LAÇO ANALÍTICO ESCOLA DE PSICANÁLISE - - skip to main | skip to sidebar segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 LAÇO ANAL...LAÇO ANALÍTICO ESCOLA DE PSICANÁLISE - - skip to main | skip to sidebar segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 LAÇO ANALÍTICO ESCOLA DE PSICANÁLISE / LAEP O LAÇO ANALÍTICO ESCOLA DE PSICANÁLISE / LAEP é uma Escola de Psicanálise que existe sob a modalidade de intersedes, ou seja, entre suas sedes constitutivas: o campo da Escola abrange três sedes, em três cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Varginha (MG) e Cuiabá (MT). Além disso, possui três Núcleos: em Janaúba (MG), Florianópolis (SC) e Manaus (AM). Na história de sua constituição foram os. laços definidos a partir da transferência que determinaram esta configuração espacial. Trata-se, assim, de uma geografia transferencial - e não expansional - nesta história. O LAÇO ANALÍTICO não se funda na lógica da mera expansão, esta que acredita poder sustentar a psicanálise no Mundo por movimentos de conquista política exteriores, portanto, à lógica do discurso psicanalítico.Entendemos que a formação de psicanalistas deve ser atravessada pelas condições de transmissibilidade da psicanálise e do saber do inconsciente. Adotando os princípios estabelecidos por Lacan de uma Escola de psicanálise, o LAEP visa, em todas as suas atividades, a transmissão da psicanálise, e acolhe aqueles que, para além da disposição para esta transmissão, ao mesmo tempo como seus agentes e como sujeitos por ela afetáveis, dispõem-se também ao ato suplementar pelo qual visam agenciar o discurso analítico como psicanalistas.As atividades de transmissão da psicanálise e de formação de analistas no LAEP podem ser abertas à participação dos interessados (psicanalistas, psicólogos, psiquiatras, demais profissionais de saúde e de outra áreas, estudantes e estudiosos em geral) ou restritas aos membros em formação permanente na Escola. Assumem as modalidades de CARTÉIS, SEMINÁRIOS, GRUPOS DE TRABALHO, GRUPOS DE LEITURA, REUNIÕES CLÍNICAS (restritas) E SESSÕES CLÍNICAS MENSAIS (abertas). Em momentos mais pontuais, as atividades de transmissão assumem a forma de JORNADA DE TRABALHO, que denominamos de JORNADAS INTERSEDES, porquanto constituem o momento de encontro e trabalho entre os membros das três sedes do LAEP. Estas jornadas ocorrem a cada ano, em cada uma das cidades em que existe uma sede do LAEP. SUB-SEDE DE CUIABÁ - MT Endereço: Avenida Isaac Póvoas, 901/702 - Centro CEP: 78045-200 Telefone: (65) 3322 8218 (14:00 as 20:00 horas) E-mail: laepcba@hotmail.com SUB-SEDE DO RIO DE JANEIRO - RJ Endereço: Praia de Botafogo, 210/40 - Botafogo CEP: Telefone: (21)2551 8434 E-mail: laep.rio@terra.com.br SUB-SEDE DE VARGINHA - MG Endereço: Rua Dona Jovelina Reis, 7 - Vila Santa Cruz CEP: 37014-010 Telefone: (35) 3221 7527 E-mail: laepsub-sedevga@hotmail.com NÚCLEO FLORIANÓPOLIS - SC Endereço: Av. Rio Branco, 817/706 - Centro CEP: 88015-203 Telefone: E-mail: laep.floripa@uol.com.br NÚCLEO JANAÚBA - MG Endereço: CEP: Telefone: E-mail: NÚCLEO MANAUS - AM Endereço: CEP: Telefone: E-mail:Postado porValdene Amancioàs1:44 PMNenhum comentário: Página inicialAssinar:Postagens (Atom)Arquivo do blog Ver mais
Escola Lacaniana - - Agenda Ver todas as atividades Novembro de 2021 03quartaATIVIDADES ONLINE - NOV/ DEZ 2021 Outubro...Escola Lacaniana - - Agenda Ver todas as atividades Novembro de 2021 03quartaATIVIDADES ONLINE - NOV/ DEZ 2021 Outubro de 202104segundaAtividades Online - OUTUBRO 2021Confira a programação do mês Publicações Ver todas as publicacões OFÍCIO DO PSICANALISTA II - por que não regulamentar a psicanálise Apresentação É fato que à psicanálise está reservada uma resistência que lhe é inerente, pela razão de ser sempre avessa ao já dado ou imposto moralmente. A possibilidade subversiva da psicanálise será para sempre objeto de uma espécie de su. CONHEÇA MAIS DA OBRA. Notícias Ver todas as notícias 26/11/2021 Confira a programação da Jornada Intercartéis 2021 Atividade será aberta, gratuita e 100% online 12/11/2021 Jornada Intercartéis de 2021 será online e aberta Evento acontecerá dia 04 de dezembro 4/11/2021 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ONLINE - NOV/ DEZ 2021 ESCOLA LACANIANA DE PSICANÁLISE - RJ 21 2294-9336Av. Ataulfo de Paiva, 255 / 206 Leblon - Rio de Janeiro, RJ CEP.: 22440-032 i9W Ver mais
SPCRJ - Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro - - MEMBROS / ALUNOS Clique aqui e faça seu login Você é....SPCRJ - Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro - - MEMBROS / ALUNOS Clique aqui e faça seu login Você é. Membro ou Aluno Home Quem Somos Membros Conselho Diretor Estrutura Formação Inscrição Formações Currículo Clínica Clínica de Atendimento Agenda Atividades Cursos Grupos de Discussão Módulos Núcleos Oficinas Publicações Artigos Cadernos Vídeos Biblioteca Normas Busca Fale Conosco Indique a SPCRJ Home A SPCRJ tem como objetivo principal oferecer formação psicanalítica a médicos e psicólogos. Este site possibilita a você conhecê-la. Aqui se encontram, por exemplo, o histórico da Instituição, sua formação analítica, publicações e artigos, atividades abertas ao público e os serviços prestados pela Clínica de Atendimento. Formação Psicanalítica Curso de Formação: Psicólogos e Psiquiatras Inscrições abertas! Cadernos de Psicanálise Confira nosso caderno v.32, n.1 (2016) Clínica de Atendimento Clique aqui para maiores informações Rua Barão de Ipanema, nº 56 - Grupo 801 - Copacabana - RJ - CEP 22.050-032 Tel.: +55 21 2512-2265 - Tel/Fax: +55 21 2239-9848 Tel.: +55 21 97939-9418 Horário de funcionamento: das 08 às 23 horas (de segunda a sexta-feira) secretaria@spcrj.org.br Todos os direitos reservados. Produzido por AG Studio Ver mais
- - PSICANÁLISE de brasileiro CLÍNICA I &nb... - - PSICANÁLISE de brasileiro CLÍNICA I CONTATO Atividades teórico-clínicas com atendimento psicanalítico na Barra da Tijuca e Teresópolis, Rj. LIVRO I ARTIGOS I EVENTOS ______________________________________________________________________________________________________ Links: Casa do Saber - Cursos Tome Ciência - Debates Discussões e Reflexões - Vídeos Ver mais
- - PSICANÁLISE de brasileiro CLÍNICA I &nb... - - PSICANÁLISE de brasileiro CLÍNICA I CONTATO Atividades teórico-clínicas com atendimento psicanalítico na Barra da Tijuca e Teresópolis, Rj. LIVRO I ARTIGOS I EVENTOS ______________________________________________________________________________________________________ Links: Casa do Saber - Cursos Tome Ciência - Debates Discussões e Reflexões - Vídeos Ver mais
Início - EPFCL Brasil - EPFCL-BRASILA Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil (EPFCL-Brasil) é o no...Início - EPFCL Brasil - EPFCL-BRASILA Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil (EPFCL-Brasil) é o nome da federação que integra os Fóruns do Campo Lacaniano - skip to Main Content FórunsInternacional Escola Eventos Publicações Redes Sociais Contato20 de Novembro de 2021 Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras CLIQUE AQUI PARA LER OS MANIFESTOS EPFCL-BRASILA Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil (EPFCL-Brasil) é o nome da federação que integra os Fóruns do Campo Lacaniano brasileiros. Os Fóruns são do Campo Lacaniano, nome que evoca o conceito de Jacques Lacan do campo do gozo estruturado pelos discursos como laços sociais.Saiba mais ESCOLAUma Escola é feita para sustentar a contingência do ato analítico, dando-lhe o apoio de uma comunidade animada pela transferência de trabalho. Através das análises, das supervisões, do trabalho pessoal sobre os textos, da elaboração com vários nos cartéis, da experiência de transmissão do passe, essa comunidade se esforça para fazer circular e submeter ao controle o saber que a experiência deposita e sem o qual não há ato analítico.Saiba mais FÓRUNS DO CAMPO LACANIANOFórum AracajuFórum BelémFórum Belo HorizonteFórum BrasíliaFórum CuritibaFórum FortalezaFórum JoinvilleFórum Juiz de ForaFórum Mato Grosso do SulFórum NiteróiFórum Nova IguaçuFórum Região dos LagosFórum Região Serrana/RJFórum Rio de JaneiroFórum SalvadorFórum São PauloFÓRUNS EM FORMAÇÃOFórum ABC PaulistaFórum AlagoasFórum BlumenauFórum FlorianópolisFórum SobralBack To TopVer mais
