Av. Governador Pedro de Toledo, 522 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-752, Brasil
Av. Dr. Alberto Sarmento, 286 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-710, Brasil
Única Franquia Multimarcas de Pneus - Bono Pneus Bono Pneus - Pneus – Suspensão – Escapamentos – Freio...
Única Franquia Multimarcas de Pneus - Bono Pneus Bono Pneus - Pneus – Suspensão – Escapamentos – Freios – Amortecedores – Injeção Eletrônica – Embreagens - Com mais de 20 anos de experiência e mais de 50 lojas pelo Brasil, a Bono Pneus é a única franquia multimarcas de pneus. Deseja saber mais? Entre em contato - Encontre a loja Bono Pneus mais próxima de você Encontre a loja mais próxima SAC 0800-777-7272 Encontre a loja Bono Pneus mais próxima de você Encontre a loja mais próxima X Cidade ou bairro Consultar conheça nossos produtos e serviços Seja um Franqueado - 25 anos de experiência no setor automotivo; - A Franquia que mais cresce no interior do estado de São Paulo; - Atendimento médio de 10.000 carros / mês; - Equipe especializada; - Excelência no atendimento e prestação de serviços; - Preços competitivos; - Equipamentos e tecnologia de última geração. SAIBA MAIS MENU
Ver mais
Av. Barão de Monte Alegre, 156 - Jardim Bonfim, Campinas - SP, 13032-525, Brasil
Oficina em Campinas SP Especializada em carros importados - Oficina em Campinas, SP. Especializada em carros importados!...
Oficina em Campinas SP Especializada em carros importados - Oficina em Campinas, SP. Especializada em carros importados! Com mais de 20 anos de experiência em manutenção de veículos e importados, o diretor executivo - Fausto Import nas Redes Sociais Open/Close Menu Oficina Mecânica Especializada em Automóveis Importados. Skip to content A Excelência em Oficina Mecânica. Fausto Import, Especializada em Automóveis Importados. Oficina em Campinas, SP. Especializada em carros importados! Fausto Import E-Mailfaustoimport@terra.com.br?Fale ConoscoHorário de FuncionamentoDe Seg. a Sex. das 08:00 às 18:00?Fale ConoscoLocalizaçãoAv. Barão de Monte Alegre, 156 – Bonfim – CEP 13032-525 – Campinas, SP Onde EstamosFale Conosco(19) 3242-1647Agende um horário. Conheça nossa oficina. Respeite as revisões indicadas pelo fabricante. Por que escolher a FAUSTO Import para cuidar do seu automóvel? Nossa oficina é especializada em carros importados!Com mais de 20 anos de experiência em manutenção de veículos e importados, o diretor executivo da FAUSTO Import, trata com um extremo zelo e profissionalismo a gestão de sua oficina e presta um serviço de qualidade em um ambiente limpo, agradável, com preços justos e atendimento personalizado.Saiba mais… Nossos Serviços Inspeção de SegurançaSempre zelamos pela segurança de nossos clientes na realização dos serviços. Saiba Mais ?Nossos mecânicos são treinados a checar qualquer reparo que seja efeito antes de liberar o automóvel para o cliente. Diagnóstico PrecisoNossa capacitação e experiência nos permite localizar com precisão e rapidez o defeito do automóvel. Saiba Mais ?Trabalhamos com ferramentas e aparelhos especializados em diversas marcas de automóveis. Manutenção PreventivaSugerimos seguir todas as recomendações no manual do fabricante para a manutenção do automóvel. Saiba Mais ?Com isso a segurança e a durabilidade das peças estão preservadas. Conseguindo o melhor custo-benefício do equipamento. Vantagens de comprar um carro importado Fonte: https://www.emuitocarro.com.br/blog/pros-contras-comprar-carro-importado/Vantagens de comprar um carro importadoSomos Especialistas em Carros Importados em Campinas, SP. Consulte-nos! © 2015 Todos os Direitos Reservados. Fausto Import nas Redes Sociais:
Ver mais
Av. Dr. Alberto Sarmento, 454 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-710, Brasil
TEB?O SUSPENS?ES - Suspens?o a Ar de Rosca Fixas e Molas Esportivas - - Suspens?o a rosca Suspens?o Fixa Molas Gerenci...
TEB?O SUSPENS?ES - Suspens?o a Ar de Rosca Fixas e Molas Esportivas - - Suspens?o a rosca Suspens?o Fixa Molas Gerenciador Amortecedores Bolsas de Ar Compressores Ofertas Outros Bom dia, fa?a o seu login ou clique aqui para se cadastrar. Teb?o Suspens?es Buscar Suspens?o a rosca Suspens?o Fixa Molas Gerenciador Amortecedores Bolsas de Ar Compressores Ofertas Outros Mais vendidos! Promoções ? Destaques! Receba nossas melhores ofertas por e-mail! Cadastrar Remover Cadastrar! Copyright? 2016 - Todos os Direitos Reservados TEB?O SUSPENS?ES - CNPJ 15.669.156/0001-37 Av. Atl?ntica, 609 - Vila Valparaiso - Santo Andr? - SP CEP : 09060-000 ?
Ver mais
Av. Governador Pedro de Toledo, 1419 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-751, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 261 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-752, Brasil
Koga,Koga, Autopeças - Tradição e Respeito ao Cliente - - São Paulo (11) 2020-1000 (11) 2100-1021 Campinas (19) 3737-3...
Koga,Koga, Autopeças - Tradição e Respeito ao Cliente - - São Paulo (11) 2020-1000 (11) 2100-1021 Campinas (19) 3737-3430 Koga,Koga, Autopeças – Tradição e Respeito ao Cliente Conheça alguns de nossos serviços Na Mídia Srs. clientes, durante o mês de Dezembro, iremos funcionar de seg. a sex. até as 19h. Nos demais dias os horários seguem inalterados.
Ver mais
Av. Governador Pedro de Toledo, 311 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-752, Brasil
Prevetec Engenharia - - (19) 3368-3058 Prevenção e tecnologia para sua família e empresa Sobre a Prevetec Somos uma em...
Prevetec Engenharia - - (19) 3368-3058 Prevenção e tecnologia para sua família e empresa Sobre a Prevetec Somos uma empresa de origem 100% nacional. No mercado há mais de 10 anos, a Prevetec já conquistou o respeito de grandes clientes. Graças à busca constante de metas permanentes, tais como: a excelência tecnológica, qualidade, diferenciação, flexibilidade, agilidade na prestação dos serviços e no atendimento, a Prevetec tem se destacado no mercado.Reunindo um quadro técnico da mais alta qualidade e buscando sempre o aprimoramento dos colaboradores, temos atuação em diversas àreas da engenharia, atendendo empresas de todos os portes, efetuando consultoria, fornecendo mão-de-obra especializada e desenvolvendo projetos de acordo com as necessidades de nossos clientes. encontre um representante Estamos preparados para proporcionar soluções e serviços especiais: Equipe treinada nos melhores cursos de especialização Riscos, conscientização, ancoragens, linhas de vida e trabalho ascensão e dimensão vertical, resgate simples, seleção de sistema pessoal contra quedas, adequação de técnicas para subida descida, torres ou poste de transmissão, distribuição e subestação, deslocamento horizontal e vertical e demonstração de resgate simples. Serviços Instalação e adequação de sistemas de SPDA Medição ôhmica e Vistoria Fornecimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) Aterramento Elétrico SAIBA MAIS Clientes Não encontrou sua dúvida? Envie uma mensagem ou fale agora mesmo com nosso engenheiro através do chat! Enviar Se preferir, entre em contato por telefone ou através dos nossos representantes: Rua Dr. Salles de Oliveira, 1179 Bairro: Vila Industrial Campinas - SP - Brasil comercial@prevetec.com.br adm@prevetec.com.br Nextel Id: 35*64*17333 Campinas (matriz): (19) 3368-3058 Celular/WhatsApp: (19) 97407-0100 ? Encontre um Representante Campinas São Paulo Curitiba Rio de Janeiro Brasília Uberlândia Belo Horizonte Florianópolis Você já conhece nossos aplicativos? Baixe agora mesmo! Para-raios Aterramento SPDA Veja se precisa de Para-raios e se o Raio está próximo, tenha ajuda com o S.O.S Bombeiro Virtual Orçamentos Aplicativo Bombeiro Virtual criado para facilitar sua regularização AVCB/PPCI ? Prevetec 2021 © Todos os direitos reservados
Ver mais
Av. Dr. Alberto Sarmento, 515 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-711, Brasil
Baterias Multimarcas | Baterias automotivas das melhores marcas com entrega em domicilio. - - 19 3367-0275 19 9...
