angare (1991-1995)Luiz Sanchez Lorente (1995-1997)Elias de Camillis (1997-1999)José Nicolau (2000)Basílio Gitti (2001-2004)Jorge Couri (2005-2014)João Santin (2014-2016)Cláudio Marçola (2016- atual)Música[editar | editar código-fonte]A Congregação Cristã no Brasil valoriza sua música instrumental sacra, acompanhada por hinos cantados em uníssono (canto congregacional) .OrquestraAté 1932 a Congregação Cristã no Brasil não possuía orquestra. Em algumas casas de oração havia o órgão para o auxílio dos hinos, até que o fundador Louis Francescon convocou uma reunião a fim de inserir a orquestra na igreja para auxiliar a irmandade no canto.[65] Ela provê aos fiéis homens escolas musicais gratuitas e ensaios musicais em suas dependências. Possui a maior corporação de orquestra litúrgica do mundo, com mais de 500 mil músicos e centenas de aprendizes, todos do sexo masculino, já que a inclusão de mulheres elevaria extremamente o número de músicos, já alto, porém está medida pode ser adiada no futuro com uma decisão do conselho de anciões.São permitidos os seguintes instrumentos na composição atual da orquestra: Violino, Viola Clássica, Violoncelo, Flauta Transversal, Oboé, Oboé d'Amore, Corne Inglês, Clarinete, Clarinete Alto, Clarinete Baixo, Fagote, Saxofone Soprano, Saxofone Alto, Saxofone Tenor, Saxofone Barítono, Trompete, Cornet, Flugelhorn, Trompa, Trombone de pisto, Trombonito, Eufônio,Tuba e Órgão.[66] Músicos da Congregação Cristã no Brasil, em Telêmaco Borba, no Paraná, na década de 1950Suas orquestras possuem os seguintes cargos.Departamento da Música[editar | editar código-fonte]Na Congregação Cristã no Brasil, o Departamento Musical é o setor responsável em administrar os assuntos referentes a música em cada região, observando sempre as orientações vindas da administração regional. Fazem parte do departamento o irmão ancião, o encarregado regional e o secretário da música.Nos dias de "teste e exames", onde os candidatos matrículado nos Grupos de Ensino Musical (GEM) passam por avaliação do encarregado regional para serem aprovados para tocar nos santos serviços de culto, é de responsabilidade do Departamento Musical administrar e auditar os exames, auxiliando o encarregado regional.Hinário Capa do Hinário 3, vigente de 1951 a 1965Ver artigo principal: Hinos de Louvores e Súplicas a DeusOs cultos da Congregação Cristã no Brasil são acompanhados de hinos de um hinário intitulado "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus". Este hinário contém centenas de hinos cristãos compostos entre os séculos 16 e 21, presentes em outros hinários evangélicos, porém em diferentes versões.[68] Possui letras e melodias de autores brasileiros, norte-americanos,[69] britânicos, alemães, italianos e de diversas outras nacionalidades.São 480 hinos e entre eles há especiais para batismos, santas ceias, funerais, "Reuniões de Jovens e Menores", busca de dons, oração, abertura do culto, Palavra, encerramento do culto e seis coros.[35]Os hinários com notação musical contém as claves de Sol e Fá,(Clave de Dó somente para instrumentos de Corda) e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol, além do hinário de Cordas.O livro originariamente se chamava Libro di Inni e Salmi Spirituali, posteriormente Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali e Novo Livro de Hymnos e Psalmos Espirituais.