Daniel Lage - Psicanalista - - DANIEL LAGE PSICANALISTA HOME SERVIÇOS CURRÍCULO CONTATO Para agendamento de consultas,...Daniel Lage - Psicanalista - - DANIEL LAGE PSICANALISTA HOME SERVIÇOS CURRÍCULO CONTATO Para agendamento de consultas, dúvidas ou informações: 21 97357-7337 21 97357-7337 facebook.com/daniellage.com.br contato@daniellage.com.br Ver mais
Rua Bariri, 219 Apto 605 - Olaria, Rio de Janeiro - RJ, 21021-270, Brasil
INÍCIO - - @HUDSONPSICANALISTA A psicanálise é o tratamento que se espera de um psicanalis...INÍCIO - - @HUDSONPSICANALISTA A psicanálise é o tratamento que se espera de um psicanalista. Não é uma ciência, é "uma arte". A arte da interpretação e da supressão das resistências (para Freud) e a arte de produzir uma necessidade de discurso (para Lacan). Venha fazer parte desta experiência única de navegar na subjetividade e promover mudanças substanciais em seu percurso de vida. Site powered by Weebly. Managed by HostGator Brasil ✕ Ver mais
Cesar Mussi Ibrahim | Psicanalista, Mestre em Psicologia pela PUC-Rio, Professor da CCE da PUC-Rio. Especializado em ate...Cesar Mussi Ibrahim | Psicanalista, Mestre em Psicologia pela PUC-Rio, Professor da CCE da PUC-Rio. Especializado em atendimentos a adolescente, adulto e família. - - Cesar Mussi Ibrahim Psicanalista, Mestre em Psicologia pela PUC-Rio, Professor da CCE da PUC-Rio. Especializado em atendimentos a adolescente, adulto e família. Saltar para o conteúdo Apresentação Cesar Ibrahim iniciou a atividade clínica psicanalítica em 1984, com o atendimento de adultos e adolescentes, ampliando o trabalho para a psicoterapia de família. A arquitetura emocional dos jovens é o tema de um longo e continuado trabalho de pesquisa do psicanalista.Junto às instituições de ensino, Cesar Ibrahim buscou compreender as dificuldades enfrentadas pelos educadores no delicado ofício de conduzir a formação de sujeitos, que devem ser capazes de se constituírem psiquicamente de uma forma autônoma. Os comentários estão fechados Próximos Eventos Centro Educacional Espaço Integrado CEI Palestra on-line para pais : ” O papel da autoridade dos pais na autonomia dos filhos ”Dia 19 de agosto de 2021 às 19:00h Escola Eleva Botafogo Palestra on-line para professoresDia 1 de setembro de 2021 às 13:15 H Escola Parque Barra Palestra on-line para pais : “Jogos e redes sociais :quais os limites ”Dia 1 de setembro de 2021 às 19:00H Centro Educacional Espaço Integrado Palestra on-line para pais : “Outra reflexões sobre o papel da autoridade dos pais na autonomia dos filhos ”Dia 8 de setembro de 2021 às 19:00h Escola Eleva Barra Palestra virtual para pais : “Como dar limite com afeto”Dia 18/08/2021 às 18:30hZoom Meeting Cesar Mussi Ibrahim Powered by WordPress. Ver mais
Lilian Senger Psicologia Psicanálise-Presencial e Online- Barra da Tijuca RJ- Terapia Casal- Sexual- Individual- Adoles...Lilian Senger Psicologia Psicanálise-Presencial e Online- Barra da Tijuca RJ- Terapia Casal- Sexual- Individual- Adolescentes- Orientação Vocacional-Reorientação Profissional - HOME - - ?Lilian Senger Psicoterapia Psicanálise Presencial e On-line Atendimento individual, casal, adolescentes, idosos, orientação vocacional/profissional. Ícone para exibir Menu Ícone para fechar o menu ATENDIMENTO ONLINE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL TERAPIA DE CASAL CONTATO GRUPO WhatsApp Localização Barra da Tijuca -rj Avenida das Américas 4790Centro Profissional Barrashopping Contato/Agendamento de consultas (21) 99942 0888 liliansvb@gmail.com Dúvidas, entre em contato para esclarecermos.(21)99942 0888 Ver mais
Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro - Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro - O Fórum do Campo Lacaniano – R...Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro - Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro - O Fórum do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro (FCL-RJ) constituiu-se em agosto de 1998 como um espaço de reflexão crítica do movimento psicanalítico, articulado - skip to Main ContentCartéisInternacional dos FórunsEPFCL-BRASILManifestosClínicaPublicaçõesBibliotecaAgendasContato SearchSubmitAPRESENTAÇÃOO Fórum do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro (FCL-RJ) constituiu-se em agosto de 1998 como um espaço de reflexão crítica do movimento psicanalítico, articulado a outros Fóruns do Campo Lacaniano, em nível nacional e internacional. Em seu seio, deu nascimento a Formações Clínicas do Campo Lacaniano (FCCL-Rio), fundadas em março de 1999, e que, desde então, albergam o FCL-RJ. Em novembro de 1999, foi fundada a Internacional dos Fóruns (IF) integrada pelo FCL-RJ. Em dezembro de 2001 foi criada a que hoje é a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, em Paris, e suas atividades no Rio de Janeiro foram assumidas pelo FCL-RJ. Em outubro de 2019, o FCL-RJ passou a integrar nacionalmente a Federação dos Fóruns do Campo Lacaniano, ou Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil. Em consequência, o FCL-RJ albergado por FCCL-Rio até então, passa a partir desta data protagonizar as atividades fundamentais na transmissão, ensino e pesquisa da psicanálise na cidade do Rio de Janeiro, exigindo com isso a revisão de nosso Regulamento. Formações Clínicas do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro, passa agora a integrar o Fórum do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro como um de seus setores, como Formações Clínicas.O ensino do Fórum do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro (FCL-RJ) é sustentado pelos Membros da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL) que também são membros do FCL-RJ e é orientado pelo Conselho de Orientação e Ensino do FCL-RJ, constituído por nove desses membros da EPFCL, eleitos em Assembleia Geral. Membros de Fórum poderão ser convidados pelo Conselho a ministrar ensino. Ele se organiza em Seminários, Redes de pesquisa, Atividades do Fórum e em Formações Clínicas.Como participar CADERNO DE ATIVIDADES 2023Acessar o material Back To TopVer mais
EBEP-Rio | Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos - Lugar de reflexão sobre a política atual da psicanálise tendo e...EBEP-Rio | Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos - Lugar de reflexão sobre a política atual da psicanálise tendo em vista a comunidade psicanalítica e sua posição no mundo contemporâneo. Veja nossos Cursos! - GruposCursosAgendaJornadasPublicaçõesMediatecaContato Cadastre-se para receber o e-marketing com as últimas notícias e eventos.Clique aqui »O Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, fundado em 23 de maio de 2000, integra a rede internacional do Collége d’Espace Analytique da qual faz parte a Association de Formation Psychanalytique et de Recherches Freudiennes – Espace Analytique, constituindo-se como um lugar de reflexão sobre a política atual da psicanálise, tanto do ponto de vista da comunidade psicanalítica quanto de sua posição no mundo contemporâneo. Nosso propósito atual é a consolidação do projeto do EBEP e a criação de novas redes da instituição em outros estados. Agenda | RJCursos Online | RJGrupos de TrabalhoJornadasContatoPublicaçõesMediateca Ver mais
- - PSICANÁLISE de brasileiro CLÍNICA I &nb... - - PSICANÁLISE de brasileiro CLÍNICA I CONTATO Atividades teórico-clínicas com atendimento psicanalítico no C.P. BarraShopping e Teresópolis, Rj. LIVRO I ARTIGOS I EVENTOS ______________________________________________________________________________________________________ Links: Casa do Saber - Cursos Tome Ciência - Debates Discussões e Reflexões - Vídeos Ver mais
