Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia – Psicologia MSN – Tudo sobre Psicologia - - (11) 9...Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia – Psicologia MSN – Tudo sobre Psicologia - - (11) 9 8415-6913 [email protected] 0 Itens Escolha uma Página Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia por Professor Felipe de Souza | Dinheiro e Profissão Entenda o que é cada faculdade, a duração e o mercado de trabalho.Olá amigos!Uma querida leitora me sugeriu este tema a partir do texto – O que é psicopedagogia? Graduação, Pós-Graduação e Profissão. Neste texto, portanto, vamos falar sobre as diferenças (e semelhanças) entre a faculdade de pedagogia, psicologia e a área que reúne as duas faculdades, a psico-pedagogia.Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia1) PedagogiaBem, quem por ventura não tiver nenhuma ideia do que é a faculdade de pedagogia começará a entender se visualizarmos o nome do curso fora do país. Na maioria dos países, a faculdade de pedagogia é chamada de faculdade de educação. Aqui no Brasil, as pós-graduações em pedagogia geralmente levam o nome Educação, por exemplo, Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Educação.A palavra Pedagogia é grega, paidós (criança) e agogé (condução). O mestre, o professor, o guia, o preceptor era então o ??????????, Pedagogo, aquele que levava, aquele que conduzia a criança até o paedagogium, a escola. Portanto, a faculdade de pedagogia é a faculdade que envolve a educação, especialmente a educação infantil. Forma professores para lecionar no Ensino Fundamental, por exemplo, para ensinar as crianças a ler e a escrever. Mas, claro, não se limita à educação infantil (embora a graduação seja bastante voltada a esse fim) e também possibilita a atuação em outros contextos como empresas e hospitais.Os cursos de pós-graduação, tanto de especialização como de mestrado e doutorado, voltam-se para questões mais amplas e que podem envolver aspectos da educação no Ensino Médio ou Superior.Em geral, a faculdade de pedagogia tem duração de 4 anos.2) PsicologiaPsicologia é também uma palavra grega e designa o estudo (logia, de logos) da psique (alma). De forma que se formos ao pé da letra definiremos a psicologia como o estudo da alma. É claro que com a separação da filosofia e ciência e da ciência e religião, houve um salto e a palavra psique perdeu a sua conotação religiosa ou metafísica.Por isso, é mais próxima da verdade a definição da psicologia como a ciência que estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos do ser humano, individualmente ou em grupo.Com esta definição, veremos que a psicologia é uma área incrivelmente ampla. Gosto de dizer que aonde estiver um ser humano, a psicologia pode estar presente. E esta presença se faz sentir, também, na educação. Todos os cursos de licenciatura tem pelos menos uma disciplina de Psicologia da Educação. E é nesse ponto que a psicologia se aproxima da pedagogia. 3) PsicopedagogiaA psicopedagogia, portanto, é a área que reúne os estudos da psicologia e da pedagogia. Existe um debate em nosso país se a psicopedagogia deveria ser uma profissão à parte, desvinculada da necessidade de se cursar a faculdade de pedagogia ou a faculdade de psicologia. Não existe consenso. Alguns defendem que sim, outros que não.Com a criação de cursos de graduação de psicopedagogia (antes só haviam pós-graduações), este debate necessita de uma resposta. Afinal, uma pessoa formada como psicopedagoga, na graduação, terá o registro no Conselho Federal de Psicologia?ConclusãoDe uma maneira ampla, então, podemos definir a faculdade de pedagogia como a faculdade que estuda a educação e a faculdade de psicologia como a faculdade que estuda o comportamento, em geral, inclusive, a educação.Como são faculdades relativamente próximas, muitas das disciplinas estudadas em uma faculdade também são estudadas na outra. Tanto é que a pessoa formada em pedagogia – o curso de menor duração – poderá fazer a faculdade de psicologia em muito menos tempo do que se fizesse esta faculdade direto. Assim, em vez de cursar 5 anos, pode eliminar matérias e cursar em menos tempo (algo entre 3 anos e 3 anos e meio dependo do que a faculdade vai aceitar como matéria já cursada).E o inverso também é verdade. Uma pessoa formada em psicologia pode se formar em pedagogia em menos tempo. Imagino algo em torno de 2 a 2 anos e meio.Enquanto fazia a faculdade de psicologia, era muito comum termos colegas da graduação em pedagogia fazendo matérias eletivas para depois ou entrarem com o pedido de transferência ou fazer a faculdade de psicologia em ainda menos tempo após concluída a graduação em pedagogia.A psicopedagogia é na maioria das vezes uma pós-graduação, que está aberta tanto para psicólogos como para psicopedagogos ou fonoaudiólogos. Em um resumo bastante resumido, podemos dizer que a psicopedagogia abre novas áreas para estes profissionais, a psicopedagogia clínica ou institucional, e aprofunda os estudos da psicologia clínica voltadas para os problemas de aprendizagem. Importante notar que não se reduz ao trabalho dentro de um consultório, podendo abarcar também a atuação em outros locais como hospitais, instituições, empresas e, é claro, na escola e organizações educacionais.Recomendamos – Curso PsicopedagogiaDúvidas, sugestões, comentários e complementações, por favor, escreva abaixo! Nos ajude a divulgar! Compartilhe: RelacionadoProfessor Felipe de SouzaPsicólogo Clínico e Online (CRP 04/25443), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. 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Assim, podemos dizer que existem diversas teorias que podem dar suporte para as concepções sobre o indivíduo, ok?A psicologia, como disse no texto, é muito ampla e encontramos de tudo, desde linhas que focam no estudo em laboratório e com grupos-controle aos moldes de medicina a teorias que buscam estudar a transcendência, os estados ótimos da psique, a psicologia positiva, etc e muitos matizes no meio de um extremo a outro. Atenciosamente, Felipe de Souza Renata em 17 de abril de 2015 às 14:55 Olá Felipe! Considere todas as bençãos de que desfruta e as concessões que lhe são colocadas à disposição quando escreve um texto que vai de encontro com o que alguém precisa ler… Não é somente saber, não é somente conhecimento…é acima de tudo DOM. Obrigada pela dedicação com que você elabora seu trabalho! Aprendemos muito e o tempo todo!Abraços Raquel em 17 de abril de 2015 às 16:41 Como sempre um excelente texto! Pensando no ideal: Já imaginou toda escola abraçar um psicólogo. Na minha opinião o acompanhamento psicológico no período escolar ajudaria bastante na superação de “n” dificuldades de aprendizagem.Nesse sentido o ganho dessas duas formações seriam potencializados, Pedagogos e Psicólogos trabalhando juntos, não acha? Depois do meu curso de Pedagogia comecei a gostar de Psicologia e Psicanálise, não é atoa que estou sempre por aqui aprendendo com você. Abs, Professor Felipe de Souza em 17 de abril de 2015 às 17:17 Obrigado Renata! :) Professor Felipe de Souza em 17 de abril de 2015 às 17:20 Verdade Raquel! Um trabalho feito com dedicação, unindo as duas áreas, seria fantástico para qualquer escola ou instituição! Kátia Giani Estrada Laviola em 17 de abril de 2015 às 20:39 Sou graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicomotricidade. Aos poucos me apaixonei pela Psicologia. Hoje estive numa Universidade procurando saber quantas matérias eu poderia eliminar no cuuso de Psicologia, uma vez que sou graduada em Pedagogia. Saí inconformada com a informacao que recebi da universidade. Me disseram que quase nenhuma matéria eu eliminaria. Tem algum fundamento esta resposta? Professor Felipe de Souza em 17 de abril de 2015 às 21:25 Olá Kátia, Então, depende realmente da faculdade para a qual você vai se dirigir. Se for uma faculdade particular, infelizmente, é muito comum que eles queiram que você faça o maior número de matérias possíveis para ficar mais tempo e pagar mais. Às vezes também acontecem alguns conflitos por questões burocráticas, por exemplo, ter o título da matéria diferente. Atenciosamente, Felipe de Souza Rodrigo Rios em 19 de abril de 2015 às 15:25 “Afinal, uma pessoa formada como psicopedagoga, na graduação, terá o registro no Conselho Federal de Psicologia?” É claro que não, deve haver a criação (ou reformulação) de outro conselho, quem é psicopedagogo não tem que ter registro no conselho de psicologia, afinal é Psicopedagogo, e não é mais nem menos importante que um psicólogo ou pedagogo. Ou cria-se uma unificação de mais de um curso dentro do mesmo conselho (como é o caso do Confea) especificando a formação, ou cria-se um conselho para Psicopedagogos, mas não é justo uma categoria ser incorporada num conselho de outra categoria simplesmente pelo fato de haver algumas semelhanças entre as graduações. Eu consigo estabelecer semelhanças entre matemática e história ou engenharia ou biologia, por exemplo. Posso participar desses outros conselhos? Ah, semelhanças à parte e mais respeito às diferenças entre as profissões e os profissionais. Filipe Caldas em 19 de abril de 2015 às 15:34 Oi, Felipe !Primeiramente, quero dizer que seu site tem me ajudado muito a entender a profissão que talvez eu escolha para ser a minha (a psicologia), parabéns pelo ótimo trabalho. Sou estudante do ensino médio e ando percebendo que no mercado de trabalho existe um grande preconceito com as mulheres e por isso elas tem menos oportunidade do que homens. Mas como na área da psicologia a grande maioria das profissionais são mulheres, você já sofreu algum tipo de preconceito por ser homem ? Existe algum tipo de preconceito que favoreça um ou outro gênero profissionalmente nesta área ? Professor Felipe de Souza em 19 de abril de 2015 às 16:12 Olá Rodrigo!Esta foi uma pergunta retórica no texto para explicitar apenas uma das questões presentes na definição da profissão do psicopedagogo. Como até bem pouco tempo atrás o psicopedagogo era antes de ser um psicopedagogo um profissional de outra área (especialmente pedagogia, psicologia, fonaudiologia e licenciaturas), já havia uma profissão definida. Agora que estão aparecendo estes cursos de graduação em psicopedagogia, o debate ainda está aberto e a PL que regulamenta a profissão à parte do psicopedagogo ainda não foi totalmente apreciada. Portanto, pensar se sim ou não, se há a necessidade de um conselho à parte (a pedagogia por exemplo não tem um Conselho e é uma graduação tão antiga quanto a psicologia) são só alguns dos tópicos que estão em pauta, ok?Atenciosamente, Feliep de Souza Professor Felipe de Souza em 19 de abril de 2015 às 16:30 Olá Filipe!Eu particularmente nunca notei nenhum tipo de preconceito. A proporção é de cerca de 1 homem para cada 9 mulheres. Às vezes na graduação dá alguma diferença para mais. Mas enfim, a sociedade em geral ainda é bastante machista, então, mesmo com esta proporção bem maior de mulheres, ainda cabe à elas buscar salários e condições melhores. Agora, por exemplo, na psicologia clínica, é comum que um paciente tenha preferencia por um outro gênero. Seria como uma mulher em busca de um médico ginecologista. Algumas preferem mulheres, outras já não se importam ou até preferem que sejam homens. Atenciosamente, Felipe de Souza JUVENILDES