Clinica de Psicologia em Guarulhos | Romildo Psicologo - - ClínicasContatoEquipeMedo e FobiaO PsicólogoPalestrasPergun...Clinica de Psicologia em Guarulhos | Romildo Psicologo - - ClínicasContatoEquipeMedo e FobiaO PsicólogoPalestrasPergunte ao Psicólogo Últimos artigos do blog E depois do Coronavírus? CORONAVÍRUS DO EGOÍSMO À COMPAIXÃO SE EU PUDESSE VOLTAR A SER CRIANÇA Romildo Ribeiro de Almeida - Psicólogo Clínico Psicólogo Romildo Ribeiro de Almeida Romildo Ribeiro de Almeida é psicólogo clínico formado pela Universidade de Guarulhos, pós-graduado em Psicologia Analítica pela Universidade São Francisco, especializado em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson e em Parapsicologia pelo CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia. Escreve para jornais, revistas e sites sobre Psicologia, Parapsicologia e comportamento humano. Dá atendimento clínico de segunda a sábado em Guarulhos, SP, para jovens, adultos criancas, adolescentes e casais nas abordagens: Cognitiva comportamental, Psicanálise e Hipnoterapia. ?> Confira outros artigos do blog Orientação Vocacional Ser pobre ou ser rico 14/05/2013 Qual o segredo para alcançar a felicidade? Qual pessoa, de origem pobre, que passou por penúrias na infância, que não teve direito a brinquedos, boa alimentação e uma moradia decente não quer ficar rica? Esse é um sonho recorrente, presente na imaginação da maioria dos brasileiros. Para uma pessoa que viveu na pobreza, ficar rico […] Psicologia e saúde Para se ter um ano melhor! O ano sempre começa, na vida de todos nós, carregado de muitas expectativas e de muita esperança. Queremos acreditar que tudo aquilo que não conseguimos realizar no ano passado, vamos conseguir realizar neste. Arrumar um novo emprego, conquistar um grande amor, comprar uma casa, fazer um curso etc. Muitos dos rituais praticados na virada, simbolizam […] Psicologia e educação Saúde Financeira – Por que os jovens gastam tanto dinheiro? Pesquisas mostram que o índice de inadimplência entre os jovens é altíssimo. Segundo a Associação comercial de São Paulo 67% dos devedores têm menos de 35 anos. Afinal, o que leva o jovem a se endividar? A Psicologia tem a resposta. Se há uma idade em que o indivíduo está mais vulnerável às propagandas, essa […] Pesquisar Pesquisar por: Atendimento Ver mais
Marcos E. F. Marinho | PSICOLOGIA & PSICOTERAPIA - - Marcos E. F. Marinho PSICOLOGIA & PSICOTERAPIA Ir para co...Marcos E. F. Marinho | PSICOLOGIA & PSICOTERAPIA - - Marcos E. F. Marinho PSICOLOGIA & PSICOTERAPIA Ir para conteúdo ANÁLISE DA ESCOLHA PROFISSIONALSERVIÇOS ← Posts anteriores As palavras eram conchas de clamores antigos Publicado em 23/04/2017 por Marcos E. F. Marinho “Porque eu havia lido em algum lugar que as palavras eram conchas de clamores antigos. Eu queria ir atrás dos clamores antigos que estariam guardados dentro das palavras. Eu já sabia também que as palavras possuem no corpo muitas oralidades remontadas e muitas significâncias remontadas. Eu queria então escovar as palavras para escutar o primeiro esgar de cada uma.” . – Manoel de Barros, em “Memórias inventadas”. Minha infância. São Paulo: Planeta, 2003. Anúncios Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em psicologia | Marcado com existências, humanismo, Manoel de Barros, psicologia | Deixe um comentário Quando procurar um psicólogo? Publicado em 10/01/2017 por Marcos E. F. Marinho Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Imagem | Publicado em 10/01/2017 por Marcos E. F. Marinho | Marcado com angústia, ansiedade, estresse, pensamentos depressivos, pscoterapia, psicodiagnóstico, sofrimento psíquico | Deixe um comentário A Narrativa sobre nossa própria vida. Publicado em 27/12/2016 por Marcos E. F. Marinho Nossa existência pessoal não é um amontoado desorganizado de fatos, seu sentido se mostra nas histórias que contamos para nós mesmos e para os outros. O estabelecimento de uma costura, feito um alinhavo de linhos, permite compreender as possibilidades que se abrem para as transformações, tecendo, enxergamos nossas potencialidades.Segundo Dulce Critelli, o padrão existencial se apoia em frases que as pessoas ouvem de outras ou que, acriticamente, dizem para si mesmas. Ela chama essas frases de “relatos”. São afirmações curtas e fragmentadas, muitas vezes aprendidas na infância, e repetidas ao longo da vida. Perpetuando-se pela repetição, perpetuam também, como se fosse fatalidade, um determinado modo de ser.Não raro, as pessoas veem-se enredadas, presas a emaranhados de crenças e relatos fatalistas, estabelecendo, padrões que elas mesmos criaram e perpetuaram ao longo dos anos. Quando trazem tais “relatos” por exemplo, por meio da psicoterapia, submetendo-os ao crivo da reflexão, começam a se libertar desse padrão de estagnação, e assim, suas vidas podem retomar a caminhada, de modo mais fluído e coerente com novas possibilidades existenciais.Na análise, trata-se de substituir os relatos acríticos e fragmentários que povoam a linguagem vulgar por uma historia pessoal construída a partir da reflexão própria do sujeito.É esperado que, ao se apoderar dessa história, da sua história, o indivíduo ao mesmo tempo, compreenda os sentidos de seu ser, se empodere, saindo da condição de vítima passiva de uma imaginária fatalidade para se tornar autor, apropriando-se de sua história e das possibilidades que se abrem.Marcos E. F. MarinhoCompartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em Dasein, Desenvolvimento Afetivo, existência, psicologia, psicoterapia, saúde mental, sofrimento psíquico, subjetividade | Marcado com Narrativa, psicologiaclinica, Psicoterapia Existencial, Qualidade de Vida | Deixe um comentário Perdas irreparáveis e o Luto. O papel do Psicólogo. Publicado em 26/12/2016 por Marcos E. F. Marinho Por Marcos E. F. MarinhoA sensação que a maioria das pessoas sente de que a vida passa rápido demais, e mais, de que ela não é estável ou de águas calmas, é um aprendizado que a maturidade trás á todos, cedo ou tarde.Como pano de fundo, a questão da consciência da própria finitude e daqueles que amamos, numa sociedade calcada na publicidade jovem, constitui-se num duplo desafio aos psicólogos que acolhem em seus consultórios pessoas em processo de luto.A complexidade envolvida na experiência do luto se mostra muita acima das capacidades e recursos internos de muitos indivíduos, e nesses casos o trabalho do psicólogo, se mostra de vital valor àquele que sofre.O luto se apresenta de maneira distinta e variável para cada uma das pessoas, para alguns podem ocorrer por antecipação, como uma forma de organização interna em relação a uma perda eminente, para outros o luto tardio, quando o impacto é muito grande e não se pode ou não se consegue olhar para a perda no momento, e muitas vezes, a dor irreparável no momento mesmo da perda, o desespero, a dor como se algum de nossos membros fosse amputado, e tantas outras expressões de sofrimento diante de uma perda de alguém significativo em nossa vida.Nem sempre o luto se dá naquela famosa sequencia negação/raiva/negociação/depressão/aceitação, algumas pessoas não conseguem ultrapassar uma dessas fases e a aceitação parece estar num horizonte distante.Como então o psicólogo pode ajudar uma pessoa em processo de elaboração do seu luto? Como pode o psicólogo, no desempenho de seu papel profissional, colaborar para que, o tratamento, torne-se a ocasião para uma efetiva elaboração da perda, capaz de produzir na subjetividade da pessoa que sofre, ferramentas internas capazes de produzir um sentido emancipatório, de maturação do Eu e de fortalecimento para o enfrentamento de frustrações e dores que a experiência da vida nos trás?Levando em conta, as singularidades, o primeiro passo se dá a partir de uma avaliação da condição do enlutado para que a partir daí possa ser criado um planejamento terapêutico específico, oferecendo suporte para que a pessoa possa dar conta das exigências do cotidiano tanto quanto possível. E então passar a cuidar do essencial, o caminho da aceitação e dar sentido (existencial) a experiência da perda bem como da capacidade de seguir adiante.A estratégia clínica sob a qual a psicoterapia (tanto individual, como de grupo ou familiar) se desenvolverá, em geral terá um objetivo que cabe para todas as situações de luto, o de elaboração do luto, a de favorecer a criação de suportes e alavancas para que a pessoa possa se adaptar à condição de viver sem aquele que se foi e estabelecer novos sentidos que possam ser compreendidos como uma reorganização de sua subjetividade e dos novas possibilidades de existir que se mostram a partir de então.P.S.:Sobre as fases do luto, consagradas em estudos de psicologia sobre o enlutamento.