Escola Letra Freudiana - - Escola Letra Freudiana Últimas Publicações Nº 123 - teste tetse Compra...Escola Letra Freudiana - - Escola Letra Freudiana Últimas Publicações Nº 123 - teste tetse Comprar Nº 50 - Autismo A Escola Letra Freudiana tem uma longa trajetória em torno da questão do autismo. Em 1987, há exatos 30 anos, a Letra Freudiana. Comprar Nº 49 - Identificação A operação da identificação “não cessa de acontecer” no ser falante. É uma operação lógica, escansões que se articulam como R.S.I.: identifi Comprar Nº 48 - Letra irredutível, M.D. Em 2014, quando Marguerite Duras completaria 100 anos, a Escola Letra Freudiana fez uma Jornada prestando-lhe homenagem. Comprar Nº 47 - Sexuação Sintoma Nominação – Jenseits des Lustprinzips Sigmund Freud – Além do princípio de prazer Sigmund Freud (Tradução: Eduardo Vida [.] Comprar + Veja todas as publicações Boletim 2017 Busca Na Biblioteca A Biblioteca Jaques Lacan possui mais de 10.000 produções escritas do movimento psicanalitico. + Conheça nossa Biblioteca Próximos Eventos Veja todos os eventos Consulte nossas atividades Receba nosso informativo Links Pertinentes + Veja mais CRIAÇÃO: MD + HM Ver mais
Instituto de Estudos da Complexidade - - ProjetosTextosFotosNotícias O que é o IEC Fundado em 2000, o Instituto de Est...Instituto de Estudos da Complexidade - - ProjetosTextosFotosNotícias O que é o IEC Fundado em 2000, o Instituto de Estudos da Complexidade* é uma Associação Civil sem fins lucrativos, de caráter nacional e internacional, com sede na cidade do Rio de Janeiro, à Rua Miguel Lemos 44/204.Tem por objetivo a promoção, divulgação, difusão e desenvolvimento do Pensamento Complexo, realizando cursos, programas de estudo e pesquisa, atividades culturais,eventos, prestação de serviços, consultorias, assessorias e parcerias com instituições governamentais e particulares.* Antigo Núcleo para o Pensamento Complexo do Rio de janeiro, fundado em 1997. Quem Somos *Presidente: Terezinha Mendonça Estarque*Vice-Presidente: Edgard de Assis Carvalho*Presidente de Honra: Edgar MorinDIRETORIA:*Diretora: Maria De Fátima Lobo Amin*Vice-Diretor: Maicon Pereira da Cunha*Primeiro Secretário: Sergio Gomes da Silva*Segunda Secretária: Cintia Rita de Oliveira Magalhães*Primeira Tesoureira: Carolina Paixão de Albuquerque Pinheiro*Segunda Tesoureira: Cristina de Campos Velho BirckCONSELHO DE ÉTICA:* Eliana Yunes Garcia * Ricardo Kubrusly * Luis Alberto OliveiraCONSELHO FISCAL:• Sydney Cincotto Jr • Auterives Maciel JrMEMBROS ESTRANGEIROS:Henry Atlan Mauro Maldonato Hélène Trocme-Fabre Jean-Louis le Moigne Patrick Paul Gaston Pinaud Oscar José Fernandes Nelson Vallejo Gomes(Correspondente do IEC em Paris)MEMBROS FUNDADORES 1.Auterives Maciel, Filosofia/teoria psicanalítica, UFF 2.Ceica Almeida, Antropologia e Ciências Sociais GRECOM/UFRN 3.Cristina Borges, Ciências Sociais e Ambientais 4.Edgard de Carvalho, Antropologia e Ciências Sociais COMPLEXUS/PUCSP 5.Eliana Yunes, Letras, PUC Rio 6. Lucia Helena Rangel, Antropologia COMPLEXUS/PUCSP 7.Luiz Alberto Oliveira, Física CBPF /UFRJ 8. Margarida Limena, Ciências Sociais COMPLEXUS/PUCSP 9. Maria Lucia , Serviço Social, NEMESSCOMPLEX/PUCSP 10. Maria de Fátima Amin,Psicanálise SBP 11. Mário Chaves , Medicina/Odontologia UFRJ 12.Nelson Job,Psicólogia 13.Paulo Diaz , Biologia 14. Ricardo Silva Kubrusly ,Matemática COPPE 15. Salma Tannus Muchail ,Filosofia PUCSP 16. Tereza Mendonça, Psicanálise 17.Wanda Maranhão Costa,Filosofia/Psicopedagogia/Letras, frances 18. César Fróes,Educação, UFRRJ 19. Ruben Bauer, Administração, PUCRio 20. Yvana,Artes plásticas, Academia Brasileira de Belas Artes 21. Paulo Vaz, Filosofia IDEA/UFRJ 22. Constantino Tsallis, Física CBPF/UFRJ 23. Elizabeth Pacheco, Psicoterapia 24. Jorge de Paula, Engenharia Idioma: Rua Miguel Lemos 44/204 Copacabana CEP: 22071-000Tel: (21) 2543-6064 Tel: (21) 3439-3982 Ver mais
Como é o atendimento psicopedagógico - Como é o atendimento psicopedagógico? O tratamento deve estar voltado para a cons...Como é o atendimento psicopedagógico - Como é o atendimento psicopedagógico? O tratamento deve estar voltado para a construção do conhecimento e não para o produto final. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos. - Ir direto ao conteúdo Como é o atendimento psicopedagógico? Como é o atendimento psicopedagógico clínico?São utilizados recursos para a construção do conhecimento O tratamento deve estar voltado para a construção do conhecimento e não para o produto final. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos. O psicopedagogo tem informação para orientar pais e professores, ser o mediador de todo o processo e, assim, ir além da junção do conhecimento do psicólogo e pedagogo.É com o apoio e intervenção adequada de um psicopedagogo que a pessoa pode ter sucesso na vida escolar e social, e progredir em carreiras bem-sucedidas, em cargos de destaques, ao longo da vida. A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”. Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.Caso você precise de uma equipe interdisciplinar, entre em contato com o Centro Psicopedagógico Apoio. Nós atuamos com excelência na prevenção das dificuldades de aprendizagem, a partir de um enfoque transdiciplinar. Realizamos atendimento psicológico, psicopedagógico, psicanalítico e fonoaudiológico.e-mail : contato@centropsicopedagogicoapoio.com.brFones: (21) 2267-3891; (21) 3259-8660; (21) 8589-7775Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 1072/ 406 – Copacabana – Ao lado do Metrô Cantagalo.    Seguir a @    Ver. 1.3 Os comentários estão encerrados. Segunda-Fonoaudiológica EntrevistasQual a Sua Dúvida ?Serviços Relacionados Serviços Relacionados: QUARTA PSICOLÓGICASexta-Psicopedagógica SemanalSaiba MaisAtendimento Online Sites Relacionados Serviços Relacionados: Serviços Relacionados: Saiba Mais InfoSiteLink Tweet Ver mais
Tempo Freudiano Associação Psicanalítica | O Tempo Freudiano é uma associação de psicanalistas, fundada em abril de 1998...Tempo Freudiano Associação Psicanalítica | O Tempo Freudiano é uma associação de psicanalistas, fundada em abril de 1998, no Rio de Janeiro, por Antonio Carlos Rocha e mais Francisco Fernandes, Ana Cristina Manfroni, Dionysia Andrade, Fernanda Costa-Moura e alguns outros. - - Menu Skip to content Tempo Freudiano Associação Psicanalítica O Tempo Freudiano é uma associação de psicanalistas, fundada em abril de 1998, no Rio de Janeiro, por Antonio Carlos Rocha e mais Francisco Fernandes, Ana Cristina Manfroni, Dionysia Andrade, Fernanda Costa-Moura e alguns outros. Ver mais
Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia – Psicologia MSN – Tudo sobre Psicologia - - (11) 9...Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia – Psicologia MSN – Tudo sobre Psicologia - - (11) 9 8415-6913 [email protected] 0 Itens Escolha uma Página Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia por Professor Felipe de Souza | Dinheiro e Profissão Entenda o que é cada faculdade, a duração e o mercado de trabalho.Olá amigos!Uma querida leitora me sugeriu este tema a partir do texto – O que é psicopedagogia? Graduação, Pós-Graduação e Profissão. Neste texto, portanto, vamos falar sobre as diferenças (e semelhanças) entre a faculdade de pedagogia, psicologia e a área que reúne as duas faculdades, a psico-pedagogia.Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia1) PedagogiaBem, quem por ventura não tiver nenhuma ideia do que é a faculdade de pedagogia começará a entender se visualizarmos o nome do curso fora do país. Na maioria dos países, a faculdade de pedagogia é chamada de faculdade de educação. Aqui no Brasil, as pós-graduações em pedagogia geralmente levam o nome Educação, por exemplo, Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Educação.A palavra Pedagogia é grega, paidós (criança) e agogé (condução). O mestre, o professor, o guia, o preceptor era então o ??????????, Pedagogo, aquele que levava, aquele que conduzia a criança até o paedagogium, a escola. Portanto, a faculdade de pedagogia é a faculdade que envolve a educação, especialmente a educação infantil. Forma professores para lecionar no Ensino Fundamental, por exemplo, para ensinar as crianças a ler e a escrever. Mas, claro, não se limita à educação infantil (embora a graduação seja bastante voltada a esse fim) e também possibilita a atuação em outros contextos como empresas e hospitais.Os cursos de pós-graduação, tanto de especialização como de mestrado e doutorado, voltam-se para questões mais amplas e que podem envolver aspectos da educação no Ensino Médio ou Superior.Em geral, a faculdade de pedagogia tem duração de 4 anos.2) PsicologiaPsicologia é também uma palavra grega e designa o estudo (logia, de logos) da psique (alma). De forma que se formos ao pé da letra definiremos a psicologia como o estudo da alma. É claro que com a separação da filosofia e ciência e da ciência e religião, houve um salto e a palavra psique perdeu a sua conotação religiosa ou metafísica.Por isso, é mais próxima da verdade a definição da psicologia como a ciência que estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos do ser humano, individualmente ou em grupo.Com esta definição, veremos que a psicologia é uma área incrivelmente ampla. Gosto de dizer que aonde estiver um ser humano, a psicologia pode estar presente. E esta presença se faz sentir, também, na educação. Todos os cursos de licenciatura tem pelos menos uma disciplina de Psicologia da Educação. E é nesse ponto que a psicologia se aproxima da pedagogia. 