TORRES DA SILVA em 19 de abril de 2015 às 22:07 Olá, gente querida!Sou psicopedagoga , gostei muito dos textos referente as graduações. Gostaria que falasse mais sobre a psicopedagogia. Atenciosamente, Juvenildes Torres Professor Felipe de Souza em 20 de abril de 2015 às 8:31 Olá Juvenildes!Mais para frente vamos falar sim, ok? Obrigado por comentar!Atenciosamente, Felipe de Souza Antonio Artenio Leopoldino Mesquita em 20 de abril de 2015 às 21:51 Sou pedagogo e psicopedagogo e gostei muito das explicações. Bruno Leonardo em 21 de abril de 2015 às 22:36 Olá professor Felipe! Gostei do seu texto, mas gostaria de fazer algumas observações significativas concernente à Psicopedagogia:Você diz no seu texto que a Psicopedagogia “…é a área que reúne os estudos da psicologia e da pedagogia.” Essa afirmação está parcialmente certa! Mas a Psicopedagogia vai muito além disso! Antes de tudo é bom deixar bem claro e entendido que a Psicopedagogia NÃO É a união da Pedagogia e da Psicologia. É bem verdade que a Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar. Reconhecer tal caráter significa admitir a sua especificidade enquanto área de estudos, uma vez que, buscando conhecimentos em outros campos, cria o seu próprio objeto, condição essencial da interdisciplinaridade. Ao admitir essa interseção, não nos resta outra alternativa senão abandonarmos a ideia de tratar a Psicopedagogia apenas como aplicação da psicologia à pedagogia, pois, ainda que se tratasse de recorrer apenas a estas duas áreas (o que não creio) na solução da problemática que lhe deu origem (os problemas de aprendizagem), não seria como mera aplicação de uma à outra, mas sim como constituição de uma nova área que, recorrendo aos conhecimentos dessas duas, pensa o seu objeto de estudo a partir de um corpo teórico próprio, ou melhor, que busca se formar.Do seu parentesco com a pedagogia, a Psicopedagogia traz as indefinições e contradições de uma ciência cujos limites são os da própria vida humana. Envolve simultaneamente, a meu juízo, o social e o individual em processos tanto transformadores quanto reprodutores. Da psicologia, a Psicopedagogia herda o velho problema do paralelismo psicofísico, um dualismo que ora privilegia o físico (observável), ora o psíquico (a consciência).Essas duas áreas não são suficientes para aprender o objeto apreender o objeto de estudo da Psicopedagogia (o processo de aprendizagem e suas variáveis) e nortear a sua prática. Dessa forma, recorre-se a outras áreas, como a filosofia, a neurologia, a sociologia, a linguística, e a psicanálise, no sentido de alcançar compreensão desse processo. O objeto central de estudo da Psicopedagogia é a Aprendizagem Humana, em seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento.A Psicopedagogia estudo o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.Ainda que o sejam muitos os obstáculos, a Psicopedagogia se constrói incessantemente, como que voltando para si aquilo que se propõe: auxiliar o ser humano a superar-se nas adversidades por meio da aprendizagem. Assim, aprende a Psicopedagogia que argumentar sobre seu direito de existir já é prova de sua existência. Sabe-se existindo, consciente de sua responsabilidade, reivindica tenazmente espaço para sua autoria. Espero ter acrescentando a todos mais conhecimento sobre essa área de conhecimento.Bruno Leonardo – Graduando em Psicopedagogia na Universidade Federal da Paraíba.(Referência: BOSSA, Nadia A. A PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL: contribuições a partir da prática.) Professor Felipe de Souza em 21 de abril de 2015 às 23:54 Olá Bruno!Obrigado pela complementação! Depois se quiser nos contar um pouco mais sobre como é a graduação, estamos abertos, ok?! :)Atenciosamente, Felipe de Souza Giane Santos em 22 de abril de 2015 às 11:26 Bom dia! Nossa, muito bom ler todos os comentários. Obrigada por informações tão fáceis de serem assimiladas. Professor Felipe, sou graduada em Letras e em Pedagogia, com pós- graduação em psicopedagogia clínica e institucional. Gostaria de saber se já existe uma lei que dá registro ao profissional da área. Obrigada! Professor Felipe de Souza em 22 de abril de 2015 às 11:55 Olá Giane!Obrigado!Até onde sei não foi completamente apreciada. Pesquise sempre pelo Projeto de Lei Complementar (PLC 31/10). Atenciosamente, Felipe de Souza Karine em 24 de abril de 2015 às 22:03 Olá Felipe! Estou cursando o segundo período de psicologia e tenho buscado conhecimentos na área neuropsicologia. Gostaria de num futuro próximo… Rsrsrs, realizar um trabalho unindo a neuropsicologia e a psicopedagia. Vão surgindo dúvidas, e se for possível abordar a diferença entre a neurociência e neuropsicologia neste mesmo formato de texto? As faculdades em sim, o que faz cada uma, entre outros. Desde já agradeço toda sua dedicação aos assuntos aqui abordados. O que tem me auxiliado nas percepções e compreensões da graduação. Gizele Guimarães em 24 de abril de 2015 às 22:10 Olá Filipe! Sou estudante de psicologia. Sempre acompanho seus textos que são ótimos e me dá uma percepção incrível da psicologia em sua diversas áreas. Sou apaixonada pelo meu curso, e fico muito feliz quando vejo profissionais de psicologia tão dedicados como você. Trabalho em uma escola da rede municipal e vejo o quando os alunos precisam de um profissional de psicologia para dar suporte em seu aprendizado. Acredito que unindo essas áreas o aprendizado será sólido. Parabéns pela disponibilidade de nos enriquecer com seus textos. Professor Felipe de Souza em 25 de abril de 2015 às 8:12 Olá Karine!Veja aqui – O que é neurociência? O que é neuropsicologia?Atenciosamente, Felipe de Souza Professor Felipe de Souza em 25 de abril de 2015 às 8:13 Olá Gizele!Obrigado querida! Fico muito feliz com sua avaliação, ainda mais por vir de uma futura colega de profissão! :)Atencisoamente, Felipe de Souza Mércia Cardoso em 25 de maio de 2015 às 20:37 Olá Felipe! Uma dúvida… É possível relacionar Pedagogia com Coaching? Professor Felipe de Souza em 26 de maio de 2015 às 17:01 Olá Mércia!Sim! Imagino que sim! Em uma análise mais ampla Coaching quer dizer treinamento e pedagogia – como educação – também é um treinamento, não é mesmo?Lembrando que o Coaching não está fechado apenas para atuação e estudo de profissionais da psicologia. Atenciosamente, Felipe de Souza elma em 6 de junho de 2015 às 6:38 Olá! Curso Psicologia e já cursei Pedagogia, por isso discordo do texto quando diz que parte das disciplinas de uma é comum a outra. Psicologia tem uma grade muito específica, e mais voltada á saúde, enquanto pedagogia, óbvio, à educação. Outra questão muitos psicopedagogos vivem tentando agir como psicólogos, quando na verdade não são, pois a esses competem questões ligadas à aprendizagem , já a psicologia vai bem mais além. Professor Felipe de Souza em 6 de junho de 2015 às 13:59 Olá Elma, A psicologia também possui uma forte vertente voltada para a educação e a aprendizagem. Não fiz um levantamento exato, mas imagino que 20% das matérias sejam comuns: psicologia do desenvolvimento, psicologia da educação (ou escolar), problemas de aprendizagem, etc. Além das disciplinas iniciais como Introdução à Filosofia, Sociologia…Atenciosamente, Felipe de Souza ducarmo em 21 de agosto de 2015 às 21:16 Olá Felipe ! sou graduada em pedagogia e estou fazendo pós em psicopedagogia mais tenho desejo de cursa psicologia. Glauciane em 23 de setembro de 2015 às 17:55 Muito Bom Dia Felipe. Gostaria de saber se eu posso dar aulas para crianças se eu fizer pós em psicopedagogia. Obrigada. Sabrina torres Woltmann em 2 de outubro de 2015 às 7:18 Gostaria de saber se quem cursou a Faculdade de Terapia Ocupacional tem aproveitamento se reingressar na Pedagogia. Professor Felipe de Souza em 8 de outubro de 2015 às 20:32 Olá Sabrina!Em geral as faculdades possibilitam o aproveitamento. Mas a quantidade e o que vai ser aproveitado vai variar de faculdade para faculdade. Atenciosamente, Felipe de Souza Karine Oliveira em 23 de outubro de 2015 às 1:07 Olá! Sou formada em pedagogia, curso pós-graduação em psicopedagogia clínica hospitalar, me interessei muito por uma pós em neuropsicologia. Gostaria de saber mais sobre a aplicação da neuropsicologia na prática pedagógica. Professor Felipe de Souza em 10 de novembro de 2015 às 13:23 Olá Glauciane, Em princípio, para dar aulas para crianças é preciso ter a graduação em pedagogia. Na prática, entretanto, é comum que as escolas contratem profissionais que nem sempre tem essa formação, devido à dificuldade de encontrar profissionais, ok?Atenciosamente, Felipe de Souza Professor Felipe de Souza em 10 de novembro de 2015 às 13:53 Olá Karine, Infelizmente eu não conheço o suficiente desta aplicação da neuropsicologia, ok?Atenciosamente, Felipe de Souza Francieli Oliveira em 3 de janeiro de 2016 às 22:35 Olá Felipe, como vai? Me chamo Francieli, tenho 22 anos e estou em meu último ano da faculdade de Pedagogia, devido ao fato de ter ganho uma bolsa integral. Porém, sempre me interessei muito pela Psicologia. Hoje meu dilema está em: ingressar na faculdade de Psico ou fazer uma pós graduação em Psicopedagogia. Não idealizei ao certo a minha área de atuação, gostaria muito de uma orientação quanto aos prós e contras de ambas, se possível. Agradeço desde já sua atenção e claro, por esse texto tão esclarecedor. Atenciosamente, Francieli Oliveira Professor Felipe de Souza em 4 de janeiro de 2016 às 12:00 Francieli, Sugiro que você pesquise as atuações da psicologia e da psicopedagogia com mais calma e avalie questões concretas como:– o tempo (a faculdade vai durar 4 a 5 anos, você poderá eliminar algumas matérias; enquanto que a pós vai durar 2); – os custos financeiros e de tempo – e principalmente: comparar as possibilidades de atuação com o que você desejar realizar profissionalmente. Atenciosamente, Felipe de Souza Janaína em 27 de janeiro de 2016 às 2:11 Olá vo fazer pedagogia e depois quero fazer uma outra faculdade como psicologia acham que devo começar com pedagogia ? Professor Felipe de Souza em 27 de janeiro de 2016 às 16:25 Olá Janaína, Bem, esta resposta só você mesma pode dar. Atenciosamente, Felipe de Souza Mércia Cardoso em 8 de março de 2016 às 20:23 Olá Felipe tudo bom?Irei começar um projeto de pesquisa, o tema é: Psicologia, Aprendizagem e Educação: aspectos psicopedagógicos e psicossociais. vejo que o tema central é sobre a psicopedagogia, então será que o sr. poderia dar me uma dica de livros ou artigos relacionado ao assunto?! Ficarei grataBoa noite Professor Felipe de Souza em 10 de março de 2016 às 11:28 Mércia, O que recomendo é o nosso Curso Como sobreviver ao TCC, com dicas sobre como realizar uma pesquisa: http://www.psicologiamsn.com/produto/ebook-como-sobreviver-ao-tccOu o nosso Curso 100 Técnicas de Estudo http://www.psicologiamsn.com/produto/ebook-como-sobreviver-ao-tcc Rosângela em 13 de março de 2016 às 16:56 Excelente o texto. Muito esclarecedor. Parabéns! Mércia Cardoso em 18 de março de 2016 às 22:59 Obrigada Felipe! Grata [email protected] em 13 de abril de 2016 às 11:26 Corrigindo: Gostaria de obter sugestões de vídeos e texto com base a disciplina de Neurológicas e Psicológicas. Ficarei agradecido rafaela romano em 19 de outubro de 2016 às 9:10 Olá Felipe estou fazendo a graduação em psicopedagogia….Mais