[53] No dia 17 de março de 2013 começou, em todo o Brasil, a utilização do Hinário n°5 com trinta novos hinos. O Hinário foi traduzido em 12 idiomas diferentes (incluindo Braille, feito pela Fundação Dorina Nowill). A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.Sociologia e hábitos[editar | editar código-fonte]Sociologia e hábitos[editar | editar código-fonte] Interior de uma Congregação na Central em Catanduva. Ao fundo, logo atrás do púlpito, está o tanque batismal onde são realizados os serviços de batismoSacralidade do Tempo e do EspaçoA Congregação Cristã no Brasil não possui calendário litúrgico e o conselho de anciães orienta os fiéis a não participarem de festividades nem de comemorações religiosas, mesmo que sejam comemorações popularmente cristãs como o Natal ou a Páscoa. A denominação não apregoa a guarda de um dia específico como sagrado, nem domingo nem o sábado, pois não é o dia que deve ser guardado, mas sim, o coração do fiel e isso deve ser todo o tempo não um único dia.[70] Quanto ao espaço, há um sentimento de sacralidade em relação às suas casas de orações.[71]Questão de GêneroAs mulheres na Congregação Cristã no Brasil não podem ocupar ministérios eclesiásticos. A participação feminina no culto resume-se a pedir hinos, apresentar testemunhos pessoais e orar, e os cargos ocupados por elas são os de organista, examinadora de música, obra da piedade, limpeza, cozinha, costura, auxiliar de jovens e atendente (ou auxiliar) das portas.[72] Além disso, mulheres são as responsáveis pelo ensino bíblico nas recentes implementadas escolas bíblicas da Congregação, que ocorrem simultaneamente com o culto oficial e são destinadas à crianças menores de 12 anos. As auxiliares dos diáconos, chamadas de "irmãs da obra da piedade" possuem limitada participação na escolha das famílias necessitadas e nas entregas de mantimentos, devendo auxiliar os diáconos nos serviços de caridade e no atendimento dos necessitados.Até os anos 1970 era permitido às mulheres ensinar e dirigir as Escolas Dominicais (hoje chamadas de Reunião de Jovens e Menores). Apesar do estatuto não proibir, não há mulheres em cargos administrativos de presidente, secretária, tesoureira ou conselheira fiscal.[73] No passado e fora do Brasil, houve diaconisas ordenadas e com mesmas funções de diáconos homens: Lucia Menna que esteve no Brasil nos anos 1920 e Rosina Francescon em 1948, a qual também era diretora de Escola Dominical na Congregação Cristã em Chicago.[74]PolíticaA Congregação Cristã no Brasil é uma igreja inteiramente apartidária,[75] que prega a total separação entre Estado e religião e proíbe o uso de pregações ou comunicados feitos desde os seus púlpitos para beneficiar facções, partidos ou candidatos políticos. Assim, não mantém ligação nem se manifesta de forma alguma em relação a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não.[62]Para assumir algum cargo político, qualquer membro de seu corpo ministerial deverá renunciar ao seu cargo ministerial.[76] Seus membros são doutrinados a não votar em candidatos que neguem a existência de Deus e que sejam contrários à sua moral.[77]MídiaA Congregação Cristã no Brasil não utiliza meios de comunicação como rádio, televisão,[78] imprensa escrita, ou qualquer outro tipo de propagação[77] da sua doutrina que não seja o frequentar quaisquer de suas igrejas pelos interessados em conhecê-la e o evangelismo pessoal. Entretanto, desde o começo dos anos 2000 há a prática de utilizar recursos da internet para transmitir seus cultos. Antes esses serviços eram transmitido para um público selecionado, normalmente residentes fora do Brasil, mas com a Pandemia do COVID-2019, iniciou-se a transmissão online de diversas partes do mundo, notavelmente da congregação central do Brás.