3) PsicopedagogiaA psicopedagogia, portanto, é a área que reúne os estudos da psicologia e da pedagogia. Existe um debate em nosso país se a psicopedagogia deveria ser uma profissão à parte, desvinculada da necessidade de se cursar a faculdade de pedagogia ou a faculdade de psicologia. Não existe consenso. Alguns defendem que sim, outros que não.Com a criação de cursos de graduação de psicopedagogia (antes só haviam pós-graduações), este debate necessita de uma resposta. Afinal, uma pessoa formada como psicopedagoga, na graduação, terá o registro no Conselho Federal de Psicologia?ConclusãoDe uma maneira ampla, então, podemos definir a faculdade de pedagogia como a faculdade que estuda a educação e a faculdade de psicologia como a faculdade que estuda o comportamento, em geral, inclusive, a educação.Como são faculdades relativamente próximas, muitas das disciplinas estudadas em uma faculdade também são estudadas na outra. Tanto é que a pessoa formada em pedagogia – o curso de menor duração – poderá fazer a faculdade de psicologia em muito menos tempo do que se fizesse esta faculdade direto. Assim, em vez de cursar 5 anos, pode eliminar matérias e cursar em menos tempo (algo entre 3 anos e 3 anos e meio dependo do que a faculdade vai aceitar como matéria já cursada).E o inverso também é verdade. Uma pessoa formada em psicologia pode se formar em pedagogia em menos tempo. Imagino algo em torno de 2 a 2 anos e meio.Enquanto fazia a faculdade de psicologia, era muito comum termos colegas da graduação em pedagogia fazendo matérias eletivas para depois ou entrarem com o pedido de transferência ou fazer a faculdade de psicologia em ainda menos tempo após concluída a graduação em pedagogia.A psicopedagogia é na maioria das vezes uma pós-graduação, que está aberta tanto para psicólogos como para psicopedagogos ou fonoaudiólogos. Em um resumo bastante resumido, podemos dizer que a psicopedagogia abre novas áreas para estes profissionais, a psicopedagogia clínica ou institucional, e aprofunda os estudos da psicologia clínica voltadas para os problemas de aprendizagem. Importante notar que não se reduz ao trabalho dentro de um consultório, podendo abarcar também a atuação em outros locais como hospitais, instituições, empresas e, é claro, na escola e organizações educacionais.Recomendamos – Curso PsicopedagogiaDúvidas, sugestões, comentários e complementações, por favor, escreva abaixo! Nos ajude a divulgar! Compartilhe: RelacionadoProfessor Felipe de SouzaPsicólogo Clínico e Online (CRP 04/25443), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Atendimento presencial na Av. Paulista: Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913 48 Comentários marcio garrit em 17 de abril de 2015 às 10:56 Prezado.Continuando com o texto, queria que escrevesse mais sobre, se puder: 1 – Como é a abordagem da psicopedagogia em relaçao ao individuo? 2 – Hoje, eu tenho a percepção que a psicologia tem se afastado do ser e focado na área comportamental cientifica. O que voce acha? Professor Felipe de Souza em 17 de abril de 2015 às 11:27 Olá Marcio, Então, os defensores da ideia de que a psicopedagogia não é uma a área separada de outras profissões (especialmente a psicologia, pedagogia e fonoaudiologia) argumentam que isto se deve ao fato de que a psicopedagogia vai incorporar as teorias destas faculdades. Assim, podemos dizer que existem diversas teorias que podem dar suporte para as concepções sobre o indivíduo, ok?A psicologia, como disse no texto, é muito ampla e encontramos de tudo, desde linhas que focam no estudo em laboratório e com grupos-controle aos moldes de medicina a teorias que buscam estudar a transcendência, os estados ótimos da psique, a psicologia positiva, etc e muitos matizes no meio de um extremo a outro. Atenciosamente, Felipe de Souza Renata em 17 de abril de 2015 às 14:55 Olá Felipe! Considere todas as bençãos de que desfruta e as concessões que lhe são colocadas à disposição quando escreve um texto que vai de encontro com o que alguém precisa ler… Não é somente saber, não é somente conhecimento…é acima de tudo DOM. Obrigada pela dedicação com que você elabora seu trabalho! Aprendemos muito e o tempo todo!Abraços Raquel em 17 de abril de 2015 às 16:41 Como sempre um excelente texto! Pensando no ideal: Já imaginou toda escola abraçar um psicólogo. Na minha opinião o acompanhamento psicológico no período escolar ajudaria bastante na superação de “n” dificuldades de aprendizagem.Nesse sentido o ganho dessas duas formações seriam potencializados, Pedagogos e Psicólogos trabalhando juntos, não acha? Depois do meu curso de Pedagogia comecei a gostar de Psicologia e Psicanálise, não é atoa que estou sempre por aqui aprendendo com você. Abs, Professor Felipe de Souza em 17 de abril de 2015 às 17:17 Obrigado Renata! :) Professor Felipe de Souza em 17 de abril de 2015 às 17:20 Verdade Raquel! Um trabalho feito com dedicação, unindo as duas áreas, seria fantástico para qualquer escola ou instituição! Kátia Giani Estrada Laviola em 17 de abril de 2015 às 20:39 Sou graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicomotricidade. Aos poucos me apaixonei pela Psicologia. Hoje estive numa Universidade procurando saber quantas matérias eu poderia eliminar no cuuso de Psicologia, uma vez que sou graduada em Pedagogia. Saí inconformada com a informacao que recebi da universidade. Me disseram que quase nenhuma matéria eu eliminaria. Tem algum fundamento esta resposta? Professor Felipe de Souza em 17 de abril de 2015 às 21:25 Olá Kátia, Então, depende realmente da faculdade para a qual você vai se dirigir. Se for uma faculdade particular, infelizmente, é muito comum que eles queiram que você faça o maior número de matérias possíveis para ficar mais tempo e pagar mais. Às vezes também acontecem alguns conflitos por questões burocráticas, por exemplo, ter o título da matéria diferente. Atenciosamente, Felipe de Souza Rodrigo Rios em 19 de abril de 2015 às 15:25 “Afinal, uma pessoa formada como psicopedagoga, na graduação, terá o registro no Conselho Federal de Psicologia?” É claro que não, deve haver a criação (ou reformulação) de outro conselho, quem é psicopedagogo não tem que ter registro no conselho de psicologia, afinal é Psicopedagogo, e não é mais nem menos importante que um psicólogo ou pedagogo. Ou cria-se uma unificação de mais de um curso dentro do mesmo conselho (como é o caso do Confea) especificando a formação, ou cria-se um conselho para Psicopedagogos, mas não é justo uma categoria ser incorporada num conselho de outra categoria simplesmente pelo fato de haver algumas semelhanças entre as graduações. Eu consigo estabelecer semelhanças entre matemática e história ou engenharia ou biologia, por exemplo. Posso participar desses outros conselhos? Ah, semelhanças à parte e mais respeito às diferenças entre as profissões e os profissionais. Filipe Caldas em 19 de abril de 2015 às 15:34 Oi, Felipe !Primeiramente, quero dizer que seu site tem me ajudado muito a entender a profissão