ênfase uma areia que tem muita teoria aí estou em dúvida se eu troco de curso faço pedagogia que eu sempre quis fazer ?? Professor Felipe de Souza em 25 de outubro de 2016 às 10:21 Olá Rafaela, A pedagogia também tem muita teoria. Mas depois tem bastante prática. O que te interessa nessa área? Jaqueline Linos em 27 de dezembro de 2016 às 12:10 Ola Felipe, sou graduada em Pedagogia e vou começar uma pós em psicopedagógia, porém sonho em cursar psicologia, obrigada pelo texto super esclarecedor. Bárbara Alves em 23 de fevereiro de 2017 às 12:21 Boa tarde. Sou Psicóloga e mestre em psicologia. Encontrei seu texto porque estou em busca de informações sobre Segunda Licenciatura em Pedagogia. Estou querendo ingressar na docência infantil, mas iniciar outra graduação leva mais tempo. Encontrei sobre essa licenciatura pra profissionais já formado, porém só existe o curso a distância, e gostaria de saber se você tem alguma informação e o que valeria mais a pena para mim, uma graduação de pedagogia, ou essa segunda licenciatura já supriria minha necessidade de ter um titulo de pedagoga para poder lecionar no ensino infantil?! Desde já agradeço a atenção. Professor Felipe de Souza em 1 de março de 2017 às 9:02 Olá Bárbara, Creio que para docência infantil é mais interessante a graduação em pedagogia, que também existe online. Trackbacks/Pingbacks isabel marant shoes sneakers - isabel marant shoes sneakers Oi, Quel. O blog não me deixa responder a sua resposta, mas, de qualquer forma,… Enviar Comentário Cancelar resposta O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Comentário Nome * E-mail * Site Notifique-me sobre novos comentários por e-mail. Notifique-me sobre novas publicações por e-mail. 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Espaço Psi Méier - - Espaço Psi Méier Psicologia e Psicopedagogia , sábado, 17 de junho de 2017 Acompanhe minhas pos...Espaço Psi Méier - - Espaço Psi Méier Psicologia e Psicopedagogia , sábado, 17 de junho de 2017 Acompanhe minhas postagens no Instagram acesse o link: https://www.instagram.com/regina.bandrade/?hl=pt-br Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs10:50:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 26 de dezembro de 2016 Feliz Natal e um 2017 carregado de felicidade. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs5:36:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 7 de setembro de 2016 Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs11:26:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:pensamento,tangram quinta-feira, 18 de agosto de 2016 Vida de criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs7:23:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Vida de criançaMémória.A retenção e a memória visual, devem estar suficientemente desenvovidas de modo a assegurar o sucesso na leitura e em tarefas relacionadas de aprendizagem abstrata. A criança deve praticar a memorização do material,através de indicação, emparelhamento e descrição verbal de memória.Atividades: *Mostrar e esconder ; Colocar diferentes objetos sobre a mesa. Depois disto, dar um pequeno tempo para ela ficar olhando. A criança vira de costas, e uma peça é retirada e colocada em uma caixa com vários objetos. A criança deverá virar-se e encontrar o objeto que está faltando. * Colocar cinco ou seis bonecos, índios, soldados, etc, sobre a mesa. Cobrir os objetos e mostrar a criança um outro boneco quaquer, igual aos que foram cobertos, por alguns segundos.Remover este último boneco, descobrir os objetos originais e pedir que a criança indique o par. *Seguência de objetos. colocar vários cartões ou figuras sobre a mesa. Os cartões são retirados , embaralhados e devolvidos a criança para que coloque novamente, de acordo com a ordem e sequência original. *Personagens de desenho.Recortar e apresentar diferentes poses de um personagem. Mostrar, por breve instante, uma cópia, e depois retirá-la. Pedir que a criança reproduza o movimento apresentado. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs7:20:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:´memória,retençãoVida de Criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs6:50:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMedo Usei esse conto para trabalhar com as crianças. Retirei da internet as imagens e a medida que lia o conto a criança montava o cenário. A partir daí muitas possibilidades de intervenção.Medo de EscuroEra uma vez uma estrela que tinha medo do escuro.- Imagine! - dizia a mãe, uma estrela grande e brilhante. - Isso é possível!?!- Imagine! - exclamava o pai, um estrelão dos mais respeitados.- Imagine! - repetia o sol, o chefe de todas as estrelas.Mas o caso é que aquela estrela tinha medo do escuro.Ela ficava o tempo todo dentro das nuvens, com a luz acesa vendo televisão.Quando o sol ia dormir, ele apagava a luz e abria a porta da noite, por onde as estrelas deviam entrar.- Vamos - dizia a mãe da estrelinha.- Vamos- repetiam as outras estrelas.- Vamos! - ordenava o estrelão, com sua voz grossa.Mas ela não ia.Ficava de luz acesa, às vezes chupando o dedo, com muito medo do escuro.Então, chamaram a lua.A lua era assim muito jeitosa para falar com as estrelinhas.Sabia contar histórias.Sabia falar macio, numa voz que parecia música.E ela foi falar com a estrela que tinha medo do escuro.- Vamos? - chamou.E chamou de um jeito doce.A estrelinha olhou pra lua.Mas não se mexeu.- Olha - disse a lua. Você é uma estrela. E as estrelas devem brilhar.- Mas eu tenho medo do escuro! - disse a estrelinha.- Mas é o escuro que foge de você. - disse a lua.- Como assim? - perguntou a estrelinha.- Quer ver? - disse a lua.E tomou a estrelinha pela mão e saiu do meio das nuvens e entrou pela porta da noite.A estrelinha ia andando e, como não podia deixar de brilhar, o escuro ia ficando cada vez mais longe.Quanto mais ela andava, para mais longe o escuro ia.- Eu não disse? - falou a lua. - O escuro foge de você.A estrelinha sorriu.E não teve mais medo. Medo do Escuro, de Antônio Carlos Pacheco. Série Pique. Ática. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs6:46:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:conto,escuro,Medo quarta-feira, 17 de agosto de 2016 Vida de Criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs1:15:00 PMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Vida de criançaVida de criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs1:13:00 PMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Vida de criança terça-feira, 16 de agosto de 2016 Problemas na alfabetizaçãoSeu filho(a) está com problemas no processo de alfabetização?Alguns fatores podem estar interferindo na aquisição de estruturas para a consolidação desse processo. Entre eles, encontram-se: insegurança, medo, cobranças excessivas, falta de concentração, hiperatividade, problemas metodológicos, etc.A Psicopedagogia contribui para dar suporte à criança nesse processo. Com recursos lúdicos e criativos fornece a base para a passagem por esse estágio com segurança e tranquilidade. Através de jogos, mídias, música, construção de materiais, a criança vai participando do mundo da leitura e da interpretação.Fazer uma investigação e detectar o que está acontecendo é fundamental.Entre em contato Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs8:54:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 28 de março de 2016 A PáscoaFeliz Páscoa Páscoa é renascimento, é passagem, É mudança e transformação, É ser de novo um mesmo ser Que recomeça pela própria libertação. Fica para trás uma vida cheia de poeira E começa agora um novo caminhar Cheio de luz, de fortalecimento, Esperanças renovadas. Um arco-íris rasga o céu e parece Balbuciar que Jesus ressurgiu para nosProvar que o amor incondicional existe, Assim como a vida eterna. Feliz Páscoa! Mensagem retirada do site:http://www.mundodasmensagens.com/mensagens-pascoa/Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs12:48:00 PMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Páscoa quarta-feira, 6 de janeiro de 2016 Para o ano que se inicia. "Pegue as mais belas tintas e pinte uma linda paisagem. Pegue seus mais belos sonhos e construa um castelo. Pegue sua fé e sua esperança e as coloque de sentinela nesse castelo. Peque sua força e seu amor e viva bem neste paraíso construído por você! Não se esqueça: A sua vida tem a cor que você pinta. Seu Castelo tem o tamanho dos seus sonhos, Sua fé e sua esperança têm a dimensão do seu medo e Sua força e seu amor têm a grandeza da sua alma." Feliz 2016 ! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs3:37:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sexta-feira, 25 de dezembro de 2015 É Natal ! O Presente chegou! Viva Jesus! Irradiando luz. Trazendo fé e esperança em dias melhores, com igualdade e fraternidade. Feliz Natal! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs11:50:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 Aguardando o Maior PresenteO Nosso Maior Presente No Consultório aguardando o Maior Presente Quando vai se aproximando o Natal, tudo fica tão diferente! As ruas ficam mais cheias de pessoas, andando atarefadas de um lado para o outro, preocupadas com os presentes. As casas começam a se enfeitar com árvores, luzes coloridas e guirlandas nas portas. As cores, as luzes e os enfeites luminosos, deixam a cidade num clima acolhedor de festa. Músicas natalinas, ao som de harpas antecipam ainda mais a esperança do grande dia. É Natal! Tempo de festejar o nascimento de Jesus, o nosso maior presente. Graça BatituciPostado porPsicologia e Psicopedagogiaàs8:41:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 22 de novembro de 2015 Estimulando a menteAs atividades de intervenção foram construídas para melhorar as funções cognitivas da criança e adolescente.As atividades visam trabalhar as habilidades de atenção, memória , habilidades perceptivas , viso construção espacial, flexibilidade cognitiva , raciocínio lógico, compreensão e produção verbal,entre outras.Essas atividades colaboram para o desenvolvimento da criança e adolescente com sinais de dificuldades de aprendizagem. Seguem algumas atividades realizadas: Dar uma figura para a criança/adolescente e deixá-la explorar. Pedir que observe, pois depois ela deverá responder algumas perguntas. Retirar a figura, após alguns minutos de observação.Fazer perguntas sobre os elementos da figura. (A atividade visa o treino das habilidades de atenção e memória) Nesta atividade apresenta-se uma pequena história com personagens. Pedi-se para a criança/adolescente ler com atenção. Retira-se a história do seu campo de visão. Pede-se para ela construir uma tabela com os elementos da história. Ao final faz-se a conferência com a história. ( A atividade visa treinar habilidades de compreensão verbal, atenção, memória e flexibilidade cognitiva) Outra atividade bem interessante. Escolhe-se um pintor, no caso o escolhido foi Van Gogh. Lê-se uma pequena biografia do pintor. É oferecido uma imagem de uma tela por ele pintada. Pede-se para analisar , observar os detalhes que depois ela deverá reproduzir sem olhar para o desenho. (A atividade visa treinar as habilidades de compreensão verbal, atenção, memória, flexibilidade cognitiva) Oferecer o desenho e fazer perguntas para que ela possa analisar e responder.