[79][80] Demografia e Estatísticas[editar | editar código-fonte] Presença da Congregação Cristã no mundo, de acordo com o Relatório 2015/2016No Brasil[editar | editar código-fonte]Por motivos doutrinários a Congregação Cristã no Brasil não compila dados sobre membresia.[carece de fontes?] Assim, a estimativa de aderentes é feita com base no Censo do IBGE.AnoMembros relatados pelo IBGE19901 635 984[81]20002 489 113[81]20102 289 634[81]A Congregação Cristã figura como 2ª maior denominação evangélica no Brasil, com 2,3 milhões de membros, ficando atrás apenas das Assembleias de Deus no Brasil, segundo o Censo do IBGE em 2010 e[82] batizando em média cerca de 100 mil membros por ano segundo os relatório da própria denominação em 2019.[2] Está presente em todo o território nacional, em todas as regiões brasileiras, incluindo as 27 unidades da federação. No Brasil a denominação apresenta ainda o maior número de localidades de culto religioso - 20 650 (2021).[2][9] Essas localidades (igrejas) estão organizadas em 893 administrações formalmente constituídas e 142 regionais administrativas. As administrações se reúnem para tratar de questões administrativas, orientações, aplicação das leis e melhor gestão.[2] No Relatório 2021 (um anuário e relação de endereços da Congregação Cristã no Brasil) aparecem a seguinte quantidade de casas de orações:EstadoCapitalGrande CapitalInteriorTotal de Casas de Orações Acre35-118153 Alagoas5020209279 Amapá34-3972 Amazonas383588161 Bahia9814319802 221 Ceará3359458550 Distrito Federal115--115 Espírito Santo971143223 Goiás108131711950 Maranhão239335367 Mato Grosso4441553638 Mato Grosso do Sul66-386452 Minas Gerais552002.7543.009 Pará1720546583 Paraíba1314179206 Paraná893601 4091 855 Pernambuco1951495565 Piauí43-279322 Rio de Janeiro132168334634 Rio Grande do Norte1533105153 Rio Grande do Sul1168224303 Rondônia4146503590 Roraima23-4770 Santa Catarina1627443486 São Paulo4711 0203 7335 224 Sergipe1620150186 Tocantins2362198283 Total Geral1 6372 59816 41520 650A Congregação Cristã em outros países[editar | editar código-fonte]Está presente em 82 países,[83][84][85][86][87][88][89][90][91][92][93][94] percebendo-se uma maior presença dessa igreja na América do Sul e na África.Diversos membros missionários foram responsáveis por levar a Congregação Cristã em muitos países. Em sua primeira fase missionária, destacam-se, Louis Francescon e Rosina Balzano, Giacomo Lombardi, Giuseppe Beretta, Pietro Ottolini, Lucia de Francesco Menna, Umberto Gazzari, Michele Palma e Massimiliano Tosetto. Em fases posteriores destacam-se Domingos de Sá, Joaquim Alves, Miguel Spina, Victorio Angare, Floravante Cortez, José Francisco Nogueira, Antônio Pereira.[95]Em abril de 2003, foi celebrada a Convenção Internacional das Congregações Cristãs, estabelecendo princípios comuns de gestão eclesiástica; no entanto, sem haver organização nacional prevalecente uma sobre a outra.[8]No Relatório 2020/2021[12][96] (um anuário e relação de endereços da Congregação Cristã no Brasil) aparece casas de orações nos seguintes países:ContinentePaísNomenclatura da Casa de Oração no PaísNúmero de Casas de Oração ÁfricaÁfrica do SulChristian Congregation in South Africa2 ÁfricaAngolaCongregação Cristã em Angola33 ÁfricaBotsuanaChristian Congregation in Botswana2 ÁfricaCabo VerdeCongregação Cristã em Cabo Verde2 ÁfricaCosta do MarfimCongregation Chrétienne en Côte d'Ivoire 1 ÁfricaGanaChristian Congregation in Ghana2 ÁfricaGuiné-BissauCongregação Cristã na Guiné-Bissau4 ÁfricaMalawiChristian Congregation in Malawi33 ÁfricaMoçambiqueCongregação Cristã em Moçambique562 