que talvez eu escolha para ser a minha (a psicologia), parabéns pelo ótimo trabalho. Sou estudante do ensino médio e ando percebendo que no mercado de trabalho existe um grande preconceito com as mulheres e por isso elas tem menos oportunidade do que homens. Mas como na área da psicologia a grande maioria das profissionais são mulheres, você já sofreu algum tipo de preconceito por ser homem ? Existe algum tipo de preconceito que favoreça um ou outro gênero profissionalmente nesta área ? Professor Felipe de Souza em 19 de abril de 2015 às 16:12 Olá Rodrigo!Esta foi uma pergunta retórica no texto para explicitar apenas uma das questões presentes na definição da profissão do psicopedagogo. Como até bem pouco tempo atrás o psicopedagogo era antes de ser um psicopedagogo um profissional de outra área (especialmente pedagogia, psicologia, fonaudiologia e licenciaturas), já havia uma profissão definida. Agora que estão aparecendo estes cursos de graduação em psicopedagogia, o debate ainda está aberto e a PL que regulamenta a profissão à parte do psicopedagogo ainda não foi totalmente apreciada. Portanto, pensar se sim ou não, se há a necessidade de um conselho à parte (a pedagogia por exemplo não tem um Conselho e é uma graduação tão antiga quanto a psicologia) são só alguns dos tópicos que estão em pauta, ok?Atenciosamente, Feliep de Souza Professor Felipe de Souza em 19 de abril de 2015 às 16:30 Olá Filipe!Eu particularmente nunca notei nenhum tipo de preconceito. A proporção é de cerca de 1 homem para cada 9 mulheres. Às vezes na graduação dá alguma diferença para mais. Mas enfim, a sociedade em geral ainda é bastante machista, então, mesmo com esta proporção bem maior de mulheres, ainda cabe à elas buscar salários e condições melhores. Agora, por exemplo, na psicologia clínica, é comum que um paciente tenha preferencia por um outro gênero. Seria como uma mulher em busca de um médico ginecologista. Algumas preferem mulheres, outras já não se importam ou até preferem que sejam homens. Atenciosamente, Felipe de Souza JUVENILDES TORRES DA SILVA em 19 de abril de 2015 às 22:07 Olá, gente querida!Sou psicopedagoga , gostei muito dos textos referente as graduações. Gostaria que falasse mais sobre a psicopedagogia. Atenciosamente, Juvenildes Torres Professor Felipe de Souza em 20 de abril de 2015 às 8:31 Olá Juvenildes!Mais para frente vamos falar sim, ok? Obrigado por comentar!Atenciosamente, Felipe de Souza Antonio Artenio Leopoldino Mesquita em 20 de abril de 2015 às 21:51 Sou pedagogo e psicopedagogo e gostei muito das explicações. Bruno Leonardo em 21 de abril de 2015 às 22:36 Olá professor Felipe! Gostei do seu texto, mas gostaria de fazer algumas observações significativas concernente à Psicopedagogia:Você diz no seu texto que a Psicopedagogia “…é a área que reúne os estudos da psicologia e da pedagogia.” Essa afirmação está parcialmente certa! Mas a Psicopedagogia vai muito além disso! Antes de tudo é bom deixar bem claro e entendido que a Psicopedagogia NÃO É a união da Pedagogia e da Psicologia. É bem verdade que a Psicopedagogia possui um caráter interdisciplinar. Reconhecer tal caráter significa admitir a sua especificidade enquanto área de estudos, uma vez que, buscando conhecimentos em outros campos, cria o seu próprio objeto, condição essencial da interdisciplinaridade. Ao admitir essa interseção, não nos resta outra alternativa senão abandonarmos a ideia de tratar a Psicopedagogia apenas como aplicação da psicologia à pedagogia, pois, ainda que se tratasse de recorrer apenas a estas duas áreas (o que não creio) na solução da problemática que lhe deu origem (os problemas de aprendizagem), não seria como mera aplicação de uma à outra, mas sim como constituição de uma nova área que, recorrendo aos conhecimentos dessas duas, pensa o seu objeto de estudo a partir de um corpo teórico próprio, ou melhor, que busca se formar.Do seu parentesco com a pedagogia, a Psicopedagogia traz as indefinições e contradições de uma ciência cujos limites são os da própria vida humana. Envolve simultaneamente, a meu juízo, o social e o individual em processos tanto transformadores quanto reprodutores. Da psicologia, a Psicopedagogia herda o velho problema do paralelismo psicofísico, um dualismo que ora privilegia o físico (observável), ora o psíquico (a consciência).Essas duas áreas não são suficientes para aprender o objeto apreender o objeto de estudo da Psicopedagogia (o processo de aprendizagem e suas variáveis) e nortear a sua prática. Dessa forma, recorre-se a outras áreas, como a filosofia, a neurologia, a sociologia, a linguística, e a psicanálise, no sentido de alcançar compreensão desse processo. O objeto central de estudo da Psicopedagogia é a Aprendizagem Humana, em seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento.A Psicopedagogia estudo o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.Ainda que o sejam muitos os obstáculos, a Psicopedagogia se constrói incessantemente, como que voltando para si aquilo que se propõe: auxiliar o ser humano a superar-se nas adversidades por meio da aprendizagem. Assim, aprende a Psicopedagogia que argumentar sobre seu direito de existir já é prova de sua existência. Sabe-se existindo, consciente de sua responsabilidade, reivindica tenazmente espaço para sua autoria. Espero ter acrescentando a todos mais conhecimento sobre essa área de conhecimento.Bruno Leonardo – Graduando em Psicopedagogia na Universidade Federal da Paraíba.(Referência: BOSSA, Nadia A. A PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL: contribuições a partir da prática.) Professor Felipe de Souza em 21 de abril de 2015 às 23:54 Olá Bruno!Obrigado pela complementação! Depois se quiser nos contar um pouco mais sobre como é a graduação, estamos abertos, ok?! :)Atenciosamente, Felipe de Souza Giane Santos em 22 de abril de 2015 às 11:26 Bom dia! Nossa, muito bom ler todos os comentários. Obrigada por informações tão fáceis de serem assimiladas. Professor Felipe, sou graduada em Letras e em Pedagogia, com pós- graduação em psicopedagogia clínica e institucional. Gostaria de saber se já existe uma lei que dá registro ao profissional da área. Obrigada! Professor Felipe de Souza em 22 de abril de 2015 às 11:55 Olá Giane!Obrigado!Até onde sei não foi completamente apreciada. Pesquise sempre pelo Projeto de Lei Complementar (PLC 31/10). Atenciosamente, Felipe de Souza Karine em 24 de abril de 2015 às 22:03 Olá Felipe! Estou cursando o segundo período de psicologia e tenho buscado conhecimentos na área neuropsicologia. Gostaria de num futuro próximo… Rsrsrs, realizar um trabalho unindo a neuropsicologia e a psicopedagia. Vão surgindo dúvidas, e se for possível abordar a diferença entre a neurociência e neuropsicologia neste mesmo formato de texto? As faculdades em sim, o que faz cada uma, entre outros. Desde já agradeço toda sua dedicação aos assuntos aqui abordados. O que tem me auxiliado nas percepções e compreensões da graduação. Gizele Guimarães em 24 de abril de 2015 às 22:10 Olá Filipe! Sou estudante de psicologia. Sempre acompanho seus textos que são ótimos e me dá uma percepção incrível da psicologia em sua diversas áreas. Sou apaixonada pelo meu curso, e fico muito feliz quando vejo profissionais de psicologia tão dedicados como você. Trabalho em uma escola da rede municipal e vejo o quando os alunos precisam de um profissional de psicologia para dar suporte em seu aprendizado. Acredito que unindo essas áreas o aprendizado será sólido. Parabéns pela disponibilidade de nos enriquecer com seus textos. Professor Felipe de Souza em 25 de abril de 2015 às 8:12 Olá Karine!Veja aqui – O que é neurociência? O que é neuropsicologia?Atenciosamente, Felipe de Souza Professor Felipe de Souza em 25 de abril de 2015 às 8:13 Olá Gizele!Obrigado querida! Fico muito feliz com sua avaliação, ainda mais por vir de uma futura colega de profissão! :)Atencisoamente, Felipe de Souza Mércia Cardoso em 25 de maio de 2015 às 20:37 Olá Felipe! Uma dúvida… É possível relacionar Pedagogia com Coaching? Professor Felipe de Souza em 26 de maio de 2015 às 17:01 Olá