Baterias Multimarcas | Baterias automotivas das melhores marcas com entrega em domicilio. - - 19 3367-0275 19 97416-4910 Fabrica??o da Bateria Tipos de Baterias Dicas de BateriasVerifique o estado de conservação externa da bateria, se ela está bem fixada ao veículo, e se há algum sinal de vazamento de eletrólito (ácido da bateria). Todas as Dicas Contato R?pido Solicite aqui um contato conosco e em breve lhe responderemos. Hor?rio de Atendimento Seg. à Sex 7h às 18hs Sábados 7h às 13hs 19 3367-0275 19 97416-4910 © Copyright 2014 - Multimarcas Baterias - Todos os direitos reservados Telefones: 19 4560-3417 Nextel / Whatsapp: 19 97416-4910 E-mail: comercial@bateriasmultimarcas.com.br Cria??o: WebCis
Ver mais
Av. Dr. Alberto Sarmento, 772 - Bonfim, Campinas - SP, 13041-445, Brasil
Deltabat Baterias Campinas - Bateria para Carro, Moto e muito mais! - Loja de Baterias automotivas em Campinas. Loja de ...
Deltabat Baterias Campinas - Bateria para Carro, Moto e muito mais! - Loja de Baterias automotivas em Campinas. Loja de fábrica das baterias Delta. Bateria para seu Carro é aqui, 2 lojas em Campinas! - DISK ENTREGA 19 3243-3746 WHATSAPP 19 97407-8254 LOJA 1 - BONFIMDISK ENTREGA 19 3236-2516 WHATSAPP 19 99353-5593 LOJA 2 - VILA MARIETAMÍDIAS SOCIAISBANNER NOVOS 131/2O QUE FAZEMOSHá 13 anos atuando na região de Campinas, a Deltabat oferece a seus clientes as melhores opções em bateria. Trabalhamos com baterias para Carro, Moto, Caminhão, Jet-Ski, Lancha, Tratores, Ônibus, Motos infantis, Baterias Estacionárias, Baterias Tracionarias e Baterias para No-Break.Por sermos a loja de fábrica das Baterias Delta, trazemos os melhores preços do mercado, além de termos parceria com todos os demais fabricantes, o que nos possibilita praticar preços imbatíveis nas melhores marcas!BATERIA TRACIONÁRIA?Temos condições diferenciadas nesta categoria de produto. A Bateria Tracionária é utilizada normalmente em carros de golf, carros de traslado, empilhadeiras, paleteiras e etc.Veja mais >EMPRESA SUSTENTÁVEL Somos comprometidos com o meio ambiente! Atuamos como ponto de coleta de baterias inutilizadas que precisam ser descartadas.Nosso Programa ECO - Reciclagem aproveita todas as carcaças deixadas evitando que as mesmas sejam descartadas de maneira incorreta, com essa atitude conseguimos minimizar o impacto causado no nosso meio ambiente.LOJA DA FÁBRICA fundada em 1988, há 28 anos a Delta Baterias vem oferecendo a seus clientes o melhor custo benefício em baterias automotivas. Com certificação do Inmetro nossas baterias passam por um alto controle de qualidade antes de chegar nas mãos do consumidor final.conheça a fábrica >DELTABLOG: TODA SEMANA UMA NOTÍCIA QUENTINHA!Carro parado? Fique atento a estes 10 itens durante e após a quarentenaMay 21, 2020Como funciona o sistema Start-Stop e quais seus benefíciosMay 14, 2020AR-CONDICIONADO DE DUAS ZONAS CONSOME O DOBRO DE POTÊNCIA DO MOTOR?October 16, 2019TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE GASOLINA FORMULADAOctober 9, 2019Sem par no dia dos namorados? Compre um presente para seu carroJune 12, 20206 Dicas para economizar combustível!May 28, 20201/15Please reload
Ver mais
Av. Dr. Alberto Sarmento, 546 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-711, Brasil
Av. Dr. Alberto Sarmento, 546 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-711, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 2442 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-752, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 222 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-752, Brasil
R. Dr. Pádua e Castro, 89 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-741, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 930 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-751, Brasil
Real Auto Center - Centro Automotivo - - WhatsApp 1 19 97411-1314 WhatsApp 2 19 97411-1792 Telefone 19 3243-8813 Menu ...
Real Auto Center - Centro Automotivo - - WhatsApp 1 19 97411-1314 WhatsApp 2 19 97411-1792 Telefone 19 3243-8813 Menu Bem Vindo a Real Auto Center Prestamos serviços de mecânica em geral Outros Serviços Bem Vindo a Real Auto Center Prestamos serviços de mecânica em geral Outros Serviços Sobre Real Auto Center A REAL AUTO CENTER, fundada em 13 de agosto de 1990, começou suas atividades em Campinas na Avenida Governador Pedro de Toledo com apenas dois funcionários, como REAL ESCAPAMENTOS, quando a variedade de serviços era menor e a área disponível para trabalho não comportava muitos veículos. Após dois anos de trabalho a demanda aumentou. Com a necessidade de mais espaço, em 1992 mudou-se para o cruzamento das avenidas Dr. Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo, ampliando seus serviços e experiência, e hoje é um AUTO CENTER de excelência, com variedade de produtos, ótima infraestrutura e técnicos atualizados. Desde novembro de 2015, a REAL AUTO CENTER tem novo endereço - na mesma Avenida Governador Pedro de Toledo, agora no nr 930, Bairro Bonfim, com uma área de trabalho de 850m². Com oficina, pátio, área administrativa, sala de espera com ar-condicionado, computadores, rede de Wi-Fidisponível e área Kids, oferece sempre tranquilidade e segurança! A REAL AUTO CENTER cresce como prestador de serviço automotivo em Campinas, atenta à satisfação do cliente e inovando nas maneiras de fazer negócios. Check - list e orçamento sem compromisso; Socorro em horário comercial; Leva e traz gratuito; Equipe especializada, mais precisão e agilidade; Sala de espera com Wi-Fi e área kids. Condições especiais à frotista ; Nossos Serviços: Escapamentos Originais e Esportivos O ideal é examinar o equipamento a cada três meses, veja dicas para garantir vida longa para o escapamento. Sempre que possível, verifique os fixadores e abraçadeiras; Faça a revisão completa a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros; Se alguma peça do sistema apresentar defeito, estiver corroída ou com falhas, o único conserto é a troca; Cuidado ao passar por lombadas ou obstáculos elevados, pontiagudos ou soltos na estrada, como por exemplo um galho de árvore, pois o escapamento pode ser atingido e ficar danificado; Evite fazer o carro pegar no tranco. Essa prática pode deixar a gasolina que não foi queimada escorrer pelo sistema de escapamento e isso pode danificá-lo. Alinhamento e Balanceamento Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10.000KM!!! Seu carro está desalinhado quando um ou mais parâmetros da suspensão como cambagem, convergência ou cáster estão diferentes dos projetados. Os carros atuais permitem poucos ajustes finos, então, a não ser que você tenha um Opala, o ajuste manual mais fácil que o mecânico irá fazer diz respeito à convergência: Alguns sinais de desalinhamento são: carro não trafega em linha reta, direção puxa para algum lado e volante torto. Se o automóvel trepida, a carroceria vibra ou o volante oscila, ele pode estar desbalanceado. Quando uma roda está desbalanceada significa que ela realiza movimentos de translação e rotação em torno de eixos diferentes do que os programados porque a distribuição de massa do conjunto roda e pneu está desequilibrada. Caster e Cambagem O objetivo da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem, isso evitará que a vida útil do pneu diminua, bem como alterações indesejáveis na direção, por exemplo, uma cambagem positiva deixa a direção mais solta, leve, como se o carro dançasse, pois elas estão voltadas para fora, o que diminui o desgaste. O que é cambagem? É o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical, dependendo do veículo, este ângulo pode variar de vários graus, é importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e deve ser o mesmo nas duas rodas dianteiras. Este ângulo tem a função de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Para que você possa analisar a cambagem do seu carro, a ilustração abaixo mostra de forma exagerada a deformidade das posições dos pneus. Existem três tipos. Veja: Cambagem negativa: os pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto. Quando fazer cambagem? A resposta é simples! Se você transita por vias que tem muitos buracos, às vezes é inevitável cair em um deles e, é ai que essas alterações no ângulo acontecem, tanto pelas fortes pancadas, excesso de buracos, e até mesmo abuso de peso e principalmente por molas defeituosas, desgaste de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o ângulo de camber volte ao indicado pelo fabricante. O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim quando o carro atinge 10 mil quilômetros, você garante que o seu carro sairá da manutenção perfeitamente regulado. CASTER : O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Freio A manutenção preventiva do sistema de freio, com a substituição de componentes já desgastados, como pastilhas e discos, pode evitar ruídos indesejáveis, reduzir