(Esta atividade visa treinar habilidades de atenção e raciocínio matemático) Organizar figuras seguindo uma ordem cronológica e depois criar uma história. ( A atividade visa o treino das habilidades de atenção, memória, construção espacial e flexibilidade cognitiva) Trabalhar com Sudoku também é muito interessante, pois desenvolve várias habilidades que a criança/adolescente precisa para superar as dificuldades de aprendizagem. Este é feito com imagens, que proporciona um prazer maior na realização da tarefa. ( Treina as habilidades de atenção, memória e raciocínio lógico) Usar o tangram também é um recurso muito bom. A leitura da lenda do tangram, e posteriormente pedir para reproduzir imagens, utilizando figuras geométricas, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança/adolescente. (Treina a compreensão verbal, atenção difusa e concentrada, orientação espacial e flexibilidade cognitiva) Estas são algumas atividades usadas para o desenvolvimento da criança/adolescente, que visam dirimir as dificuldades de aprendizagem. Posteriormente apresentarei outras atividades que facilitem ao desenvolvimento das mesmas. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs10:42:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Atividade de Estimulação,Dificuldades de Aprendizagem segunda-feira, 12 de outubro de 2015 Feliz Dia das Crianças! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs5:28:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 30 de agosto de 2015 Brincando de amarelinhaO trabalho com amarelinha é muito rico. Estimula a coordenação motora e lateralidade.Trabalha a noção espacial e de organização.Desenvolve concentração e percepção e equilíbrio Propicia o trabalho com números em ordem crescente e decrescente e também a identificar cores e formas geométricas.Tudo de bom! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs9:19:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Brincadeira,concentração,coordenação motora,cores,equilíbrio,formas,lateralidade,ludico,noção espacial,numeração,organização,percepçãProduzindo frases e textos Muitas vezes observa-se que a criança ou adolescente apresenta dificuldades na linguagem escrita. Quando se trata de elaborar uma frase utiliza-se de palavras rotineiras, escrevendo frases de conteúdo pobre. Muita vezes, a produção de um texto é uma tarefa cansativa , não conseguindo organizar as ideias e demonstrando dificuldade na sequência lógica.O texto é desprovido de conteúdo, não apresentando início, meio e fim. Sabe-se que a leitura , fator principal para uma escrita de qualidade, não demonstra muito interesse , principalmente nos jovens. As tecnologias são mais atraentes, delegando os livros a segundo plano.O que fazer para que crianças e adolescentes possamproduzir textos de qualidade? É importante dar-lhes materiais para que possam criar. Figura, revista, pintura, sucata, dobradura, poesia e inclusive o computador vêm, agregar uma série de possibilidades para iniciar as produções. Os jogos e desafios são bem vindos para serem adicionados aos demais recursos possibilitando a produção. É importante disponibilizar livros, para que possam em determinado momento utilizá-los. Com as crianças esse recurso fica mais fácil , pois além da leitura da história podemos usar fantoches e personagens para trabalhar a história contada. A partir, utilizar jogos de palavras e criação de frases. Uma boa atividade para trabalhar com crianças é utilizar sequência lógica com figuras. Essa atividade organiza as ideias e proporciona a compreensão do antes e do depois. Dar palavras soltas para organizar a frase, proporciona o senso de direção para construção de frases e textos. Com os adolescentes podemos utilizar os livros, também. Podemos ler parágrafos interessantes , de um determinado livro , e utilizá-los para dar opinião, reescrita e atividade artística. Reportagem de jornais que abordem fatos cotidianos, esporte e o universo dos jovens, são recursos a serem utilizados. A utilização de mapas mentais ajuda na organização do pensamento . É um esqueleto para a produção do texto. Muito úteis podem ser usados para organizar os conteúdos dados em sala de aula pelo professor. Existem inúmeros recursos que oportunizam a produção textual. Importante é utilizar recursos que venham de encontro aos interesses da criança ou adolescente. Começar por aquilo que lhes dá prazer, será um bom caminho . Paulatinamente, estarão produzindo frases e textos com segurança e satisfação Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs8:57:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Produção de frases. Produção de textos. Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Psicologia e PsicopedagogiaPsicologia /Psicopedagogia - CRP 057324 *Dificuldades de Aprendizagem ( dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia) *Queixa Escolar (desatenção, desinteresse,desorganização, repetência, esquecimento, hiperatividade) *Dificuldade de Coordenação Motora *Necessidades especiais * Reabilitação Neuropsicológica ( TDAH, AVC, Esquecimento, Alzheimer) Tel: (21) 99319-0781 e-mail: psi.regina@globo.comVisualizar meu perfil completoPsicólogo inscrito no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e apto para exercer a profissão. O acesso à listagem de profissionais cadastrados pode ser feito a partir do site do Conselho www.crprj.org.br(no lado esquerdo - link "Psicólogos Cadastrados")Sala de atendimentoSala de atendimentoHorário de FuncionamentoATENDIMENTO COM HORA MARCADA Segunda- feira : 8 h às 19 hTerça-feira : 8 h às 19 h Quarta-feira: 8 h às 19 hQuinta -feira: 8 h às 19 h Mundo PsicólogosTwitterFollow @psi_reginaTranslateMarcadoresGoogle+ FollowersGoogle+ BadgeAtividades(a)(b)(c)(d)(e)(f)(g)(h)(i)(j)(l)(m)(n)(o)(p)(q)(r)(s)(t)(u)(v)(x)(z)Mais Atividades123456789101112131415161718Me siga no InstagramAtalho do FacebookRegina Lucia B AndradeCriar seu atalhoAtalho do FacebookVida PsiPromova sua página tambémLivros InfantinsDominus Vobiscum Myspace Photo CubeTradutor Translator Widget by Dicas BloggerO Símbolo da PsicologiaClique e leia Butterflies at crazyprofile.com "Eu só posso estar na vida do outro para fazer o bem, para acrescentar, caso contrário, eu sou perfeitamente dispensável." (Fábio de Melo)SeguidoresInternautasContador de VisitasLocal dos visitantes on lineArquivo do blogPesquisar este blogLinks Favoritos :Parcerias:1-Fonoaudióloga Dra. Roberta tel: 2143-34512- Psicologia VivaClube dos Psicólogos3 - VIA 64 - Por uma vida melhor5-Tudo para blog - Clique na imagemAprender :"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende". Leonardo Da Vinci* Cartilha sobre BullyingClique na imagem* Brasil contra a pedofiliaTranstornos de de Aprendizagemclique e assista o vídeoDiscalculiaclique e assista o vídeoTDAH / 1ª parteClique e assista o vídeoTDAH / 2º parteclique a assista o vídeoTDAH/ 3ª parteclique e assista o vídeoMural de recadosCalendário & Hora"Ou você abre o seu coração ou algum cardiologista o fará por você"Para sempre"Eu sou aquela que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."Cora CoralinaAgradeço a sua visita. Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut Ver mais
Mente Integrada - Cursos, Treinamentos e Soluções Educacionais - Mente Integrada Educacional - Consultório de Psicopedag...Mente Integrada - Cursos, Treinamentos e Soluções Educacionais - Mente Integrada Educacional - Consultório de Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Coaching. Cursos e Capacitação Presencial.Planejamento e Projetos Educacionais-Educação Feminina - Consultório | Cursos | Terapias Holísticas | Educação Feminina Unidade 1Unidade 2Livro TDAHArtigosContato Search Unidade 1Unidade 2Livro TDAHArtigosContato Atendimento e sublocação de consultório Espaço destinado ao atendimento com profissionais das áreas de psicopedagogia, psicologia, coaching e fonoaudiologia. Saiba mais. Serviços Cursos presenciais, online, treinamento e consultoria Veja mais » Consultório Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia Veja mais » Locação/Sublocação de Salas Consultório e sala de aula/treinamento Veja mais » Search Ver mais
www.fabianamenezes.com - Principal - - Psicólogo RJ Home Principal Psicóloga RJ Fabiana Menezes Locais d...www.fabianamenezes.com - Principal - - Psicólogo RJ Home Principal Psicóloga RJ Fabiana Menezes Locais de Atendimento Contato FABIANA MENEZES Psicóloga-Psicopedagoga-Psicomotricista "Longe se vaiSonhando demaisMas onde se chega assimVou descobrirO que me faz sentir Eu, caçador de mim." O processo terapêutico proporciona melhora na autoestima, no desenvolvimento psicomotor e no processo ensino- aprendizagem. Muitas vezes, é fundamental para a promoção de saúde e qualidade de vida. A terapia trás equilíbrio, sendo eficaz para casos de síndromedo pânico, transtorno obsessivo compulsivo(TOC),transtornos do desenvolvimento, depressão, falta deobjetivos,entre tantas outras questões que afetam nossasaúde. Marque sua hora e faça uma avaliaçãoO acesso à listagem de profissionais cadastrados no conselho regional de psicologia pode ser feito no site do CRP-RJ. Registro: 05/24436 site: www.fabianamenezes.com e-mail: [email protected] Ver mais
Educação na Atualidade - - Educação na Atualidade quinta-feira, 30 de agosto de 2012 Martinho Lutero: Fundador do prote...Educação na Atualidade - - Educação na Atualidade quinta-feira, 30 de agosto de 2012 Martinho Lutero: Fundador do protestantismo foi um dos responsáveis pela concepção de ensino público que serviu de modelo para a escola moderna no Ocidente Foi de Lutero a ideia de dividir a educação em três grandesciclos (fundamental, médio e superior) Frase de MartinhoLutero: “Quando a escola progride, tudo progride” Martinho Lutero nasceu em 1483 em Eisleben, norte daAlemanha. Seus pais queriam que fosse advogado, mas ele procurou formação nummosteiro em Erfurt. Aos 25 anos, foi para a Universidade de Wittenberg, onde seformou em estudos bíblicos. Numa viagem a Roma, ficou escandalizado com oscostumes do clero. Ao voltar, iniciou carreira de professor e pregador, sobproteção do príncipe Frederico, o Sábio. Em 1517, Lutero publicou suas 95 tesesteológicas. Quatro anos depois foi excomungado pelo papa Leão X e reafirmousuas convicções perante os governantes alemães, na Dieta (reunião parlamentar)de Worms, de onde saiu proscrito. Após um ano refugiado, sob proteção deamigos, retomou a vida religiosa em Wittenberg. Em 1525, casou-se com aex-freira Katherina von Bora. Nas duas últimas décadas de vida, ganhouprestígio popular, enquanto o apoio dos governantes variava com ascircunstâncias. Em 1546, morreu durante visita a sua cidade natal. Movido pela indignação e pela discordância com os costumesda Igreja de seu tempo, o monge alemão Martinho Lutero foi o responsável pelareforma protestante, que originou uma das três grandes vertentes docristianismo (ao lado do catolicismo e da Igreja Ortodoxa). O nascimento doprotestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas. Naeducação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema deensino alemão, que inaugurou a escola moderna. Seus reflexos se estenderam peloOcidente e chegam aos dias de hoje. A ideia da escola pública e para todos, organizada em trêsgrandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útilnasce do projeto