Mércia!Sim! Imagino que sim! Em uma análise mais ampla Coaching quer dizer treinamento e pedagogia – como educação – também é um treinamento, não é mesmo?Lembrando que o Coaching não está fechado apenas para atuação e estudo de profissionais da psicologia. Atenciosamente, Felipe de Souza elma em 6 de junho de 2015 às 6:38 Olá! Curso Psicologia e já cursei Pedagogia, por isso discordo do texto quando diz que parte das disciplinas de uma é comum a outra. Psicologia tem uma grade muito específica, e mais voltada á saúde, enquanto pedagogia, óbvio, à educação. Outra questão muitos psicopedagogos vivem tentando agir como psicólogos, quando na verdade não são, pois a esses competem questões ligadas à aprendizagem , já a psicologia vai bem mais além. Professor Felipe de Souza em 6 de junho de 2015 às 13:59 Olá Elma, A psicologia também possui uma forte vertente voltada para a educação e a aprendizagem. Não fiz um levantamento exato, mas imagino que 20% das matérias sejam comuns: psicologia do desenvolvimento, psicologia da educação (ou escolar), problemas de aprendizagem, etc. Além das disciplinas iniciais como Introdução à Filosofia, Sociologia…Atenciosamente, Felipe de Souza ducarmo em 21 de agosto de 2015 às 21:16 Olá Felipe ! sou graduada em pedagogia e estou fazendo pós em psicopedagogia mais tenho desejo de cursa psicologia. Glauciane em 23 de setembro de 2015 às 17:55 Muito Bom Dia Felipe. Gostaria de saber se eu posso dar aulas para crianças se eu fizer pós em psicopedagogia. Obrigada. Sabrina torres Woltmann em 2 de outubro de 2015 às 7:18 Gostaria de saber se quem cursou a Faculdade de Terapia Ocupacional tem aproveitamento se reingressar na Pedagogia. Professor Felipe de Souza em 8 de outubro de 2015 às 20:32 Olá Sabrina!Em geral as faculdades possibilitam o aproveitamento. Mas a quantidade e o que vai ser aproveitado vai variar de faculdade para faculdade. Atenciosamente, Felipe de Souza Karine Oliveira em 23 de outubro de 2015 às 1:07 Olá! Sou formada em pedagogia, curso pós-graduação em psicopedagogia clínica hospitalar, me interessei muito por uma pós em neuropsicologia. Gostaria de saber mais sobre a aplicação da neuropsicologia na prática pedagógica. Professor Felipe de Souza em 10 de novembro de 2015 às 13:23 Olá Glauciane, Em princípio, para dar aulas para crianças é preciso ter a graduação em pedagogia. Na prática, entretanto, é comum que as escolas contratem profissionais que nem sempre tem essa formação, devido à dificuldade de encontrar profissionais, ok?Atenciosamente, Felipe de Souza Professor Felipe de Souza em 10 de novembro de 2015 às 13:53 Olá Karine, Infelizmente eu não conheço o suficiente desta aplicação da neuropsicologia, ok?Atenciosamente, Felipe de Souza Francieli Oliveira em 3 de janeiro de 2016 às 22:35 Olá Felipe, como vai? Me chamo Francieli, tenho 22 anos e estou em meu último ano da faculdade de Pedagogia, devido ao fato de ter ganho uma bolsa integral. Porém, sempre me interessei muito pela Psicologia. Hoje meu dilema está em: ingressar na faculdade de Psico ou fazer uma pós graduação em Psicopedagogia. Não idealizei ao certo a minha área de atuação, gostaria muito de uma orientação quanto aos prós e contras de ambas, se possível. Agradeço desde já sua atenção e claro, por esse texto tão esclarecedor. Atenciosamente, Francieli Oliveira Professor Felipe de Souza em 4 de janeiro de 2016 às 12:00 Francieli, Sugiro que você pesquise as atuações da psicologia e da psicopedagogia com mais calma e avalie questões concretas como:– o tempo (a faculdade vai durar 4 a 5 anos, você poderá eliminar algumas matérias; enquanto que a pós vai durar 2); – os custos financeiros e de tempo – e principalmente: comparar as possibilidades de atuação com o que você desejar realizar profissionalmente. Atenciosamente, Felipe de Souza Janaína em 27 de janeiro de 2016 às 2:11 Olá vo fazer pedagogia e depois quero fazer uma outra faculdade como psicologia acham que devo começar com pedagogia ? Professor Felipe de Souza em 27 de janeiro de 2016 às 16:25 Olá Janaína, Bem, esta resposta só você mesma pode dar. Atenciosamente, Felipe de Souza Mércia Cardoso em 8 de março de 2016 às 20:23 Olá Felipe tudo bom?Irei começar um projeto de pesquisa, o tema é: Psicologia, Aprendizagem e Educação: aspectos psicopedagógicos e psicossociais. vejo que o tema central é sobre a psicopedagogia, então será que o sr. poderia dar me uma dica de livros ou artigos relacionado ao assunto?! Ficarei grataBoa noite Professor Felipe de Souza em 10 de março de 2016 às 11:28 Mércia, O que recomendo é o nosso Curso Como sobreviver ao TCC, com dicas sobre como realizar uma pesquisa: http://www.psicologiamsn.com/produto/ebook-como-sobreviver-ao-tccOu o nosso Curso 100 Técnicas de Estudo http://www.psicologiamsn.com/produto/ebook-como-sobreviver-ao-tcc Rosângela em 13 de março de 2016 às 16:56 Excelente o texto. Muito esclarecedor. Parabéns! Mércia Cardoso em 18 de março de 2016 às 22:59 Obrigada Felipe! Grata [email protected] em 13 de abril de 2016 às 11:26 Corrigindo: Gostaria de obter sugestões de vídeos e texto com base a disciplina de Neurológicas e Psicológicas. Ficarei agradecido rafaela romano em 19 de outubro de 2016 às 9:10 Olá Felipe estou fazendo a graduação em psicopedagogia….Mais ênfase uma areia que tem muita teoria aí estou em dúvida se eu troco de curso faço pedagogia que eu sempre quis fazer ?? Professor Felipe de Souza em 25 de outubro de 2016 às 10:21 Olá Rafaela, A pedagogia também tem muita teoria. Mas depois tem bastante prática. O que te interessa nessa área? Jaqueline Linos em 27 de dezembro de 2016 às 12:10 Ola Felipe, sou graduada em Pedagogia e vou começar uma pós em psicopedagógia, porém sonho em cursar psicologia, obrigada pelo texto super esclarecedor. Bárbara Alves em 23 de fevereiro de 2017 às 12:21 Boa tarde. Sou Psicóloga e mestre em psicologia. Encontrei seu texto porque estou em busca de informações sobre Segunda Licenciatura em Pedagogia. Estou querendo ingressar na docência infantil, mas iniciar outra graduação leva mais tempo. Encontrei sobre essa licenciatura pra profissionais já formado, porém só existe o curso a distância, e gostaria de saber se você tem alguma informação e o que valeria mais a pena para mim, uma graduação de pedagogia, ou essa segunda licenciatura já supriria minha necessidade de ter um titulo de pedagoga para poder lecionar no ensino infantil?! Desde já agradeço a atenção. Professor Felipe de Souza em 1 de março de 2017 às 9:02 Olá Bárbara, Creio que para docência infantil é mais interessante a graduação em pedagogia, que também existe online. Trackbacks/Pingbacks isabel marant shoes sneakers - isabel marant shoes sneakers Oi, Quel. O blog não me deixa responder a sua resposta, mas, de qualquer forma,… Enviar Comentário Cancelar resposta O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Comentário Nome * E-mail * Site Notifique-me sobre novos comentários por e-mail. Notifique-me sobre novas publicações por e-mail. Pesquisar +1000 Textos Pesquisar por: Receber novos textos GRÁTIS Digite seu EmailJunte-se a 45.688 outros assinantes Endereço de email Canal no Youtube - Clique e Inscreva-se! Últimos textos Mindfulness Online Mais lidos na semana Siga-me no TwitterMeus Tuítes Meu Ebook na Amazon Curta nossa Página! Curta nossa Página! Loja de Cursos e Ebooks Enviar para o Endereço de Email Seu Nome Seu Endereço de Email Cancelar Post não foi enviado - verifique os seus endereços de email! Verificação de email falhou, por favor, tente novamente Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por email. Ver mais