ÁfricaNigériaChristian Congregation in Nigeria2 ÁfricaQuêniaChristian Congregation in Kenya10 ÁfricaRepública Democrática do CongoCongregation Chrétienne en République Démocratique du Congo159 ÁfricaRepública do CongoCongregation Chrétienne en République du Congo10 ÁfricaRuandaChristian Congregation in Rwanda1 ÁfricaSão Tomé e PríncipeCongregação Cristã em São Tomé e Príncipe10 ÁfricaTanzâniaChristian Congregation in Tanzania14 ÁfricaUgandaChristian Congregation in Uganda28 ÁfricaZâmbiaChristian Congregation in Zambia5 ÁfricaZimbabweChristian Congregation in Zimbabwe4 América CentralCosta RicaCongregación Cristiana en Costa Rica5 América CentralCubaCongregación Cristiana en Cuba1 América CentralEl SalvadorCongregación Cristiana en El Salvador3 América CentralGuatemalaCongregación Cristiana en Guatemala3 América CentralHaitiCongregation Chrétienne en Haiti3 América CentralHondurasCongregación Cristiana en Honduras5 América CentralNicaráguaCongregación Cristiana en Nicaragua3 América CentralPanamáCongregación Cristiana en Panama2 América CentralRepública DominicanaCongregación Cristiana en la República Dominicana6 América do NorteCanadáChristian Congregation in Canada14 América do NorteEstados UnidosChristian Congregation in the United States66 América do NorteMéxicoCongregación Cristiana en México8 América do SulArgentinaCongregación Cristiana en la Argentina94 América do SulBolíviaCongregación Cristiana en Bolivia83 América do SulBrasilCongregação Cristã no Brasil20 454 América do SulChileCongregación Cristiana en Chile46 América do SulColômbiaCongregación Cristiana en Colombia7 América do SulEquadorCongregación Cristiana Apostólica en el Ecuador 14 América do SulRepública Cooperativa da GuianaChristian Congregation in Guyana3 América do SulGuiana FrancesaCongregation Chrétienne en Guyane Française1 América do SulParaguaiCongregación Cristiana en el Paraguay 240 América do SulPeruCongregación Cristiana en el Peru28 América do SulSurinameChristelijke Gemeente in Suriname4 América do SulUruguaiCongregación Cristiana en el Uruguay24 América do SulVenezuelaCongregación Cristiana en Venezuela58 ÁsiaÍndia???? ??? ???? ??????30 ÁsiaIsrael?????? ??????? ?? ???????2 ÁsiaJapão?? ?????? ????????? Christian Congregation in Japan26 ÁsiaLíbano?????? ??????? ?? ????????1 ÁsiaSíria?????? ??????? ?? ?????8 ÁsiaSri LankaChristian Congregation in Sri Lanka2 ÁsiaTimor-LesteCongregação Cristã no Timor-Leste1 EuropaAlemanhaChristliche Kongregation in Deutschland11 EuropaAustriaChristliche Kongregation in Österreich3 EuropaBélgicaCongregation Chrétienne en Belgique4 EuropaDinamarcaKristne Menighed i Danmark1 EuropaEscóciaChristian Congregation in Scotland2 EuropaEspanhaCongregación Cristiana en España64 EuropaFrançaCongregation Chrétienne en France20 EuropaGrécia??????????? ?????? ???? ?????? (Assembleia Cristã na Grécia)2 EuropaHolandaChristelijke Gemeente in Nederland6 EuropaInglaterraChristian Congregation in the United Kingdom19 EuropaIrlandaChristian Congregation in Ireland5 EuropaIrlanda do NorteChristian Congregation in Northern Ireland1 EuropaItáliaCongregazionne Cristiana in Italia34 EuropaLuxemburgoCongregation Chrétienne en Luxembourg1 EuropaNoruegaKristne Menighet i Norge1 EuropaPortugalCongregação Cristã em Portugal155 EuropaRomêniaCongregatia Crestinã în România1 EuropaSuéciaKristna Församlingen i Sverige2 EuropaSuíçaCongregation Chrétienne en Suisse Christliche Kongregation in der Schweiz7 OceaniaAustráliaCongregation of Christians in Australia[97]8 OceaniaFijiChristian Congregation in Fiji2 OceaniaKiribatiChristian congregation