educacional de Lutero. “A distinção clara entre a esferaespiritual e as coisas do mundo propiciou um avanço para o conhecimento e oexercício funcional das coisas práticas”, diz o pastor Walter Altmann,presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.Venda de indulgências Embora nunca tivesse planejado uma cisão na Igreja, Luterodedicou a maior parte de sua vida à polêmica doutrinária em torno da fé cristã.Sua produção intelectual foi intensa e erudita, e seus atos, graças aosurgimento da imprensa e do clima de descontentamento social, ganharam vastarepercussão. Apesar da complexidade do cenário, pode-se identificar doisfatores que desencadearam a dissidência de Lutero. O primeiro foi à venda de indulgências pela Igreja. Segundoesse costume, que se iniciou na última fase da Idade Média, os fiéis podiamcomprar, de um representante do clero, parte da absolvição de seus pecados. Aprática era oficial, aprovada pelo papa e vinha acompanhada de um ritualsolene. O comércio de indulgências representava uma espécie de resumo do quehavia de mais condenável no comportamento da Igreja daquele tempo: ganância,ostentação, arbitrariedade e mundanismo. As deturpações do cristianismoincomodavam os poderes locais e repugnavam os intelectuais. Lutero sempre havia pregado contra as indulgências, mas oque o levou a realizar um protesto público, em 1517, foi a venda de uma indulgênciaespecial, que oferecia privilégios específicos, lançada pelo Vaticano parafinanciar a reconstrução da Basílica de São Pedro. Contra ela, Lutero elaborou95 teses, criticando as práticas eclesiásticas, e afixou-as na porta da Igrejado Castelo de Wittenberg. Foi o início do conflito entre o monge alemão e aautoridade papal. Uma nova classe A segunda grande inquietação de Lutero tinha origemdoutrinária e o atormentou durante seus anos de formação. Ele não aceitava oprincípio, então dominante no cristianismo, de que a justiça divina semanifestava, no plano terreno, como um julgamento dos atos dos homens. ParaLutero, isso produzia medo e tornava praticamente impossível o sentimentoespontâneo de amor a Deus. A indignação de Lutero só se dissipou quando, aointerpretar os Evangelhos, concluiu que os homens vivem por uma graça de Deus eque a justiça divina é revelada pela leitura das escrituras, de modo passivo eindependentemente dos méritos ou ações de cada um durante a vida. Foi o que setornou conhecido como doutrina da salvação pela fé. A reivindicação de liberdade para interpretar a Bíbliatornou-se não só um dos pilares da reforma protestante como o princípiofundador do projeto educacional de Lutero, que valorizou a alfabetização e oensino de línguas – e, mais importante, pregou o acesso de todos a esseconhecimento. Os renovadores religiosos defendiam a formação de uma nova classede homens cultos, dando origem ao conceito de utilidade social da educação. Lutero tinha um projeto inovador, mas abominava apossibilidade de se tornar porta-voz de qualquer ideia ou ambiçãorevolucionária. Mesmo assim, o surgimento do protestantismo foi ao encontro dosdesejos da classe economicamente emergente de comerciantes, para quem aeducação representava uma possibilidade de aceitação e ascendência social. Nasprimeiras décadas do século 16, o Sacro Império Romano-Germânico era um mosaicode principados mais ou menos independentes. Os interesses político-econômicosdo imperador, da Igreja e dos príncipes emperravam uns aos outros. Ospríncipes, menos obrigados ao poder papal do que o imperador viram em Lutero uma possibilidade de seafirmar politicamente contra a autoridade central e de contestar os direitos daIgreja sobre riquezas que se encontravam em seus territórios. O fato de Lutero não acreditar que a salvação da almaestivesse vinculada às ações durante a vida não implicava descaso pelas coisasmundanas. Ao separar as esferas do poder espiritual e do poder temporal, olíder religioso alemão atribuía ao último a responsabilidade de administraçãoda vontade de Deus – por isso a obediência civil seria um dever moral e arebelião um pecado. “A ligação entre os dois mundos é a fé, porque os que creemsão também vocacionados para servir o próximo na sociedade”, afirma o pastorWalter Altmann. Instrução para fortalecer a cidade Tão importante quanto Lutero para a educação foi PhilippMelanchthon (1497-1560). Durante o período que Lutero passou impedido de semanifestar publicamente, Melanchthon foi o porta-voz da causa reformista e seencarregou de reorganizar as igrejas dos principados que aderiram aoluteranismo. Esse trabalho resultou no projeto de criação de um sistema deescolas públicas, depois copiado em quase toda a Alemanha. A reforma dainstrução era uma das principais reivindicações das camadas mais pobres dapopulação, insatisfeitas com as más condições de vida e com o ensino escasso eineficaz oferecido pela Igreja. Esses foram alguns dos motivos da revoltaarmada dos camponeses, sangrentamente reprimida em 1525. Tanto Melanchthonquanto Lutero viam na educação um assunto do interesse dos governantes. “Amaior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos”, escreveu Lutero.Para isso, foi criado um sistema que atendia à finalidade de preparar para otrabalho e à possibilidade de prosseguir os estudos para elevação cultural. Ocurrículo era baseado nas ciências humanas, com ênfase na história. Para pensar A criação de uma rede de ensino público foi planejada pelosreformadores luteranos a pedido de governantes que perceberam a urgência deoferecer instrução ao povo. O interesse dos príncipes era fortalecer seusdomínios num tempo de constantes hostilidades entre os Estados. “Luteroargumentou que o dinheiro investido em educação seria menor que o gasto comarmas e traria mais benefícios”, diz o pastor Altmann. E hoje, que argumento poderíamos utilizar a favor da educação para todos? Postado porElizabeth QuadrosNenhum comentário: quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 Os 3 Ds do AprendizadoVocê sabe andar de bicicleta? Pois é, é tão fácil, não é mesmo? Mas, você lembra do longo e desgastante processo da aprendizagem? do primeiro triciclo, depois aquela bicicleta com rodinhas atrás, até o pai tirar as rodinhas e segurar no banco onde você estava sentado, e finalmente o dia glorioso quando o seu pai lhe disse, para seu susto:- Agora, você está por sua conta e risco!Você se recorda do frio que sentiu na barriga? de como os seus braços vacilaram naquela derradeira hora, quando a bicicleta rapidamente derrapou, até que, alguns segundos após, você retomou o controle para nunca mais perder o equilíbrio e o domínio da bicicleta? O processo de aprendizagem dos conteúdos escolares é o mesmo que o da bicicleta! Podemos sistematizá-lo como o Princípio dos 3 Ds: DISCIPLINA - DETERMINAÇÃO - DEDICAÇÃO 1. DISCIPLINA: É preciso disciplina para não desanimar nos estudos. Há muitas coisas e afazeres que querem nos desviar a atenção, por isto, é necessário que saibamos nos disciplinar, seguir o horário pré-determinado, seguir a rotina pré-estabelecida, e não desanimar, nem deixar que a preguiça e o desânimo nos vençam. 2. DETERMINAÇÃO: Antes de enveredarmos por algum caminho ou numa direção de um compromisso, precisamos ter claro quais são nossos objetivos e metas. - O que eu espero disto que estou estudando? - O quanto eu estou disposto a investir nesta tarefa? - Como eu quero desenvolver esta tarefa? - Quando eu espero concluir esta tarefa? - Por que estou envolvido nesta tarefa?Ao ter respondido estas questões, será incrivelmente mais fácil e prazeroso atender às demandas do estudo, pois você terá claro seus objetivos e seu nível de envolvimento. Assim, a determinação será uma consequência natural no desenvolvimento de seu estudo.Tenha claro para si seu horário, e não o negocie com ninguém.Tenha claro o conteúdo de seu estudo.Reserve um lugar isolado e organizado de sua maneira para seu estudo.Reserve um horário para exercícios e relaxamento. 3. DEDICAÇÃO: Ao se envolver num projeto de estudo, dedique-se a ele. Poderíamos aqui acrescentar um outro D: O de Desgastante. Sim, pois, para quem quer dedicar-se disciplinada e determinadamente com o estudo, há de contar com o desgaste. É preciso abrir mão do vídeo-game, da TV, dos amigos, do cinema. Infelizmente, não podemos fazer tudo que gostaríamos, por isto, é preciso gostar do que fazemos, mesmo que seja uma tarefa repetitiva e sem graça, como decorar e entender uma fórmula, ou alguma teoria. Temos muitas oportunidades para nos distrair e nos desviar a atenção. Há inúmeras tarefas mais divertidas e com um retorno mais rápido e prazeroso, por isto é necessário termos esta dedicação bem elaborada dentro de nós, mesmo que desgastante. Afinal, andaríamos hoje de bicicleta se tivéssemos desistido na primeira queda? Se quisermos ter sucesso em nossos estudos, é preciso termos Disciplina, Dedicação e Determinação, mesmo que tudo seja Desgastante. Porém, se mantivermos nosso foco naquilo que teremos, então, certamente, alcançaremos o objetivo proposto. Prof. Roberto Streppel - filósofo, teólogo, pedagogoPostado porElizabeth QuadrosNenhum comentário: domingo, 14 de agosto de 2011 As Cinco Diferentes Atitudes O texto a seguir é adaptado de uma história de Portia Nelson:1 – Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu estou distraído, pensando em mim, e caio lá dentro. Me sinto perdido, infeliz, incapaz de pedir ajuda. Não foi minha culpa, mas de quem cavou aquele buraco ali. Eu me revolto, fico desesperado, sou uma vítima da irresponsabilidade dos outros, e passo muito tempo lá dentro.2 – Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu finjo que não vejo, aquilo não é meu problema. Eu caio de novo lá dentro. Não posso acreditar que isto aconteceu mais uma vez, devia ter aprendido a lição, e mandado alguém fechar o buraco. Demoro muito tempo para sair dali.3 – Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu o vejo. Eu sei que ele está ali, porque já caí duas vezes. Entretanto, sou uma pessoa acostumada a fazer sempre o mesmo trajeto. Por causa disso, caio uma terceira vez; é o hábito.4 – Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu dou a volta em torno dele. Logo depois de passar, escuto alguém gritando – deve ter caído naquele buraco. A rua fica interditada, e eu não posso seguir adiante.5 – Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu coloco tábuas em cima. Posso seguir meu caminho, e ninguém mais tornará a cair ali.Postado porElizabeth QuadrosNenhum comentário: sábado, 13 de agosto de 2011 Memorização A memorização é uma condição essencial para um estudo eficaz e para a obtenção de resultados positivos. É possível desenvolver a memorização através de algumas ações que facilitam a recordação.O método de estudo P.L.E.M.A (Pré-leitura; Leitura; Esquematização; Memorização; Auto-avaliação) consiste numa série de técnicas de estudo que facilitam a assimilação dos conteúdos com maior rendimento e menor fadiga. Este método é composto pelas seguintes etapas:1.) Pré-leitura:Leitura rápida, pouco profunda e global para perceber o assunto e as partes do texto. Para isso, deve-se atender aos títulos, subtítulos, resumos, conclusões e partes do texto que estão destacadas.2.) Leitura:Leitura detalhada e atenta do texto, que permite ter uma visão mais pormenorizada do assunto tratado. Nesta fase é importante