Espaço Psi Méier - - Espaço Psi Méier Psicologia e Psicopedagogia , sábado, 17 de junho de 2017 Acompanhe minhas pos...Espaço Psi Méier - - Espaço Psi Méier Psicologia e Psicopedagogia , sábado, 17 de junho de 2017 Acompanhe minhas postagens no Instagram acesse o link: https://www.instagram.com/regina.bandrade/?hl=pt-br Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs10:50:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 26 de dezembro de 2016 Feliz Natal e um 2017 carregado de felicidade. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs5:36:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 7 de setembro de 2016 Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs11:26:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:pensamento,tangram quinta-feira, 18 de agosto de 2016 Vida de criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs7:23:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Vida de criançaMémória.A retenção e a memória visual, devem estar suficientemente desenvovidas de modo a assegurar o sucesso na leitura e em tarefas relacionadas de aprendizagem abstrata. A criança deve praticar a memorização do material,através de indicação, emparelhamento e descrição verbal de memória.Atividades: *Mostrar e esconder ; Colocar diferentes objetos sobre a mesa. Depois disto, dar um pequeno tempo para ela ficar olhando. A criança vira de costas, e uma peça é retirada e colocada em uma caixa com vários objetos. A criança deverá virar-se e encontrar o objeto que está faltando. * Colocar cinco ou seis bonecos, índios, soldados, etc, sobre a mesa. Cobrir os objetos e mostrar a criança um outro boneco quaquer, igual aos que foram cobertos, por alguns segundos.Remover este último boneco, descobrir os objetos originais e pedir que a criança indique o par. *Seguência de objetos. colocar vários cartões ou figuras sobre a mesa. Os cartões são retirados , embaralhados e devolvidos a criança para que coloque novamente, de acordo com a ordem e sequência original. *Personagens de desenho.Recortar e apresentar diferentes poses de um personagem. Mostrar, por breve instante, uma cópia, e depois retirá-la. Pedir que a criança reproduza o movimento apresentado. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs7:20:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:´memória,retençãoVida de Criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs6:50:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMedo Usei esse conto para trabalhar com as crianças. Retirei da internet as imagens e a medida que lia o conto a criança montava o cenário. A partir daí muitas possibilidades de intervenção.Medo de EscuroEra uma vez uma estrela que tinha medo do escuro.- Imagine! - dizia a mãe, uma estrela grande e brilhante. - Isso é possível!?!- Imagine! - exclamava o pai, um estrelão dos mais respeitados.- Imagine! - repetia o sol, o chefe de todas as estrelas.Mas o caso é que aquela estrela tinha medo do escuro.Ela ficava o tempo todo dentro das nuvens, com a luz acesa vendo televisão.Quando o sol ia dormir, ele apagava a luz e abria a porta da noite, por onde as estrelas deviam entrar.- Vamos - dizia a mãe da estrelinha.- Vamos- repetiam as outras estrelas.- Vamos! - ordenava o estrelão, com sua voz grossa.Mas ela não ia.Ficava de luz acesa, às vezes chupando o dedo, com muito medo do escuro.Então, chamaram a lua.A lua era assim muito jeitosa para falar com as estrelinhas.Sabia contar histórias.Sabia falar macio, numa voz que parecia música.E ela foi falar com a estrela que tinha medo do escuro.- Vamos? - chamou.E chamou de um jeito doce.A estrelinha olhou pra lua.Mas não se mexeu.- Olha - disse a lua. Você é uma estrela. E as estrelas devem brilhar.- Mas eu tenho medo do escuro! - disse a estrelinha.- Mas é o escuro que foge de você. - disse a lua.- Como assim? - perguntou a estrelinha.- Quer ver? - disse a lua.E tomou a estrelinha pela mão e saiu do meio das nuvens e entrou pela porta da noite.A estrelinha ia andando e, como não podia deixar de brilhar, o escuro ia ficando cada vez mais longe.Quanto mais ela andava, para mais longe o escuro ia.- Eu não disse? - falou a lua. - O escuro foge de você.A estrelinha sorriu.E não teve mais medo. Medo do Escuro, de Antônio Carlos Pacheco. Série Pique. Ática. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs6:46:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:conto,escuro,Medo quarta-feira, 17 de agosto de 2016 Vida de Criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs1:15:00 PMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Vida de criançaVida de criança Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs1:13:00 PMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Vida de criança terça-feira, 16 de agosto de 2016 Problemas na alfabetizaçãoSeu filho(a) está com problemas no processo de alfabetização?Alguns fatores podem estar interferindo na aquisição de estruturas para a consolidação desse processo. Entre eles, encontram-se: insegurança, medo, cobranças excessivas, falta de concentração, hiperatividade, problemas metodológicos, etc.A Psicopedagogia contribui para dar suporte à criança nesse processo. Com recursos lúdicos e criativos fornece a base para a passagem por esse estágio com segurança e tranquilidade. Através de jogos, mídias, música, construção de materiais, a criança vai participando do mundo da leitura e da interpretação.Fazer uma investigação e detectar o que está acontecendo é fundamental.Entre em contato Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs8:54:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 28 de março de 2016 A PáscoaFeliz Páscoa Páscoa é renascimento, é passagem, É mudança e transformação, É ser de novo um mesmo ser Que recomeça pela própria libertação. Fica para trás uma vida cheia de poeira E começa agora um novo caminhar Cheio de luz, de fortalecimento, Esperanças renovadas. Um arco-íris rasga o céu e parece Balbuciar que Jesus ressurgiu para nosProvar que o amor incondicional existe, Assim como a vida eterna. Feliz Páscoa! Mensagem retirada do site:http://www.mundodasmensagens.com/mensagens-pascoa/Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs12:48:00 PMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Páscoa quarta-feira, 6 de janeiro de 2016 Para o ano que se inicia. "Pegue as mais belas tintas e pinte uma linda paisagem. Pegue seus mais belos sonhos e construa um castelo. Pegue sua fé e sua esperança e as coloque de sentinela nesse castelo. Peque sua força e seu amor e viva bem neste paraíso construído por você! Não se esqueça: A sua vida tem a cor que você pinta. Seu Castelo tem o tamanho dos seus sonhos, Sua fé e sua esperança têm a dimensão do seu medo e Sua força e seu amor têm a grandeza da sua alma." Feliz 2016 ! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs3:37:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sexta-feira, 25 de dezembro de 2015 É Natal ! O Presente chegou! Viva Jesus! Irradiando luz. Trazendo fé e esperança em dias melhores, com igualdade e fraternidade. Feliz Natal! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs11:50:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 Aguardando o Maior PresenteO Nosso Maior Presente No Consultório aguardando o Maior Presente Quando vai se aproximando o Natal, tudo fica tão diferente! As ruas ficam mais cheias de pessoas, andando atarefadas de um lado para o outro, preocupadas com os presentes. As casas começam a se enfeitar com árvores, luzes coloridas e guirlandas nas portas. As cores, as luzes e os enfeites luminosos, deixam a cidade num clima acolhedor de festa. Músicas natalinas, ao som de harpas antecipam ainda mais a esperança do grande dia. É Natal! Tempo de festejar o nascimento de Jesus, o nosso maior presente. Graça BatituciPostado porPsicologia e Psicopedagogiaàs8:41:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 22 de novembro de 2015 Estimulando a menteAs atividades de intervenção foram construídas para melhorar as funções cognitivas da criança e adolescente.As atividades visam trabalhar as habilidades de atenção, memória , habilidades perceptivas , viso construção espacial, flexibilidade cognitiva , raciocínio lógico, compreensão e produção verbal,entre outras.Essas atividades colaboram para o desenvolvimento da criança e adolescente com sinais de dificuldades de aprendizagem. Seguem algumas atividades realizadas: Dar uma figura para a criança/adolescente e deixá-la explorar. Pedir que observe, pois depois ela deverá responder algumas perguntas. Retirar a figura, após alguns minutos de observação.Fazer perguntas sobre os elementos da figura. (A atividade visa o treino das habilidades de atenção e memória) Nesta atividade apresenta-se uma pequena história com personagens. Pedi-se para a criança/adolescente ler com atenção. Retira-se a história do seu campo de visão. Pede-se para ela construir uma tabela com os elementos da história. Ao final faz-se a conferência com a história. ( A atividade visa treinar habilidades de compreensão verbal, atenção, memória e flexibilidade cognitiva) Outra atividade bem interessante. Escolhe-se um pintor, no caso o escolhido foi Van Gogh. Lê-se uma pequena biografia do pintor. É oferecido uma imagem de uma tela por ele pintada. Pede-se para analisar , observar os detalhes que depois ela deverá reproduzir sem olhar para o desenho. (A atividade visa treinar as habilidades de compreensão verbal, atenção, memória, flexibilidade cognitiva) Oferecer o desenho e fazer perguntas para que ela possa analisar e responder.