in Kiribati1 OceaniaNova ZelândiaChristian Congregation in New Zealand3 OceaniaSamoaChristian Congregation in Samoa1Ver também[editar | editar código-fonte]Notas? O tópico 22 da 53ª Assembleia de Anciães de 29 a 31 de março de 1988 afirma: "As entidades que analisam o movimento evangélico em nosso País costumam nos classificar entre as igrejas pentecostais, devido ao fato de estes também crerem na manifestação do Espírito Santo com evidências de novas línguas. Não somos pentecostais, nem temos afinidades com quaisquer outros ramos evangélicos. Deus derramou a Promessa do Espírito Santo sobre os discípulos, em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Este era um dia de festa nacional dos judeus, motivo pelo qual judeus de todas as partes da terra se achavam reunidos em Jerusalém. A lei de Moisés determinava essa festa anual. - Entretanto, a efusão do Espírito Santo nada tem a ver, doutrinalmente, com a festa de Pentecostes. Portanto, nós nada temos com o pentecostalismo. Um dos jornais da Capital de São Paulo publicou artigo no qual menciona que a Congregação se originou de dissidentes da Igreja Assembleia de Deus. Não é verdade e se faz necessário contestar isso publicamente. Também não é verdade que a Assembleia de Deus tenha se originado de pessoas que se afastaram da Congregação". (Assembléia Anual de Ensinamentos de 1988). Entretanto, não há de se negar o contato inicial com o pentecostalismo e a adoção de doutrinas e práticas pentecostais, bem como o uso do nome Congregações Cristãs Pentecostais por Francescon na ItáliaReferências? Congregação Cristã no Brasil. Relatório 2018/2018. São Paulo: CCB, 2017.? a b c d e f Congregação Cristã no Brasil (1º de janeiro de 2020). «CCB - Relatório Digital». Google Play. Consultado em 9 de janeiro de 2020 ? CCB - Relatório Digital? Congregação Cristã no Brasil: Nome registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Diretoria de Marcas – Ministério da Indústria e Comércio sob N° 813165873. «Informações Institucionais Preliminares de Contato, Localização e Registro». São Paulo, SP: Prol. 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O Discurso Religioso da CCB e suas implicações na Educação Feminina: As professoras da CCB. Dissertação de Mestrado em Educação.? a b c Monteiro, Yara Nogueira (2010). «Congregação Cristã no Brasil: da fundação ao centenário – a trajetória de uma Igreja brasileira». Belo Horizonte: PUC Minas. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 24 (39): 122-163. ISSN 1679-9615 ? A mechitza mais comumente significa a divisão entre as seções masculinas e femininas nas sinagogas ortodoxas e nas celebrações religiosas. ? Congregação Christã do Brasil. "Relatórios e Balanços Anual: Cultos para os Menores". São Paulo, 1937? CCB. Ensinamentos, 1971? Yuasa, 2001:86 apud Faces Femininas do Movimento Pentecostal Ítalo-Americano? Congregação Cristã no Brasil (2006). «Art.8 parágrafo 1º». Estatuto. [S.l.: s.n.] p. 8. 22 páginas ? Ibidem, p.11, Art.23.? Ibidem, p.11, Art.24.? Ibidem, p.13, Art.30.? a b Congregação Cristã no Brasil. «Sítio Oficial de Esclarecimento». Consultado em 13 de Agosto de 2012. Arquivado do original em 9 de novembro de 2013 ? BENTO, Roberto Silvestre. Governo da Igreja. Uberlândia, 2012? LIMA, Décio Monteiro. Os demônios descem do norte, Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1987? edição 2011. «Os Evangélicos dão o tom». São Paulo: Editora Abril. Veja. 40 (22). 105 páginas. 