gastos com o veículo e evitar graves acidentes. O sistema de freio do veículo é essencial para garantir a segurança nas estradas, por isso o motorista deve ficar sempre atento a seus componentes, que devem ser trocados antes de perderem a eficácia e provocarem acidentes. “A manutenção preventiva deve ser feita a cada 5 mil km para a revisão de discos, pastilhas, lona, tambor traseiro e fluido hidráulico”, além das manutenções periódicas, que ajudam a reduzir o custo de eventuais reparações corretivas. Vários sinais indicam que o sistema de freios pode estar com defeito. “Quando o veículo demora a frear, ele pode ter algum problema de aderência entre as pastilhas e discos ou entre a lona e o tambor ou ainda desgaste de discos e de superfície de pastilhas”. A suspensão, o estado de conservação dos pneus e até as condições da malha viária também influenciam no coeficiente de atrito no momento da frenagem. Outro indício que o sistema de freios deve ser reparado é o pedal duro, geralmente, provocado por vazamento do servo-freio, que tem a função de multiplicar a força do pedal. “Aqui na Real Auto Center, há como realizar testes de estanqueidade e vedação do servo, se necessário o componente é substituído”. Já o pedal baixo pode ser indicativo de desgaste de pastilha e de disco ou vazamentos do sistema hidráulico, no cilindro mestre, na pinça ou nos flexíveis de freio. Como precaução, atualmente, o sistema de freio é cruzado. “Se ocorrer um vazamento, por exemplo, por um flexível rasgado, o motorista terá uma roda dianteira direita e uma traseira esquerda funcionando, ou seja, sempre há duas rodas trabalhando para não perder totalmente a capacidade de frenagem”. É importante verificar também o fluido de freio já que o seu nível só baixa em caso de vazamentos. Os ruídos, geralmente, estão ligados ao coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha ou lona e tambor. “Se a superfície de disco tem deformação, está marcada ou frisada, a área de atrito da pastilha não é perfeita, ocasionando ruído”. Antigamente, as pastilhas eram feitas de amianto e, agora, são semimetálicas.“São produzidas com fibras sintéticas, compostos orgânicos e elementos metálicos, o que faz com que tenham melhor dissipação de calor e uma série de vantagens em termos de durabilidade”, no entanto, as pastilhas precisam trabalhar em superfície plana. Por isso, o ideal é ao trocar as pastilhas substituir também os discos”. O disco deve ter uma espessura mínima sob risco de empenar ou trincar, além de ficar mais vulnerável a choques térmicos.Os ruídos, geralmente, estão ligados ao coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha ou lona e tambor. “Se a superfície de disco tem deformação, está marcada ou frisada, a área de atrito da pastilha não é perfeita, ocasionando ruído”. Antigamente, as pastilhas eram feitas de amianto e, agora, são semimetálicas.“São produzidas com fibras sintéticas, compostos orgânicos e elementos metálicos, o que faz com que tenham melhor dissipação de calor e uma série de vantagens em termos de durabilidade”, no entanto, as pastilhas precisam trabalhar em superfície plana. Por isso, o ideal é ao trocar as pastilhas substituir também os discos”. O disco deve ter uma espessura mínima sob risco de empenar ou trincar, além de ficar mais vulnerável a choques térmicos. Para assegurar o bom desempenho dos freios, toda vez que se realiza qualquer tipo de reparo no sistema de freio é preciso fazer sangria para retirar pequena parte do fluido e, consequentemente, o ar presente no circuito”. A durabilidade das pastilhas varia de acordo com peso e tamanho do veículo e condições de circulação do automóvel. Suspensão e Amortecedores O amortecedor e o sistema de suspensão são considerados como apenas um elemento. Na realidade são dois componentes totalmente diferentes que trabalham em conjunto, um complementando o trabalho do outro. A suspensão tem as seguintes funções: Manter o nível correto da altura do veículo. Reduzir o efeito de impacto das ruas e estradas. Manter o alinhamento correto do veículo. A suspensão geralmente é composta por elementos flexíveis que absorvem os movimentos da roda. Essa flexibilidade pode, por exemplo, submeter o chassi a movimentos verticais brutos e movimentos de rolagem (transferência de peso), resultando em uma certa instabilidade. É aí que entram os amortecedores: eles foram desenvolvidos justamente para controlar e reduzir os movimentos verticais brutos e movimentos de rolagem do veículo. Quando trocar suspensão ou amortecedor Em situações extremas, torna-se necessária a troca de componentes do sistema de suspensão e amortecimento quando há desgaste, dano ou vazamento. Diferentemente de outras peças, que estabelecem uma quilometragem para troca, não há como precisar um momento para manutenção. O motorista precisa estar atento ao aumento no impacto percebido, para não fazer a troca quando já passou da hora de realizá-la. Recomenda-se que a troca dos amortecedores seja feita em conjunto. Muitas das vezes, é preciso trocar outras peças como molas e bandejas. A fazê-la, deve-se realinhar as rodas, por isso, é imprescindível o apoio de profissional especializado da Real Auto Center. Pneus Quando se trata de segurança, os pneus são o componente mais importante do seu veículo. Os freios param as rodas, não o seu carro! Na verdade, são os pneus que param seu carro. A área de contato é do tamanho da palma da sua mão. E é aqui onde tudo acontece: renagem, tração, manuseio, direção, conforto Em uma área tão pequena, uma falha em alta velocidade poderia levar a graves consequências. O que é Tread? onde fica o tread do pneu? O tread do pneu é a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. Cada modelo e marca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu. Sub-inflação Sub-inflação faz que um pneu se desgaste mais na parte de fora do tread, deixando a área central do tread muito menos desgastado. Excesso de Inflação Excesso de inflação no pneu resulta na área central do tread sendo forçado em contato com a estrada causando desgaste rápido no centro e ombros do tread. Os Erros de Alinhamento Um exemplo típico do desgaste provocado por o erro de alinhamento na roda da frente é um desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão em cima do tread da roda. Fim de Vida Um pneu atingiu o final da vida depois de chegar ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6 milímetros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro usá-lo. Travagem de Emergência Uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastem rapidamente através do revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu. Pedaços Objetos afiados podem causar danos consideráveis tornando um pneu avariado e pode causar que explodão em velocidades mais rápidas. Danos de Impacto Esse dano é causado por um impacto para o flanco. Embreagem Quando devo trocar a embreagem do carro? Não existe uma quilometragem ou um período de tempo concreto que determine quando devemos trocar a embreagem do carro. Isto é, devemos apenas trocá-la no momento em que notemos que não funciona corretamente. Um automóvel que faz muitos trajetos pela cidade, com paragens e saídas constantes, terá mais possibilidades de gastar a embreagem que outro que circule habitualmente pela estrada. No momento em que o disco da embreagem se desgastar, notaremos que arranha quando engatamos uma marcha. Se isto acontecer, o disco deixará de cumprir adequadamente sua função de transmitir a potência do motor à caixa de marcha e ao terreno. Um sintoma claro de que a embreagem precisa ser trocada é se notarmos que, quando queremos seguir em frente ou em uma ladeira, aceleramos e o motor acelera, mas realmente não aumenta a velocidade. Também devemos pensar que precisamos de substituir a embreagem quando ao mudar de uma marcha para outra, notarmos que não acontece de forma suave, e que temos a sensação de que arranha e inclusive, apesar de estar na velocidade adequada, notamos que fica difícil engatar as marchas. Do ponto de vista físico, um percurso mais curto que o habitual do percurso do pedal da embreagem deixa claro que o disco está começando a se desgastar. Podemos fazer um teste para verificar o grau de desgaste da embreagem, ainda que não deva ser feito com frequência, já que a própria revisão contribui para encurtar a vida útil deste componente. Devemos estar com o motor do carro ligado, a ignição e freio de mão colocados. Depois, aceleramos ao mesmo tempo em que soltamos o pé da embreagem, aos poucos, e na terceira. Quanto mais tarde o carro afogar, mais desgastada está à embreagem. Apesar de não existir uma quilometragem determinada que indique que devemos trocar a embreagem, já que tudo depende do uso que damos ao veículo e da qualidade dos materiais, pode ser usado como referência aos 150.000 quilômetros. Troca de Óleo