(Esta atividade visa treinar habilidades de atenção e raciocínio matemático) Organizar figuras seguindo uma ordem cronológica e depois criar uma história. ( A atividade visa o treino das habilidades de atenção, memória, construção espacial e flexibilidade cognitiva) Trabalhar com Sudoku também é muito interessante, pois desenvolve várias habilidades que a criança/adolescente precisa para superar as dificuldades de aprendizagem. Este é feito com imagens, que proporciona um prazer maior na realização da tarefa. ( Treina as habilidades de atenção, memória e raciocínio lógico) Usar o tangram também é um recurso muito bom. A leitura da lenda do tangram, e posteriormente pedir para reproduzir imagens, utilizando figuras geométricas, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança/adolescente. (Treina a compreensão verbal, atenção difusa e concentrada, orientação espacial e flexibilidade cognitiva) Estas são algumas atividades usadas para o desenvolvimento da criança/adolescente, que visam dirimir as dificuldades de aprendizagem. Posteriormente apresentarei outras atividades que facilitem ao desenvolvimento das mesmas. Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs10:42:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Atividade de Estimulação,Dificuldades de Aprendizagem segunda-feira, 12 de outubro de 2015 Feliz Dia das Crianças! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs5:28:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 30 de agosto de 2015 Brincando de amarelinhaO trabalho com amarelinha é muito rico. Estimula a coordenação motora e lateralidade.Trabalha a noção espacial e de organização.Desenvolve concentração e percepção e equilíbrio Propicia o trabalho com números em ordem crescente e decrescente e também a identificar cores e formas geométricas.Tudo de bom! Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs9:19:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Brincadeira,concentração,coordenação motora,cores,equilíbrio,formas,lateralidade,ludico,noção espacial,numeração,organização,percepçãProduzindo frases e textos Muitas vezes observa-se que a criança ou adolescente apresenta dificuldades na linguagem escrita. Quando se trata de elaborar uma frase utiliza-se de palavras rotineiras, escrevendo frases de conteúdo pobre. Muita vezes, a produção de um texto é uma tarefa cansativa , não conseguindo organizar as ideias e demonstrando dificuldade na sequência lógica.O texto é desprovido de conteúdo, não apresentando início, meio e fim. Sabe-se que a leitura , fator principal para uma escrita de qualidade, não demonstra muito interesse , principalmente nos jovens. As tecnologias são mais atraentes, delegando os livros a segundo plano.O que fazer para que crianças e adolescentes possamproduzir textos de qualidade? É importante dar-lhes materiais para que possam criar. Figura, revista, pintura, sucata, dobradura, poesia e inclusive o computador vêm, agregar uma série de possibilidades para iniciar as produções. Os jogos e desafios são bem vindos para serem adicionados aos demais recursos possibilitando a produção. É importante disponibilizar livros, para que possam em determinado momento utilizá-los. Com as crianças esse recurso fica mais fácil , pois além da leitura da história podemos usar fantoches e personagens para trabalhar a história contada. A partir, utilizar jogos de palavras e criação de frases. Uma boa atividade para trabalhar com crianças é utilizar sequência lógica com figuras. Essa atividade organiza as ideias e proporciona a compreensão do antes e do depois. Dar palavras soltas para organizar a frase, proporciona o senso de direção para construção de frases e textos. Com os adolescentes podemos utilizar os livros, também. Podemos ler parágrafos interessantes , de um determinado livro , e utilizá-los para dar opinião, reescrita e atividade artística. Reportagem de jornais que abordem fatos cotidianos, esporte e o universo dos jovens, são recursos a serem utilizados. A utilização de mapas mentais ajuda na organização do pensamento . É um esqueleto para a produção do texto. Muito úteis podem ser usados para organizar os conteúdos dados em sala de aula pelo professor. Existem inúmeros recursos que oportunizam a produção textual. Importante é utilizar recursos que venham de encontro aos interesses da criança ou adolescente. Começar por aquilo que lhes dá prazer, será um bom caminho . Paulatinamente, estarão produzindo frases e textos com segurança e satisfação Postado porPsicologia e Psicopedagogiaàs8:57:00 AMNenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Produção de frases. Produção de textos. Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Psicologia e PsicopedagogiaPsicologia /Psicopedagogia - CRP 057324 *Dificuldades de Aprendizagem ( dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia) *Queixa Escolar (desatenção, desinteresse,desorganização, repetência, esquecimento, hiperatividade) *Dificuldade de Coordenação Motora *Necessidades especiais * Reabilitação Neuropsicológica ( TDAH, AVC, Esquecimento, Alzheimer) Tel: (21) 99319-0781 e-mail: psi.regina@globo.comVisualizar meu perfil completoPsicólogo inscrito no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e apto para exercer a profissão. O acesso à listagem de profissionais cadastrados pode ser feito a partir do site do Conselho www.crprj.org.br(no lado esquerdo - link "Psicólogos Cadastrados")Sala de atendimentoSala de atendimentoHorário de FuncionamentoATENDIMENTO COM HORA MARCADA Segunda- feira : 8 h às 19 hTerça-feira : 8 h às 19 h Quarta-feira: 8 h às 19 hQuinta -feira: 8 h às 19 h Mundo PsicólogosTwitterFollow @psi_reginaTranslateMarcadoresGoogle+ FollowersGoogle+ BadgeAtividades(a)(b)(c)(d)(e)(f)(g)(h)(i)(j)(l)(m)(n)(o)(p)(q)(r)(s)(t)(u)(v)(x)(z)Mais Atividades123456789101112131415161718Me siga no InstagramAtalho do FacebookRegina Lucia B AndradeCriar seu atalhoAtalho do FacebookVida PsiPromova sua página tambémLivros InfantinsDominus Vobiscum Myspace Photo CubeTradutor Translator Widget by Dicas BloggerO Símbolo da PsicologiaClique e leia Butterflies at crazyprofile.com "Eu só posso estar na vida do outro para fazer o bem, para acrescentar, caso contrário, eu sou perfeitamente dispensável." (Fábio de Melo)SeguidoresInternautasContador de VisitasLocal dos visitantes on lineArquivo do blogPesquisar este blogLinks Favoritos :Parcerias:1-Fonoaudióloga Dra. Roberta tel: 2143-34512- Psicologia VivaClube dos Psicólogos3 - VIA 64 - Por uma vida melhor5-Tudo para blog - Clique na imagemAprender :"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende". Leonardo Da Vinci* Cartilha sobre BullyingClique na imagem* Brasil contra a pedofiliaTranstornos de de Aprendizagemclique e assista o vídeoDiscalculiaclique e assista o vídeoTDAH / 1ª parteClique e assista o vídeoTDAH / 2º parteclique a assista o vídeoTDAH/ 3ª parteclique e assista o vídeoMural de recadosCalendário & Hora"Ou você abre o seu coração ou algum cardiologista o fará por você"Para sempre"Eu sou aquela que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."Cora CoralinaAgradeço a sua visita. Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut Ver mais