sublinhar as ideias principais, fazer pequenas anotações e consultar o dicionário.3.) EsquematizaçãoOrganização e sistematização de toda a informação, através de um esquema ou resumo da matéria, a utilizar quando da revisão final dos conteúdos a avaliar.4.) Memorização:Consolidação do conhecimento. Divisão do esquema ou resumo pelos tópicos ou ideias principais de forma a facilitar a retenção dos conteúdos. É aconselhável, quando da eventual memorização, fazer pequenos intervalos para descanso. Nesta fase é frequente recorrer-se a mnemônicas.5.) Auto-Avaliação:Verificação da compreensão e memorização, através de algumas atividades, como escrever ou dizer em voz alta, por palavras próprias as ideias principais retidas do esquema ou resumo. O objetivo desta fase é avaliar aquilo que no momento se sabe. Postado porElizabeth QuadrosNenhum comentário: segunda-feira, 25 de julho de 2011 Olhando as coisas simplesO guerreiro da luz sabe que, como dizem os tibetanos, “não é preciso uma experiência mística para descobrir que o mundo é bom”. Basta perceber as coisas belas e simples à sua volta.Quando tem medo, o guerreiro concentra-se nos pequenos milagres da vida diária. Se é capaz de ver o que é belo, é porque traz a beleza dentro de si – já que o mundo é um espelho, e devolve a cada homem o reflexo de seu próprio rosto.Embora conhecendo seus defeitos e limitações, o guerreiro faz o possível para manter o bom-humor nos momentos de crise. Afinal de contas, o mundo está se esforçando para ajudá-lo, mesmo que tudo à sua volta pareça dizer o contrário.Postado porElizabeth QuadrosNenhum comentário: segunda-feira, 18 de julho de 2011 O Fogo e a FéO mestre encontrou-se com os discípulos certa noite, e pediu que acendessem uma fogueira, para que pudessem conversar.“O caminho espiritual é como o fogo que arde diante de nós”, disse.“Um homem que deseja acendê-lo tem que se conformar com a fumaça desagradável, que torna a respiração difícil e arranca lágrimas do rosto. Assim é a reconquista da fé”.“Entretanto, uma vez o fogo aceso, a fumaça desaparece, e as chamas iluminam tudo ao redor, nos dando calor e calma”. Postado porElizabeth QuadrosNenhum comentário: A Sabedoria da SolidãoDesconfie daquele que vive na solidão; geralmente não está ali porque renunciou a tudo, mas sim porque nunca soube viver com os outros. Qual a sabedoria que podemos esperar deste tipo de gente? Postado porElizabeth QuadrosUm comentário: Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euElizabeth QuadrosVisualizar meu perfil completoTempo no Rio de JaneiroRio de Janeiro Weather from Yahoo! WeatherArquivo do blogVer mais
TEKOA - CENTRO DE ESTUDOS DA APRENDIZAGEM - - HOME O TEKOA • Selos de Qualidade • Sara Pain e o Tekoa •...TEKOA - CENTRO DE ESTUDOS DA APRENDIZAGEM - - HOME O TEKOA • Selos de Qualidade • Sara Pain e o Tekoa • Visca e o Tekoa • Epistema e o Tekoa A EQUIPE AGENDA ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO • Atendimento Social FORMAÇÃO • Outros EVENTOS • Saraus TEKOA EM VÍDEO PESQUISAS MATERIAL ESPECIALIZADO PSICOPEDAGOGIA COMUNITÁRIA • Pense nisso PARCEIROS CONTATOS Associe-se CADASTRE-SE E RECEBA O NOSSO INFORMATIVO VIA E-MAL O QUE É O TEKOA O Tekoa, Centro de Estudos da Aprendizagem, caracteriza-se por ser um espaço dedicado à investigação, reflexão e discussão sobre o fenômeno da aprendizagem humana em toda a sua amplitude de significados. Saiba mais. O Tekoa foi fundado por Maria Luiza Oliveira Castro de Leão - Pedagoga, psicopedagoga, professora e pesquisadora. Saiba mais. ASSOCIE-SE À AKADÉMIA Plataforma de divulgação científica, incrementada mensalmente. Tenha acesso a materiais como a Linha do Tempo da Psicopedagogia, Glossário Especializado, artigos científicos e monografias. Associe-se diretamente pelo Tekoa ou pelo Paypal. Saiba mais. AGENDA 2018 • FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA POR MÓDULOS - 2018 Saiba mais. • CURSO DE FRANCÊS E DE CULTURA FRANCESA E EUROPÉIA Prof. Claude Ganiage - Artista plástico / Escola Nacional de Belas-Artes de Paris, com D.E.A. (diploma de estudos aprofundados) em Filosofia da Estética. Paris I. Sorbone . Inscrições abertas. Saiba mais. ACONTECEU NO TEKOA 25 e 26/11/16 3º Simpósio do Rio de Janeiro e 2º Encontro Internacional de Investigação no Campo da Psicopedagogia. Saiba mais. 08/10/16 Sarau VII de Produções Poéticas. Saiba mais. 25/06/16 XI Encontro Institucional do Tekoa. Saiba mais. 08/06/16 9ª Roda de Conversa Operativa – Tekoa e abpp-rj. Saiba mais. Novembro/2015 Defesas de Monografia de Formação em Psicopedagogia Saiba mais. Dia 11/11/2015 8ª Roda de Conversa Operativa Saiba mais. Dia 20/06/2015 X Encontro Institucional do Tekoa. Saiba mais. Dia 25/05/2015 7ª Roda de Conversa Operativa – Tekoa e abpp-rj. Saiba mais. Dia 01/11/2014 Jornada da Maioridade - 18 anos do Tekoa. Saiba mais. Dia 31/10/2014 Coquetel de Lançamento do Site “A Fábrica do Tekoa” – 18 anos do Tekoa. Saiba mais. Veja eventos que aconteceram no Tekoa. Saiba mais. FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA O Programa de Formação em Psicopedagogia por Módulos do Tekoa oferece três modalidades de curso: Formação Integral em Psicopedagogia com habilitação em Atendimento Psicopedagógico e/ou Pesquisa Psicopedagógica, Aperfeiçoamento em Psicopedagogia e Aprofundamento em Psicopedagogia. Saiba mais. ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO O Tekoa, além do atendimento particular, tem projetos para atendimento social, a custos populares. Oferecemos um atendimento de triagem para ver caso a caso qual o serviço mais apropriado. Projeto Social, Atendimento Popular e Projeto Apadrinhar - Saiba mais. SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Maria Luiza Leão. Saiba mais. MATERIAL ESPECIALIZADO O Tekoa produz e divulga material de caráter psicopedagógico e oferece orientação psicopedagógica para criação de material especializado. Saiba mais. Conheça nossos materiais, prontos para aquisição ou disponíveis para produção, no site www.fabricatekoa.com PESQUISA PROJETO CIRCULANDO MEMÓRIA O objetivo maior da investigação é desenvolver uma técnica, no campo da psicopedagogia comunitária (com uma articulação com a antropologia social), para facilitar a circulação, intergeracional e intercomunitária, de saberes de tradição oral. Entre outros conceitos, estamos desenvolvendo os conceitos de "rodas de conversa" em seus diversos tipos (inspiradas na técnica de grupos operativos de Enrique Pichon Rivière). Nas rodas analisamos, o discurso e as posturas dos participantes, para observarmos os saberes (e "ignorâncias"), as modalidades de aprendizagem e de transmissão. daquela comunidade, bem como as respectivas significações dramáticas. Outro conceito que estamos desenvolvendo é o de "saberes para sustentabilidade" (ou "saberes sustentadores"). Saiba mais. Veja os videos sobre o projeto. - Projeto Tekoa Rural Em abril de 2012, iniciaram-se as Rodas de Conversa de Aprendizagem / transmissão e aprendizagem stricto sensu. Os encontros tem acontecido em uma jornada mensal aos sábados. Na parte da manhã tem ocorrido as Rodas em torno do tema “Ervas Medicinais” com o professor Devanir Ribeiro Alves. À tarde sobre “Folia de Reis”, com o Sr. Carlinhos (Luiz Carlos Guimarães). Veja o convite. Ver mais
LETRAS E PSICOPEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA – Você é bem vindo aqui! - - Pular para o conteúdo LETRAS E PSICOPEDAGOGI...LETRAS E PSICOPEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA – Você é bem vindo aqui! - - Pular para o conteúdo LETRAS E PSICOPEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA Você é bem vindo aqui! Menu POSSO AJUDAR? Você pode me contatar para:ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO – Consiste em trabalhar crianças, adultos e alunos que apresentam dificuldade em aprender, em si relacionarem, adultos e crianças com deficit de atenção, relacionamento pais X filhos, alunos X Professores, família X escola.MINISTRAR PALESTRAS – Alem de temas como INDISCIPLINA EM SALA DE AULA, O PROFESSOR DO NOVO MILÊNIO e temas solicitados.MINISTRAR AULAS – Em Cursos de Graduação, Pós Graduação, Formação de Professores, Ensino Fundamental e Ensino Médio.CORRETOR DE TEXTOS – Faço correção em monografias, Trabalhos de Conclusão de Cursos, etc… Pesquise Pesquisar por: Pesquisar Texto 1 Texto 2Arquivos Categorias dezembro 2017 D S T Q Q S S « maio 12 3456789 10111213141516 17181920212223 24252627282930 31 Ver mais
Obra Social Dona Meca - Conheça a Obra Social Dona Meca, instituição filantrópica que atende a mais de 250 crianças com ...Obra Social Dona Meca - Conheça a Obra Social Dona Meca, instituição filantrópica que atende a mais de 250 crianças com deficiência do Estado do Rio de Janeiro de forma gratuita. - Menu AtividadesProjetos Projetos Finalizados Como Ajudar?TransparênciaNovidadesContato 0 Nenhum produto no carrinho. Search Notice: Undefined index: HTTP_USER_AGENT in /home/osdm.org.br/public/wp-content/plugins/mailchimp-wp/includes/classes/RobotDetector/RobotDetector.php on line 307Call Stack: 0.0001 233088 1. {main}() /home/osdm.org.br/public/index.php:0 0.0001 233632 2. require('/home/osdm.org.br/public/wp-blog-header.php') /home/osdm.org.br/public/index.php:17 0.8049 29148888 3. require_once('/home/osdm.org.br/public/wp-includes/template-loader.php') /home/osdm.org.br/public/wp-blog-header.php:19 0.8207 29295280 4. include('/home/osdm.org.br/public/wp-content/themes/osdm_3/template-full-custom.php') /home/osdm.org.br/public/wp-includes/template-loader.php:74 1.2082 32111080 5. do_shortcode() /home/osdm.org.br/public/wp-content/themes/osdm_3/template-full-custom.php:25 1.2100 32135880 6. preg_replace_callback() /home/osdm.org.br/public/wp-includes/shortcodes.php:197 1.2265 32224360 7. do_shortcode_tag() /home/osdm.org.br/public/wp-includes/shortcodes.php:197 1.2266 32226880 8. call_user_func:{/home/osdm.org.br/public/wp-includes/shortcodes.php:319}() /home/osdm.org.br/public/wp-includes/shortcodes.php:319 1.2266 32226920 9. pexeto_bgsection_shortcode() /home/osdm.org.br/public/wp-includes/shortcodes.php:319 1.2267 32231272 10. apply_filters() /home/osdm.org.br/public/wp-content/themes/osdm_3/functions/shortcodes.php:243 1.2267 32231664 11. 