Velho da Taipa -- Estações Ferroviárias do Estado de Minas Gerais - - Home Estações...Velho da Taipa -- Estações Ferroviárias do Estado de Minas Gerais - - Home Estações - S.Paulo A B C D E F G H I JK L M N O P Q R S T U VXY Mogiana em MG Siga a linha: Estações da linha . Cardosos Velho da Taipa Engenheiro Bourdot . Entroncamento com o Ramal de Paracatu: Água Suja Velho da Taipa Leandro Ferreira . ESTIVE NO LOCAL: NÃO ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO ÚLTIMA VEZ: N/D . Em outros estados: AL AP BA CE ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RS SE SC SP Sobre o autor Links E. F. Oeste de Minas (1891-1931) Rede Mineira de Viação (1931-1965) V. F. Centro-Oeste (1965-1975) RFFSA (1975-1994) VELHO DA TAIPA (antiga MARTINHO DE CAMPOS) Município de Pitangui, MG Linha do Paraopeba - km 436,928 (1960) MG-1163 Altitude: 585 m Inauguração: 01.07.1891 Uso atual: desconhecido (2017) sem trilhos Data de construção do prédio atual: n/d HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as esta??es de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada at? S?o Jo?o Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mour?o em 1887, onde havia uma bifurca??o, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela sa?am diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em peda?os, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o ?ltimo, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exce??o do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade at? hoje. Tamb?m se conserva o trecho Aureliano-Divin?polis, ampliado para bitola m?trica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. A ESTAÇÃO: Ant?nio Rodrigues Velho, figura legend?ria, conhecida tamb?m pelo nome de Velho da Taipa, foi um dos primeiros bandeirantes a chegarem a Pitangui, depois dos primeiros sucessos na Guerra dos Emboabas. Descendente de bandeirantes, tornou-se capit?o-mor de Pitangui e, na 1? C?mara da vila, tornou-se seu juiz ordin?rio. A estação que levou o nome pelo qual Antonio era conhecido e foi inaugurada em 1891 pela Oeste de Minas, já teve o nome de Martinho de Campos durante um período. A partir de 1921, a estação, na linha original de bitola de 76 cm da EFOM, passou a ser o ponto de saída da linha da E. F. Paracatu, de bitola métrica, que atingiu, em seu ponto máximo, Barra do Funchal, em 1937, sem jamais ter alcançado a cidade de Paracatu. Nessa época o trecho já era parte da Rede Mineira de Viação e seria ligado a Azurita, na linha que ligava Belo Horizonte a Garças de Minas. "O local ? bonito, ?s margens do Rio Par?, a ocupa??o humana desordenada ainda n?o ? t?o agressiva. Um local me contou que o pol?tico Jo?o Leite, deputado a antigo goleiro do Atl?tico Mineiro, estaria angariando recursos para a reforma do pr?dio" (Gutierrez L. Coelho, 11/2003). O incrível é que, depois de tantos anos, ainda se podia ler no dístico, abaixo das letras já meio apagadas onde se lê embaixo da pintura de Velho da Taipa, o nome Martinho de Campos, apagado. Em 2010, a estação já aparece reformada. Em 2017, estava muito bem conservada externamente, mas seu uso era-me desconhecido. ACIMA: Mapa de parte do município de Pitangui, em 1958. A estação de Velho da Taipa é o ponto de cruzamento das linhas de Barra do Paraopeba (bitola 0,76 m, de sul a norte) e do ramal de Paracatu (linha métrica, de leste a oeste). Pouco além, o ramal Água Suja-Pitangui (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958). ABAIXO: Procissão saindo da estação (ao fundo, à direita) em Velho da Taipa. Parece anos 1950-50 (Autor desconhecido). ACIMA: A estação em 1982, ainda com os trilhos do ramal de Paracatu (Foto Robson Rodrigues Santiago). (Fontes: Alejandro Polvorines; Vandeir Santos; Robson Rodrigues Santiago; Nicodemos Rosa; Gutierrez L. Coelho; Bruno Nascimento Campos; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) A estação em julho de 1982. Foto Robson Rodrigues Santiago A estação ainda com trilhos, provavelmente anos 1980. Foto cedida por Bruno Campos A estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho A estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho A estação em julho de 2010. Foto Nicodemos Rosa A estação em 27/8/2017. Foto Alejandro Polvorines Atualização: 03.11.2017 Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht. Ver mais
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