e Filtro Vale lembrar que especificação do óleo é definida pelos parâmetros viscosidade e desempenho API. A viscosidade determina a fluidez do lubrificante e é formada por dois números. Num óleo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 ºC. O ideal é que o primeiro número seja o menor possível e, o segundo, o mais alto possível. O nível API mostra a formulação de aditivos usados, que podem ser SG, SH, SJ, SL e SM. Por exemplo: se o motor do seu carro pede um óleo SH, você pode usar um de nível superior, como SJ ou SL, mas um motor para SJ não pode usar um SH Devo trocar o óleo seguindo a quilometragem ou o tempo de uso? Em alguns casos não basta apenas seguir a quilometragem correta. É preciso prestar atenção ao tempo de uso, mesmo que o carro percorra pequenas distâncias. A quilometragem e o tempo de uso indicados para trocar o óleo estão indicados no manual do seu carro, mas em geral, o tempo máximo é de seis meses. O filtro também precisa ser trocado? É recomendável que sempre se substitua óleo e filtro juntos, já que o segundo impede a circulação de impurezas no motor. Os óleos sintéticos são melhores para o motor? Sim. Os óleos sintéticos (com especificação 0W, 5W e 10W) são mais caros, mas trazem benefícios a longo prazo, como partidas mais rápidas, economia de combustível, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor. Por serem mais elaborados que os minerais, são mais indicados. Completar o cárter com óleo de outra marca e mesma especificação pode? Sim. O que não pode é misturar lubrificantes de especificações diferentes. Por exemplo: misturar um 5W40 – mais fluido na partida a frio do motor – e um 15W40 – menos fluido na mesma condição. Isso fará com que o carro perca eficiência e tenha desgaste de motor e bateria, além de aumento de consumo de combustível. Devo ou não usar aditivo no óleo? Não é necessário. Os fabricantes de óleo dizem que já há um pacote de aditivo balanceado no óleo, por isso, o uso de aditivos extras pode prejudicar o motor. Higienização de Ar Condicionado Sujeira no ar-condicionado do carro prejudica a saúde e custa caro Falta de revisões periódicas acarreta no acúmulo de bactérias e fungos. Para limpar tudo, o prejuízo pode passar de R$ 1 mil, segundo especialista. O primeiro componente e o mais fácil de ser trocado é o filtro de ar ou filtro de pólen. Ele é o responsável por “segurar” a sujeira e proteger o sistema, no entanto, para isso, deve ser trocado, de preferência, a cada revisão. Não existe uma quilometragem exata para a substituição. Vai depender do estado do filtro, ou seja, do quanto ele foi exposto. Os primeiros sinais de que o filtro está muito sujo são o cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação, quando é necessário colocar o ar em velocidades maiores. Na figura abaixo o branco é o filtro novo e o outro é como ele fica sujo. A função é limpar o ar que vai entrar no habitáculo. Injeção Eletrônica Saiba quando e por que é hora de fazer a limpeza do sistema de injeção eletrônica Muito se fala a respeito da limpeza do sistema de injeção eletrônica, mas pouco se explica quando e por que esse procedimento deve ser efetuado. A falta de esclarecimento sobre o assunto deixa o consumidor sem saber como proceder sobre essa questão. Por isso, é importante poder contar com a opinião de seu mecânico de confiança para que, antes de fazer qualquer reparo no seu veículo, seja realizado teste com equipamentos específicos para identificar o problema. Assim, você fica mais seguro com relação ao diagnóstico apresentado. O sistema de injeção eletrônica, constituído de sensores, atuadores, unidade de comando e bomba de combustível, é responsável pela regulagem da quantidade de combustível ideal para o volume de ar admitido, gerando a perfeita relação entre esses dois componentes. A mistura combustível /ar deve estar equilibrada para garantir melhor rendimento e economia de combustível, bem como menor emissão de gases poluentes do veículo. Quando o carro apresentar sintomas relacionados à dificuldade para dar a partida, perda de potência em aceleração, marcha lenta irregular e aumento de consumo de combustível, é aconselhável levá-lo a uma oficina de sua confiança para checar o funcionamento do sistema de injeção eletrônica para que seja detectado o problema e identificada a solução apropriada: limpeza nos bicos injetores ou substituição desses componentes. Você deve ficar alerta para algumas situações e práticas que possam afetar o funcionamento do sistema de injeção eletrônica. Entre elas, combustível adulterado (gasolina ou álcool), falta de manutenção preventiva no veículo e o não cumprimento dos períodos de troca de óleo prescritos pelo fabricante do veículo no Manual do Proprietário. Como os vapores do óleo lubrificante são direcionados do cárter para o coletor de admissão através do sistema de ventilação positiva e então queimados pelo motor, quando a troca não é feita regularmente começam a se formar resíduos em vários pontos do motor, inclusive nos bicos injetores. O combustível adulterado também gera acúmulo de impurezas no sistema de injeção. É importante ressaltar também que o motorista deve evitar dar bombeadas no acelerador ao desligar o motor ou mesmo fazer o carro pegar no tranco. Esses hábitos provocam excesso de combustível dentro da câmara de combustão que, aos poucos, podem danificar o catalisador, responsável pela redução, através de reações químicas, dos gases do escapamento lançados na atmosfera. Fazer a manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar panes elétricas e falhas mecânicas inesperadas, garantindo também a segurança no trânsito, economia de consumo de combustível e redução dos níveis de poluentes. Caixa de direção A instalação e manutenção da direção hidráulica, item de segurança essencial, envolvem alterações em diferentes áreas do veículo como mecânica e elétrica. Na REAL AUTO CENTER todos serviços são realizados de maneira criteriosa! Palhetas Troca deve ser feita uma vez por ano, pelo menos! Ressecamento da borracha pode exigir substituição de peça antes da hora. Sintomas As palhetas e limpadores dão sinais de que precisam ser trocadas. “Os principais são o vidro cheio de riscos e o excesso de barulho, que significa o desgaste da peça”. Porém, esses sinais são percebidos sempre na última hora. “O motorista só aciona os limpadores quando é necessário, ou seja, durante uma chuva forte. Aí o risco que se corre é sério.” Cuidados As precauções com a peça devem começar com a mistura que vai no reservatório. Não adicione qualquer produto. Há detergentes específicos para essa função. Outro cuidado é na hora de limpar a peça. Quando for lavar o carro, a limpeza das lâminas de borracha deve ser feita somente com pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos. Antes de realizar a substituição da peça, recomendamos uma “mini revisão” que inclui verificações mecânicas, como a condição do motor e o braço do limpador e se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado. Realizar uma checagem semanal da peça pode evitar grandes dores de cabeça. Na garagem, acione o esguicho e os limpadores. E ao notar qualquer anormalidade como ruídos e falhas na limpeza, providencie a troca. Bateria Nem sempre temos uma ideia exata da função deste equipamento, que tanto nos aborrece quando não funciona corretamente. A bateria é um acumulador recarregável de energia. Sua função é armazenar energia sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo solicitar. Ela serve para dar partida no veículo, proporcionar energia para iluminação externa e interna e manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos quando o veículo estiver desligado. Uma bateria automotiva de 12 V é formada por 6 elementos constituídos por placas positivas, negativas, separadores e eletrólito. Mantenha os pólos limpos. Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria. Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia. Quanto tempo dura uma bateria? A vida média de uma bateria chumbo-ácido automotiva é de 2 anos. Porém, isso depende muito de fatores externos, tais como: – sistema de carga do veículo (corrente, tensão); – temperatura do compartimento onde a bateria está instalada; – fixação adequada; – bateria adequada ao veículo e os opcionais istalados. O que fazer antes de trocar a bateria? Para conservar sua bateria, recomendamos que antes de instalar a mesma você cheque cuidadosamente a parte elétrica de seu veículo (regulador de voltagem, alternador/gerador, motor de arranque e fuga de corrente), além do nível da água. Revise a sua bateria e todo sistema elétrico a cada 3 meses.
Ver mais
Av. Governador Pedro de Toledo, 930 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-751, Brasil
Real Auto Center - Centro Automotivo - - WhatsApp 1 19 97411-1314 WhatsApp 2 19 97411-1792 Telefone 19 3243-8813 Menu ...