6 de Junho de 2007. ISSN 0100-7122 ? Em 2010, um tópico de ensinamento proibiu alguns instrumentos, sendo eles: Acordeon (ou Harmônica), Contrabaixo acústico, Baixo Tuba, Flautim, Requinta, todo o saxofone mais grave que o barítono e qualquer instrumento modificado de sua concepção original, permanecendo na orquestra apenas os músicos que tocavam esses instrumentos antes desse ensinamento.? a b c Valente, Rubia R. (2015). «From Inception to Present: The Diminshing Role of Women in the Congregação Cristã no Brasil». Brill Academic Publishers. PNEUMA: The Journal of the Society for Pentecostal Studies, forthcoming ? BRAGA, Henriqueta Rosa Fernandes. Música sacra evangélica no Brasil: contribuição à sua história. Rio de Janeiro: Kosmos, 1961. p. 221? Christian Congregation in The United States (julho de 1998). Hymns of Praise and Supplication to God 1st Printing ed. The United States of America: ©C.C.U.S. ? LÉONARD, Émile-G. Iluminismo em um Protestantismo de Constituição Recente no Brasil. ASTE? Nelson, Reed. "Funções Organizacionais do Culto numa Igreja Anarquista." Religião e Sociedade. 12(1): 112-122.? As mulheres não podem ser chamadas de "porteiras" como seus correspondentes masculinos.? Valente, Rubia R. (2015). "From Inception to Present: The Diminshing Role of Women in the Congregação Cristã no Brasil". PNEUMA: The Journal of the Society for Pentecostal Studies, forthcoming. Brill Academic Publishers.? FOESTER, op.cit? «O avanço dos pentecostais». São Paulo: Editora Abril. Veja (219). 62 páginas. 15 de Novembro de 1972 ? Freston, Paul (2004). «1». Evangelicals and Politics in Asia, Africa and Latin America (em inglês) ilustrada, reimpressão ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press. p. 14,20. 360 páginas. ISBN 052160429X ? a b Congregação Cristã no Brasil. Reuniões e ensinamentos Realizadas em Março de 1936. [S.l.: s.n.] ? Freston, Paul (1993). «10». Protetantes e Política no Brasil: Da Constituinte ao Impeachment. 1. Tese de doutorado em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH - Unicamp. Campinas, São Paulo: [s.n.] p. 141. 303 páginas ? «Religiosos se adaptam e levam igreja para celular: "tem de se reinventar"». UOL. 7 de abril de 2020. Consultado em 25 de maio de 2020 ? «Lives religiosas batem recorde na pandemia com ajuda de padres cantores; veja como assistir». Exame. 8 de maio de 2020. 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Na Austrália, o nome "Christian Congregation in Australia pertence a uma denominação não relacionada com as Congregações Cristãs no mundoLigações externas[editar | editar código-fonte]O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Congregação Cristã no BrasilDenominações protestantes no BrasilProtestantismo no BrasilProtestantismo clássicoLuteranasAnglicanasCalvinistas clássicasAnabatistasProtestantismo tardioPuritanasPresbiterianasCongregacionaisOutrasBatistasMetodistasOutrasPentecostaisPentecostais clássicasAssembleias de DeusOutrasDeuteropentecostaisNeopentecostaisPentecostais reformadasRestauracionismoCampbelitasAdventismoCongregação CristãDoutrina1.Bíblia · 2.Deus · 3.Jesus Cristo · 4.Diabo · 5.Justificação pela fé · 6.Batismo · 7.Batismo no Espírito Santo · 8.Santa Ceia · 9.Abstinência do pecado · 10.Cura pela fé · 11.Segunda vinda de Cristo · 12.RessurreiçãoCultoLiturgia Livre · Canto congregacional · Oração · Véu · Testemunho · Leitura bíblica · Pregação · Benção apostólica · Ósculo santoMinistérioAncião · Diácono · Cooperador do Ofício MinisterialPresença globalÁfrica do Sul · Brasil · Estados Unidos · Irlanda · Moçambique · Paraguai · PortugalPessoasLouis Francescon · Giacomo Lombardi · William H. 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