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Find Free WordPress Themes and plugins.Faça a diferença pela Obra Social Dona MecaVocê também pode ajudar!Participe!NotíciasVIVÊNCIAS SENSORIAIS E O DESENVOLVIMENTO INFANTILWant create site? Find Free WordPress Themes and plugins. Durante o mês de Outubro, foi realizada a Semana de Orientação […]Leia a matéria na integra ›OSDM NA FEIRA DE VOLUNTARIADO DA UVAWant create site? Find Free WordPress Themes and plugins. No último dia 9 de Novembro, a Obra Social Dona Meca […]Leia a matéria na integra ›EM PROL DA EDUCAÇÃOWant create site? Find Free WordPress Themes and plugins. O maior propósito do Seminário constituiu em disseminar conhecimentos e fomentar […]Leia a matéria na integra ›SEMANA DE ORIENTAÇÃO DE ESPORTESWant create site? Find Free WordPress Themes and plugins. No mês de Setembro, no período de 18 a 22, a […]Leia a matéria na integra › Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.Saiba o que acham da genteDepoimentosWant create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Waldice SilvaMãe de Júlia Barros, atendida na OSDM de 2005 a 2014"Registro aqui o meu reconhecimento à competência e todo o carinho a nós dedicados, por todos os profissionais que nesta instituição trabalharam e aos que ainda atuam na OSDM, as equipes da: administração, secretária, serviço social, educadores, terapeutas em geral e de apoio (cozinha e higiene). Hoje minha filha apresenta um comportamento que reflete todo o empenho, que a equipe como um todo, desenvolveu sobre ela."Lucas LinoAtendido na OSDM de 1997 a 2015"Quero agradecer ao pessoal da Obra Social Dona Meca por ter me acolhido durante 18 anos, com muito amor, carinho, pela paciência que os profissionais tiveram comigo, pelas amizades que eu fiz e pela família que eu consegui formar nesses anos todos. Desde quando cheguei nesse lugar aos 8 meses até hoje, consegui vencer vários obstáculos com muito suor, garra e dedicação que foram resultados de muito trabalho, aprendi a viver de uma forma melhor e que eu nunca vou esquecer disso tudo que a Dona Meca me proporcionou. Sou grato por tudo e a todos que participaram dessa parte da minha vida."Deixe o seu depoimentoDid you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps. A Obra Social Dona MecaConheça melhor a Obra Social Dona MecaWant create site? Find Free WordPress Themes and plugins.[ezcol_1fifth][/ezcol_1fifth][ezcol_1fifth][/ezcol_1fifth] [ezcol_1fifth][/ezcol_1fifth] [ezcol_1fifth][/ezcol_1fifth] [ezcol_1fifth_end][/ezcol_1fifth_end] Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Nossos Parceiros(Apoio financeiro a projetos específicos com tempo limitado) {"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"true","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"} Amigos Estratégicos( Instituições que ajudam em campanhas, capacitação e relacionamento) {"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"true","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"} Amigos Apoiadores (Empresas que doam matérias, produtos, mão de obra e conhecimentos técnicos) {"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"true","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"} Empresas Solidárias(Empresas que contribuem financeiramente com cotas mensais) {"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"true","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"} Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Deixe sua Marca!Sua empresa também pode fazer parte da causa das pessoas com deficiênciaFAÇA PARTE!Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Veja Mais.Siga-nos no instagram Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.Inscreva-se na nossa newsletterE fique sabendo tudo que acontece na Obra Social Dona MecaWant create site? Find Free WordPress Themes and plugins. Nós respeitamos a sua privacidade.Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps. Ver mais
Clínica LAN - - Toggle navigation SEJA BEM VINDO À CLÍNICA LAN. Sua qualidade de vida está aqui. Tradição Estamos há 3...Clínica LAN - - Toggle navigation SEJA BEM VINDO À CLÍNICA LAN. Sua qualidade de vida está aqui. Tradição Estamos há 34 anos atuando na área de saúde. Profissionalismo Todos os nossos profissionais são altamente qualificados. Convênios Aceitamos mais de 20 planos de saúde. Clínica Social Oferecemos consultas em diversas especialidades a preços populares. Sobre A Clínica Lan vem atuando na área da saúde há trinta e quatro anos, de acordo com os mais elevados padrões técnicos e profissionais do mercado. Nosso compromisso tem sido, desde então, atender da melhor maneira nossos clientes. Nosso foco é a qualidade total nos diferentes atendimentos que oferecemos. Funcionamos em amplas e confortáveis instalações próprias, com salas adequadas, bem equipadas e apropriadamente decoradas para recepcionar nossos clientes. Dra. Ana Paula Coutinho Jorge CRP: 05/23722 • PJ: 142 Especialista em psicologia clínica pelo Conselho Regional de Psicologia; Perita nº registro 01.00.1898 pelo Conselho Nacional de Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil. Dra. Neuza Coutinho Jorge CRF: 1109 Especialista fonoaudiologia pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia. Clínica Social Visando atender a uma parte da população que não tem condições de pagar um plano de saúde, nem o valor integral de consultas médicas, a Clínica Lan adotou um programa social no qual oferecemos consultas por um preço mais acessível. Confira em ESPECIALIDADES, as áreas atendidas pela Clínica Lan que possuem este programa social. Estas especialidades estarão indicadas através do selo Clínica Social igual ao demonstrado neste tópico. Especialidades Convênios Contato E-mail contato@clinicalan.com.br Telefones (21) 2569-5460 (21) 2234-8267 Endereço Rua Guapiara, 47 - Tijuca - RJ (Próximo a Praça Saens Pena) Nome E-mail Assunto Mensagem ENVIAR Obrigado! Sua mensagem foi enviada. www.maps-generator.com Não possui nossos convênios? Consulte-se conosco por apenas R$70! Ligue agora: 2569-5460 ou 2234-8267 Ver mais
Equipe Multidisciplinar que trabalha para o seu sucesso! - - Equipe Multidisciplinar que trabalha para o seu sucesso! t...Equipe Multidisciplinar que trabalha para o seu sucesso! - - Equipe Multidisciplinar que trabalha para o seu sucesso! terça-feira, 30 de julho de 2013 Diferença entre Sensação e Percepçãohttp://www.mindasks.com/#!interagir/c1hanPostado porMarilza Delduqueàs12:43Reações: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestSimon Cérebrohttp://www.cienciasecognicao.org/min/wp-content/uploads/2013/05/Simon-Cerebro.swfPostado porMarilza Delduqueàs12:16Reações: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestCrianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Como trabalhar? Na Escola Professores e pais podem trabalhar juntos para garantir que a crian.ça com TDC obtenha sucesso na escola. Para os pais, pode ser útil reunir-se com a professora, no início do ano escolar, para discutir as dificuldades específicas da criança e dar sugestões de estratégias que funcionaram bem. Um plano individualizado de educação pode ser necessário para algumas crianças, entretanto, para outras, as seguintes modificações podem ser suficientes. Na Sala de Aula: 1. Certifique-se de que a criança esteja posicionada apropriadamente na carteira para começar qualquer trabalho. Certifique-se de que os pés da criança estejam totalmente apoiados no chão; que a carteira tenha altura apropriada e que os antebraços estejam confortavelmente apoiados sobre a mesma. 2. Tente traçar metas realístas e de curto prazo. Isso vai garantir que, tanto a criança como a professora, continuem motivados. 3. Tente dar um tempo extra para que a criança complete atividades motoras finas, tais como matemática, escrita, redação, atividades práticas de ciências e trabalhos de arte. Se há necessidade de velocidade, esteja disposta a aceitar um produto de menor qualidade.Mais informações »Postado porMarilza Delduqueàs09:25Reações: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)NÚCLEO INTEGRADO APRENDIZAGEM 10 CONSULTÓRIOSTaquara: Av. Nelson Cardoso 795 sala 201 - Tel: 3496-0782Barra da Tijuca: Av. das Américas 2.111 Sala 114 Golden Center Tel: 3242-4284CONTATOS: Nextel: 7827-0782(021) 7578-8177 (Claro)EMAIL: contato@aprendizagem10.com.brwww.aprendizagem10.com.brIII TORNEIO PSICOPEDAGÓGICOIII Torneio Psicopedagógico Aprendizagem 10Quem sou euMarilza DelduqueRio de Janeiro, RJ, BrazilSou Marilza Delduque de Souza, 45 anos, Graduada em Pedagogia pela UCB, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo IVM e Pós- Graduada em Psicopedagogia pela FGD, Mestranda da Universidad Del Salvador Buenos Aires / ArgentinaMBA em Educação Cognitiva/UGFVisualizar meu perfil completoMarilza Delduque no FacebookVisite meu perfil!O Símbolo ATENDIMENTOSPsicopedagogia - Fonoaudiologia - Psicologia - Avaliação Neuropsicológica - Teste VocacionalCategoriasVídeos RecomendadosLoading.Filmes IndicadosVer mais
Clínica de Terapias Integradas de Madureira - - domingo, 3 de dezembro de 2017 Não consigo entender nada que meu filho...Clínica de Terapias Integradas de Madureira - - domingo, 3 de dezembro de 2017 Não consigo entender nada que meu filho diz. Ele vai aprender a falar sozinho?Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua. Nos primeiros anos do desenvolvimento, portanto, é esperado que ela troque os sons mais difíceis por aqueles que ela já consegue produzir com facilidade.Ao redor dos três anos, a criança ainda pode trocar vários sons na fala, mas os pais e as pessoas que convivem com ela aprendem a "traduzir" sua fala, pois os erros que a criança comete costumam ser sempre os mesmo.Aos quatro anos, com o desenvolvimento do sistema auditivo e motor, a criança já consegue pronunciar a grande maioria dos sons da língua. Por isso, ainda que possa haver alguns tipos de erros, não é mais esperado que as pessoas tenham dificuldade para entender a fala da criança.Caso isso ocorra, é necessário a avaliação fonoaudiológica. Não perca tempo! Postado porClínica de Terapias Integradas de Madureiraàs00:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestReações: domingo, 19 de novembro de 2017 Um diagnóstico preciso e seguro do Asperger Meu filho é asperger? Esta é a pergunta que muitos pais fazem.Cada criança é um mundo e não se pode generalizar, menos ainda nos casos de Asperger. Um diagnóstico preciso e seguro só poderá ser dado por um médico especialista, assim como o devido tratamento. No entanto, existem algumas características que podem ser observadas pelos pais quando seus filhos tenham entre 2 e 7 anos de idade. Normalmente, uma criança com Asperger pode apresentar algumas características com maior frequência. Aqui, apresentamos algumas:1- Habilidades sociais e controle emocional- Não desfruta normalmente do contato social. Relaciona-se melhor com adultos que com crianças da mesma idade. Não se interessa pelos esportes. - Tem problemas de brincar com outras crianças. Não entende as regras implícitas do jogo. Quer impor suas próprias regras, e ganhar sempre. Talvez por isso prefira brincar sozinho. - Custa-lhe sair de casa. Não gosta de ir ao colégio e apresenta conflitos com seus companheiros. - Tem dificuldades para entender as intenções dos demais. É ingênuo. Não tem malícia. É sincero.2- Habilidades de comunicação- Não pode olhar nos olhos quando fala contigo. Crê em tudo aquilo que lhes dizem e não entende as ironias. Interessa-se pouco pelo que dizem os outros. Custa-lhes entender uma conversa longa, e muda de tema quando está confusa.- Fala muito, em tom alto e peculiar, e usa uma linguagem pedante, extremamente formal e com um extenso vocabulário. Inventa palavras ou expressões idiossincrásicas.- Em certas ocasiões, parece estar ausente, absorto em seus pensamentos.3- Habilidades de compreensão- Sente dificuldade em entender o contexto amplo de um problema. Custa-lhe entender uma pergunta complexa e demora para responder. - Com frequência não compreende uma crítica ou um castigo. Assim como não entende que ele deve portar-se com distintas formas, segundo uma situação social. - Tem uma memória excepcional para recordar dados e datas. - Tem interesse especial pela matemática e as ciências em geral.- Aprende a ler sozinho ainda bem pequenos. - Demonstra escassa imaginação e criatividade, por exemplo, para brincar com bonecos.- Tem um senso de humor peculiar. 