(*negação – (A dor da perda seria tão grande, que não pode ser possível, não poderia ser real) ; raiva – (depois da negação. Vem um pensamento de “ porque comigo?” ); A negociação – O individuo começa a avaliar a hipótese da perda, e perante isso tenta negociar, a maioria das vezes com Deus, para que esta não seja verdade. As negociações com Deus, são sempre sob forma de promessas ou sacrifícios); A depressão – A depressão surge quando o individuo toma consciência que a perda é inevitável e incontornável. Toma consciência que nunca mais irá ver aquela pessoa (ou coisa), e com o desaparecimento dele, vão com ela todos os sonhos, projetos e todas as lembranças associadas a essa pessoa ganham um novo valor. Aceitação – Última fase do luto. Esta fase é quando a pessoa aceita a perda com paz e serenidade, sem desespero nem negação. Nesta fase o espaço vazio deixado pela perda é preenchido. Esta fase depende muito da capacidade de constituir novos sentidos existenciais e novas possibilidades ).Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em psicologia | Marcado com consulte um psicólogo, enlutamento, luto, morte, perdas | Deixe um comentário COPENHAGEN Publicado em 12/10/2016 por Marcos E. F. Marinho TRAILERA história de Willian, nova-iorquino, filho de pai dinamarquês desaparecido, viaja até Copenhagen para desfazer nós e pontos obscuros de sua história familiar, e aos poucos, essa busca vai se tornando mais ampla, quase que uma jornada em busca de si mesmo, nesse sentido lembra muito um processo de psicoterapia em que sendo fiado os tecidos de nossa história abre-se a possibilidade de descobrir quem somos, ao mesmo tempo que somos transformados nesse percurso.No filme Copenhagen, Willian tem em sua jornada a ajuda de Effy, que representa um papel quase que terapêutico, por ajudá-lo a enfrentar a aspereza de sua história familiar Nesse caminho ambos se afetam, se descobrem, revelam segredos, o desejo de assumirem as rédeas de suas vidas e suas limitações.Bom, essa história é contada de modo leve, sutil e tendo como cenário Copenhague, a bela capital da Dinamarca. Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em psicologia | Marcado com cinema, copenhagen, copenhague, existência, fenomenologia existencial, psicoterapia | Deixe um comentário Natureza da Existência Publicado em 15/08/2016 por Marcos E. F. Marinho Maltratadas, deformadas, desgastadas pelo tempo, os sapatos mais discutidos na história da arte: um par de botas pretas que Vincent Van Gogh pintou em 1886 em Paris, sem suspeitar o debate filosófico que provocaria. Até hoje, os filósofos e historiadores de arte têm visto esse quadro e discutem sobre a função da arte, o valor da interpretação e da natureza da existência.“Caminhante, são teus passos o caminho e nada mais; Caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar. Ao andar se faz caminho, e ao voltar a vista atrás se vê a senda que nunca se voltará a pisar. Caminhante, não há caminho, mas sulcos de escuma ao mar.”Antonio Machado Poema XXIX de Provérbios y CantaresCompartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em fenomenologia, psicologia | Marcado com arte, fenomenologia existencial, psicologia, Van Gogh | Deixe um comentário Amor e dependência afetiva Publicado em 03/08/2016 por Marcos E. F. Marinho Por Marcos MarinhoAo longo da vida vão se formando algumas convicções quando o assunto é amor, soa como verdade que são mais felizes e completas, as pessoas que estão numa relação amorosa ou que possuem uma “cara metade”, que isto seria essencial para fugirmos da solidão e nos distanciarmos da imagem de alguém incapaz em manter relações ou vínculos. Embora tenham alguma base na realidade, tais idealizações podem trazer embutidas equívocos e limitar nosso desenvolvimento pessoal e afetivo se não for bem compreendida.Estas convicções associadas a pressões sociais e inseguranças internas podem levar a um modo de se relacionar amorosamente que sob o manto do cuidado do outro, pode esconder tentativas de controle, de se jogar um fardo sobre o par amoroso, conduzindo a relação a uma experiência a dois, sufocante, rarefeita e em ultima análise empobrecida. Nestes casos, os sinais mais comuns e observados em casais são os relatos de sentimentos difusos de esvaziamento, de perda de energia sexual, tédio, irritabilidade, até ao ponto que estar com o outro pode representar uma experiência aversiva e sufocante. Isto não implica dizer que o outro extremo, ser negligente e desatento na relação seria uma alternativa aos excessos cometidos por uma carência ou inseguranças afetivas. Estou tratando aqui de casos mais severos, de extremos de cuidados e controles sobre o par amoroso e que podem levar ao esgotamento da relação.Por experiência ou observação sabe-se que a relação amorosa traz alegrias e otimismo para a vida cotidiana, ainda que não pareça interessante colocar a relação amorosa como única fonte de realização pessoal, conforto e bem estar ou com ela compensar as faltas e fracassos de relações anterioresHá uma sabedoria, sem negligenciar a relação, em desenvolver interesses e planos próprios, objetivos e sonhos que não estão necessariamente dependentes da relação amorosa, permitir-se encontrar referências que lhe possibilitem expandir sua experiência existencial e humana, enriquecendo-as e então partilhar desse caminho com o par amoroso. Muitas vezes ocorre o inverso, as pessoas vão paulatinamente se afastando de atividades, amigos e familiares quando se inicia uma relação, tornam-se relapsas na vida profissional, nas finanças, deixando tudo e todos em segundo plano. Quando se consegue priorizar os aspectos da vida que são singulares e pessoais, e numa experiência de alteridade compartilhamos com o par amoroso criamos as condições para continuarmos a ser admirados, amados e nossa presença reconhecida na relação.Mas se vencido pelas carências e medos, a pessoa destinar toda sua energia e foco na relação amorosa, esquecendo-se de si e de suas responsabilidades individuais, veremos pouco a pouco instalar-se ma dinâmica em que o sentimento amoroso do casal passa a ser acossado por sensações difusas e ambíguas, com riscos de desgastes, sendo a convivência percebida como fonte de angustias crescente. Se entendermos que uma relação satisfatória envolve o compartilhamento de experiências e sentimentos, de sonhos e projetos, mas também de momentos individuais e singulares que servem para oxigenar a relação e dar-lhes frescor, implica dizer que o respeito a si e ao seu par amoroso, aliada a um modo de amar que não aprisione, constituem-se num dos maiores desafios das relações amorosas na atualidade. – Marcos Marinho é psicólogo clinico e mestre em Psicologia pela PUC/SP. É Professor e Supervisor Clínico da Faculdade de Psicologia da Unip. Atende em consultório particular no município de Sorocaba, interior paulista. Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em Cuidado, Desenvolvimento Afetivo, emoções, psicologia, psicoterapia | Marcado com amor, Amor Romântico, Dependência Amorosa, felicidade, intimidade, psicoterapia, relações humanas | Deixe um comentário A NOÇÃO FENOMENOLÓGICA DE EXISTÊNCIA Publicado em 02/08/2016 por Marcos E. F. Marinho Trecho de Artigo do Profº Roberto Novaes de Sá “A noção fenomenológica de existência e as práticas psicológicas clinicas”.Uma das contribuições mais fundamentais da fenomenologia para a psicologia é a compreensão do modo de ser do homem como “existência”, tal como elaborada por Heidegger em sua obra “Ser e tempo”, de 1927. Embora de uso corrente nas chamadas psicologias fenomenológico-existenciais, nas correntes humanistas e mesmo tendo ganhado estatuto conceitual em outros discursos clínicos, a noção de “existência” carece ser permanentemente problematizada com relação a sua compreensão própria, pois a radicalidade que a torna um diferencial na história recente das idéias filosóficas e psicológicas tende a ser facilmente perdida em prol de um nivelamento com as concepções naturalistas mais usuais sobre o ser do homem.HusserlEssa dificuldade não deriva simplesmente de uma negligência voluntária dos psicólogos que utilizam o termo. A noção de “existência” só pode ser devidamente compreendida à luz de uma atitude, ou modo específico de atenção que, segundo Husserl, não é aquele em que nos encontramos naturalmente na vida cotidiana, nem mesmo quando empregamos a racionalidade científica para abordar a realidade. A expressão “atitude natural” denomina nossa tendência de tomar todas as coisas que encontramos no mundo como se já sempre estivessem dadas aí, indiferentes à nossa relação de sentido com elas. O próprio sujeito é tomado como algo dado dentro de um mundo pré-existente a ele.A diferença entre o modo de ser do sujeito e o das outras coisas restringe-se, a partir de uma ontologia cartesiana, em ter ou não uma natureza extensa, mas, para aquém desta diferença, ambos são ainda simplesmente dados dentro do mundo. Colocar-se numa perspectiva fenomenológica é suspender essa suposição “natural” de uma realidade “em si”, realizar uma epoché, retornando