Real Auto Center - Centro Automotivo - - WhatsApp 1 19 97411-1314 WhatsApp 2 19 97411-1792 Telefone 19 3243-8813 Menu Bem Vindo a Real Auto Center Prestamos serviços de mecânica em geral Outros Serviços Bem Vindo a Real Auto Center Prestamos serviços de mecânica em geral Outros Serviços Sobre Real Auto Center A REAL AUTO CENTER, fundada em 13 de agosto de 1990, começou suas atividades em Campinas na Avenida Governador Pedro de Toledo com apenas dois funcionários, como REAL ESCAPAMENTOS, quando a variedade de serviços era menor e a área disponível para trabalho não comportava muitos veículos. Após dois anos de trabalho a demanda aumentou. Com a necessidade de mais espaço, em 1992 mudou-se para o cruzamento das avenidas Dr. Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo, ampliando seus serviços e experiência, e hoje é um AUTO CENTER de excelência, com variedade de produtos, ótima infraestrutura e técnicos atualizados. Desde novembro de 2015, a REAL AUTO CENTER tem novo endereço - na mesma Avenida Governador Pedro de Toledo, agora no nr 930, Bairro Bonfim, com uma área de trabalho de 850m². Com oficina, pátio, área administrativa, sala de espera com ar-condicionado, computadores, rede de Wi-Fidisponível e área Kids, oferece sempre tranquilidade e segurança! A REAL AUTO CENTER cresce como prestador de serviço automotivo em Campinas, atenta à satisfação do cliente e inovando nas maneiras de fazer negócios. Check - list e orçamento sem compromisso; Socorro em horário comercial; Leva e traz gratuito; Equipe especializada, mais precisão e agilidade; Sala de espera com Wi-Fi e área kids. Condições especiais à frotista ; Nossos Serviços: Escapamentos Originais e Esportivos O ideal é examinar o equipamento a cada três meses, veja dicas para garantir vida longa para o escapamento. Sempre que possível, verifique os fixadores e abraçadeiras; Faça a revisão completa a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros; Se alguma peça do sistema apresentar defeito, estiver corroída ou com falhas, o único conserto é a troca; Cuidado ao passar por lombadas ou obstáculos elevados, pontiagudos ou soltos na estrada, como por exemplo um galho de árvore, pois o escapamento pode ser atingido e ficar danificado; Evite fazer o carro pegar no tranco. Essa prática pode deixar a gasolina que não foi queimada escorrer pelo sistema de escapamento e isso pode danificá-lo. Alinhamento e Balanceamento Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10.000KM!!! Seu carro está desalinhado quando um ou mais parâmetros da suspensão como cambagem, convergência ou cáster estão diferentes dos projetados. Os carros atuais permitem poucos ajustes finos, então, a não ser que você tenha um Opala, o ajuste manual mais fácil que o mecânico irá fazer diz respeito à convergência: Alguns sinais de desalinhamento são: carro não trafega em linha reta, direção puxa para algum lado e volante torto. Se o automóvel trepida, a carroceria vibra ou o volante oscila, ele pode estar desbalanceado. Quando uma roda está desbalanceada significa que ela realiza movimentos de translação e rotação em torno de eixos diferentes do que os programados porque a distribuição de massa do conjunto roda e pneu está desequilibrada. Caster e Cambagem O objetivo da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem, isso evitará que a vida útil do pneu diminua, bem como alterações indesejáveis na direção, por exemplo, uma cambagem positiva deixa a direção mais solta, leve, como se o carro dançasse, pois elas estão voltadas para fora, o que diminui o desgaste. O que é cambagem? É o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical, dependendo do veículo, este ângulo pode variar de vários graus, é importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e deve ser o mesmo nas duas rodas dianteiras. Este ângulo tem a função de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Para que você possa analisar a cambagem do seu carro, a ilustração abaixo mostra de forma exagerada a deformidade das posições dos pneus. Existem três tipos. Veja: Cambagem negativa: os pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto. Quando fazer cambagem? A resposta é simples! Se você transita por vias que tem muitos buracos, às vezes é inevitável cair em um deles e, é ai que essas alterações no ângulo acontecem, tanto pelas fortes pancadas, excesso de buracos, e até mesmo abuso de peso e principalmente por molas defeituosas, desgaste de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o ângulo de camber volte ao indicado pelo fabricante. O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim quando o carro atinge 10 mil quilômetros, você garante que o seu carro sairá da manutenção perfeitamente regulado. CASTER : O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Freio A manutenção preventiva do sistema de freio, com a substituição de componentes já desgastados, como pastilhas e discos, pode evitar ruídos indesejáveis, reduzir gastos com o veículo e evitar graves acidentes. O sistema de freio do veículo é essencial para garantir a segurança nas estradas, por isso o motorista deve ficar sempre atento a seus componentes, que devem ser trocados antes de perderem a eficácia e provocarem acidentes. “A manutenção preventiva deve ser feita a cada 5 mil km para a revisão de discos, pastilhas, lona, tambor traseiro e fluido hidráulico”, além das manutenções periódicas, que ajudam a reduzir o custo de eventuais reparações corretivas. Vários sinais indicam que o sistema de freios pode estar com defeito. “Quando o veículo demora a frear, ele pode ter algum problema de aderência entre as pastilhas e discos ou entre a lona e o tambor ou ainda desgaste de discos e de superfície de pastilhas”. A suspensão, o estado de conservação dos pneus e até as condições da malha viária também influenciam no coeficiente de atrito no momento da frenagem. Outro indício que o sistema de freios deve ser reparado é o pedal duro, geralmente, provocado por vazamento do servo-freio, que tem a função de multiplicar a força do pedal. “Aqui na Real Auto Center, há como realizar testes de estanqueidade e vedação do servo, se necessário o componente é substituído”. Já o pedal baixo pode ser indicativo de desgaste de pastilha e de disco ou vazamentos do sistema hidráulico, no cilindro mestre, na pinça ou nos flexíveis de freio. Como precaução, atualmente, o sistema de freio é cruzado. “Se ocorrer um vazamento, por exemplo, por um flexível rasgado, o motorista terá uma roda dianteira direita e uma traseira esquerda funcionando, ou seja, sempre há duas rodas trabalhando para não perder totalmente a capacidade de frenagem”. É importante verificar também o fluido de freio já que o seu nível só baixa em caso de vazamentos. Os ruídos, geralmente, estão ligados ao coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha ou lona e tambor. “Se a superfície de disco tem deformação, está marcada ou frisada, a área de atrito da pastilha não é perfeita, ocasionando ruído”. Antigamente, as pastilhas eram feitas de amianto e, agora, são semimetálicas.“São produzidas com fibras sintéticas, compostos orgânicos e elementos metálicos, o que faz com que tenham melhor dissipação de calor e uma série de vantagens em termos de durabilidade”, no entanto, as pastilhas precisam trabalhar em superfície plana. Por isso, o ideal é ao trocar as pastilhas substituir também os discos”. O disco deve ter uma espessura mínima sob risco de empenar ou trincar, além de ficar mais vulnerável a choques térmicos.Os ruídos, geralmente, estão ligados ao coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha ou lona e tambor. “Se a superfície de disco tem deformação, está marcada ou frisada, a área de atrito da pastilha não é perfeita, ocasionando ruído”. Antigamente, as pastilhas eram feitas de amianto e, agora, são semimetálicas.“São produzidas com fibras sintéticas, compostos orgânicos e elementos metálicos, o que faz com que tenham melhor dissipação de calor e uma série de vantagens em termos de durabilidade”, no entanto, as pastilhas precisam trabalhar em superfície plana. Por isso, o ideal é ao trocar as pastilhas substituir também os discos”. O disco deve ter uma espessura mínima sob risco de empenar ou trincar, além de ficar mais vulnerável a choques térmicos. Para assegurar o bom desempenho dos freios, toda vez que se realiza qualquer tipo de reparo no sistema de freio é preciso fazer sangria para retirar pequena parte do fluido e, consequentemente, o ar presente no circuito”. A durabilidade das pastilhas varia de acordo com peso e tamanho do veículo e condições de circulação do automóvel. Suspensão e Amortecedores O amortecedor e o sistema de suspensão são considerados como apenas um elemento. Na realidade são dois componentes totalmente diferentes que trabalham em conjunto, um complementando o trabalho do outro. A suspensão tem as seguintes funções: Manter o nível correto da altura do veículo. Reduzir o efeito de impacto das ruas e estradas. Manter o alinhamento correto do veículo. A suspensão geralmente é composta por elementos flexíveis que absorvem os movimentos da roda. Essa flexibilidade pode, por exemplo, submeter o chassi a movimentos verticais brutos e movimentos de rolagem (transferência de peso), resultando em uma certa instabilidade. É aí que entram os amortecedores: eles foram desenvolvidos justamente para controlar e reduzir os movimentos verticais brutos e movimentos de rolagem do veículo. Quando trocar suspensão ou amortecedor Em situações extremas, torna-se necessária a troca de componentes do sistema de suspensão e amortecimento quando há desgaste, dano ou vazamento. Diferentemente de outras peças, que estabelecem uma quilometragem para troca, não há como precisar um momento para manutenção. O motorista precisa estar atento ao aumento no impacto percebido, para não fazer a troca quando já passou da hora de realizá-la. Recomenda-se que a troca dos amortecedores seja feita em conjunto. Muitas das vezes, é preciso trocar outras peças como molas e bandejas. A fazê-la, deve-se realinhar as rodas, por isso, é imprescindível o apoio de profissional especializado da Real Auto Center. Pneus Quando se trata de segurança, os pneus são o componente mais importante do seu veículo. Os freios param as rodas, não o seu carro! Na verdade, são os pneus que param seu carro. A área de contato é do tamanho da palma da sua mão. E é aqui onde tudo acontece: renagem, tração, manuseio, direção, conforto Em uma área tão pequena, uma falha em alta velocidade poderia levar a graves consequências. O que é Tread? onde fica o tread do pneu? O tread do pneu é a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. Cada modelo e marca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu. Sub-inflação Sub-inflação faz que um pneu se desgaste mais na parte de fora do tread, deixando a área central do tread muito menos desgastado. Excesso de Inflação Excesso de inflação no pneu resulta na área central do tread sendo forçado em contato com a estrada causando desgaste rápido no centro e ombros do tread. Os Erros de Alinhamento Um exemplo típico do desgaste provocado por o erro de alinhamento na roda da frente é um desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão em cima do tread da roda. Fim de Vida Um pneu atingiu o final da vida depois de chegar ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6 milímetros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro usá-lo. Travagem de Emergência Uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastem rapidamente através do revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu. Pedaços Objetos afiados podem causar danos consideráveis tornando um pneu avariado e pode causar que explodão em velocidades mais rápidas. Danos de Impacto Esse dano é causado por um impacto para o flanco. Embreagem Quando devo trocar a embreagem do carro? Não existe uma quilometragem ou um período de tempo concreto que determine quando devemos trocar a embreagem do carro. Isto é, devemos apenas trocá-la no momento em que notemos que não funciona corretamente. Um automóvel que faz muitos trajetos pela cidade, com paragens e saídas constantes, terá mais possibilidades de gastar a embreagem que outro que circule habitualmente pela estrada. No momento em que o disco da embreagem se desgastar, notaremos que arranha quando engatamos uma marcha. Se isto acontecer, o disco deixará de cumprir adequadamente sua função de transmitir a potência do motor à caixa de marcha e ao terreno. Um sintoma claro de que a embreagem precisa ser trocada é se notarmos que, quando queremos seguir em frente ou em uma ladeira, aceleramos e o motor acelera, mas realmente não aumenta a velocidade. Também devemos pensar que precisamos de substituir a embreagem quando ao mudar de uma marcha para outra, notarmos que não acontece de forma suave, e que temos a sensação de que arranha e inclusive, apesar de estar na velocidade adequada, notamos que fica difícil engatar as marchas. Do ponto de vista físico, um percurso mais curto que o habitual do percurso do pedal da embreagem deixa claro que o disco está começando a se desgastar. Podemos fazer um teste para verificar o grau de desgaste da embreagem, ainda que não deva ser feito com frequência, já que a própria revisão contribui para encurtar a vida útil deste componente. Devemos estar com o motor do carro ligado, a ignição e freio de mão colocados. Depois, aceleramos ao mesmo tempo em que soltamos o pé da embreagem, aos poucos, e na terceira. Quanto mais tarde o carro afogar, mais desgastada está à embreagem. Apesar de não existir uma quilometragem determinada que indique que devemos trocar a embreagem, já que tudo depende do uso que damos ao veículo e da qualidade dos materiais, pode ser usado como referência aos 150.000 quilômetros. Troca de Óleo e Filtro Vale lembrar que especificação do óleo é definida pelos parâmetros viscosidade e desempenho API. A viscosidade determina a fluidez do lubrificante e é formada por dois números. Num óleo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 ºC. O ideal é que o primeiro número seja o menor possível e, o segundo, o mais alto possível. O nível API mostra a formulação de aditivos usados, que podem ser SG, SH, SJ, SL e SM. Por exemplo: se o motor do seu carro pede um óleo SH, você pode usar um de nível superior, como SJ ou SL, mas um motor para SJ não pode usar um SH Devo trocar o óleo seguindo a quilometragem ou o tempo de uso? Em alguns casos não basta apenas seguir a quilometragem correta. É preciso prestar atenção ao tempo de uso, mesmo que o carro percorra pequenas distâncias. A quilometragem e o tempo de uso indicados para trocar o óleo estão indicados no manual do seu carro, mas em geral, o tempo máximo é de seis meses. O filtro também precisa ser trocado? É recomendável que sempre se substitua óleo e filtro juntos, já que o segundo impede a circulação de impurezas no motor. Os óleos sintéticos são melhores para o motor? Sim. Os óleos sintéticos (com especificação 0W, 5W e 10W) são mais caros, mas trazem benefícios a longo prazo, como partidas mais rápidas, economia de combustível, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor. Por serem mais elaborados que os minerais, são mais indicados. Completar o cárter com óleo de outra marca e mesma especificação pode? Sim. O que não pode é misturar lubrificantes de especificações diferentes. Por exemplo: misturar um 5W40 – mais fluido na partida a frio do motor – e um 15W40 – menos fluido na mesma condição. Isso fará com que o carro perca eficiência e tenha desgaste de motor e bateria, além de aumento de consumo de combustível. Devo ou não usar aditivo no óleo? Não é necessário. Os fabricantes de óleo dizem que já há um pacote de aditivo balanceado no óleo, por isso, o uso de aditivos extras pode prejudicar o motor. Higienização de Ar Condicionado Sujeira no ar-condicionado do carro prejudica a saúde e custa caro Falta de revisões periódicas acarreta no acúmulo de bactérias e fungos. Para limpar tudo, o prejuízo pode passar de R$ 1 mil, segundo especialista. O primeiro componente e o mais fácil de ser trocado é o filtro de ar ou filtro de pólen. Ele é o responsável por “segurar” a sujeira e proteger o sistema, no entanto, para isso, deve ser trocado, de preferência, a cada revisão. Não existe uma quilometragem exata para a substituição. Vai depender do estado do filtro, ou seja, do quanto ele foi exposto. Os primeiros sinais de que o filtro está muito sujo são o cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação, quando é necessário colocar o ar em velocidades maiores. Na figura abaixo o branco é o filtro novo e o outro é como ele fica sujo. A função é limpar o ar que vai entrar no habitáculo. Injeção Eletrônica Saiba quando e por que é hora de fazer a limpeza do sistema de injeção eletrônica Muito se fala a respeito da limpeza do sistema de injeção eletrônica, mas pouco se explica quando e por que esse procedimento deve ser efetuado. A falta de esclarecimento sobre o assunto deixa o consumidor sem saber como proceder sobre essa questão. Por isso, é importante poder contar com a opinião de seu mecânico de confiança para que, antes de fazer qualquer reparo no seu veículo, seja realizado teste com equipamentos específicos para identificar o problema. Assim, você fica mais seguro com relação ao diagnóstico apresentado. O sistema de injeção eletrônica, constituído de sensores, atuadores, unidade de comando e bomba de combustível, é responsável pela regulagem da quantidade de combustível ideal para o volume de ar admitido, gerando a perfeita relação entre esses dois componentes. A mistura combustível /ar deve estar equilibrada para garantir melhor rendimento e economia de combustível, bem como menor emissão de gases poluentes do veículo. Quando o carro apresentar sintomas relacionados à dificuldade para dar a partida, perda de potência em aceleração, marcha lenta irregular e aumento de consumo de combustível, é aconselhável levá-lo a uma oficina de sua confiança para checar o funcionamento do sistema de injeção eletrônica para que seja detectado o problema e identificada a solução apropriada: limpeza nos bicos injetores ou substituição desses componentes. Você deve ficar alerta para algumas situações e práticas que possam afetar o funcionamento do sistema de injeção eletrônica. Entre elas, combustível adulterado (gasolina ou álcool), falta de manutenção preventiva no veículo e o não cumprimento dos períodos de troca de óleo prescritos pelo fabricante do veículo no Manual do Proprietário. Como os vapores do óleo lubrificante são direcionados do cárter para o coletor de admissão através do sistema de ventilação positiva e então queimados pelo motor, quando a troca não é feita regularmente começam a se formar resíduos em vários pontos do motor, inclusive nos bicos injetores. O combustível adulterado também gera acúmulo de impurezas no sistema de injeção. É importante ressaltar também que o motorista deve evitar dar bombeadas no acelerador ao desligar o motor ou mesmo fazer o carro pegar no tranco. Esses hábitos provocam excesso de combustível dentro da câmara de combustão que, aos poucos, podem danificar o catalisador, responsável pela redução, através de reações químicas, dos gases do escapamento lançados na atmosfera. Fazer a manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar panes elétricas e falhas mecânicas inesperadas, garantindo também a segurança no trânsito, economia de consumo de combustível e redução dos níveis de poluentes. Caixa de direção A instalação e manutenção da direção hidráulica, item de segurança essencial, envolvem alterações em diferentes áreas do veículo como mecânica e elétrica. Na REAL AUTO CENTER todos serviços são realizados de maneira criteriosa! Palhetas Troca deve ser feita uma vez por ano, pelo menos! Ressecamento da borracha pode exigir substituição de peça antes da hora. Sintomas As palhetas e limpadores dão sinais de que precisam ser trocadas. “Os principais são o vidro cheio de riscos e o excesso de barulho, que significa o desgaste da peça”. Porém, esses sinais são percebidos sempre na última hora. “O motorista só aciona os limpadores quando é necessário, ou seja, durante uma chuva forte. Aí o risco que se corre é sério.” Cuidados As precauções com a peça devem começar com a mistura que vai no reservatório. Não adicione qualquer produto. Há detergentes específicos para essa função. Outro cuidado é na hora de limpar a peça. Quando for lavar o carro, a limpeza das lâminas de borracha deve ser feita somente com pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos. Antes de realizar a substituição da peça, recomendamos uma “mini revisão” que inclui verificações mecânicas, como a condição do motor e o braço do limpador e se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado. Realizar uma checagem semanal da peça pode evitar grandes dores de cabeça. Na garagem, acione o esguicho e os limpadores. E ao notar qualquer anormalidade como ruídos e falhas na limpeza, providencie a troca. Bateria Nem sempre temos uma ideia exata da função deste equipamento, que tanto nos aborrece quando não funciona corretamente. A bateria é um acumulador recarregável de energia. Sua função é armazenar energia sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo solicitar. Ela serve para dar partida no veículo, proporcionar energia para iluminação externa e interna e manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos quando o veículo estiver desligado. Uma bateria automotiva de 12 V é formada por 6 elementos constituídos por placas positivas, negativas, separadores e eletrólito. Mantenha os pólos limpos. Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria. Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia. Quanto tempo dura uma bateria? A vida média de uma bateria chumbo-ácido automotiva é de 2 anos. Porém, isso depende muito de fatores externos, tais como: – sistema de carga do veículo (corrente, tensão); – temperatura do compartimento onde a bateria está instalada; – fixação adequada; – bateria adequada ao veículo e os opcionais istalados. O que fazer antes de trocar a bateria? Para conservar sua bateria, recomendamos que antes de instalar a mesma você cheque cuidadosamente a parte elétrica de seu veículo (regulador de voltagem, alternador/gerador, motor de arranque e fuga de corrente), além do nível da água. Revise a sua bateria e todo sistema elétrico a cada 3 meses.