4- Interesses específicos- Quando algum tema em particular o fascina, ocupa a maior parte do seu tempo livre em pensar, falar ou escrever sobre o assunto, sem importar-se com a opinião dos demais. - Repete compulsivamente certas ações ou pensamentos para sentir-se seguro.- Gosta da rotina. Não tolera as mudanças imprevistas. Tem rituais elaborados que devem ser cumpridos.5- Habilidades de movimento- Possui uma pobre coordenação motora. Corre num ritmo estranho, e não tem facilidade para agarrar uma bola.- Custa-lhe vestir-se, desabotoar os botões ou fazer laço nos cordões do tênis. 6- Outras características- Medo, angústia devido a sons como os de um aparelho elétrico.- Rápidas coceiras sobre a pele ou sobre a cabeça.- Tendência a agitar-se ou contorcer-se quando está excitado ou angustiado. - Falta de sensibilidade a níveis baixos de dor. - São tardios em adquirir a fala, em alguns casos. - Gestos, espasmos ou tiques faciais não usuais. Fonte: http://br.guiainfantil.com/asperger.html Postado porClínica de Terapias Integradas de Madureiraàs00:00Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestReações: domingo, 12 de novembro de 2017 Como ajudar seu filho pequeno a lidar com a timidezA timidez pode se manifestar desde os primeiros anos de vida da criança. Veja como ajudar seus filho a se sociabilizar. A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não consegue exprimir o que pensa e sente por receio de não ter a aprovação dos outros. Ela mostra desconforto e inibição em situações de interação pessoal. Ela se caracteriza por uma preocupação excessiva com as atitudes, percepções e pensamentos dos demais. Um dos sinais da timidez é o rubor na face, fala pouco fluente (gaguejar), usar baixo volume de voz, ter pouco contato visual com o interlocutor e apresentar pouca expressão corporal.Confiram as dúvidas de algumas mães sobre a timidez! 1- Meu filho pequeno se esconde atrás de mim quando alguém que ele não conhece se aproxima. Isso é timidez? É comum que bebês e crianças pequenas queiram se esconder atrás dos pais quando se deparam com alguém que não conhecem. Essa é uma atitude de proteção que a criança tem com ela mesma, que é muito natural, diz a psicóloga Eliana de Barros Santos. 2- Meu filho pequeno não gosta de ir a festinhas e prefere brincar sozinho. O que devo fazer? Quando a criança começa a se isolar, prefere estar sempre sozinha e não quer participar de situações que deveriam ser prazerosas, é sinal de que a timidez está se transformando em um problema. "Nessas horas, os pais podem sim intervir em situações em que a criança vá gradativamente aprendendo e ganhando confiança para se expor mais e participar das atividades sociais", diz a psicóloga Eliana de Barros Santos. 3- Meu filho não consegue ficar longe de mim. O que fazer? Será que ele não consegue mesmo ou é você que o está acostumando a estar sempre perto de você? Pais super protetores podem criar crianças inseguras de explorar novos ambientes ou situações. Os pais têm de se trabalhar para soltar mais a criança. E não se esqueça, neste caso, busque orientações com psicólogos e fonoaudiólogos. Eles poderão lhe ajudar! Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-ajudar-seu-filho-pequeno-lidar-timidez-743072.shtml Postado porClínica de Terapias Integradas de Madureiraàs00:00Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestReações: domingo, 5 de novembro de 2017 Ter autismo e conviver socialmente. É possível? Frequentementeeu vejo relatos de mães de crianças com autismo queenfrentam verdadeiras batalhas para poder sair em público com seusfilhos. Quando digo sair em público, não me refiro a passeios esporádicos emparques de diversões ou algo grandioso, e sim simples idas cotidianas aosupermercado e à casa de familiares. Eu entendo cada uma dessas mães. Todasas mães precisam fazer compras, levar seus filhos às terapias, à escola, etantos outros lugares. E cada saída pode ser um sufoco, uma luta, um grande estresse.O comportamento das crianças será sempre uma surpresa, para o bem ou para omal. Épreciso saber se o lugar que estamos indo estará muito movimentado, se terá somalto, o quanto irá demorar, se poderá acontecer algum imprevisto (e preparar-separa ele), se terá alguma outra criança chorando… E então compreendo quandoalgumas mães dizem que só saem de casa se for absolutamente necessário. Masficar trancado em casa não é uma opção no mundo real. Quandodesejamos que nossos filhos aprendam a conviver e conquistar sua autonomia,precisamos dar a eles a oportunidade de praticar. Não dá para evitar sempre oslugares barulhentos, se desejamos que algum dia nossos filhos façam comprassozinhos. Nem evitar sair de ônibus, se queremos que conquistem suaindependência. Temos que oferecer experiências, sem dar importância aojulgamento das outras pessoas. Mesmo em um passeio que pareça ter sido umdesastre, precisamos treinar o nosso olhar positivo, enxergando os aprendizadosou o progresso que se teve em relação aos anteriores, por exemplo.Ascrianças, sejam elas com autismo ou não, merecem se divertir e aprender apartir de suas vivências. Podemos oferecer previsibilidade, preparar nossosfilhos para os passeios. Mesmo que imprevistos sempre aconteçam, vale apena vê-los aprendendo com suas novas experiências. Temos essa opção: viver commedo de uma próxima crise ou deixar que os filhos experimentem o mundo. Alémdisso, como podemos exigir que as outras pessoas aceitem as diferenças se nãopermitirmos que convivam com elas? PorAmanda Puly Fonte: http://clubematerno.net/2016/09/15/ter-autismo-e-conviver-socialmente/ Postado porClínica de Terapias Integradas de Madureiraàs01:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestReações: domingo, 29 de outubro de 2017 Autismo: Desenvolvimento da coordenação motora fina Uma criança com oespectro de autismo deve ter cuidados especiais, mas ela pode e deve brincar.Afinal de contas, a infância precisa ser valorizada em sua essência. Muitospais e responsáveis ficam em dúvida quando o assunto é brincadeiras queauxiliem a cognição, o bem-estar e a coordenação motora do pequeno. Brincadeiras que fazem diferençaAlgumas práticasauxiliam muito a criança com autismo. A brincadeira age de uma formaimpressionante, pois ela estimula a interação social, a comunicação e diminuios comportamentos repetitivos. Além disso, a criança pode desenvolver acoordenação motora de forma satisfatória.O ato de brincar éterapêutico para a criança autista. No entanto, é importantesaber que há determinados brinquedos que devem ser evitados, pois o pequenoprecisa se sentir atraído pelo objeto.Desenvolvendo a coordenação motora finaAlgumas brincadeirasque podem auxiliar a criança e sua coordenação motora: Prender pregadores coloridos em papel; Brincar com bolinhas; Estimular brincadeiras com massinhas; Desenhar com tinta guache, entre outros.Lembrando sempre quecada criança é especial e precisa ser respeitada em sua individualidade. Cada criança, uma demanda Nem todo brinquedodeve ser usado pela criança com autismo, considerando a hipersensibilidade tãocomum a ela. Há autistas que têm grande sensibilidade auditiva ou tátil. Umdetalhe importante é que a criança autista também apresenta distúrbiossensoriais no que se refere a determinadas texturas. Ela também não gosta desituações que a coloquem apertada (brincadeiras) e pode não gostar de algunstons de vozes. Então, é importante conhecer a criança para compreender o seugosto.Lembre-se que cadacriança tem um jeito especial de ser, então a demanda precisa ser para ela deforma que, ao longo do processo, ela possa começar a interagir com outroscoleguinhas de sala, da vizinhança, etc.Considerando ainda osdistúrbios sensoriais, é importante ressaltar que brinquedos muito barulhentospodem amedrontá-la ou deixá-la agitada. É preciso tomar muito cuidado eescolher brinquedos que a criança goste.Colorir, tocar umbrinquedo e encaixar peças também são completamente úteis para odesenvolvimento dacoordenação motora fina. Brincadeiras que reduzem a ansiedadeHá brincadeiras queajudam a reduzir a ansiedade. É muito importante habituar a criança acerca doobjeto, das fases da brincadeira e apresentar a ela maneiras de se acostumarcom o material. A partir disso, você pode induzi-la a outros objetos, tudo de formamuito paciente para estimular desenvolvimento e habilidades da criança. Descanso é tudoO pequeno com autismoprecisa descansar e não deve ficar recebendo estímulos de forma acentuada, poisisso pode agitá-lo. É importante frisar que apesar do convívio com outroscolegas, a criança precisa também de um momento para brincar sozinha. Issotambém é terapêutico. O certo é introduzir aos poucos as atividades para que opequeno descubra, com o auxílio de um mediador, o que ele gosta. Carinho é tudoNão se esqueça que acriança com autismo precisa de atenção, paciência e muito amor para que ela sedesenvolva através de um tratamento devido e com muita compreensão. Fonte: http://entendendoautismo.com.br/artigos/autismo-desenvolvimento-da-coordenacao-motora-fina/ Postado porClínica de Terapias Integradas de Madureiraàs01:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestReações: domingo, 22 de outubro de 2017 10 atitudes dos pais que boicotam a autonomia das crianças - Você costuma agir assim com seu filho?Você gostaria que o seu filho fosse, no futuro, uma pessoa equilibrada, segura, independente, autoconfiante e feliz,certo? Mas o que você faz quando ele não consegue realizar determinada tarefa?Ou se demora muito para comer sozinho? E quando briga com um amigo na escola? Namaioria das vezes, guiados pelo amor incondicional, para não vê-lo sofrer, ouaté mesmo pela pressa, acabamos fazendo por eles, resolvendo por eles,escolhendo por eles. e tirando a oportunidade de aprenderem.Quando isso acontece, a superproteção entrou em ação em detrimento da autonomia,cujas consequências chegam a curto e a longo prazo. Aqui, 10hábitos que você precisa eliminar já do dia a dia da sua família para que seufilho aprenda a ser independente. 1. Evitar que a criançapequena tenha contato com o chão, colocando-a sempre em um cercadinho. 2. Não permitir que realizeatividades para as quais já tem capacidade, como comer sozinha ou usar obanheiro. 3. Dizer que não é capaz,não sabe fazer ou fez mal feito. 4. Em caso de conflito comum colega na escola, conversar diretamente com a direção ou os pais, sem antesorientar o filho a tentar resolver o mal entendido. 5. Realizar tarefas porele, em caso de dificuldade, em vez de oferecer suporte e permitir que persistaaté conseguir.6. Carregar a mochila daescola para ele. 7. Proibir acesso àstecnologias sem apostar no diálogo e no monitoramento. 8. Responder pela criançaquando um adulto lhe dirige a palavra.9. Não cobrar responsabilidade. 10. Encobrir fracassos e evitar que assuma as consequências. Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2017/02/10-atitudes-dos-pais-que-boicotam-autonomia-das-criancas.htmlPostado porClínica de Terapias Integradas de Madureiraàs00:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestReações: Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Seja bem - vindo!PáginasNossos seguidores!VisitantesPáginas que IndicamosArquivo do blogPostagens popularesRecomendamos!Ver mais
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