para as coisas apenas enquanto dadas à experiência. É envolver-se em um modo de atenção em que experienciamos com toda evidência que o mais “concreto” não é essa suposta “realidade em-si do mundo”, o mais “concreto” é sempre o próprio acontecimento imanente da “experiência” enquanto dinâmica constitutiva de sujeito e objeto.Para nos auxiliar a uma aproximação compreensiva deste plano de constituição dos entes, que não é ele mesmo ente algum, podemos recorrer a um koan da tradição Zen Budista, conhecido e evocado por Heidegger em um diálogo ocorrido em 1958, em Freiburg, com o filósofo japonês da escola de Kioto e mestre zen da tradição Rinzai, Sh. Hisamatsu (Saviani, C., 2 2004, p., 92). Trata-se de uma pergunta que, ao invés de levar a uma resposta específica, visa deslocar a perspectiva de compreensão do interrogado. O mestre bate palmas com as mãos e pergunta ao discípulo:“Qual é o som que surge de apenas uma das mãos?” (Samten, P., 2001, p. 41) Quando batemos a mão contra algo como uma mesa, um livro ou um copo de vidro, identificamos diferentes sons que são atribuídos aos próprios objetos.Dizemos: este é o som da madeira, este do vidro, etc. Quando batemos uma mão espalmada contra a outra, de qual das mãos seria o som, sendo ambas iguais? Percebemos então que o som não é atributo de um objeto, surge da relação. Ampliando esta reflexão, podemos ver que todas as atribuições de qualidades que fazemos às cM. Heideggeroisas, como se fossem características inerentes a uma substância, são frutos de uma simplificação ingênua. Antes de qualquer substância extensa ou psíquica, inferida como suporte de qualidades, há uma dinâmica de “originação interde pendente” entre sujeito e objeto.Podemos aproximar, com as devidas reservas, essa concepção budista da originação interdependente e a compreensão heideggeriana sobre a co-originariedade de homem e mundo. Essa abertura originária de sentido, jamais objetivável como algo dentro de um mundo pré- existente, é aquilo que Heidegger denominou como “existência”, “ser-aí” (Da-sein) ou “ser-nomundo”.Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em fenomenologia, psicologia, psicoterapia | Marcado com clínica psicológica, existência, fenomenologia existencial, filosofia, heidegger, hermeneutica, práticas clínicas, psicologia, psicoterapia | Deixe um comentário A ilusão das redes sociais Publicado em 12/07/2016 por Marcos E. F. Marinho O narcisismo, a superficialidade e o distanciamento, entre outras características das relações virtuais, formam pessoas cada vez mais individualistas e egoístas.Por Dulce Critelli – Carta na EscolaÉ indiscutível o importante papel que as redes sociais desempenham hoje nos rumos de nossa vida política e privada. São indiscutíveis também os avanços que introduziram nas comunicações, favorecendo o reencontro e a aproximação entre as pessoas e, se forem redes profissionais, facilitando a visibilidade e a circulação de pessoas e produtos no mercado de trabalho. A velocidade com que elas veiculam notícias, a extensão territorial alcançada e a imensa quantidade de pessoas que atingem simultaneamente não eram presumíveis cerca de uma década atrás, nem mesmo pelos seus criadores. Temos sido testemunhas, e também alvo, do seu poder de convocação e mobilização, assim como da sua eficiência em estabelecer interesses comuns rapidamente, a ponto de atuarem como disparadoras das várias manifestações e movimentos populares em todo o mundo atual.Portanto, não podemos sequer supor que elas tragam somente meras mudanças de costumes, porque seu peso, associado ao desenvolvimento da informática, é semelhante à introdução da imprensa, da máquina a vapor ou da industrialização na dinâmica do nosso mundo. As redes sociais provocam mudanças de fundo no modo como as nossas relações ocorrem, intervindo significativamente no nosso comportamento social e político. Isso merece a nossa atenção, pois acredito que uma característica das redes sociais é, por mais contraditório que pareça, a implantação do isolamento como padrão para as relações humanas.Ao participar das redes sociais acreditamos ter muitos amigos à nossa volta, sermos populares, estarmos ligados a todos os acontecimentos e participando efetivamente de tudo. Isso é uma verdade, mas também uma ilusão, porque essas conexões são superficiais e instáveis. Os contatos se formam e se desfazem com imensa rapidez; os vínculos estabelecidos são voláteis e atrelados a interesses momentâneos.Além disso, as relações cultivadas nas redes sociais se baseiam na virtualidade, portanto, no distanciamento físico entre as pessoas. Isso nos permite, com facilidade, entrar em contato com as pessoas e afastá-las quando bem quisermos. Tal virtualidade garante comunicação sem intimidade. Em 1995, quando as redes sociais nem sequer eram cogitadas, o filme americano Denise Calls Up (Denise Está Chamando) já apresentava uma crítica às relações estabelecidas entre as pessoas através dos recursos da época: computador, telefone e aqueles enormes celulares. Os personagens eram alguns amigos que se comunicavam continuamente, mas tinham muitas dificuldades e até mesmo aversão de se encontrar pessoalmente. Também namoro e sexo aconteciam virtualmente.Nunca me esqueci desse filme, impressionada que fiquei com a possibilidade, hoje tão iminente, de mutações essenciais nas condições de nossa existência. O que aconteceria conosco se não precisássemos mais da proximidade física de uns com os outros? O que morreria em nós, se essa proximidade deixasse de acontecer? Quando Hannah Arendt, pensadora contemporânea da política, analisou os totalitarismos do século passado, apontou para o projeto desses sistemas de tornarem os homens supérfluos. Para tanto, entre outros expedientes, mantinham as pessoas isoladas umas das outras.Separavam-nas de seus familiares, de suas comunidades, inclusive das pessoas com quem coabitavam nos galpões dos campos de concentração, instaurando entre elas a suspeita e o medo de delações. Isolavam classes sociais promovendo contendas e animosidades entre elas. Isolavam as pessoas do seu próprio eu, exaurindo-as com trabalho e mantendo-as doentes e famintas. O isolamento torna os indivíduos manipuláveis e controláveis, como coisas. Os sistemas totalitários sabem muito bem que, isolados, os homens perdem a capacidade de se expor e de agir.Na nossa atualidade o isolamento tem um perfil diferente, porque é mais voltado para a intensificação do individualismo, cujos interesses afastam-se a cada vez mais das questões sociais. As recentes manifestações populares embora devam sua ocorrência às redes sociais, mantêm o caráter do individualismo e do isolamento, pois os participantes não criam vínculos entre si. Expressam suas opiniões, caminham juntos, mas é só isso.Hannah ArendtArendt tem por pressuposto de suas análises a condição humana da pluralidade, ou seja, o fato de vivermos entre homens e jamais chegarmos a ser nem um ser humano nem mesmo os indivíduos que somos longe da companhia dos outros. Os outros, tanto quanto o ambiente em que vivemos, nos constituem, daí que, se o distanciamento interpessoal for se estabelecendo como nova condição de existência, nossa própria humanidade poderá sofrer o impacto de uma mutação.Os próprios equipamentos para acesso às redes, que estão conosco o tempo todo e exercem intenso fascínio sobre nós, corroboram com esse isolamento. Tenho ficado irritada com muitos de meus alunos que ficam consultando seus celulares e notebooks durante as aulas, como se estivessem fazendo anotações, mas acho que estão ligados às redes sociais. Talvez as aulas, sobretudo as de Filosofia, sejam muito chatas. Nelas não se pode pular de um assunto para outro, nem entrar em contato com múltiplas informações ao mesmo tempo, como se faz nas telas do computador, nem ficar livre de esforços do pensamento com análises e reflexões. Nas aulas não se pode passar por alto dos assuntos e situações.Já em 1927, em seu livro Ser e Tempo, Martin Heidegger percebia esse comportamento cotidiano dos indivíduos de tomar tudo pelo aspecto e o nomeou de “avidez de novidades”. O que interessa é sempre a próxima novidade, o próximo assunto, a próxima notícia… Também identificava como “falação” um comportamento complementar: todos falam sobre tudo, sabem de tudo, mas não compreendem nada em profundidade.Parece que “falação” e “avidez de novidades” estruturam a participação nas redes sociais. As pessoas já estão acostumadas a comentários rápidos e superficiais sobre tudo e todos. É fácil ver nesses comentários a preocupação de cada qual em simplesmente dar sua opinião, mais do que ouvir a alheia. A opinião do outro é apenas a oportunidade para se expressar a sua própria.O outro parece importar, mas de fato não importa. Importam apenas a própria posição e a autoexposição. Daí a constante informação sobre as viagens, os pensamentos, as emoções, as atividades de alguém. É preciso estar em cena e sempre. Há nisso um evidente desenvolvimento do narcisismo e, consequentemente, do reforço do distanciamento entre as pessoas.Zygmunt BaumanFaz parte desse narcisismo o fato de as pessoas terem de tratar a si mesmas como se fossem mercadorias. Em alguns de seus escritos, Zygmunt Bauman tem apontado para a necessidade das pessoas, sobretudo dos jovens, de se ocuparem sobremaneira com sua imagem nas redes sociais. Elas precisam escolher as fotos que melhor as apresentem, que as tornem atraentes e desejáveis. Aquelas que não souberem se vender correm o risco da invisibilidade e da exclusão.Meu propósito, aqui, foi apenas o de levantar dados para uma reflexão. Mas quero acentuar que essas tendências das redes sociais – a virtualidade, o distanciamento, a superficialidade, a superfluidade do ser humano, a exposição narcísica, a ilusão de intimidade e popularidade, a “falação” e a “avidez de novidades”… – constituem o padrão de isolamento das relações pessoais. E quanto mais isolados, mais ficamos à mercê de controles e manipulações. Cada vez mais ameaçados na autoria do nosso destino pessoal e político.Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em psicologia | Marcado com Bauman, desenvolvimento humano, existência, hannah arendt, heidegger, intimidade, psicoterapia, Relações Afetivas, Virtualidade | Deixe um comentário Conectados e exaustos Publicado em 04/07/2016 por Marcos E. F. Marinho Conectados ao planeta inteiro, estamos desconectados do eu e também do outro. Incapazes da alteridade, o outro se tornou alguém a ser destruído, bloqueado ou mesmo deletado. Falamos muito, mas sozinhos. Escassas são as conversas, a rede tornou-se em parte um interminável discurso autorreferente, um delírio narcisista. E narciso é um eu sem eu. Porque para existir eu é preciso o outro. (Eliane Brum)Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em Ansiedade, estresse, psicologia | Marcado com comportamento, consumo, Depressão, psicologia, psicoterapia | Deixe um comentário Palavra e Alma. Publicado em 20/06/2016 por Marcos E. F. Marinho Diz a antropóloga Graciela Chamorro sobre o sentido da palavra para os povos Guarani:“A palavra é a unidade mais densa que explica como se trama a vida para os povos chamados Guarani e como eles imaginam o transcendente. As experiências da vida são experiências de palavra. Deus é palavra. (…) O nascimento, como o momento em que a palavra se senta ou provê para si um lugar no corpo da criança. A palavra circula pelo esqueleto humano. Ela é justamente o que nos mantém em pé, que nos humaniza. (…) Na cerimônia de nominação, o xamã revelará o nome da criança, marcando com isso a recepção oficial da nova palavra na comunidade. (…) As crises da vida – doenças, tristezas, inimizades etc. – são explicadas como um afastamento da pessoa de sua palavra divinizadora. Por isso, os rezadores e as rezadoras se esforçam para ‘trazer de volta’, ‘voltar a sentar’ a palavra na pessoa, devolvendo-lhe a saúde.(…) Quando a palavra não tem mais lugar ou assento, a pessoa morre e torna-se um devir, um não-ser, uma palavra-que-não-é-mais. (…) Ñe’? e ayvu podem ser traduzidos tanto como ‘palavra’ como por ‘alma’, com o mesmo significado de ‘minha palavra sou eu’ ou ‘minha alma sou eu’. (…) Assim, alma e palavra podem adjetivar-se mutuamente, podendo-se falar em palavra-alma ou alma-palavra, sendo a alma não uma parte, mas a vida como um todo”.Trecho extraído do artigo de Eliane Brum ao jornal El País cujo título é “O Golpe e os golpeados”Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em psicologia | Marcado com antropologia, Palavra, Povos Guarani, psicologia, psicoterapia | Deixe um comentário Sofrimento existencial e a clínica Publicado em 12/06/2016 por Marcos E. F. Marinho Uma vez que as demandas do sofrimento existencial, endereçadas à clínica psicoterápica, cada vez mais estão relacionadas ao nivelamento histórico de sentido que pode ser computado no cálculo global de exploração e consumo, é imprescindível, para que a psicoterapia possa se constituir em um espaço de reflexão propiciador de outros modos de existir, que ela própria não permaneça subordinada a esse mesmo horizonte histórico de redução de sentido. (NOVAES e MATTAR, 2008, p.191)Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando. Publicado em psicologia, psicoterapia | Marcado com análise existencial, clínica psicológica, existência, pscoterapia, psiquismo, subjetividade | Deixe um comentário ← Posts anteriores Facebook Facebook Consultório Parque CampolimAv. Mário Campolim 335, Parque Campolim, Sorocaba - SP CEP 18047-600.(15) 32346671 ou (15) 981575024 (whatssapp)Horário ComercialConsultório Jardim FaculdadeRua Eulália Silva, 253, Jardim Faculdade, Sorocaba/SP CEP 18030-23015 32321971 / Celular 15 981575024 Follow Marcos E. F. Marinho on WordPress.com Imagens Hannah Arendt TWITTERFollow @marcosmarinhoTagsPrincipais PostagensPáginas IMAGEMInfânciaMATURIDADENa LiteraturaNo CinemaNo ConsultórioNo TeatroOrientação ProfissionalPânicoPSICOLOGIAPSICOLOGIA E CULTURAPsicopatologiaPSICOTERAPIAPsiquismo e SubjetividadeSERVIÇOSTDAHTOC – Transtorno Obsessivo CompulsivoTranstorno BipolarTranstornos Psíquicos Marcos E. F. Marinho Site hospedado por WordPress.com. Enviar para oendereço de e-mail Seu Nome Seu endereço de e-mail Cancelar Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail! Verificação de e-mail falhou, tente novamente Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail. 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Psicólogas em Sorocaba – Terapia Cognitivo-Comportamental - - Toggle navigation VídeosArtigos Localização &...Psicólogas em Sorocaba – Terapia Cognitivo-Comportamental - - Toggle navigation VídeosArtigos Localização & Contato Psicoterapia para adolescentes, adultos, casais e grupos. Agende uma consulta: (15) 3211-5961 Os mais populares Inteligente ou Esforçado? O que acontece quando você elogia a inteligência de uma criança. 24 mar , 2013 O que esperar na sua primeira sessão de terapia? 04 out , 2013 Fobia social tem tratamento 14 fev , 2011 Ansiedade patológica 14 jul , 2011 Compulsão alimentar 14 nov , 2012 A importância do sono 14 nov , 2012 Transtorno do pânico 14 jul , 2011 Tabagismo 14 maio , 2011 A depress?o em crianças 14 abr , 2011 Rivalidade entre irmãos 27 mar , 2011 Academia de Pais 07 fev , 2017 Busca no Site Search for: Terapia Cognitivo Comportamental Mais Informações TagsaceitaçãoACTansiedadeansiedade patológicaapetiteassertividadeauto confiançaciúmescomportamentocomportamento assertivocompulsão alimentardepressão em criançasdepressão infantildesiree cassadoexercícios físicosfobia socialinfânciainsegurançamedo de ter medonicotinaparar de fumarprevalência do pânicoproblemas para dormirpsicologiarivalidade entre irmãossonotabagismoterapiaterapia comportamentalTerapia Comportamental-CognitivaTerapia de Aceitação e Comrpimissotoctranstornotranstorno de ansiedadetranstorno do pânicotranstorno obsessivotranstorno obsessivo compulsivotranstorno toctratamento ansiedade patológicatratamento compulsão alimentartratamento depressão infantiltratamento fobia socialtratamento rivalidade entre irmãostratamentos de ansiedadetratamento tabagismo Ver mais
// Dra. Adriane Siqueira Psicologia Sorocaba // - - Áreas de atuação: Psicoterapia cognitivo comportamental Terapia b...// Dra. Adriane Siqueira Psicologia Sorocaba // - - Áreas de atuação: Psicoterapia cognitivo comportamental Terapia breve A terapia cognitivo-comportamental é uma psicoterapia estruturada, direta e de curta-duração, de grande eficácia numa larga variedade de perturbações psicológicas, como: depressão, síndrome do pânico, fobias, transtornos alimentares, transtornos do sono, dificuldades de relacionamento, stress, transtornos de personalidade. A eficácia desta psicoterapia no tratamento da depressão, ansiedade e outras perturbações psicológicas, está comprovada cientificamente. Os estudos demonstram, por exemplo, que o acompanhamento psicológico através da terapia cognitivo-comportamental reduz os sintomas da depressão tão eficazmente como a terapia com anti- depressivos, resultando, ainda, numa taxa mais baixa de recaída. Além disso, não tem os efeitos secundários associados aos medicamentos. No tratamento psicológico, o cliente é ensinado a identificar os pensamentos que originam as perturbações emocionais e a substituí-los por modos de pensar mais saudáveis. Ao longo deste processo, é possível aprender técnicas de auto-ajuda que produzem o alívio rápido dos sintomas e aumentam a habilidade de resolução de conflitos. A terapia tem uma duração variável, dependendo do tipo e da gravidade do problema apresentado. Em média o processo de terapia se realiza com uma sessão semanal de cinqüenta minutos de duração Para saber mais: www.abpcbrasil.com.br www.beckinstitute.org Atendimento infantil e orientação de pais Destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades emocionais, dando atenção ao seu contexto familiar e social e à fase de desenvolvimento em que se encontram. Nos dias de hoje para acertar na educação de filhos não basta mais ser apenas responsável e motivado, tornou-se necessário estar sintonizado com o que ocorre à nossa volta e saber lançar mão dessa nova realidade. Assim, o trabalho de orientação de pais favorece a compreensão do adolescente e da criança em seus universos próprios e enfoca a relação pais-filho e a forma como cada qual pode participar e desempenhar melhor seu papel . O atendimento pode ocorrer por um período continuo de tempo ou por meio de sessões esporádicas, dependendo da necessidade e disponibilidade do cliente. Psicossíntese A Psicossíntese é um processo de psicoterapia que permite um entendimento mais profundo do ser humano. A psicossíntese é fundada na premissa de que a vida humana tem um propósito e um significado, e que nós participamos de um universo ordenado e estruturado para facilitar a evolução da consciência de si. Há uma grande variedade de técnicas utilizadas na psicossíntese para atender à diversidade de necessidades apresentadas por situações diversas e pessoas diversas. Algumas das técnicas mais comumente usadas são: a imaginação dirigida, a consciência e o movimento do corpo, o trabalho com símbolos, o trabalho com a arte, o treinamento da vontade, relaxamento, o trabalho sobre os sonhos, o desenvolvimento da imaginação e da intuição, a meditação. O processo começa com o que é predominante na vida da pessoa e encoraja o cliente na direção da expressão mais completa de seu próprio potencial. As preocupações e assuntos tratados podem incluir: • conflito e alienação pessoal, interpessoal ou familiar; • aproximação da morte ou tristeza não resolvida com relação à perda de um ser amado; • stress profissional e/ou investigação de uma mudança de carreira; • reconhecimento de comportamento de dependência; • abuso, abandono ou incesto na infância ou adolescência; • desejo espiritual não realizado, ou um senso de dualidade entre os aspectos psicológicos e os aspectos espirituais da vida; • necessidade de encontrar um significado mais profundo na sua vida, ou um sentimento que "algo está faltando". Durante o processo de psicossíntese, cada pessoa é encorajada a buscar orientação dentro de si e a aprender progressivamente a proceder de maneira independente, segura e eficiente, sem a ajuda do terapeuta de psicossíntese. Para saber mais: www.psicossintese.org.br www.wyse_ngo.org www.iap-psychosynthesis.org Life Coaching É um processo focado na criação de possibilidades futuras, indicado para pessoas que querem revitalizar-se buscando uma reorganização de áreas da vida ou de uma área especifica da vida. Permite atingir uma maior qualidade de vida e vislumbrar novos patamares na conquista de objetivos pessoais ou profissionais. Life coaching não é indicado para resolver questões do passado como traumas, fobias, problemas emocionais que são do âmbito da psicoterapia. Porém, a partir de um processo de life coaching a psicoterapia pode ser indicada dando continuidade ao processo de evolução do ser humano. O Life coaching pode ser realizado individualmente em consultório particular ou através de workshops em empresas ou escolas. Dra. Adriane Siqueira de Proença Singh - Psicóloga CRP 06/43732-6 R. Emygdia Campolim, 67 - Jardim América - Sorocaba/SP - (15) 3031-4600 Desenvolvido por: Clipping Comunicação e Marketing Ver mais
Psicóloga em Sorocaba - Caroline Gouvêa - Psicanálise e Saúde Mental. - Psicóloga em Sorocaba: Saúde Mental, Depressão, ...Psicóloga em Sorocaba - Caroline Gouvêa - Psicanálise e Saúde Mental. - Psicóloga em Sorocaba: Saúde Mental, Depressão, Ansiedade, Transtornos. Adultos, Adolescentes, Crianças. R. Bolívar, 88, Sorocaba - SP. - Skip to content SOBRE MIMAGENDARCONTATOSOBRE MIMAGENDARCONTATO Comece de DentroPara Enxergar ForaComece de DentroPara Enxergar ForaVínculo FamiliarImpossível Sem ConfiançaVínculo FamiliarImpossível Sem ConfiançaProblemasProblemasCom Relacionamento?Com Relacionamento? Início Psicóloga em SorocabaGUSTAVO WALLNER2018-07-27T10:56:47-03:00 Psicóloga em Sorocaba Quando Procurar Ajuda?Quando você perceber que a colheita está com problemas, e a melhor maneira de mudar o que estamos colhendo é reconstruir, replantar, refazer o modo que estamos plantando. Você está disposto? Quando não tiveres quem te ouça, te empresto os meus ouvidos. Fale-me de ti, sem medo. Não serei juiz dos teus feitos. Estou aqui para ajudar. Sobre MimPsicóloga Clínica há 11 anos com orientação Psicanalítica, graduação em Psicologia 2006 pelo CES/JF PUC/MG. Atendimento a pré- adolescentes ( a partir de 10 anos), adolescentes e adultos. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.Saiba mais >> DepressãoSimplesmente tomar antidepressivos não é o bastante. Nós precisamos também mostrar ao cérebro quais são as conexões desejadas. AnsiedadeA psicoterapia ajuda a sair do estado de paralisia, ajuda a restaurar nossa capacidade de prosseguir. Transtorno Obsessivo CompulsivoO transtorno obsessivo-compulsivo é marcado por uma ambivalência que se estende por todos os aspetos da sua vida. Psicóloga em SorocabaAGENDARAgendar SessãoPara agendar uma sessão online ou presencial, clique no botão.AGENDAR “”A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”” (Sigmund Freud) Ver mais
Psicanálise e Psicopedagogia - - Psicanálise e PsicopedagogiaBlog para reflexao de assustos relacionados com psicanalis...Psicanálise e Psicopedagogia - - Psicanálise e PsicopedagogiaBlog para reflexao de assustos relacionados com psicanalise e psicopedagogia. quarta-feira, 18 de outubro de 2017 SPASíndrome do Pensamento Acelerado (SPA) Augusto Cury definiu essa síndrome, que de forma muito simplificada, seria o vício em pensar. Pensar é benéfico e importante, mas é prejudicial pensar demais, com excesso de informações e preocupações. Estima-se que a SPA atingi cerca de 80% da população Nossos pensamentos são construídos a partir das informações arquivadas na nossa memória e pelo autofluxo. A memória é um produto de carga genética, do ambiente e das nossas experiencias. O gatilho da memória é acionado quando entramos e contato com estímulos extrapsíquicos, intrapsíquicos ou orgânicos. Esses estímulos são checados em bilhões de dados com uma rapidez surpreendente e abrem-se janelas de memória, que são áreas de leitura da memória em um determinado momento. Essas janelas podem ser neutras, traumáticas ou prazerosas, dependendo do conteúdo emocional envolvido.O autofluxo é um fenômeno do inconsciente, que produz pensamentos sem a autorização do consciente. Causas da SPA:- Excesso de: informação, atividades, trabalho intelectual, preocupação, cobrança, uso de celulares, uso de computadores, etc Sintomas da SPA:- Ansiedade- Mente inquieta ou agitada- Insatisfação- Cansaço exagerado- Sofrimento por antecipação- Irritabilidade- Impaciência- Tédio- Dificuldade em lidas com pessoas lentas- Dificuldade em lidar com frustrações- Dor de cabeça- Dor muscular- Dificuldade de concentração- Déficit de memoria- Transtorno do sono Níveis da SPA:- 1º nível : viver distraído (a pessoa parece não estar ouvindo, move repetidamente os dedos, mãos ou pernas)- 2º nível: não desfrutar a trajetória (a pessoa não desfruta do processo, tem o foco no ponto final)- 3º nível: cultivar o tedio ( a pessoa fica inquieta, tem dificuldade imensa em lidar com a rotina e costuma achar os outros superficiais)- 4º nível: não suportar os lentos ( o sujeito fica irritado ao conviver com pessoas vagarosas, perde a paciência com as pessoas que não seguem o seu ritmo)- 5º nível: preparar as férias 10 meses antes (fica impaciente no transito, planeja exaustivamente as férias, mas quando esta acontece, não relaxa e não aproveita)- 6º nível: ansiar pela aposentadoria (qualquer coisa a irrita, esta viciado em batalhas) Consequências da SPA:- Insatisfação crônica, reclamação frequente, irritabilidade, impaciência, déficit de motivação, dificuldade para sentir prazer, não reconhecer as próprias qualidades e dificuldade para elogiar.- Imaturidade, desanimação, comportamento autoritário, não reconhecer os erros e não pedir desculpas.- Fragilidade emocional, dificuldade em lidar com a crítica, hipersensibilidade, preocupação exagerada com a imagem social.- Doenças psicossomáticas: hipertensão, taquicardia, queda de cabelo, etc- Criatividade comprometida, pois pensar excessivamente bloqueia a imaginação.- Desempenho intelectual global comprometido, pois afeta o processo de observação, assimilação, resgate e organização de dados.