Ver mais
Av. Dr. Alberto Sarmento, 162 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-710, Brasil
netomotos - - Neto Motos Motopeças e Oficina PÁGINA EM CONSTRUÇÃO. Neto Motos Tel. 32...
netomotos - - Neto Motos Motopeças e Oficina PÁGINA EM CONSTRUÇÃO. Neto Motos Tel. 3241-7641 Av. Dr. Alberto Sarmento, 162, Bonfim, Campinas, SP Direitos autorais netomotos
Ver mais
Av. Governador Pedro de Toledo, 397 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-752, Brasil
Atacama - Moto - - A moto que usei nesta viagem foi uma KTM LC4 Adventure R 2001. Sou tendencioso e a consider...
Atacama - Moto - - A moto que usei nesta viagem foi uma KTM LC4 Adventure R 2001. Sou tendencioso e a considero a melhor moto do mundo para aventuras. Obviamente, não espere conforto, silêncio, ausência de vibrações e lugar para o garupa. É uma moto de rally com os acessórios mínimos para poder rodar na rua. As modificações feitas na moto para esta viagem foram: - colocação de descanso lateral: a moto, originalmente, só tem o cavalete central, que é chato de acionar e não dá boa sustentação em pisos arenosos; - colocação de protetor de lateral para sustentar as malas laterais Gift: as malas, carregadas, provavelmente quebrariam as laterais, além de riscá-las, obviamente; - colocação de top case Givi: direto no bagageiro original; - colocação de malas laterais Gift. Além disso, a moto passou por criteriosa revisão geral, que incluiu: - troca de óleo (Motul Sintético); - troca dos filtros (óleo e ar); - troca de todos os cabos de comando; - troca de pneus (Pirelli MT90) - troca de câmaras (Pirelli Cross, reforçadas); - troca de relação completa (Vaz e D.I.D) A revisão da moto foi feita na oficina MOTO IMPORT (em Campinas/SP, fone 19-3237-9362). A MOTO IMPORT tem experiência em preparação de motocicletas para competições on e off-road, além de já ter preparado motos para diversas viagens/aventuras/expedições, inclusive uma Brasil-EUA do amigo Brian, de XTZ750 (www.bryo.net). Além de competentes, são honestos. Recomendo. Recomendo também os serviços da Mecânica Poppi (Campinas/SP, fone 19-3272-0138), que desenvolve e constrói peças especiais para motocicletas. Foi lá que fiz o descanso lateral, o suporte para os maleiros e os espelhos retrovisores da KTM. Em aproximados 7700 km de viagem, minha moto apresentou apenas problemas menores, como: - queima de lâmpada do farol baixo: não havia sido trocada na revisão, penso que foi queima por desgaste natural; - quebra do suporte do sensor do Tripmaster: não é peça original, era de um hodômetro Totem que adaptei na moto; - quebra do cabo da embreagem: causada por defeito no parafuso da regulagem da embreagem, que fazia com que o cabo corresse por um canto vivo no manicoto. Considero como falha por desgaste natural também. Na volta, foram observados os seguintes desgastes: Pneu dianteiro: prof. do sulco, novo: 4 mm; após a viagem: 3 mm; Pneu traseiro: prof. do sulco, novo: 8 mm; após a viagem: 4 mm; Relação: não necessitou ajustes na corrente; coroa e pinhão com aparência de novos; Óleo do motor: não baixou nível e conservou-se claro; não foi feita troca durante a viagem. Sobre as motos dos companheiros de viagem: Suzuki DL1000 VStrom Proprietário: Marcelo e Karla Problemas apresentados na viagem: nenhum. Características favoráveis: conforto, consumo, injeção eletrônica, potência de sobra. Características desfavoráveis: tamanho, peso, autonomia. Suzuki DR800S Proprietário: Marco Polo Problemas apresentados na viagem: pequeno consumo de óleo. Características favoráveis: confiabilidade, simplicidade mecânica. Características desfavoráveis: peso. Yamaha XT660R Proprietário: Erlon Problemas apresentados na viagem: sucessivas panes secas. Características favoráveis: consumo, injeção eletrônica. Características desfavoráveis: potência, aerodinâmica, falta de bagageiro, tanque minúsculo. Ficha técnica resumida das motos KTM LC4 Adv Suzuki VStrom Suzuki DR800S Yamaha XT660R tipo de motor monocilíndrico V-2 monocilíndrico monocilíndrico cilindrada (cc) 625 996 779 659 potência (cv) 56 a 7500 rpm 100 a 7600 rpm 55 a 6600 rpm 48 a 6000 rpm torque (kgf.m) 5,5 a 5500 rpm 10,3 a 6400 rpm 6,3 a 5400 rpm 6,0 a 5250 rpm alimentação carburador injeção eletrônica carburadores injeção eletrônica válvulas por cilindro 4 4 4 4 Câmbio (marchas) 5 6 5 5 Peso a seco (kg) 154 207 194 165 Curso susp. diant. (mm) 270 160 240 225 Curso susp. tras. (mm) 320 162 220 200 Pneu dianteiro 90/90-21 110/80-19 90/90-21 90/90-21 Pneu traseiro 140/80-18 150/70-17 130/80-17 130/80-17 Freio dianteiro simples 320 mm duplo 310 mm simples 300 mm simples 298 mm Freio traseiro simples 220 mm simples 260 mm simples 250 mm simples 245 mm Tanque de combustível (L) 30 22 24 15 Velocidade máxima (km/h) 170 200 160 165 function mostra(arq,x,y) {janela = window.open("","Foto","toolbar=0,location=0,directories=0,status=1,menubar=0,scrollbars=1,resizable=1,copyhistory=0,width="+x+",height="+y); janela.document.open(); janela.document.write(""); janela.document.write("Fotos Atacama"); janela.document.write(""); janela.document.write(""); janela.document.write(""); janela.document.write(" "); janela.document.write(""); janela.document.write(""); janela.document.write(""); janela.document.write("
Ver mais
Rua Quintino Bocaiúva, 445 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-017, Brasil
Av. Dr. Alberto Sarmento, 152 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-711, Brasil
- -
Av. Governador Pedro de Toledo, 2674 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-715, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 1359 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-751, Brasil
BELCHIOR Reparação Automotiva - - " Desde 1969 sua garantia de serviço." ...
BELCHIOR Reparação Automotiva - - " Desde 1969 sua garantia de serviço." BELCHIOR - Reparação Automotiva Com muitos anos de experiência e dedicação na área de reparação automotiva, somos uma equipe de profissionais altamente qualificados, com treinamentos especializados, podendo proporcionar-lhes, segurança e tranqüilidade. Nosso compromisso, é fidelizar nossos clientes mantendo a tradição de anos no mercado de Campinas e Região. Av. Governador Pedro de Toledo, 1359 Bonfim - Campinas - SP - Brasil Tel.: 19 3242 3138 | Fax: 19 3241 1401 E-mail: belchior@oficinabelchior.com.br
Ver mais
Av. Dr. Alberto Sarmento, 673 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-710, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 836 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-751, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 1355 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-751, Brasil
R. Júlio Ribeiro, 27 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-712, Brasil
Recall Auto Pe?as | Campinas | Oficina Mec?nica - - Carregando. Aguarde. Principal Como Chegar Contato Hist?ria...
Recall Auto Pe?as | Campinas | Oficina Mec?nica - - Carregando. Aguarde. Principal Como Chegar Contato Hist?ria do Autom?vel Pre?os de Instala??o Departamentos Newsletter Seu nome: Seu email: Catalogo Enquete Receba Novidades no seu Perfil! --> Novos produtos Formas de Pagamentos Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet. Ofertas válidas até o término de nossos estoques para internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados. Em caso de divergência de preços no site, o valor válido é o do Carrinho de Compras. Recall Auto Pe?as | Campinas | Auto Mec?nica © 2018 - Todos os Direitos Reservados
Ver mais
Av. Governador Pedro de Toledo, 1610 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-019, Brasil
Av. Dr. Alberto Sarmento, 835 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-711, Brasil
Av. Governador Pedro de Toledo, 486 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-752, Brasil
Av. Dr. Alberto Sarmento, 276 - Loja 02 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-711, Brasil
Nininho Som e Alarme - - PRODUTOS M?dia Contato QUEM SOMOS Com mais de 17 anos de experi?ncia no ramo, a Nininho Som o...
Nininho Som e Alarme - - PRODUTOS M?dia Contato QUEM SOMOS Com mais de 17 anos de experi?ncia no ramo, a Nininho Som oferece o que existe de mais atual em acess?rios automotivos. Saiba Mais LOJA BONFIM Av. Dr. Alberto Sarmento, 276 - Bonfim - Pr?ximo ao Castelo - Fone: (19) 3243-8560 Saiba Mais Not?cias leia mais M?DIA Veja Mais © 2018 | Todos os direitos reservados. Sites Gerenci?veis NEO Express
Ver mais
Rua Quintino Bocaiúva, 39 - 2 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-017, Brasil
Som para Igreja - - Bem-vindo à Liberty Bem vindos a Liberty Engenharia. A Liberty Engenharia é uma empresa de som, ac...
Som para Igreja - - Bem-vindo à Liberty Bem vindos a Liberty Engenharia. A Liberty Engenharia é uma empresa de som, acústica, vídeo e iluminação especializada em projetos para templos e igrejas. Criada em 2008 a Liberty nasceu com o objetivo de prover suporte para templos e igrejas que necessitam de melhoria em seus sistemas de comunicação audiovisual. Depoimentos PROJETOS RECENTES Conheça aqui alguns dos projetos realizados pela Liberty Engenharia IGREJA MATRIZ SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA Auditório do Colégio Adventista da Vila Matilde Igreja Ministério Ágape Paróquia Nossa Senhora Mãe de Jesus - SP Artigos e Tutoriais Notícias Destaques Liberty Engenharia alcança a certificação BIAMP Mediante as inovações tecnológicas aplicadas aos equipamentos e sistemas de áudio e vídeo específicos para Igrejas e Templos religiosos, manter[.] Sobre a Liberty Serviços Novidades Newsletters Assine e receba diretamente em seu e-mail as notícias e novidades da Liberty Engenharia Desenvolvido e otimizado por Trimbo | Marketing Digital, Otimização de Sites, Links Patrocinados e E-commerce Fale com a Liberty Rua Quintino Bocaiúva, 39, SL 2 Campinas - SP Telefone: (19) 3028-0696 | 3368-8368 Email: contato@libertyengenharia.com.br
Ver mais
Rua Dom José I, 277 - Bonfim, Campinas - SP, 13070-741, Brasil
VW Germânica - Satisfação aqui é item de série. - Veículos zero km e seminovos em Campinas,Americana,Limeira,Sumaré,Mogi...
VW Germânica - Satisfação aqui é item de série. - Veículos zero km e seminovos em Campinas,Americana,Limeira,Sumaré,Mogi Guaçú,Mogi Mirim, S.J. Boa Vista,Poços de Caldas,Esp Sto do Pinhal,Paraguaçu Paulista. - Selecione a loja mais próximaAmericana/SP - AMERICANACampinas/SP - AMOREIRASCampinas/SP - BARÃO GERALDOLimeira/SP - LIMEIRAMogi Mirim/SP - MOGI MIRIMParaguaçu Paulista /SP - PARAGUAÇU PAULISTASão João da Boa Vista/SP - SÃO JOÃO DA BOA VISTASumaré/SP - SUMARÉPoços de Caldas/MG - POÇOS DE CALDAS NovosVeículos 0km Nossas LojasTem uma loja perto de você SeminovosEstoque de seminovos Agende seusServiços SeminovosConfira o showroom da Germânica VeículosVendas Direta Vendas Especiais, Pessoas Jurídicas e FrotistasConsórcioConsórcio Nacional VolkswagenServiçosVocê e seu carro com tratamento de primeiraInstitucionalGermânica, satisfação aqui é item de série.ContatoFale Conosco - Dúvidas, serviços, agendamentosAgendar RevisãoAgende já a revisão do seu Volkswagen!PNEPortadores de necessidades especiais tem direito a descontos na compra de um carro 0km. Encontre seu automóvel NOVOS USADOS MarcasTodosFiatCitroenPeugeotVolkswagenCheryFordRenaultMitsubishiTrollerChevroletBmwHyundaiHondaToyotaMercedes-benzJeepKiaNissanMulti-marcas Carros ModelosTodosX5TiggoAgileCeltaCelta-2p LifeCelta-lt 1.0ClassicCobaltCorsaCruzeMontanaOnixPrismaS10TrackerVectraC3C3 PicassoC4C4 Grand Picasso500BravoFreemontGrand SienaIdeaPalioPalio-atractivePalio-attrac 1.0PuntoSienaStradaStrada C.simples UnoUno-way 1.0WeekendEcosportFiestaFocusKaNew Fiesta SedanRangerCityCivicFitHb20Hb20xI30 CwIx35TucsonRenegadeSoulC 180C 250L200 OutdoorL200 Triton Pajero DakarPajero FullPajero Tr4Vw PoloMarchSentra207207 Hatch208308ClioDusterLoganSanderoCorollaEtiosHiluxT4AmarokCross UpCrossfoxFoxGolGol 1.6 CityGol- TrendlineGol-1.0Gol-tl McGolfJettaJetta-2.0KombiNew Jetta SedanParatiPassatPassat VariantPoloPolo HatchPolo SedanSaveiroSpace CrossSpacecrossSpacefoxTiguanTiguan- 2.0 TsiUpUp- MoveVoyage Valor Ano PESQUISAR \Fique Por Dentro Germânica Veículos DNA Volkswagen há 45 anos, a Germânica hoje é o maior grupo de concessionários Volkswagen do interior de São Paulo. saiba mais \Ofertas VOLKSWAGEN FOX 1.0 MPI BLUEMOTION 12V FLEX 4P MANUALFlex201380.905 km PRETAR$ 36.990,00VOLKSWAGEN VOYAGE 1.6 MI 8V FLEX 4P AUTOMATIZADOFlex2013148.532 km PRATAR$ 27.990,00VOLKSWAGEN FOX 1.6 MI 8V FLEX 4P MANUALFlex201465.000 km PRETAR$ 33.890,00VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI 8V FLEX 4P MANUAL G.VFlex201072.000 km VERMELHAR$ 23.990,00VOLKSWAGEN GOLF 1.6 MSI COMFORTLINE 16V TOTAL FLEX 4P TIPTRONICFlex201635.445 km PrataR$ 79.990,00VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI 8V FLEX 4P MANUAL G.IVFlex201288.665 km BRANCAR$ 19.990,00VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI TRENDLINE 8V FLEX 4P MANUALFLEX201686.269 km BRANCAR$ 30.990,00VOLKSWAGEN CROSS UP 1.0 TSI 12V FLEX 4P MANUALFlex201661.000 km BrancoR$ 42.990,00VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 FSI COMFORTLINE 16V GASOLINA 4P TIPTRONICGASOLINA200786.000 km PRETAR$ 38.990,00VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI 8V FLEX 4P MANUAL G.VFlex2012116.300 km VERMELHAR$ 21.990,00VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI 8V FLEX 4P MANUAL G.VIFlex201450.000 km BRANCAR$ 27.490,00VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI COMFORTLINE 8V FLEX 4P MANUALFlex201537.000 km BrancaR$ 33.900,00 ATC - Atenção Total ao Cliente É um programa de certificação de melhoria contínua do atendimento prestado ao cliente. Com o intuito de padronizar e sistematizar o atendimento pós-vendas, o ATC foi criado pela Volkswagen para garantir qualidade e comodidade aos clientes que frequentam a oficina. saiba mais Germânica Veículos ?
Ver mais