- Dificuldade em manter relações sociais devido a impulsividade, baixo nível de paciência, debater ideias e desenvolver empatia. SPA x TDAHInfelizmente, é bastante comum profissionais da área da saúde confundirem SPA com TDAH. E a cultura do diagnóstico a todo custo, gera interpretações erradas. O diagnóstico certeiro orienta condutas do tratamento, mas quando é equivocada rotula e aprisiona o paciente.No TDAH existe o fator genético e os sintomas se manifestam na infância. Pode ser indicado tratamento medicamentoso.No SPA a agitação é construída aos longos dos anos e é causado pelo excesso de estimulação. Não existe alteração metabólica e a falha é funcional e social. O indivíduo tem dificuldade em pensar nas consequências e gerenciar pensamentos. Tratamento do SPA:O tratamento para o SPA demanda atribuir atividades lentas e lúdicas, ouvir músicas tranquilas, tocar instrumentos, pintar, praticar esportes, fazer teatro. Não deve ser ingerido ritalina ou outras drogasÉ necessário desenvolver a autonomia, ser livre para pensar, libertar o imaginário. Aprender a gerenciar o sofrimento por antecedência e pensar no futuro apenas para a criação de metas. Mais informações no livro "Ansiedade-como enfrentar o mal do século" de Augusto CuryPostado porYona Sousaàs07:58Nenhum comentário: quarta-feira, 9 de agosto de 2017 Diferença entre psicopedagogia e franquias de método próprio. É comum ser confundido pelas famílias o trabalho psicopedagógicocom o de instituições de método próprio, realizado por franquiasconhecidas. A diferença é total e umtrabalho não exclui o outro. Em alguns casos a conciliação de ambos ostrabalhos funciona e é indicada. Vou tentar esclarecer. A psicopedagogia é uma área de trabalho de estudo deaprendizagem, normal e patológica. É indicado para todos. A metodologia daintervenção psicopedagógica acontece principalmente através de materiaislúdicos, como jogos por exemplo, pois estimulam a criatividade, habilidadeslogicas, estratégias, leitura, compreensão e interpretação. Com atividades queauxiliem o indivíduo a desenvolver competências que ampliem a confiança em suacapacidade de aprender, respeitando cada modalidade de aprendizagem própria.Compreendendo o modo particular do aluno aprender e traçando estratégias paraconstruir e reconstruir conhecimentos. As franquias com sua metodologia própria, em sua maioriausam o método de repetição, com o foco na autonomia dos estudos. Onde um únicométodo é aplicado a todos. Em um local o objetivo é aprender com o erro e no outro énão errar. Não é a mesma coisa! Então fica a critério da família escolher o queconsidera como objetivo mais importante para o desenvolvimento da criança edeterminar qual das duas metodologias faz mais sentido para o que busca e parao que o aluno necessita. Postado porYona Sousaàs09:43Nenhum comentário: terça-feira, 18 de julho de 2017 Como funciona a memória?Como funciona a memória? A memória é uma função cognitiva que capacita o ser humano aarmazenar e resgatar informações que chegam ao sistema nervoso através dossentidos ou desenvolvidas pelo córtex em resposta aos estímulos recebidos. É classificada em:1) Memória declarativa: guarda os fatos,acontecimentos e conceitos. Depende muito da atenção e do desejo. É subdivididaem:- Curto prazo: localizada nocórtex cerebral. É o breve armazenamento dos estímulos e capacidade de manterinformações de forma temporária. Ocorre perda da informação rapidamente a nãoser que esteja acompanhada de emoção ou sentimento. - Longo prazo: é o armazenamentorelativamente permanente da informação na memória de curto prazo. - Memória episódica: permitelembrar experiencias pessoais vividas num contexto próprio. - Memória semântica:armazenamento de conhecimento do mundo ao nosso redor. 2) Memória de procedimento: énecessário a pratica para armazenar o conhecimento. Uma vez adquirida ahabilidade, não é necessário a atenção adequada enquanto a atividade está sendoexecutada. Depende de uma grande interação com o emocional e com as atividadesmotoras automáticas. Aprender é guardar na memória os diferentes detalhes que oestimulo apresentado nos oferece e depende do interesse que desperta, dacapacidade de atenção, da existência de um córtex integro, da presença de umsistema de associação e integração, de conhecimentos pré-existentes, daadaptação emocional e das condições orgânicas. Quando não há déficit intelectual e mesmo assim hádificuldade em memorizar, há cinco possibilidades:1) Carência cultural, o que necessita de muitaleitura para resolver.2) Falta de interesse, devendo ser resolvidoatravés de treino como ler em voz alta, escrever o que estuda, etc.3) Distúrbio emocional onde o tratamento épsicoterápico.4) Estresse, onde o estilo de vida deve serreavaliado e alterado.5) Idade avançada, onde o tratamento é preventivo,com atividades que protejam os neurônios, como leitura e conhecer lugares epessoas novas. Não existe medicação para melhorar a memória. A relação entrememorizar e significar o que se precisa memorizar estão juntas. Postado porYona Sousaàs13:07Nenhum comentário: . E quando não é uma dificuldade de aprendizagem?. E quando não é uma dificuldade de aprendizagem? “É preciso ser para aprender. A aprendizagem significativa éfruto da permissão de ser, mais que isso, é fruto da sensação de ser. Estamosfalando da maneira especifica e natural de ser de cada um de nós, que setransforma a medida que interagimos significativamente com o mundo e com osoutros.” – FURTADO. A dificuldade de aprendizagem é o sintoma de que asdinâmicas do entorno do aprendiz estão inadequadas. Independente do quadro oudiagnostico, se o aluno estiver vinculado com o ato de aprender, ele aprenderá. A dificuldade aparece quando não há motivo pelo qualaprender. Os indivíduos com dificuldades de aprendizagem necessitam deuma avaliação multidisciplinar. O diagnóstico dificilmente será obtido com arealização de exames e pouco provável que a resolução do processo sejaconseguido com o uso de medicações. Nós aprendemos através dos nossos sentidos, aprendemos com ocorpo todo. A intuição, a percepção são instrumentos valiosos de leitura ecompreensão do mundo. As nossas emoções são tão poderosas do quanto nossasinteligências. Além disso, a aprendizagem requer um tempo. Muitas vezes a criança não tem dificuldade para aprender esim os adultos que possuem dificuldade em achar o modo adequado para mediar aaprendizagem. É necessário mediar a aprendizagem, valorizar os passospercorridos e reencaminhar quando necessário. É estar presente de forma afavorecer a iniciativa do aluno em buscar entendimento. Significar aaprendizagem é permitir que cada um faça esse trabalho, pois só o sujeito podedar significado às coisas. A aprendizagem para acontecer necessita de uma pessoa prontapara aprender. É necessário arriscar-se na aventura da aprendizagem, saberinsistir, pedir ajuda, errar, acertar, buscar entender e refletir sobre aspróprias ações. Para aprender a pessoa necessita de tempo, de espaço, de umambiente educativo e afetivo emocional, além de materiais facilitadores comolivros, jogos, mediação e liberdade para se expressar e de se manifestar. Cada pessoa tem o seu tempo, acertando,errando, duvidando, arriscando e ponderando. Muitas das dificuldades de aprendizagem tem sua principalorigem no estado emocional do aprendiz. A emoção é manifestação do campoafetivo da pessoa e é decorrente da qualidade das relações que ela estabeleceao longo da vida. Todo o indivíduo que não tem um ambiente emocionalequilibrado tem as suas aprendizagens prejudicadas. Quanto mais as crianças tiverem uma educação que lhe dêferramentas para enfrentar as dificuldades de modo geral, mais possibilidadesde aprendizagem está criança desenvolverá. Muitas vezes o problema não esta na criança e sim na maneiracomo a família introduziu a escola na vida dela, ou a maturidade desta para asresponsabilidades inerentes do aprender, ou na qualidade dos professores oumétodos utilizados. As crianças se formam conforme os modelos que receberam.Muitos pais querem que seus filhos leiam, mas eles próprios não se dispõe aler. Cada indivíduo é um mistério a ser desvendado e uma potênciaa ser descoberta. Não podemos nos apoiar em certezas, mas em probabilidades. Ensinar e aprender é um caminho que precisa ser construídocom responsabilidade e criatividade. Responsabilizar-se pelo trabalho continuodo estudo, do conhecimento, da boa vontade. Não existem atalhos quando se falaem formação e desenvolvimento. “O potencial deaprendizagem pode ser desenvolvido, e os bloqueios derrubados, nas condiçõescertas. Aprender a aprender é uma possibilidade que está ao alcance de todos.”– CLAXTONPostado porYona Sousaàs13:06Nenhum comentário: É TDAH?É TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)? “Um dia uma mãe me telefona e me pergunta: Doutor, o senhortrabalha com Ritalina? Prontamente respondo: Não, minha senhora, trabalho comcrianças!” - Dr José Outeiral(psiquiatra) O TDAH é um distúrbio de maturação de áreas encefálicaslocalizadas na formação reticular e no córtex pré-frontal. É de se esperar quea estimulação terapêutica seja o caminho mais viável para sua recuperação. Nãoexiste medicação capaz de determinar maturidade em neurônios. O diagnóstico não pode ser confirmado por exames clínicos,laboratoriais ou de neuroimagem. O diagnóstico só pode ser aceito apósavaliação de uma equipe multidisciplinar. Costumo dizer às famílias que não sou contra nenhum tipo demedicação, desde que seja receitada por profissionais competentes e sensíveis.Onde esta medicação realmente vai ajudar a melhorar o quadro, auxiliando oindivíduo a controlar o seu comportamento. Atualmente estamos fabricando medicamentos potentes paramanter as pessoas “iguais”. E com a quantidade e rapidez das informações nosdeixamos seduzir pela “magica” de ter os problemas resolvidos por uma pílula.Quanto mais nos tornamos dependentes de medicamentos, menos desenvolvemos nossacapacidade de resolver problemas e aprender. Não se admite mais aguardar queterapias venham a demonstrar os efeitos benéficos que produzem nas criançashiperativas. Terapias consideradas demoradas e caras. Devemos lembrar também que nem sempre a criança hiperativa éportadora de TDAH. Os sintomas típicos do transtorno podem ser encontrados emcrianças sem qualquer distúrbio neurológico, por exemplo, criança sem limite,falta de compreensão do assunto tratado, falta de interesse, espectro autista,quadros psicóticos, dislexia, entre muitos outros. A agitação, a insegurança, adesatenção, a impulsividade, a pressa e o medo estão no nosso cotidiano, dentroou fora do ambiente escolar. As famílias não tem tempo para dedicar-se aos seus filhos,os professores não tem tempo para conduzir seus trabalhos da forma queidealizam ou gostariam e as crianças ficam sem tempo para aprender. E então ascrianças ficam distraídas e/ou agitadas para receber atenção e são superestimuladas por jogos, equipamentos de tv.concluindo temos crianças maleducadas e sem compreensão necessária do mundo e adultos estressados, sem otempo necessário para viver e conviver de forma prazerosa e educativa.Postado porYona Sousaàs13:00Nenhum comentário: quinta-feira, 13 de julho de 2017 "Se ele tivesse interesse, ele aprendia" Essa é uma frase que mais costumo ouvir dos pais e às vezesaté da escola. E está correta. Realmente o interesse é o que nos estimula aaprender. Mas muitas vezes, o que tem valor para a sociedade, como matemática,português, física, química, etc.não é o mesmo valor que tem para o indivíduo. Nosso sistema de ensino é obsoleto, gastamos muito tempo,muita vida obrigando nossos alunos a passarem por conteúdos que não lhe despertam interesse e que nunca mais irão utilizar. É importante a base de todas essas disciplinas, mas oaprofundamento obrigatório que se faz por conta do nosso sistema devestibular/ENEM, ocupa um tempo precioso, que deveria estar sendo dedicado adesenvolver o talento daquele indivíduo. Eu sei que nosso sistema de ensino ainda está muito longe doideal. Mas constantemente me questiono a importância de decorarmos formulas oudatas apenas para passar em uma prova. Enquanto deveríamos gastar toda essaenergia para descobrir a nossa missão de vida e a melhor pessoa que poderíamos ser.Esse é o verdadeiro sentido da educação. Postado porYona Sousaàs13:21Nenhum comentário: domingo, 4 de junho de 2017 Amor e AprendizagemAMOR e aprendizagem Tenho me assustado com aquantidade de cobranças com as nossas crianças, principalmente em relação aoprocesso de aprendizagem. Aprender é AMAR a descobrir as coisas. Ensinar é AMARa compartilhar o conhecimento. Mas muitas vezes percebo que é esquecido totalmenteque a aprendizagem só ocorre quando há afeto envolvido. Infelizmente percebo escolas quenão respeitam o tempo do processo de aprendizagem e a individualidade do aluno.Que não acreditam que este seja capaz de se desenvolver no decorrer do anoletivo. Há escolas que solicitam “gentilmente” para a família retirar o aluno pelo o fato do mesmo não estar acompanhando o conteúdo. É responsabilidade dainstituição se adaptar as necessidades do aluno e não o contrário! Acolher comAMOR este que esta sendo considerado “fora da curva” e incentiva-lo, apoia-lo eorienta-lo. Olhar esse sujeito como o todo que ele é. Sem rótulos. Masinfelizmente o mais comum é a exclusão. A família por sua vez é essencialpara que o processo de aprendizagem ocorra com AMOR, responsabilidade,organização e disciplina. É visível o sucesso da aprendizagem quando há importânciae o envolvimento familiar. Que sejapermitido a esta crianças ter tempo para ser criança, que ela possa brincar,criar, exercitar a imaginação. A aprendizagem ocorre com a brincadeira também enão apenas em livros e cadernos. E a equipe multidisciplinar(psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc)devem exercer o seu trabalho com AMOR acima de tudo. Parece que é esquecido qualfoi a razão primária para escolher essa profissão: Ajudar, apoiar, AMAR!Recentemente diz um curso de reciclagem e em todas as aulas esse era o assuntocentral: atender com AMOR aquele ser que tanto depende de nós. Conceito básico e muitas vezes esquecido. Devemos aceita-lo do jeitoque é, descobrir e desenvolver seu potencial e seus talentos, motivar para aaprendizagem, ensinar a enfrentar os desafios da vida. E que no meio de tantospapeis e protocolos essa criança seja vista com olhos de ver. Com sensibilidadee AMOR. Não apenas como um cliente. Os nativos das Ilhas Salomão paraderrubar as arvores não as arrancam, e sim eles se juntam ao redor delas edurante dias gritam e falam coisas ofensivas e negativas. Como consequência elasmorrem. Sozinhas. Apenas secam e morrem. Como queremos que esse aluno sedesenvolva se estamos constantemente dizendo que ele não é capaz? Que seudesempenho não atende os objetivos? e nos piores casos.de que ele nunca iráconseguir aprender. A motivação desse aluno é morta como a vida das arvores nasIlhas Salomão, apenas com as palavras. Então aquele aluno que vemdemonstrando dificuldade de aprendizagem, deve enfrentar essa situação cercadode AMOR. Que seja AMADO, acreditado, respeitado e incentivado. Essa é a receitapara ajudar nossas crianças. Menos rotulo e maisAMORMenos comparação emais AMORMenos exclusão e maisAMORPostado porYona Sousaàs16:22Nenhum comentário: Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euYona SousaSorocaba, São Paulo, BrazilPsicanalista / PsicopedagogaEspecialista em arteterapia, terapia de casal e familiar.Contatos: Sorocaba(15)991513655 /(15)41410186 psicanalista1@hotmail.comConvênio com OSSEL, OFEBAS, ABEC, SINPEFESP, SINTARESP, SINSESP, SINDPD, SINDESPORTE, SINDEEPRES, SEESP.Visualizar meu perfil completoPesquisar este blogArquivo do blogFollow by EmailSeguidoresPáginasVer mais
Castan Psicanalista e Psicoterapeuta em Sorocaba - São Paulo, Brasil - Castan Psicanalista e Psicoterapeuta em Sorocaba ...Castan Psicanalista e Psicoterapeuta em Sorocaba - São Paulo, Brasil - Castan Psicanalista e Psicoterapeuta em Sorocaba - São Paulo, Brasil - - ? JOSÉ MILTON CASTAN JUNIOR Psicanalista e Psicoterapeuta? MENU Ansioso? Depressivo? Ataques de Pânico? Impulsivo? Sofrendo? Precisando falar.? Querendo que alguém lhe escute? Pensando reestruturar sua vida? Talvez apenas precisando de orientação? Então clique aqui O Viver Contemporâneo O nosso atual "modus vivendi", em uma sociedade contemporânea adversa e conflituosa, é quase sempre desafiador. Vivemos "entre o querer ter e o não ter, e entre o não ser e o querer ser". Sob a pressão da falta de tempo, dos compromissos a cumprir, relações conflitantes, desencontros afetivos, cargas excessivas de trabalho, chefes intolerantes, clientes abusivos, pressões consumistas, imediatismos, inseguranças e sistemas opressores. O estresse é aspecto inevitável da nossa vida cotidiana.Resultado: o adoecer, desesperança, medo, tristeza e ódio! E se não bastasse: Somos todos neuróticos! Um passado pode estar retido em nossas memórias, e de tão sofrido e dolorido, que mantem-se escondido e longe da nossa consciência com o único objetivo: para que não venhamos a reviver a mesma dor e sofrimento. Abandonos, abusos físicos, morais ou sexuais. Palavras e situações que marcaram. Quem já não passou? Queremos mudar, mas pode parecer impossível. E este passado reaparece a todo momento como reminiscências, e impede as mudanças desejadas. Resultado: angústia, melancolia e falta de sentido do viver! Não é de se surpreender então que soframos com Depressão, Ansiedade, Fobias, TOC, Ataques de Pânico, Anorexias, Bulimías, abuso de drogas entre tantos. E pior, muitos ainda não acreditam que estes transtornos sejam doenças, e como tal devam ser cuidados e tratados. Conhece-te a ti mesmo e torna-te quem tu és! ? SOFRIMENTO É INSUPORTÁVEL QUANDO NÃO SE CUIDA! Ver mais
R. José Del Ben, 38 - Jardim Santa Rosália, Sorocaba - SP, 18090-020, Brasil
Sérgio Costa - - Pular para o conteúdo principalSérgio CostaPsicanalistaPesquisarPesquisar este blogPostagensVocê está ...Sérgio Costa - - Pular para o conteúdo principalSérgio CostaPsicanalistaPesquisarPesquisar este blogPostagensVocê está vivendo ou sobrevivendo?outubro 22, 20170Terapia de Casalagosto 29, 20170Homossexualidade e a Importância da Autoaceitaçãojulho 15, 20170Psicossomáticajunho 16, 20170Meu Filho é Esquizofrênicomaio 13, 20170Depressãoabril 02, 20170Época de Renovaçãodezembro 30, 20160A importância de dizer "NÃO"maio 31, 20160Mais postagensSérgio CostaSorocaba, SP, BrazilPsicanalista formado pela Associação de Estudos Psicanalíticos - ANEP .. Linhas de atuação:Transtornos de Ansiedade;Fobias;Terapia Sexual;Terapia de Casal;Depressão ....Contatos: (15) 99787-6531 / 99151-4259E-mail: sergiocosta.psi@gmail.comVisitar perfilPostagensAgosto1Julho1Junho1Maio1Abril120152Mostrar maisMostrar menosDenunciar abusoVer mais
Escola de Pr?tese Dent?ria < S?o Raphael > - Sorocaba-SP - - Cursos T.P.D e T.S.B Curso...Escola de Pr?tese Dent?ria < S?o Raphael > - Sorocaba-SP - - Cursos T.P.D e T.S.B Curso A.S.B Especializa??es Depoimentos Est?gio Fotos E-Mail Ler E-Mail Sorocaba, SP - A Escola S?o Raphael foi fundada em 1996, tendo como sua mantenedora a Andrade& Niquerito. Seu nome poderia ter sido outro, mas a escolha por S?o Raphaeltem um motivo especial. S?o Raphael ? o arcanjo da cura e dos peregrinos. Na vida somos todos peregrinos e precisamos sempre de algu?m para nos guiar,assumindo uma posi??o de guia, a escola tem como um de seus objetivos orientare formar o indiv?duo na vida profissional. Ela ? aquela que pega em nossasm?os e nos ajuda a aprender a caminhar com nossas pr?prias pernas. S?o Raphael ? o arcanjo da cura e como ele, a escola forma t?cnicos em pr?tese dent?ria, que artesanalmente, reconstr?i uma estrutura importante: o dente. Odente ? a ess?ncia do sorriso bonito;Odente nos d? uma face jovem;Odente ? o elemento da mastiga??o;Odente ? o elemento adjunto da fona??o;Odente ? a nossa paix?o! A escola oferece cursos de atualiza??o eespecializa??o aos profissionais da ?rea t?cnica em Laborat?rio de Pr?teseDent?ria e afins.Cursos na ?rea de: Adiretoria PROCURA NO SITE Rua. XV de Novembro, 218 - 2. andar - Centro Sorocaba - SP Copyright 2002 - 2011. Minuto Virtual Rio de Janeiro - Brasil Ver mais
Quiropraxia Sorocaba e regiao SP - Tratamento natural para coluna e dores nas costas - Quiropraxia home care Sorocaba e ...Quiropraxia Sorocaba e regiao SP - Tratamento natural para coluna e dores nas costas - Quiropraxia home care Sorocaba e região SP, cuidando de suas dores nas costas, agendamentos whatsapp (15) 98115-9343. Tratamento para dores na coluna de maneira natural. Sorocaba, Mairinque, Ibiuna, Piedade, Sao Roque, Votorantim, etc - Quiropraxia -Tratamento para as dores nas costas Tratando sua coluna e dores corporais de maneira natural e eficaz!*** More 1 - O que significa a palavra Quiropraxia? Quiropraxia tem a origem na língua grega, que traduzida seria (quiro = mãos) (praxis = prática), assim significa "prática com as mãos". 2 - O que esta técnica pode fazer pela pessoa tratada? Ela vai atuar nas regiões articulares do corpo, principalmente na COLUNA VERTEBRAL, devolvendo os movimentos possíveis, diminuindo ou eliminando as dores de maneira natural, beneficiando sua saúde e qualidade de vida! 3 - Quanto tempo dura a sessão de tratamento para as dores nas costas? A primeira sessão tem a duração de uma hora, as demais 40 minutos.4 - Quantas sessões são necessárias? Se for um problema recente e agudo, geralmente 1 ou 2 sessões, caso seja crônico, isto é, há anos sentindo dores, geralmente são necessárias mais sessões terapêuticas. 5 - Existe alguma avaliação ou restrição para se fazer este tratamento?Não, somente se houver proibição médica. 6 - Só este tratamento basta para acabar com as dores nas costas e no corpo?Afirmando honestamente, não! Veja o que é necessário fazer conjuntamente: 1 - NÃO FUMAR, quem fuma tem maiores chances de desenvolver problemas crônicos na coluna, devido á desidratação celular, má circulação sanguínea nos vasos, artérias e sistema linfático que irrigam toda a coluna, além dos elementos químicos nocivos às células causando inflamações e degenerações diversas. 2 - Fazer exercícios leves ou moderados de maneira constante e sob o sol "sem protetores ou bloqueadores solares", no mínimo 3 x por semana, com alongamentos após estes exercícios;3 - Manter-se hidratado, bebendo no mínimo 1,5 L de água pura diariamente;4 - Boa nutrição com micro e macro nutrientes balanceados diariamente;5 - Manter-se emocionalmente pró-ativo, isto é, mesmo sob o estresse no ambiente familiar, trabalho, escola, etc., desenvolver uma mentalidade positiva ao enfrentar estas dificuldades com a ajuda da fé, do amor, de tratamentos de saúde alternativos e principalmente com 'boas amizades', que possam sempre ser um apoio e retaguarda! 7 - Onde posso ser atendido(a) pelo terapeuta Sandro Pedrol? Em sua clínica na cidade de Sorocaba, no sistema home care, isto é, em seu endereço empresarial, comercial, residencial, em outras cidades e estados brasileiros*. Assista abaixo um exemplo de atendimento home care, com uma maca portátil especial: Agende sua sessão através do telefone:Tel.: (15) 98115-9343 WhatsApp* Para deslocamentos intermunicipais e interestaduais há os valores de acréscimos referentes. __________________________________________________________________Depoimentos de quem conhece nosso trabalho: "Excelente terapeuta, com muito conhecimento em sua área. Eu recomendo!" (Marcel Milani - Londres - Inglaterra) " Profissional competente, confiável e estudioso de longa data de manobras e técnicasquiropráticas. Altamente recomendável." (André Betti - Sorocaba - SP)__________________________________________________________________Assista o vídeo abaixo e veja onde a Quiropraxia age em seu corpo! Animação de como funciona o corpo humano e o sistema nervoso, onde a Quiropraxia age como ferramenta para diminuição ou eliminação das dores corporais, em especial na coluna vertebral***. Esta técnica trata diretamente as dores nas costas, um dos sintomas que mais afastam as pessoas do trabalho e incapacitam para atividades cotidianas. Atendemos em seu endereço residencial, empresarial ou comercial com valores especiais para empresas (contrato empresarial) , agende uma visita pelo whatsapp (15) 98115-9343 ! ***Nota do responsável pelo site: Tome muito cuidado com qualquer TERAPEUTA ou TERAPIA ALTERNATIVA/ COMPLEMENTAR que promete tratar DOENÇAS, pois estas só podem ser tratadas por MÉDICOS ALTAMENTE ESPECIALIZADOS! 1º - A Quiropraxia é uma forma de terapia manual qual não é uma especialidade médica, mas sim uma forma de Terapia Alternativa ou Complementar, que teve seu início histórico registrado há mais de 3.000 anos em muitos povos e culturas, chegando até nossos dias, legalmente estabelecida no Brasil, e descrita através do CBO - 3221-15 ( Técnico em quiropraxia - Quiropata, Quiropraxista, Quiroprático ) . 2º - A Quiropraxia “estimula” a capacidade do próprio organismo em voltar a um estado de saúde de maneira natural, através de ajustes e manobras em articulações, localizados na coluna, pernas, pés, braços, mãos e cabeça, estabelecendo o equilíbrio músculo-esquelético possível à pessoa tratada. 1 - Legislação sobre a prática de Quiropraxia no Brasil: Descrição Sumária CBO 3221-15 (CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES): Aplicam procedimentos terapêuticos manipulativos, energéticos e vibracionais para tratamentos de moléstias psico-neuro-funcionais, músculo-esqueléticas e energéticas, tratam patologias e deformidades podais através do uso de instrumental pérfuro-cortante, medicamentos de uso tópico e órteses, para tanto, avaliam disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas e vibracionais através de métodos da medicina oriental e convencional, recomendam a seus pacientes/clientes a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico. Formação e Experiência: O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na área de atuação. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005. Condições Gerais de Exercício: Atuam na área da saúde e serviços sociais, na grande maioria atuam como autônomos, trabalhando por conta própria de forma individual, executam suas funções em ambiente fechado e em horário diurno. Fonte: mtecbo.gov.br 2 - PROFISSIONAIS DA QUIROPRAXIA NÃO ESTÃO VINCULADOS AO CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL De acordo com decisão do TRF3, atribuições dos conselhos profissionais devem estar estabelecidas em lei; na ausência de legislação, exercício é livre. A quiropraxia é uma profissão da área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações. A profissão foi fundada nos Estados Unidos em 1895 pelo professor canadense Daniel David Palmer, ou simplesmente D.D. Palmer. FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446Email: [email protected] Conheça quem é o quiroprático Sandro Pedrol, visualizando o perfil profissional no site Linkedin.com clicando aqui! More Ver mais